Como Pintar Portão de Ferro

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Muitas pessoas não sabem como pintar portão de ferro corretamente. Se seu portão está com aparência fosca, descascando e com ferrugem, aprenda as 4 etapas corretas de pintura, lendo este artigo até o final.Alguns, seguem instruções dadas por “curiosos”. Pessoas que não possuem conhecimento em como fazer pintura de portão de aço.  E acabam ficando no prejuízo porque a pintura não tem durabilidade.

Outros, simplesmente jogam tinta nova por cima da velha. Não fazem nenhum tipo de pré-tratamento no ferro antes de aplicar a nova tinta.

Neste artigo vou explicar a maneira correta de pintar um portão de ferro, para que ele fique como novo. E com a durabilidade prolongada. Você saberá como lixar portão de ferro e como escolher tinta para pintar ferro. Vou ensinar também quais os acessórios ideais para utilizar. Além de outras dicas para que a pintura do seu portão de ferro seja feita profissionalmente e com sucesso.

Vamos ao primeiro passo. 

PASSO 1 – Material Necessário

materiais

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que portão de ferro ou aço, neste nosso texto é a mesma coisa.

Estou me referindo a portões; por exemplo tipo grade; que uns chamam de ferro e outros dizem de aço.

Tecnicamente, aço é uma liga de ferro (mistura de ferro, carbono e outros elementos). A liga de aço tem mais de 90 por cento de ferro.  Então na realidade, não importa como é chamado, o que importa sim é sabermos do material que estamos recuperando.

Para você iniciar o trabalho, vou listar o material necessário:

  • Lixas de ferro nº 80 e nº150
  • Escova de aço
  • Espátula de aço
  • Solvente de limpeza aguarrás
  • Tinta de fundo
  • Tinta de acabamento
  • Bandeja de tinta
  • Trincha
  • Rolo

PASSO 2 – Tratamento antes da Pintura

como pintar portão de ferro

Aqui vou ensinar como tirar tinta de portão de aço e como tratar as partes enferrujadas.

A tinta solta deve ser retirada com o auxílio de uma espátula de aço. A tinta que está bem aderida ao aço, pode ficar. Se quiser remover toda a tinta, veja aqui 2 maneiras para a remoção da tinta.

Para tirar a ferrugem use lixa grossa de ferro nº 80 (pode usar número próximo). Esta lixa é usada  para remoção das crostas de ferrugem. Depois use uma lixa (150)  e escova de aço para retirar a ferrugem restante. O metal deve ficar claro. Se tiver dificuldades para remover a ferrugem leia este post que ensina detalhadamente esta etapa.

Nos portões tipo grade, a ferrugem costuma iniciar, nos pontos de solda. São pontos mais propícios a corroer devido ao aquecimento que sofreram. São os pontos onde a limpeza deve ser redobrada.

As vezes, estes pontos possuem acesso restrito e por isso a escova de aço é necessária. Toda a ferrugem deve ser retirada.

Existem no mercado produtos como “removedor de ferrugem” que podem auxiliar. Se fizer esta opção, cuidado! São produtos químicos perigosos.

Siga as recomendações do fabricante e use os equipamentos de segurança individual indicados. 

Use solvente para remoção de óleo. Depois lixe todo o portão com lixa 150. Retire todo o pó com pano seco. Aplique um pano úmido com solvente. O aspecto visual do portão deve ser fosco. Onde o metal estiver exposto, deve estar isento de ferrugem e ser de cor cinza claro.

Caso você possa adquirir  uma lixadeira elétrica, o tempo de trabalho diminui muito. Avalie se vale a pena.  

PASSO 3 –  Tinta para Pintar Portão de Ferro

tinta para pintar portão de ferro

Esta pintura deve ser iniciada logo após o passo anterior. Atenção! Os passos 2 e 3 devem sempre acontecer no mesmo dia.

Faça este trabalho em dias com temperatura ambiente entre 10ºC e 40ºC e umidade relativa do ar inferior a 85%.

Isto porque o aço oxida rapidamente com a umidade relativa do ar alta. E a tinta a ser usada, também é incompatível com a umidade alta.

A tinta para pintar portão de ferro pode ser à base de resina alquídica, diluída em aguarrás. Esta tinta de fundo para ferro ou aço, também é conhecida no mercado como “zarcão”.

Tem também a opção de usar tinta epóxi; que é mais nobre e por isso mais cara. Se você tem interesse em aumentar a durabilidade da pintura do seu portão, leia este post.

Se você deseja saber como pintar portão de ferro galvanizado, a única diferença está na tinta de fundo. Use tinta de fundo específica para galvanizado. E use tinta de acabamento compatível com a tinta de fundo. 

Aplique 2 demãos de tinta de fundo, somente nos locais onde o ferro está exposto. Atente para o tempo que se deve aguardar para aplicar a segunda demão. Esta informação é encontrada na embalagem da tinta ou no site do fabricante da mesma.

A pintura deve ser feita com trincha nos pontos de solda e de difícil acesso do rolo. 

A pintura com rolo fornece um aspecto mais liso. 

PASSO 4 – Pintura final

tinta para pintar portão de ferro

Após o tempo de repintura da tinta de fundo, lixe levemente toda a superfície do portão com lixa para ferro 150. Remova o pó, primeiro com pano seco e depois com um pano umedecido com aguarrás. Espere secar.  Agora o portão está pronto para receber a pintura final.

A tinta certa para pintura de portão de aço é o  esmalte sintético. Também é conhecido como tinta a óleo.

Se preferir, você também pode usar tinta a base de poliuretano, resistente aos raios do sol. Aplique 2 demãos, obedecendo o tempo de repintura. Use trincha e rolo conforme ensinado para aplicar a tinta de fundo. Faça este passo em dias com temperatura ambiente entre 10ºC e 40ºC e umidade relativa do ar inferior a 85%.

Gostaria de esclarecer que no mercado existem tintas para serem aplicadas diretamente no aço com corrosão; assim informam suas embalagens.

No entanto, estes milagrosos produtos funcionam por tempo muito inferior ao tempo que resistem os esquemas onde se executam o pré-tratamento.

Existem também tintas desenvolvidas para serem aplicadas sobre o aço não muito bem tratado, onde apresentam uma duração razoável. Estas mesmas tintas fornecem uma duração bem superior quando aplicadas no aço totalmente livre de ferrugem, óleo, graxa e poeira. O segredo para um resultado final duradouro, é o passo 2.

Para que os 4 passos possam ser executados sem problemas, use equipamentos de proteção individual durante todo o trabalho. São eles: óculos de proteção, luvas e máscaras de pó e vapores orgânicos.

COMO PINTAR PORTÃO DE FERRO

como pintar portão de ferro

Os 4 passos mostram um caminho simples para a recuperação de um portão de aço.

O primeiro passo trata da lista do material necessário.

O segundo mostra o pré-tratamento que é a etapa mais importante. Isto porque se não for executada corretamente, o trabalho tem a durabilidade reduzida. Mesmo que você use as tintas mais caras e de melhor qualidade que existem no mercado.

Os 2 últimos passos, abordam a pintura do portão. Se você quiser aplicar tinta epóxi e não sabe trabalhar com esta tinta, veja este guia.

Outra dica, antes de aplicar a tinta de fundo e a final, faça sempre uma inspeção visual do portão. Assim você garante a ausência de gordura, poeira e ferrugem. Vai ter certeza que impurezas que prejudicam o aspecto visual do portão e aceleram o processo de oxidação foram eliminadas.

Se você quiser mais alguma informação sobre pintura em portão de ferro, deixe seu comentário abaixo e descreva sua dúvida. Faremos o possível para resolver o seu problema.                                             

Veja Também: A Arte de Pintar Aço e Ferro

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.