Quando olhamos para o nosso lar e não gostamos do que vemos, porque não sabemos como pintar parede e parece que elas estão sujas, velhas; por mais que nos esforcemos para limpá-las e arrumá-las, algo nos desagrada. Existem várias maneiras de mudar esta situação. Uma das sugestões bastante efetivas de mudar o visual do nosso lar (casa ou apartamento), ou um quarto, sala, escritório, quarto do bebê que vai chegar, etc; é aplicar uma nova pintura em parede.
A pintura vai proporcionar um sentimento de novo além de tornar o aspecto visual mais limpo e até transformado. Aproveite a ocasião para usar sua criatividade, mudar cores ou aplicar textura em uma das paredes, por exemplo.
Você pode até já ter pensado nisto, mas o custo é alto e com a crise, inflação, desemprego… desistiu de pintar a casa.
Já pensou em você mesmo fazer o serviço de pintura e gastar só com o material: tintas e acessórios? Vai ficar muito mais barato. Se você nunca pintou uma parede, deve estar se perguntando como pintar parede de uma casa. Nos próximos parágrafos vou te ensinar como pintar uma parede e vou começar descrevendo um passo a passo para que você aprenda como pintar parede de uma sala e transformar o ambiente. Você vai obter um resultado tal qual teria se pagasse um profissional.
Antes de iniciar, quero me apresentar a você, leitor que está interessado em aprender como pintar parede e transformar a sua casa. Meu nome é Rose e sou química industrial. Sou formada há mais de 20 anos e ao longo de minha carreira profissional adquiri sólida experiência em tintas e aplicações de tintas em diversos substratos: madeira, alvenaria, azulejo, vidro, ferro, aço, alumínio e diversos outros tipos de bases a serem pintadas; seja com objetivos estéticos ou com a finalidade de proteção de suas paredes dos efeitos causados pelo meio ambiente.
Agora que você conhece um pouco da minha experiência no assunto, vou detalhar mais sobre a dica que vou te passar. Eu escolhi uma situação problema que é comum a diversos casos: a sala a ser pintada possui uma pintura que está velha, suja, em alguns pontos a tinta está queimada pelo sol, manchada e soltando.
Veja no próximo tópico o que você vai precisar para fazer uma ótima pintura em alvenaria
Materiais que você vai utilizar na pintura da parede
Em primeiro lugar, vou passar uma lista de ferramentas de pintura e materiais necessários; a fim de que você possa fazer orçamentos e verificar o quanto deve investir. Veja abaixo:
- Espátula de aço não flexível
- Lixa de ferro nº 36
- Lixa de parede nº 150
- Lixa de parede nº 220
- Fita crepe
- Desempenadeira de aço
- Bandeja para tinta
- Rolo e trincha
- Massa corrida (ou acrílica)
- Tinta
- Óculos de segurança, par de luvas e máscara de pó
A quantidade dos produtos vai depender do tamanho da sala ou da parede a ser pintada.
Vamos lá, descubra abaixo os 6 segredos passo a passo para pintar uma casa, que se seguidos na exata ordem que os coloquei aqui, você terá um ótimo resultado:
#1 Pré-tratamento antes de iniciar a pintura na parede
Examine toda a parede a ser pintada e verifique se há presença de gordura, óleo ou graxa. Em caso positivo limpe com um pano água e sabão neutro. Enxague e seque o local.
Verifique também se há presença de manchas escuras, mofo. Se houver, prepare uma mistura na proporção de 1:2 sendo uma parte de água sanitária e duas partes de água potável. Aplique esta solução e deixe-a agindo na parede por 4 horas. Repita este procedimento até todo o mofo ser eliminado. O mofo é causado por presença de umidade na parede e isto indica a possibilidade de vazamentos; mas pode ser também o ambiente que é muito úmido e ocorre pouca presença de sol devido a localização da parede. Você deve analisar a situação e se concluir que existe vazamento, este deve ser eliminado.
Agora vamos buscar imperfeições nesta parede. Se forem rasas, elas serão eliminadas nas próximas etapas, esqueça-as por enquanto. Se forem profundas, podem ser corrigidas com argamassa de cimento e areia média na proporção 1:3.
Neste caso, você deve aguardar a cura total; mínimo 28 dias; para continuar o serviço.
Lave toda a parede com água e sabão neutro, retire todo o sabão e deixe-a secar totalmente. Ainda executando o pré-tratamento, use uma espátula para retirar a tinta que está descascando e lixe toda a parede usando lixa para ferro nº 36. Retire toda a poeira de lixamento varrendo com vassoura e passando pano úmido. Espere secar totalmente.
Vamos para o próximo passo, isolar as peças que não serão pintadas.
#2 Para não estragar outras pinturas, faça o isolamento de forma correta.
Isolamento: Proceda ao isolamento das partes onde a pintura é indesejada como em torno das janelas, espelhos de luz, rodapé, etc. Use fita crepe e escolha a largura que melhor atende o seu ambiente.
#3 Agora é a hora da massa corrida
Use massa corrida PVA. Só use massa acrílica se o ambiente for externo ou muito úmido. Como estamos considerando uma sala, trata-se de ambiente interno. Se você mora em local muito úmido onde é comum a ocorrência de mofos nas paredes então use a massa acrílica. Aplique a massa (fina camada) com o auxílio de uma desempenadeira de aço e uma espátula também de aço. Com a massa é possível corrigir pequenas imperfeições na parede, além de deixá-la bem lisinha após o lixamento.
#4 Aguarde a secagem da massa para lixar
O tempo de secagem para lixamento costuma ser informado na lata do produto usado.
Use lixa nº150. Após, limpe toda a poeira antes de passar para o próximo passo.
#5 Reforçando a massa corrida
Aplique mais uma demão de massa, aguarde o tempo de secagem para lixamento e proceda o lixamento usando lixa nº 220. Limpe toda a poeira antes de passar para o próximo passo.
#6 Aplicação da tinta
Escolha a tinta de acordo com o seu bolso e na cor que te agrada. No mercado é possível encontrar diversos tipos e fabricantes de tintas. Um caminho para a escolha é verificar se o fabricante é aprovado pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta). Esta informação costuma estar na embalagem do produto. Mas também é possível encontrar a lista dos fabricantes de tintas aprovadas por esta associação na sua página da internet da Abrafati . Os fabricantes que constam nesta lista possuem um padrão de qualidade que vai atender as suas necessidades.
Inicie a pintura usando a trincha ou pincel em cantos e outros pontos onde o rolo é de difícil acesso. Depois aplique a tinta com o rolo em toda a parede.Se usou cor diferente da cor antiga, aplique 2 demãos da nova tinta.
Cuide de sua segurança, é muito importante!
Veja algumas informações que vão garantir a sua segurança e a qualidade na execução do serviço:
- Durante o trabalho, use sempre óculos de segurança e quando estiver lixando, use máscara de pó. Use luvas se for necessário aplicar solução de água sanitária;
- Prepare a tinta da seguinte maneira: use um pedaço de madeira limpo (em torno de 50 cm) para homogenizar a tinta. Após misturar bem a tinta, não devem ser observados veios ou faixas de cores diferentes e a aparência deve ser uniforme. Faça a diluição recomendada e misture novamente para que a tinta fique com aparência uniforme;
- Procure sempre ler as orientações de aplicação do fabricante, na lata da tinta;
- Não deixe de proteger todo o piso do ambiente usando jornal ou lona;
- Se for aplicar a segunda demão, atente para o tempo que deve aguardar para aplicá-la. Esta informação costuma estar na lata da tinta; mas também é possível obtê-la no site do fabricante;
- A sequência que você deve obedecer na pintura de um ambiente interno é a seguinte: 1º teto; 2º parede; 3º portas e janelas e por último o rodapé.
Por fim, fica a dica de não se preocupar se no início do trabalho você estiver demorando muito a sair do passo 1. Gaste muito tempo na preparação da parede, pois esta é a etapa mais importante da pintura. Se a parede não for bem preparada podem ocorrer diversos problemas; mesmo que você aplique a a tinta mais cara que encontrou no mercado.
Muita gente acha que basta comprar a melhor e mais cara tinta que encontrar, para conseguir um bom resultado em pintar parede. O que não é verdade. Evite frustração e gasto desnecessário seguindo estas recomendações.
Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, faremos o possível para sanar sua dúvida.
Boa sorte!
Conheça também: A Arte de Pintar Parede