O aço é uma tendência cada vez maior em obras civis. A preferência pela construção metálica ocorre, principalmente, por causa do custo. E novamente, por causa do custo, a pintura industrial é o acabamento mais usado.
Porém não é só por causa do custo que as construções metálicas têm sido aplicadas em obras civis. Existem outras razões:
- O aço é 30% mais leve que o concreto e isto acarreta na redução da carga necessária da fundação.
- Redução do tempo de obra: as peças da obra a base de aço chegam quase prontas, sendo necessário a montagem e os retoques para conclusão da etapa da obra. Não é necessário preencher formas e aguardar o tempo de cura do concreto.
- Em obras mais criativas, o fato do aço ter alta resistência mecânica, ser mais leve e mais flexível, permite que seja usado em projetos com formas diferentes e menos tradicionais.
E por estas e outras razões a construção metálica tem sido uma boa opção para construção de mezanino, cobertura, galpão, escada, varanda e outros tipos de construção.
PINTURA INDUSTRIAL
A pintura industrial é uma excelente opção para fazer o acabamento do aço, por vários motivos:
- Tem muitas opções de tintas coloridas;
- É um método que protege o aço da corrosão e fornece excelente aspecto visual; ao mesmo tempo;
- Ótimo custo x benefício;
- É um método eficiente para controlar a corrosão do aço.
E muito mais. Se você deseja entender mais sobre a corrosão do aço e porque a pintura industrial é considerada a melhor maneira de proteger o aço da corrosão, leia este artigo.
No entanto, a introdução da pintura industrial nas obras de construções metálicas, pede a adequação de materiais de construção e de técnicos do setor. E isto não está sendo observado em muitas obras. Em alguns casos, até se faz alguma adequação, porém longe do que é necessário.
DIFERENÇAS DE UM PINTOR CIVIL E UM PINTOR INDUSTRIAL
Só para se ter ideia do tamanho da diferença entre uma pintura civil e uma pintura industrial, o primeiro desafio está na escolha das tintas. Vai ser diferente para uma estrutura metálica interna e uma estrutura metálica externa, exposta aos intempéries. O uso da tinta errada vai reduzir muito a durabilidade da pintura e consequentemente da obra. Além disso, as tintas industriais necessitam de pintor profissional. Isto porque possuem método de preparo diferente das tintas aplicadas em paredes de concreto.
Outra diferença está no pré-tratamento do aço antes da pintura. É muito diferente do de uma parede de cimento. Estas diferenças vão implicar em ferramentas, equipamentos, utensílios e mão de obra diferentes.
Sem contar que lojas de material de construção não possuem nos seus estoques todas as tintas industriais necessárias para a pintura correta do aço nas diversas situações.
E tudo isso, gera a redução de durabilidade da pintura. Isto significa que uma pintura que poderia ter a vida útil de 5 anos, estar necessitando de manutenção com 1 ano de obra entregue.
O QUE FAZER?
É claro que os engenheiros da obra precisam se aprofundar no assunto. Compreender o que é preciso fazer para a execução de uma obra com construção metálica com garantia de qualidade e durabilidade. Vai aqui uma sugestão considerando o pouco tempo disponível destes profissionais: consultoria. Se você deseja uma consultoria com informações completas de como executar a pintura do aço em uma obra com estrutura metálica, escada metálica, mezanino, telhado ou qualquer outra peça metálica, clique aqui e poderemos conversar.
Uma prática que ajudaria muito a amenizar estes problemas seria a contratação de Pintor Industrial. Muitas das vezes as construtoras usam seus pintores civis para executar a pintura do aço. Existem importantes diferenças entre o Pintor Civil e o Pintor Industrial. Uma delas é que o pintor civil não aprendeu a tratar aço!
Outra prática que também ajudaria muito seria a própria construtora treinar seus pintores civis para serem também pintores industriais. Esta decisão da empresa traria mais satisfação aos funcionários porque estaria dando uma oportunidade de crescimento para eles. Se você quer começar a treinar seus pintores de maneira que o orçamento da obra não seja prejudicado, aqui está um treinamento de baixo custo com todo o conteúdo que um pintor industrial precisa saber.
PINTURA INDUSTRIAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Não se pode desprezar a necessidade de conhecimento profundo da pintura de aço. É preciso ter em mente que o aço tem excelente resistência mecânica; entretanto, esta resistência diminui com o aumento da corrosão. Não se está falando aqui apenas do aspecto visual da obra porque a perda da resistência mecânica do aço causa diversos problemas, nos quais os engenheiros sabem listar com facilidade e estes problemas podem culminar até em perdas de vidas.
Por outro lado, a corrosão do aço pode ser muito bem controlada com a pintura industrial que é o método de controle de corrosão do aço com o melhor custo x benefício que existe no mundo. Este conhecimento está à disposição para quem precisar. Entre em contato conosco.