Ter uma casa com uma pintura bem acabada é o sonho de muitas pessoas, no entanto, parte destas pessoas não entende de pintura de parede e em geral não têm tempo para buscar este conhecimento e optam por contratar um profissional.

O fato é que existem pintores profissionais e pintores que se dizem profissionais, mas na verdade aprenderam a profissão por eles mesmos e como ajudante de outros pintores, aprendeu um detalhe aqui, outro lá e pronto; já se consideram profissionais e se lançam no mercado como tal. É este último profissional que vai trazer problemas se o serviço que é necessário fazer não for definido e executado corretamente.  Um dos problemas, que é muito comum acontecer neste caso, são as manchas, que dependendo da situação, podem surgir logo após a pintura ou algum tempo depois.

Neste artigo, vou explicar algumas das características do trabalho a ser executado, que devem ser observadas para evitar o surgimento de manchas na pintura.

 

como-deixar-uma-parede-lisinha

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

Vamos às 6 dicas para pintar parede e não manchar

 

#1 Pintura de Parede e Chuva não combinam

Pintura de Parede e Chuva não combinam

A primeira observação a ser feita é se a pintura será aplicada em parede externa ou interna. Se a parede a ser pintada for uma parede externa, a tinta não pode ser aplicada quando há possibilidade de chuva. Mesmo que seja aplicada uma tinta própria para ambiente externo, se a parede recentemente pintada pegar chuva, ela vai manchar porque os pingos ao molharem a tinta arrastam para a superfície os componentes solúveis da tinta, causando o aparecimento das manchas. Se este problema acontecer, aguarde a chuva parar.

Quando a parede estiver totalmente seca aplique um lixamento leve usando lixa fina para parede, retire toda a poeira e aplique uma demão da tinta de acabamento.

#2 Parede com manchas escuras

Quando há o aparecimento de manchas escuras causadas por mofo, pouco tempo após uma pintura nova, há indicação de muita umidade na parede. Esta mancha pode ter sido causada por vazamentos ou porque o ambiente é muito úmido e foi escolhido o material (massa, tinta) não adequado para alta umidade. Se for constatado vazamento, este deve ser eliminado. Mas se o ambiente possui muita umidade, como teto de banheiros, cozinhas, paredes de lavanderias, ou mesmo se o local é mais úmido (regiões serranas por exemplo); tintas e massas de parede devem ser de base acrílica; nunca use de base PVA.

#3 Como quitar manchas de pintura de parede

Para eliminar este tipo de mancha, prepare uma solução 1:2 de água sanitária, sendo uma parte de água sanitária e 2 partes de água. Por exemplo,  misture 500 ml de água sanitária com  1 litro de água e a solução está pronta. Aplique-a no local manchado e aguarde por 4 horas. Repita este procedimento até a mancha sair e refaça toda a pintura usando material adequado ao ambiente.

#4 Paredes com manchas brancas

Outro tipo de mancha que pode acontecer é a causada por um defeito chamado de eflorescência. São manchas esbranquiçadas na parede que surgem na superfície pintada quando a tinta foi aplicada sobre reboco, concreto ou argamassa; úmidos. O que ocorre é que durante o processo de secagem, o cimento leva para a superfície vapor d’água junto com substâncias alcalinas solúveis e são estas substâncias que se depositam e causam o problema. As manchas acontecem quando pintores inexperientes aplicam a tinta de parede antes da cura total do cimento, reboco ou argamassa.

É muito importante aguardar o tempo de cura total destes substratos; que é no mínimo de 28 dias.

#5 Como tirar as manchas brancas da parede

Para corrigir a eflorescência é necessário aguardar a secagem completa da superfície e retirar toda a mancha com espátula e lixamento, depois aplicar uma demão de selador, conforme instruções do fabricante e finalizar com a tinta de acabamento.

#6 Como evitar manchas na pintura da parede 

Estas dicas para pintar paredes devem ser observadas antes de iniciar o serviço de pintura e desta maneira você vai evitar a ocorrência de problemas indesejados. É muito importante definir com base técnica qual a tinta a ser aplicada. É também de muito valor a observação da situação de parede interna ou externa e se for necessário usar reboco, argamassa ou outro material para corrigir uma parte da parede, aguarde o tempo necessário à cura destes materiais para que as próximas etapas do trabalho não sejam prejudicadas por decisões erradas.

 

como-deixar-uma-parede-lisinha

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

Se você quiser mais alguma informação sobre pinturas em parede que mancharam, deixe seu comentário abaixo e descreva sua dúvida.


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    45 replies to "6 Dicas Para Pintar Parede e Não Manchar"

    • Solange

      Bom dia! construi minha casa em 2016 e em setembro do mesmo ano me mudei, foram dias bem úmidos tanto na finalização da obra como na pintura. Em menos de 2 meses após a mudança começaram a aparecer focos de mofo, primeiramente nos móveis e agora nas paredes. Quase que todos os meses higienizo com água sanitária porém sempre volta. O pedreiro fala que isso aconteceu porquê não esperamos a casa secar. Mas a minha dúvida é se repintar tudo melhoraria? Bastaria passar só a tinta anti-mofo ou teria q lixar, passar um selador, etc? Desde já agradeço. (obs: não temos focos de infiltrações ou rachaduras na casa).

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Solange. Se não há infiltrações nem vazamentos, você deve secar toda a casa, mantendo-a arejada e pegando bastante sol; antes de aplicar qualquer tinta. O mofo retorna porque encontra ambiente úmido que é adequado para sua sobrevivência. A maneira correta de aplicar a água sanitária é preparar uma solução de 2:1, sendo 2 partes de água potável e 1 parte de água sanitária. Aplicar na parede com mofo e deixar agir por 4 horas. Se o mofo não for totalmente removido, aplicar novamente a solução até que todo o mofo desapareça. Depois remova a solução aplicada usando apenas água potável. Você não deve aplicar qualquer tinta antes de solucionar o problema do mofo. A tinta anti-mofo é para prevenir e não para remover o mofo. Quando você remover totalmente o mofo, será suficiente 1 demão da mesma tinta. Obrigado pelo comentário.

    • Adilson

      O teto do meu banheiro já tentamos latex e acrílica, como é muito úmido nada segura. A tinta latex mancha e a acrílica sai após um tempo parecendo um adesivo. A Moldura de gesso que tentaram colocar também não durou muito tempo.
      Agora o teto ficou com alguns esfarelados da tinta acrílica antiga e manchado. O que eu faço? Já gastei um bom dinheiro com tentativas de pintar esse teto.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Adilson. Eu te recomendo verificar se o seu teto está com problema de infiltração de água ou vazamento. A umidade de um banheiro não causa todo este estrago no teto, que você está relatando; inclusive o fato de esfarelar e manchar em pouco tempo. Se for encontrado algum destes problemas que citei, você deve primeiro solucionar a questão para depois pintar. A aplicação de tinta não resolve problemas de manchas causadas por infiltração ou vazamento. Obrigado pelo comentário.

    • Altair marques da Silva

      Oi Rosemary, pintei a parede externa da minha casa com tinta branca suvinil anti mofo para uso externo, porem ela esta ficando completamente rosada, é como um pó rosa que se deposita. Falam em algas outros falam em fungos . Tem alguma dica sobre isso ? se ha como evitar ? Desde ja agradeço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Altair. Para remover fungos na parede, você prepara a seguinte solução: 1 parte de água sanitária para 2 partes de água potável. Lave a parte manchada com esta solução e aguarde por 4 horas. Se a mancha não sair totalmente, repita esta operação até a parede ficar branca e sem manchas. Depois lave a parede com água. Os fungos aparecem com a presença de umidade. Se não for possível evitar a umidade, aplique esta solução logo que as manchas começarem a aparecer. Obrigado pelo comentário.

    • Lucas Wernke

      Bom dia, Rosemary, gostaria de saber se vc pode me ajudar em um caso específico. Bom, foi feita uma pintura em uma parede com tinta branco fosco, porém aonde foram feitos os recortes (perto de rodapés e teto) a tinta ficou bem mais clara, apresentando manchas brancas horríveis. Esses recortes foram pintados durante a noite e, portanto demoraram mais a secar (acredito que esse foi o problema). Eu imagino que a melhor solução seria refazer todo o processo da pintura, porém não seria algo viável. Gostaria de saber se existe algum tipo de solução para amenizar essas manchas, a passagem de algum produto que diminua a tonalidade talvez… Desde já, muito obrigado!!!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Lucas. Para eliminar o problema, você deve lixar todos os pontos manchados e aplicar nova demão em toda a parede para nivelamento da cor.
        Provável que o problema tenha sido a pintura a noite, quando a umidade relativa do ar é sempre maior. Obrigado pelo comentário.

    • Eliana Fachini

      Bom Dia!
      Pintamos o beiral, a frente e a parte de baixo com tinta acrílica Coral decora interior e exterior no tom grafite, mas quando se molha, seja pela água da chuva ou da mangueira, fica toda manchada com marcas de bolhas.
      Como devemos proceder? Para eliminar e evitar que isso aconteça!
      Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Eliana. Esta pintura foi sobre a parede no cimento puro, no reboco? Foi primeira pintura na parede? Se não, qual a tinta anterior? Preciso destas informações para poder te ajudar. Aguardo seu retorno. Obrigado pelo comentário.

    • Thalita Laira Pimentel

      Ola! Pintei a parede do quarto com tinta branca látex da marca peg e pinte, mas não protegi o teto e acabei sujando esle de tinta. Como faço para remover? Muito obrigada 😊

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Thalita. A tinta látex pode ser facilmente removida com um pano molhado. Obrigado pelo comentário.

    • Jair

      boa noite, pintei as paredes externas da minha casa e quinze dias depois choveu e percebi que quando a água tocava a parede ficava manchado, manchas mais claras do que a tinta. O pessoal da loja que vendeu a tinta veio e lavou as paredes duas vezes e não resolveu. até hoje continua manchando quase 40 dias. O que faço para pintar de novo? qual o procedimento correto, pois tenho medo de pintar e ocorrer o mesmo com a tinta nova.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Jair. Parece que você usou tinta látex que não é apropriada para áreas externas. Você deve lixar toda a parede, remover o pó e pintar com tinta de base acrílica para áreas externas. Use tinta de fabricante aprovado pela ABRAFATI, para ter certeza que está usando uma tinta de qualidade adequada. Para isto entre no site da ABRAFATI. Obrigado pelo comentário.

        • Jair

          usei tinta da suvinil de primeira linha, acrilica semi brilho, nunca havia me acontecido isto antes, sempre usei coral e nunca tive este problema.

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá Jair. Com esta nova informação, de que a tinta usada foi de base acrílica, fica eliminada a causa de uso de tinta não adequada para área externa. Depois de 15 dias de pintura, a tinta era para estar curada e não ser sensível a chuva. Se não existe qualquer vazamento ou infiltração de umidade nesta parede, a tinta pode ter problema de formulação. Mas com a tinta da Suvinil isto é muito difícil de acontecer; não é impossível. Penso que antes de condenar a tinta, você deveria analisar melhor estas manchas. Minha recomendação para corrigir o problema continua sendo lixar, remover o pó do lixamento e aplicar outra demão; da mesma tinta Coral que usava e não dava problema. Pode estar havendo alguma incompatibilidade entre a tinta antiga e a nova.

    • Letícia Mei

      Olá, Rosemary! Parabéns pelo site e obrigada pelas dicas. Estou enfrentando um problema com a pintura de uma parede com a tinta vermelha fosca. A parede era branca, aplicamos duas demãos de primer e desistimos de pintar sozinhos. Chamamos, então, uma pessoa para continuar o trabalho. Em função de irregularidades na parede, ele sugeriu a aplicação de massa corrida antes da aplicação do vermelho. Já se foram 9 demãos de tinta vermelha e permanecem áreas mais claras, provavelmente onde há mais/menos massa. Antes ele culpou a parede, agora culpa a marca da tinta, que é boa e ja usei em outras ocasiões sem problemas. Sugeriu comprar cor semelhante de outra marca pra cobrir. O que devemos fazer para corrigir isso? Obrigada! Abs

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Letícia. Sugiro aplicar selador pigmentado e depois a tinta vermelha. A massa prejudicou a absorção da tinta vermelha e deve ser o motivo das manchas. Procure ler o boletim técnico das tintas que for aplicar e siga as instruções do fabricante. Obrigado pelo comentário.

    • Ludimila Araújo

      Oi,.bom dia

      Estou de mudança, e para isso é necessário orga Izar o imóvel alugado.para que seja entregue nas mesmas condições as quais o alugamos. Durante minha estadia, fiz um jantar com uso de velas coloridas e, não sei exatamente como, a vela respingou na parede e deixou uma mancha escura. Eu só notei dias depois. Na tentativa de eliminar a mancha, usei detergente e uma bucha de louças, e esfreguei com bastante força, até remover tudo. Acabei removendo demais e agora não tenho mais cera de vela na parede, porém uma mancha escura que não quer sair, não importam quantas camadas de tinta eh utilize. Minha vistoria ocorre nos próximos dias e não sei oq fazer para remover essa segunda mancha que criei 🙁

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Ludimila: Era bom você me informar a cor da parede. Mas vai uma sugestão: aplique 1 demão de selador pigmentado. Aguarde o tempo de repintura e pinte com a tinta de acabamento. Isto deve ser feito em toda a parede. Obrigado pelo comentário.

    • Malu Gonçalves

      Oi, Rosemary, tudo bem? Preciso muito da sua ajuda! Faz a pintura de uma parede da minha casa com tinta esmalte sintética preto fosco para criar uma lousa, mas já dei a 4a demão e ainda ficaram manchas. Algumas partes estão mais brilhantes que outras, não sei se pq fiz a diluição da tinta por etapas, a medida que fui utilizando. Há algo que eu possa fazer? Como lixar parte da parede? Muito obrigada e abs

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Malu. A tinta esmalte sintético não é adequada para aplicar sobre parede, mas como você já aplicou 4 demãos, uma tentativa para corrigir as manchas seria aguardar a secagem total e lixar toda parede, remover o pó e preparar uma quantidade de tinta de maneira que aplique a próxima demão em toda a parede com a mesma tinta que preparou, de uma só vez; para evitar diluições diferentes. Obrigado pelo comentário.

    • Dayane Ramalho

      Olá! Parabéns pela sua iniciativa!
      Recentemente pintei a casa com tinta fosca cor areia. Ocorreram algumas sujeirinhas, por exemplo, marcas de mão. Para tentar esconder, peguei o restinho da mesma tinta e passei por cima, achando que limparia a parede. O problema é que onde eu fiz esses retoques ficou um contorno esbranquiçado. Tem como consertar? Obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Dayane. Sim, tem como acertar, mas você deve repintar toda a parede. Lixe os locais esbranquiçados e depois lixe levemente toda a parede. Remova o pó e aplique 1 demão em toda a parede para que o visual da pintura na parede seja totalmente homogêneo. Obrigado pelo comentário.

    • Adriana

      Bom dia, se pintar uma parede respingada de óleo com tinta sintética ela cobre as manchas?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Adriana. Não. Além de não cobrir as manchas, não haverá aderência da tinta nos locais onde houver óleo. Obrigado pelo comentário.

    • Thais

      Olá! Tudo bem? Pintei minha parede com tinta acetinada mas ficaram manchas de rolo e um lugar ficou mais claro que outro. Tentei ajeitar pintando esses lugares específicos e a mancha ficou pior. O que fazer? Obrigada!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Thais. São vários motivos que causam manchas na pintura. O ideal é descobrir a causa das manchas para definir o tratamento. Vou citar algumas sugestões para você eliminar o problema. Use rolo novo para evitar contaminação de outra tinta. Se a tinta que está usando é a base de água, use marca consagrada no mercado com relação a qualidade. Antes de pintar, prepare a tinta misturando bastante e usando um misturador de madeira limpo, toque no fundo do galão ou lata e verifique se há depósito de sólidos no fundo. Em caso positivo, misture o sólido na tinta até que ela fique totalmente homogênea. Então dilua com água conforme indicação do fabricante. Não use mais água do que o recomendado.
        A parede manchada, você espera secar totalmente, lixe toda a parede com lixa fina e aplique 2 demãos da tinta de acabamento. O ideal é fazer este teste em uma parte da parede manchada e ver se funciona. Em caso negativo, após o lixamento, aplique 1 demão de selador pigmentado. Aguarde o tempo de repintura e aplique a tinta de acabamento. Espero ter te ajudado. Qualquer outra dúvida, entre em contato novamente. Use o whatsapp (ver no site) para resposta mais rápida. Obrigado pelo comentário.

    • André

      Olá pintei a parede da minha sala e ficou com manchas como se estivesse molhado essas manchas não tinham antes oq posso fazer para corrigir?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá André. Para entender melhor o que aconteceu, preciso que você me informe qual a tinta que aplicou na parede e se possível qual a tinta antiga. Como estava a parede: muito suja? Há quanto tempo a parede não era pintada? Aguardo seu retorno. Obrigado pelo comentário.

    • jean

      Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site e pelas dicas muito boas.Estou tendo problema com uma pintura de um ponto comercial , que está acontecendo o seguinte: Está sendo utilizado sistema airless para aplicar tinta Látex pva. No momento após a aplicação da tinta em alguns poucos pontos da parede, está se formando alguns “calombos” e a tinta acaba se desprendendo. Achamos que poderia ser por causa da pressão da máquina. Então foi utilizado o rolo para pintura ,más mesmo assim acaba ocorrendo o mesmo problema em alguns pontos tanto no teto quanto nas paredes. O que pode ser? Novamente parabéns pelas dicas.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Jean. É possível você me mandar fotos desses “calombos”? Eu poderia entender melhor o que acontece. Me informe também o nome e o fabricante da tinta. As fotos, vc pode mandar por whatsapp ([21]988772057) ou anexadas para o e-mail:contato@107.180.27.233. Você também deve verificar na embalagem ou buscar o boletim técnico da tinta para ter certeza que está usando o diluente certo da tinta; se estiver usando diluente. Se puder, me informe qual a tinta antiga que estava aplicada nesta parede.Aguardo suas informações. Obrigado pelo comentário.

    • Altemar Britto de Souza

      Bom dia!
      Recentemente contratei um pintor para fazer a pintura da sala do meu apartamento. Mantive a cor e a marca da tinta anterior. Depois de dois ou três dias começaram a aparecer manchas esbranquiçadas em qualquer parte onde alguém escontou a mão por exemplo, posteriormente outras manchas em partes que não foram tocadas.
      As paredes não sofreram qualquer reparo ou pintura recente, e quase nada de correção com massa para corrigir eventuais arranhões. Isso pode ser tinta próxima do prazo de validade? Embora não tenha comprado em promoção essa idéia não me escapa da mente; pode ser pelo tempo que não pintava as paredes, pelo menos 5 anos não fazia a repintura? Moro em Manaus Amazonas, e aqui é época das chuvas por natureza a humidade é maior que outra regiões, mas preciso corrigir esse problema.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Altemar. Seria melhor se você pudesse me enviar fotos da mancha, mas pela sua descrição, pode ter ocorrido estes erros:
        – falta de pre-tratamento antes da pintura; não foi retirada alguma impureza importante como óleo, gordura, produto de limpeza;
        – má limpeza dos acessórios de pintura: rolo, trincha, bandeja ou recipiente onde a nova tinta foi colocada antes de ser aplicada;
        – tinta de baixa qualidade;
        – tinta não foi homogeneizada adequadamente e parte de sua formulação não foi incorporada na tinta.
        A tinta vencida ou quase vencida tende a ter muito resíduo no fundo e neste caso o pintor precisa homogeneizar a tinta muito bem e não pode deixar pedaços sólidos sem serem incorporados totalmente na tinta porque isto muda a sua formulação. É possível verificar se ficou resíduos no fundo da lata? Pode ser um motivo da mancha. Um pintor experiente costuma detectar este problema na tinta e pede pra trocar a lata.
        O fato de fazer muito tempo que não pinta a parede não justifica a mancha; mas implica na necessidade de um bom pré-tratamento, retirando toda a sujeira que possa comprometer a pintura. Volto a repetir que um pintor experiente sabe como trabalhar uma parede com pintura muito antiga. Por fim, preste atenção neste problema da chuva na sua região porque mesmo usando tinta solúvel em água, a umidade relativa do ar não deve ser superior a 90% e não deve ser aplicado tinta nestes dias. Estas são recomendações dos fabricantes de tinta.
        Para corrigir o problema você pode lixar a parede e retirar toda a tinta e a sujeira que estava por baixo para depois aplicar a tinta. Se a pintura estiver apenas manchada e não soltar nenhum pó e estiver bem aderente na pintura antiga, o lixamento pode ser mais forte só onde está manchado e no restante da parede lixamento leve apenas para promover aderência. Espero ter ajudado.

    • Marina

      Bom dia, pintamos a parede do quarto do meu filho porém ficou manchada do rolo. Passamos várias demãos mas o problema persistiu. Como consertar?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Marina. Por favor, me dê mais detalhes do problema. Qual a cor anterior e a cor atual, que tinta você usou e qual tipo de rolo usou. Se tiver whatsapp, mande umas fotos da mancha para (21)98877-2057. Aguardo seu retorno para poder te dar uma solução. Abraços.

        • Marina

          Bom dia, a parede era branca e agora estamos pintando com um cinza um pouco escuro. A tinta usada foi acrílica e o rolo de lã. Infelizmente não tenho como mandar fotos mas ficou o “caminho” do rolo manchado. Disseram que podia ser pouca tinta no rolo ou força demais ao passar, já corrigimos os dois apontamentos e continua do mesmo jeito. Obrigada.

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá, Marina. O rolo usado está correto. Vou citar algumas possibilidades de ocorrer as manchas:1) se o rolo não era novo, podia haver resíduos da tinta antiga que manchou a pintura; 2) a homogenização da tinta não foi suficiente para a obtenção de uma cor única. Use um pedaço de madeira limpa e arraste a madeira no fundo da lata da tinta e misture bastante para que todo o pigmento seja incorporado na tinta; 3) antes de aplicar a tinta, se não foi feita uma limpeza adequada na parede, alguma sujeira incompatível com a tinta pode estar causando a mancha, como óleo ou gordura, graxa; 4) a tinta antiga é incompatível com a tinta atual. Nos 2 últimos casos, para retirar as manchas você deverá lixar toda a parede retirando a tinta recém aplicada (para o item 3); ou toda a tinta antiga (para o item 4). Retirar todo o pó, passar pano úmido, esperar secar e aplicar a nova tinta. Para saber se realmente houve incompatibilidade de tintas, você deve saber qual era a tinta antiga. Como nem sempre temos esta informação, a indicação é de retirar toda a tinta. Se você tiver mais alguma informação para ajudar a descobrir o que está ocorrendo para corrigir, pode enviar que analiso novamente seu problema. Boa sorte.

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá, Marina. O rolo usado está correto. Vou citar algumas possibilidades de ocorrer as manchas:1) se o rolo não era novo, podia haver resíduos da tinta antiga que manchou a pintura; 2) a homogenização da tinta não foi suficiente para a obtenção de uma cor única. Use um pedaço de madeira limpa e arraste a madeira no fundo da lata da tinta e misture bastante para que todo o pigmento seja incorporado na tinta; 3) antes de aplicar a tinta, se não foi feita uma limpeza adequada na parede, alguma sujeira incompatível com a tinta pode estar causando a mancha, como óleo ou gordura, graxa; 4) a tinta antiga é incompatível com a tinta atual. Nos 2 últimos casos, para retirar as manchas você deverá lixar toda a parede retirando a tinta recém aplicada (para o item 3); ou toda a tinta antiga (para o item 4). Retirar todo o pó, passar pano úmido, esperar secar e aplicar a nova tinta. Para saber se realmente houve incompatibilidade de tintas, você deve saber qual era a tinta antiga. Como nem sempre temos esta informação, a indicação é de retirar toda a tinta. Se você tiver mais alguma informação para ajudar a descobrir o que está ocorrendo para corrigir, pode enviar que analiso novamente seu problema. Boa sorte.

    • Thalita Brasileiro

      Ola, minha parede tibha uma pintura antiga feita com tinta de cal, foi lixada, passado selador e apos isso, foi aplicado 2 demaos de tinta rosa açaí, apos a segunda aplicaçao ainda ficaram alguns pontinhos brancos (parede irregular e aspera) e ai com um pincel foi aplicado mais um pouco de tinta nessas falhas…. ao secar essas partes aplicadas com o pincel ficaram mais claras que o restante da parede. Tem correção?

      Att.
      Thalita B.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Thalita. Em parede com cal, deve-se retirar a cal totalmente para aplicar outra tinta. Com o lixamento não saiu toda a cal e por isso os problemas. De uma próxima vez, aplique fundo preparador no lugar do selador. A correção seria lixar toda a parede novamente, retirar o pó e aplicar fundo preparador. Para melhorar a irregularidade da parede e a aspereza você aplica massa corrida (se for parede de interior como quarto ou sala); se for parede externa aplique massa acrílica. Após o tempo de secagem da massa, lixe com lixa fina, retire o pó gerado e aplique a tinta de acabamento que vc deseja. Ao adquirir os produtos, use todos do mesmo fabricante e tenha certeza que o fabricante permite a aplicação de um produto sobre o outro; para evitar problemas de incompatibilidade de produtos. Espero ter ajudado. Feliz Ano Novo!

    • Vivien Francis

      Olá Rosemary!

      Pode me ajudar?
      Meu irmão pintou meu quarto com uma tinta azul escura e logo apareceram manchas brancas, que de acordo com seu texto devem ser eflorescências. A parede não parecia ter sinais de infiltração ou umidade, porém a casa é antiga e já teve várias pinturas (uma por cima da outra) sem muito preparo.
      O que devo fazer para pintar novamente sem que fique manchado? Você indica algum produto específico e a marca?

      Desde já agradeço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Vivien. As manchas brancas originadas de eflorescência ocorrem quando a parede foi pintada sem que fosse aguardado o tempo de cura total do cimento que é de 28 dias. Mas você relatou que a casa possui varias pinturas uma por cima da outra. A parede do seu quarto que foi pintada de azul escuro estava com pintura antiga? Se a resposta é positiva então as manchas não se tratam de eflorescência. Neste caso é preciso pesquisar mais sobre a causa das manchas para poder corrigi-las. Mas se a parede estava no cimento e não foi aguardado o tempo total de cura, você deve retirar toda a mancha com espátula e lixamento, depois aplicar uma demão de selador, conforme instruções do fabricante e finalizar com a tinta de acabamento. Se possível, use o selador do mesmo fabricante da tinta de acabamento que você escolheu e aguarde o tempo de repintura do selador (informado pelo fabricante) para aplicar a tinta de acabamento. Se esta resposta não te atender, me forneça mais detalhes sobre seu problema. Estou pronta a te ajudar.

    • ari

      pintei uma parede de vermelho seme brilho primeiro pitrei de branco e depois de vermelho de 3 demao mais nao ficou na tonalidade completa varios lugares da parede ficou com marcas de rolo mais forte na cor da tinta que faço para resovelo mim ajude..

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Ari. Pela descrição do seu problema, parece que a sua parede necessita homogeneizar a absorção de tinta. Por isso a cor fica mais forte em alguns pontos e mais fraca em outros. Para homogeneizar a absorção da parede, você deve proceder da seguinte maneira:1) Deixe secar a tinta que você já passou.2) Após, lixe a parede e retire o pó gerado pelo lixamento.3) Aplique 1 demão de selador pigmentado. Esta tinta cria uma barreira de cor única e vai facilitar a aplicação da próxima tinta sem manchar a parede.4) Aguarde a secagem do selador pelo tempo indicado na embalagem ou no boletim técnico do produto. 5) Aplique 2 demãos da tinta de acabamento na cor que você deseja; vermelho.
        Adquira o selador pigmentado compatível com a tinta que você está usando. Recomendo que seja do mesmo fabricante da tinta que você já comprou. Outra recomendação é que você misture bastante a tinta de acabamento vermelha até que ela apresente a cor totalmente homogenia, sem veios ou faixas de cor mais clara ou mais escura. Se precisar, entre em contato novamente, estou pronta a te ajudar. Boa sorte.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.