3 Dicas Para Fazer Uma Pintura Impermeabilizante de Parede de Sucesso

Se você está incomodado com o mal cheiro e o aspecto de sujeira causado pelas infiltrações de umidade em seu lar, vou te dar as 3 principais dicas para você eliminar definitivamente o seu problema com uma pintura impermeabilizante de parede.

As infiltrações em construções são tão perigosas quanto um câncer para o ser humano. Vão tomando conta, devagarinho de toda a estrutura e se você não tomar uma atitude rápida e definitiva para combatê-la, ela pode destruir seu imóvel sem pena e sem dó.

Primeiro a infiltração e a umidade podem aparecer como goteiras, manchas ou rachaduras na parede. Com o tempo, alastram e danificam a pintura, emboço, os pisos e azulejos podem começar a soltar, pode aparecer poças de água embaixo de pias, curto circuito na parte elétrica e outros problemas vão surgindo. Em casos mais graves, pode ocorrer o comprometimento da estrutura do imóvel.

Além disso, as infiltrações criam ótimo ambiente para o desenvolvimento de bolor ou fungos; também conhecido como mofo; que produzem como efeito manchas escuras na parede e odores que causam problemas de saúde nas pessoas que respiram o ar que está contaminado com o os fungos ou mofo.

Uma maneira de eliminar as infiltrações é aplicando uma pintura impermeabilizante de parede com umidade.

Aplicar um impermeabilizante de parede interna ou externa, piso ou laje, não é complicado; então; antes de iniciar a impermeabilização, siga estas dicas:

Dica 1: DESCUBRA A CAUSA DA INFILTRAÇÃO IMEDIATAMENTE

Impermeabilizante de Parede

Pode ser que a infiltração venha de uma tubulação de água com vazamento, ou pode ser originada de um equipamento com defeito como a descarga ou tubos internos do vaso sanitário; pode também ser a passagem de água de chuva pela parede ou pelas bordas da janela e parapeito ou uma umidade que vem do solo, manchando o rodapé devido ao terreno onde o imóvel foi construído. Seja o que for, evite o transtorno de obras inesperadas. Pesquise imediatamente aos primeiros sinais de infiltrações e vazamentos. As vezes a melhor solução não é aplicar um impermeabilizante. E não tente mascarar o problema simplesmente aplicando o primeiro produto impermeabilizante que você encontrar, sem saber o que realmente está acontecendo; porque é muito provável que o problema vai voltar e dependendo da causa, em dose mais forte; e por consequência o seu prejuízo também será maior.

Dica 2: COMPRE O PRODUTO MAIS ADEQUADO AO SEU PROBLEMA

Impermeabilizante de Parede

Cada tipo e local de infiltração de umidade requer um tipo de impermeabilizante.  Não use o mesmo produto como solução para todos os casos. Muitas vezes um amigo ou vizinho; na boa intensão de ajudar; indica um produto que já conhece e que resolveu o problema dele, mas na realidade o problema dele não era exatamente igual ao seu e o produto pode não te trazer o mesmo resultado.

Características importantes devem ser levadas em conta como se o local a ser impermeabilizado é de trafego de pessoas ou carro, ou sem tráfego constante. Se é local de trabalho estrutural onde há juntas de dilatação; qual acabamento será adicionado ou se não haverá aplicação de outro revestimento sobre o produto; enfim cada caso deve ser estudado criteriosamente se você quer evitar transtornos e prejuízos.

Descoberta a causa do seu problema, pesquise o que há no mercado para solucionar a sua questão específica.  Leia os rótulos das embalagens dos produtos ou consulte os respectivos boletins técnicos que são elaborados pelos fabricantes e você pode também consultar os fabricantes de produtos impermeabilizantes ou um especialista. Faça isto antes de comprar qualquer produto evitando assim maiores prejuízos.

Dica 3: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE  IMPERMEABILIZANTE DE PAREDE

Impermeabilizante de Parede

É muito importante ter conhecimento de alguns aspectos do produto que você comprou; como a finalidade do produto, composição química, forma de aplicação, qual a exigência de preparo da superfície para que o produto forneça o resultado esperado, rendimento e informações sobre segurança. Esta última informação você vai obter na FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) do produto. Hoje em dia, os fabricantes disponibilizam as FISPQ de seus produtos em seus sites. Verifique também se o produto escolhido atende a norma ABNT referente a impermeabilização.

Se você está iniciando um projeto para sua residência ou se quer se aprofundar no tema impermeabilização de residências, consulte a norma ABNT NBR 9575:2010. Ela estabelece as exigências relativas a seleção e projeto de impermeabilização, para que as condições mínimas de proteção da estrutura, contra infiltração de água, sejam atendidas. Basta você digitar no google “ABNT 9575” e vai encontrar a norma em arquivo pdf.

Veja Também: Rachadura na Parede: É o Pintor que Resolve? 

Curso: A Arte de Pintar Parede

 

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.