Conheça um caso real de defeitos de pintura industrial, saiba porque ocorreu o escorrimento de tinta.

Este caso ocorreu nos Estados Unidos  com o experiente Inspetor de Pintura Industrial qualificado NACE 3, SSPC PCS2, lider de uma consultoria em pintura industrial e atua na área por quase 3 décadas; Warren Brand.

Envolvido em um trabalho de pintura interna de um tanque de aço carbono com teto flutuante; junto com uma equipe experiente e comprometida; ele acompanhou o ajuste de uma bomba airless, quando foi iniciada a aplicação com tinta muito espessa e aconteceu o descaimento.

O esquema de pintura industrial era aplicação de tinta epoxi sem solvente com espessura de filme seco (EFS) entre 40 a 60mils (1016 a 1524 μm), sobre substrato jateado ao padrão SSPC-5 NACE 1( ou ISO Sa3; metal branco).

O inspetor tem conhecimento bastante para garantir que defeitos de pintura industrial como este não causam problemas técnicos desde que:

  • As áreas em torno do descaimento não apresentem descontinuidade;
  • A tinta usada é 100% sólidos, sem risco que ocorra retenção de solventes na película;
  • A área acima do descaimento apresenta EFS dentro da especificação;
  • O defeito não está no caminho de passagem do teto flutuante;
  • A tinta se apresenta 100% curada.

Houve confirmação por escrito do fornecedor da tinta que o descaimento não iria impactar no desempenho  e durabilidade do esquema de pintura industrial; apesar da EFS se encontrar acima do especificado.

O inspetor poderia ter solicitado a remoção do escorrimento; porém ele estava muito  envolvido no projeto,  tinha conhecimento do cronograma apertado e; devido a correria; ele continuou o projeto sem exigir a correção; seguro de que estava correto.

No entanto, ele não percebeu o fato do defeito estar localizado na borda do tanque, numa  área muito visível  e logo chamou a atenção do dono da obra que o chamou e disse: “ esta é uma área onde engenheiros e operadores vão olhar por décadas. Todas as vezes que um novo engenheiro olhar para este tanque eu vou receber um telefonema com alguém me questionando se a tinta está descascando ou se a pintura foi danificada.”

Reconhecendo o erro pelos defeitos de pintura industrial

O inspetor se sentiu envergonhado e confessou que fracassou em ver o quê o escorrimento realmente significa: está na lista de falhas e defeitos de pintura industrial; e mais, os outros profissionais envolvidos não são especialistas em pintura e corrosão; e ele como tal tinha a obrigação de eliminar problemas para o dono da obra.

Infelizmente, vivemos de aparências; e no nosso trabalho, não é diferente. A qualidade do acabamento vai sempre sinalizar a qualidade do produto ou da obra. A sua obra pode ter sido executada dentro de padrões super exigentes para o funcionamento de uma unidade ou equipamento; por exemplo;  no entanto, se o acabamento não mostrar este mesmo padrão, haverá dificuldades na comprovação da qualidade das primeiras etapas. A norma ABNT NBR 14951 define como falhas e defeitos de pintura industrial superficiais; além do descaimento; manchas, impregnação de abrasivos, inclusão de pelos e enrugamento. Todos são defeitos de pintura industrial visuais superficiais,  que não comprometem a integridade da película  e sua função protetora. Mas você entregaria a sua obra ou equipamento, etc,  com estes defeitos visuais superficiais?

 

Baixe agora o Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar ferro e aço antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

Se você quer saber como eliminar estes problemas praticamente sem custos e conhecer mais sobre este tema deixe abaixo seu comentário abaixo!


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.