É impossível evitar que um portão de ferro enferruje, porque a corrosão do ferro é um processo da natureza; é uma reação química que ocorre espontaneamente entre o ferro o oxigênio e a umidade do ar; assim como acontece quando o sal é colocado na água, ele dissolve.
O ferro é encontrado na natureza em forma de óxido de ferro (ferrugem), vai para as usinas para ser transformado de óxido de ferro para ferro; mas quando encontra o oxigênio e a água do ar, ele volta a ser óxido de ferro que é a famosa ferrugem. E quando ele encontra agravantes ou agentes aceleradores do tipo: o portão não foi pintado corretamente e fica exposto aos efeitos do meio ambiente ou fica em área litorânea e é corroído pela maresia; a velocidade de formação da ferrugem é aumentada consideravelmente e neste caso, se não for tomada uma providência muito rápida o portão é destruído em pouco tempo.
A boa notícia é que neste artigo vou ensinar como tirar ferrugem de portão de ferro, e como fazer para prolongar o tempo de vida da pintura do portão de ferro. A pintura é o acabamento mais barato que existe para proteger o ferro da corrosão. Veja como você deve proceder nos tópicos abaixo.
Como tirar ferrugem de portão de ferro? Conheça 2 formas!
Basicamente existem 2 maneiras de se tirar ferrugem de ferro que são as seguintes:
- Processo Fisico: usando ferramentas manuais, elétricas ou pneumáticas;
- Processo Químico: usando produtos químicos, hoje em dia encontrados facilmente nas lojas de materiais de construção.
Então vamos começar pelo processo físico.
Vou listar abaixo algumas ferramentas usadas para a retirada da ferrugem:
- Espátula
- Escova de aço
- Lixa de ferro
- Raspadores
- Martelos e picadores
- Lixadeira rotativa elétrica
- Escova de aço rotativa elétrica
Se você tem um equipamento elétrico, vai usar menos as ferramentas manuais. Estas últimas você vai usar onde os equipamentos elétricos não tem acesso. Para a remoção de ferrugem em ferro, você não precisa ter todas as ferramentas supracitadas; mas a combinação de algumas; as vezes se faz necessário; para que o serviço fique bom. Por exemplo, em um portão de grades use lixa de ferro para tirar a ferrugem das grades e use espátula e escova de aço para retirar a ferrugem dos cantos corroídos onde há solda. Escolha as ferramentas, de maneira que seja mais fácil e adequada pra você trabalhar.
Remova tintas antigas soltas com espátula e toda a ferrugem, com o auxílio das ferramentas acima descritas.
A remoção de ferrugem em ferro apenas com ferramentas manuais é aceitável para a maioria dos trabalhos de pintura de manutenção; no entanto este método não remove todo o resíduo de óxido (ferrugem) e é improdutivo por consumir muito tempo. É satisfatório para pequenas áreas. A limpeza com ferramentas elétricas é mais eficiente para tirar ferrugem de ferro e tinta antiga, preparando a superfície com qualidade superior à superfície tratada apenas com ferramentas manuais; além de proporcionar maior produtividade do trabalho.
Se o portão tiver áreas soldadas recentemente, toda a escória e salpico de solda devem ser removidos com ferramentas manuais ou elétricas. Fendas e reentrâncias devem ser convenientemente tratadas usando escova de aço ou ferramenta elétrica com acessórios adequados ou pela combinação destes meios e com outros equipamentos manuais e elétricos.
A superfície deve estar completamente lixada e/ou escovada manualmente ou com o uso de equipamentos elétricos, devendo estar limpa, seca, livre de óleo, graxa ou qualquer outra matéria estranha. Se houver presença de óleo, limpe com solvente de limpeza. Onde o ferro ficar exposto, ele deve estar isento de ferrugem e com a cor de brilho metálico claro.
Vamos agora para o processo químico
A remoção química é feita com a aplicação de produtos químicos; o que parece à primeira vista; muito mais fácil. Isto porque se você for numa loja de materiais de construção ou de tintas, vai encontrar estes produtos com a descrição de uso nas embalagens, muito mais simples do que descrevi no tópico “Processo Físico”.
Fica o esclarecimento de que o uso destes produtos para retirar a ferrugem não elimina a etapa de lixamento que tem como função, além de retirar a ferrugem, promover rugosidade para produzir aderência da tinta a ser aplicada, no metal e na tinta antiga; além disso; não elimina também a retirada de tinta solta que deve ser feita com espátula e lixa; mesmo que você opte pela remoção química de ferrugem.
Cuidados
Escolha o produto e aplique-o conforme recomendação do fabricante. Geralmente estes produtos são perigosos e tóxicos para a saúde humana e por isso é muito importante seguir exatamente as concentrações e métodos de aplicação. Se tiver crianças ou animais de estimação por perto; estes devem ficar bem longe dos produtos químicos. A minha recomendação é que; em ambiente residencial; só lance mão destes produtos para tratar pontos de ferrugem localizados em áreas onde você encontre muita dificuldade para fazer uma limpeza completa usando ferramentas manuais ou elétricas.
Tenha em mente que a preparação do aço para a pintura é a etapa que vai garantir maior durabilidade na pintura do seu portão. Por isso use o tempo que for necessário para que esta etapa seja feita da melhor maneira possível. Este tempo não será perdido.
Aplique a tinta
Após a remoção de toda a ferrugem, poeira, óleo, graxa e qualquer outra contaminação, aplique a tinta de fundo imediatamente após a limpeza. O ferro exposto volta a oxidar formando ferrugem apenas no contato com a umidade do ar. Não deixe para o dia seguinte, a aplicação da tinta de fundo no ferro exposto porque a noite, a umidade do ar tende a aumentar e é o suficiente para oxidar o ferro e o seu trabalho será perdido. Programe o trabalho de maneira que seja feita a limpeza e a aplicação de tinta de fundo no mesmo dia. Evite fazer pintura de ferro ou aço em dias de chuva. Procure fazer este trabalho em dias de temperatura entre 10ºC e 40ºC e com a umidade relativa do ar abaixo de 85%.
A recomendação acima é válida, independente do processo escolhido para a remoção da ferrugem.
Não esqueça dos equipamentos de segurança
Por fim, insisto em solicitar muita atenção para a escolha e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) adequados para cada atividade e tipo de equipamento que você for usar. Para lixar, não deixe de usar máscara de pó. Se usar ferramentas elétricas, use luvas de borracha e um calçado com solado de borracha. Use luvas para todas as ferramentas manuais que optar por usar. Use sempre os óculos de segurança para evitar que resíduos metálicos possam atingir suas vistas e não se esqueça da máscara de vapores orgânicos quando aplicar tintas.
Bom Trabalho!
Se você quiser mais alguma informação sobre como tirar ferrugem de portão de ferro, deixe seu comentário abaixo e descreva sua dúvida, faremos o possível para resolver o seu problema.
Leia Também: Como Pintar Portão de Ferro