Percebo que muitas pessoas não sabem como pintar um portão de ferro corretamente, quando o portão de ferro está com a pintura antiga, ressecada,  descascando, além de ter vários pontos de ferrugem. Vejo que na maioria das vezes, acabam seguindo instruções dadas por “curiosos” que se dizem profissionais, mas que não possuem conhecimento em como fazer pintura de portão de aço, e acabam causando prejuízo ao dono do portão. O que ocorre é que simplesmente jogam tinta nova por cima da velha sem nenhum tipo de preparação ou adequação do substrato antes de receber a nova tinta. Neste artigo vou explicar a maneira correta de pintar um portão de ferro, para que ele fique como novo e tenha a duração do serviço prolongada. Você aprenderá em 4  passos e saberá como lixar portão de ferro, saberá como escolher tinta para pintar ferro, quais os acessórios ideais para utilizar e outras dicas especiais para que a pintura do seu portão de ferro seja feita de forma profissional e com sucesso.

 

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

 

No próximo tópico você vai aprender o primeiro passo. Vamos lá.

PASSO 1 – Material Necessário

como pintar portão de ferro

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que portão de ferro ou aço, neste nosso texto é a mesma coisa. Estou me referindo a portões tipo grade que alguns dizem que são de ferro e outros dizem de aço. Tecnicamente, aço é uma liga de ferro (mistura de ferro, carbono e outros elementos) com mais de 90 por cento de ferro então na realidade, não importa como é chamado, o que importa sim é sabermos do material que estamos recuperando. Para você iniciar o trabalho, vou listar o material necessário:

  • Lixas de ferro nº 80 e nº150
  • Escova de aço
  • Espátula de aço
  • Solvente de limpeza aguarrás
  • Tinta de fundo
  • Tinta de acabamento
  • Bandeja de tinta
  • Trincha
  • Rolo

PASSO 2 – Tratamento antes da Pintura

antes da pintura do protão de aço

Agora que você já sabe o que vai precisar, vamos a etapa de preparação ou pré-tratamento onde vou ensinar como tirar tinta de portão de aço e como tratar as partes do portão que estão enferrujadas. Somente a tinta solta deve ser retirada com o auxílio de uma espátula de aço. A tinta que está bem aderida ao aço, deve ficar. Agora vamos tratar a ferrugem: use lixa grossa de ferro nº 80 (pode ser um pouco mais grossa ou mais fina) para retirar as crostas de ferrugem; depois use uma lixa mais fina (150)  e escova de aço para retirar toda a ferrugem mais fina até que o metal fique claro. Em geral a ferrugem inicia nestes portões tipo grade, nos pontos de solda. Estes pontos são mais propícios a corroer devido ao aquecimento que sofreram. Portanto são os locais onde a atenção do pintor deve ser redobrada. No entanto, estes locais possuem acesso restrito e por isso a escova de aço é necessária para facilitar este acesso. Toda a ferrugem deve ser retirada. Se não for totalmente removida, pouco tempo após a pintura o portão recomeça a soltar tinta e mostrar ferrugem.

Existem no mercado produtos chamados de “removedor de ferrugem” que podem auxiliar nesta etapa. No caso de optar por esta ajuda, recomendo muito cuidado por se tratarem de produtos químicos perigosos; todas as recomendações do fabricante para a aplicação devem ser seguidas, inclusive o uso dos equipamentos de segurança individual que são indicados para usar quando você estiver manipulando estes produtos, como luvas, óculos de segurança e máscara.

Retirada toda a ferrugem e a tinta solta, faça uma limpeza com solvente para retirada de óleo ou gordura, caso estejam presentes. Depois lixe todo o portão com lixa grossa nº 80 e retire todo o pó resultante do lixamento com pano seco e finalmente passe um pano úmido com o solvente. Neste momento todo o brilho da pintura antiga deve ter sido removido. O aspecto visual do substrato deve ser fosco e onde o metal estiver exposto, deve ser isento de ferrugem e de cor cinza claro.

Caso você possa adquirir  uma furadeira ou qualquer outra máquina elétrica apropriada para este serviço, o tempo de trabalho diminui muito; no entanto nem sempre é viável gastar o valor; vai depender do tamanho do portão, da quantidade de trabalho que se tem a fazer e do tempo disponível para a tarefa.

PASSO 3 – Pintura com Tinta de Fundo

pre-tinta para o portao do ferro

Esta pintura deve ser iniciada logo após o passo anterior; sendo que estes 2 passos ( 2 e 3) devem sempre acontecer no mesmo dia. Procure fazer este trabalho em dias com temperatura ambiente entre 10ºC e 40ºC e umidade relativa do ar inferior a 85%; isto porque o aço oxida rapidamente com a umidade relativa do ar alta e a tinta que deve ser usada, também é incompatível com a umidade alta. A tinta para pintar portão de ferro deve ser à base de resina alquídica, diluída em aguarrás conforme recomendação do fabricante. Esta tinta de fundo para ferro ou aço, também é conhecida no mercado como “zarcão”. Aplique 2 demãos desta tinta, somente nos locais onde o ferro está exposto. Atente para o tempo que se deve aguardar para aplicar a segunda demão. Esta informação pode ser encontrada na embalagem da tinta ou no site do fabricante da mesma. A pintura deve ser feita com trincha nos pontos de difícil acesso do rolo, para garantir que a tinta cobriu todo o ferro exposto. A pintura com rolo fornece um aspecto mais liso, um acabamento mais bonito.

PASSO 4 – Pintura final

04 como pintar portão de ferro

Após decorrido o tempo de repintura da tinta de fundo, lixe levemente toda a superfície do portão usando lixa para ferro nº 150. Remova todo o pó, primeiro com pano seco e depois com um pano umedecido com aguarrás. Espere secar.  Agora o portão está pronto para receber a pintura final. A tinta certa para pintura de portão de aço é o  esmalte sintético; que também é conhecido como tinta a óleo; na cor do seu agrado. Se preferir, você também pode usar tinta a base de poliuretano, resistente aos raios do sol. Aplique 2 demãos, obedecendo o tempo de repintura. Use trincha e rolo conforme ensinado para aplicar a tinta de fundo. Faça este passo em dias com temperatura ambiente entre 10ºC e 40ºC e umidade relativa do ar inferior a 85%.

Gostaria de esclarecer que no mercado brasileiro existem tintas para serem aplicadas diretamente no aço com corrosão; assim informam suas embalagens. No entanto, estes milagrosos produtos funcionam por tempo muito inferior ao tempo que resistem os esquemas onde se executam no aço o pré-tratamento. Existem também tintas desenvolvidas para serem aplicadas sobre o aço não muito bem tratado, onde apresentam uma duração razoável. Mas estas mesmas tintas fornecem uma duração bem superior quando aplicadas no aço totalmente livre de ferrugem, óleo, graxa e poeira. O segredo para um resultado final duradouro, é o passo 2.

Para que os 4 passos possam ser executados sem problemas, fica a dica do uso de equipamentos de proteção individual durante todo o trabalho. São eles: óculos de proteção, luvas e máscaras de pó e vapores orgânicos. Os 4 passos mostram um caminho simples para a recuperação de um portão de aço, no qual o primeiro passo trata da lista do material necessário, o segundo mostra o pré-tratamento que é a etapa mais importante porque se não for executada corretamente, o trabalho tem a durabilidade reduzida, mesmo que você use as tintas mais caras e de melhor qualidade que existem no mercado. Os 2 últimos passos, abordam a pintura do portão. Como última dica, antes de aplicar a tinta de fundo e a final, faça sempre uma criteriosa inspeção visual de todo o portão garantindo a ausência de gordura, graxa, poeira, ferrugem enfim, elimine a presença de qualquer impureza que possa prejudicar o aspecto visual do portão ou acelerar o processo de oxidação; que causa o aparecimento da ferrugem.

 

 

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

Se você quiser mais alguma informação sobre pintura em portão de ferro, deixe seu comentário abaixo e descreva sua dúvida, faremos o possível para resolver o seu problema.                                             


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    38 replies to "Como Pintar Portão de Ferro"

    • Solange

      A orientação atende exatamente minhas dúvidas, porém, infelizmente contratei uma pessoa que dizia saber o trabalho e acabei no prejuízo. Após perceber que ele não dominava o serviço tive que dispensá-lo, mas agora, já bem desanimada, tenho que terminar e preciso de uma luz. Ele usou duas latas de removedor de tinta em TODO o portão e usou espátula e faca para tirar a tinta velha. Também fez uso de uma “escovinha” de aço pra lixar, enfim, agora, tive que lavar o portão por causa da química do produto e a sensação de gordura. Comecei a lixar com essas lixas de furadeira pra tentar zerar as partes que continuam com tinta velha pq tenho receio que fique cheio de ondulações. Isto porque há lugares sem nenhuma tinta e lugares que não saiu. Também usei lixa comum 80 pra tentar igualar os níveis ou ao menos diminuir as elevações e tirar nos cantinhos mais difíceis pois o portão é antigo e com desenhos em curvas bem difícil de lixar. Já estou bem cansada e não disponho de mais recursos. Foram duas pessoas contratadas e não deu certo. Tenho ainda, thinner, a tinta que comprei é recuperada automotiva brilhante (parece tinta óleo), um produto tipo ferrox, e não tenho zarcão, também tenho algumas lixas 80 e 220. A questão é, após todo o trabalho que já tive e custos jogados fora… Tenho medo de executar o passo 2, aqui ensinado, e a pintura ficar com elevações nos cantinhos das curvas que não estão zeradas… podem me ajudar?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Solange. Considero que você removeu todo o produto químico e que o portão está sem ferrugem e com a tinta antiga bem aderida em apenas alguns pontos. Estou certa? Se sim, aplique a tinta de fundo imediatamente para o portão não oxidar nas partes que estão sem tinta. Não se preocupe com as elevações. Elas não vão prejudicar o aspecto visual, após você aplicar a tinta de fundo e a de acabamento. A tinta de fundo que escolher, deve ser compatível com a tinta de acabamento que vai usar. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

        • Solange

          Obrigada.

    • Fernando Valadão Ourique

      Boa noite!

      Por favor, será que poderia me ajudar. Estou com dúvidas de como pintar (repintura) três portões de ferro de um cliente. Vou descrever o estado dos portões:
      Os portões estão em bom estado, mas com alguns pontos de ferrugem já aparecendo. Também, na emenda das chapas, estão aparecendo alguns pontos de ferrugem com descascamento da tinta. Porém, a tinta não está descascando por inteiro. Na maior parte dos portões a tinta ainda está bem grudada. Quanto a tinta atual dos portões, não sei qual a marca, só sei que é esmalte sintético e cor branca. Li o seu artigo COMO PINTAR UM PORTÃO DE FERRO, mas fiquei com uma dúvida. Entendi que devo remover, com espátula, a tinta atual somente nos pontos onde a mesma está soltando e que devo retirar toda a ferrugem nos pontos onde estiverem aparecendo. Minha dúvida: Se eu raspar a tinta atual somente nos pontos onde a mesma está soltando e, em seguida, fizer a pintura no portão com a tinta de acabamento, ficará aparecendo a tinta anterior em auto relevo, pois a parte onde a tinta atual foi retirada estará mais baixa do que a parte onde a tinta atual não foi retirada. Então, como fazer para que estas marcas em auto relevo não apareçam e o portão fique com aspecto liso? Que tipo de tinta deverei utilizar?
      Desde já, agradeço por sua ajuda. Obrigado.
      Fernando

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Fernando. Nos pontos onde você retirou ferrugem, aplique uma demão farta de tinta de fundo. Aguarde o tempo de repintura e aplique a tinta de acabamento agora em todo o portão. Desta maneira você consegue um nivelamento razoável. A tinta de fundo deve ser também a base de esmalte sintético para que não haja incompatibilidade entre tintas. Se ficou mais alguma duvida, pode voltar a perguntar. Obrigado pelo comentário.

    • Lucinei

      Qual o rolo ideal p pintar um portão de ferro e qual é mais resistente. .Uso o de espuma ou l~a?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Lucinei. O tipo de rolo a usar é definido em função da tinta que você vai aplicar. Não importa se você vai pintar ferro ou madeira. O importante é você saber qual a tinta que vai aplicar no portão e então posso te recomendar o rolo ideal. O boletim técnico das tintas costuma dar esta informação.Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Lucinei. O boletim técnico das tintas costuma dar esta informação. Mas acrescento que a definição do rolo depende da tinta que você vai aplicar. Não importando se você vai pintar ferro, madeira ou cimento. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Henrique

      Olá, fiz em um serralheiro um equipamento de musculação, porém não foi pintado.

      Ele sofrerá alguns atritos com anilhas de ferro etc.
      Sabe qual melhor tinta usar nesse caso para não descascar?
      (que não seja eletrostática )

      Obrigado e parabéns pelo trabalho.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Henrique. Qual o material usado para fazer o equipamento,ferro ou alumínio? Aguardo seu retorno. Obrigado pelo comentário.

    • Nathan Silva

      será que alguém poderia me tirar uma duvida… eu tenho um portão que esta só no fundo zarcão e quero pintar com automotiva… qual seria o processo que devo fazer ? para pintar com esmalte sintético automotivo eu devo retirar o zarcão e aplicar fundo para galvanizado ?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Nathan. Para pintar seu portão com tinta automotiva, você deve lixar o portão, se houver ferrugem, deve ser totalmente removida. Aplique a tinta automotiva conforme recomendação do fabricante.
        O fundo para galvanizado é uma tinta de fundo para aplicar sobre galvanizado. Me parece que o seu portão não é de aço galvanizado, então não há necessidade de usar esta tinta. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • carteson

      obrigado pelas dicas gostei e aprendi como faser uma otima pintura nu
      m portao de ferro ou aço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá! Muito obrigado pelo comentário. Pessoas como você me dão motivação para continuar o meu trabalho.

    • Marcelo Francisco

      Bom dia, gostei muito de suas dicas. Preciso de uma ajuda, estou fabricando um quiosque de aço, só que estou montando aos poucos, quando tenho tempo. Existem “brechas”, onde a tinta não consegue penetrar, qual seria o melhor método para tapar estas brechas, silicone ou massa de lanterneiro, poderia me informar qual método seria o mais eficiente, pois o quiosque ficará ao ar livre (sol, chuva, calor e frio). Desde já agradeço, desejo muito sucesso em sua vida pessoal e profissional, Deus a abençoe!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Marcelo. Brechas em peças de aço são tapadas com massa epóxi. É o mais recomendado no seu caso. Espero ter ajudado. Muito obrigado pelo comentário.

    • Asdrubal

      Boa tarde

      Peguei uma tesoura de ferro usada para utilizar em uma garagem, lavei , sequei , passei zarcão. Após secagem superficial passei tinta óleo branca..mas logo que apliquei…20 segundos depois fica rosa a pintura. A pistola esta limpinha. Pois quando aplico em outro lugar esse tinta branca..continua branca. Sera problema no zarcão ( cura da tinta)….ou o tempo de secagem?

    • Lissa

      Por favor preciso muito da sua ajuda! Comprei os tubos de ferro novinhos para fazer uma cerca. Depois da cerca montada os meus pedreiros pintaram a minha cerca de ferro com zarcão (tinta de fundo) e agora quero pintar por cima com tinta. Só que o zarcão borra a mão ou quando passo um pano sai a cor do zarcão no pano, isso é normal? Havia muito óleo nos tubos de ferro e os pedreiro disseram que tiraram o óleo mas mesmo assim o zarcão borra a mão quando passada. Posso pintar com tinta por cima do zarcão mesmo assim? Ou devo remover todo o zarcão e começar do zero?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Lissa. Não passe tinta por cima deste “zarcão”. Você deve remover esta tinta e começar do zero. Sua informação de que a tinta ainda suja a mão, sugere que esta tinta não curou. Então, minha sugestão para removê-la é passar pano embebido em solvente de limpeza ou no solvente da tinta que foi aplicada. Você pode pedir ajuda aos pedreiros que aplicaram a tinta para adquirir o diluente desta tinta. Após remover toda a tinta, faça uma limpeza nos tubos retirando todo o óleo, graxa, limo e ferrugem. Os tubos devem estar totalmente secos e isentos de qualquer contaminação para aplicar nova tinta. Se tiver mais alguma dúvida, volte a comentar. Tenho prazer em ajudar. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Ana Paula

      Olá, parabéns pelo site ! Nos ajuda muito. Estou com grades de ferro novas em minha casa. Qual o processo de preparação antes de pintar ? Desde já agradeço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Ola Ana Paula. Se houver ferrugem deve ser totalmente removida. Se houver alguma tinta, também deve ser retirada. Se você quiser saber sobre as ferramentas necessárias para a preparação do aço antes da pintura acesse este meu e-book grátis que vai te ajudar: http://lp.opintorconsultoria.com/ebook-ferramentas-para-tratar-aco/
        As grades devem estar totalmente limpas com o aço na cor cinza claro e isento de pó, óleo, umidade ou qualquer outra contaminação.
        Obrigado pelo comentário.

    • Elisângela

      Bom dia Rosemary, como vai?
      Há uns 3 anos instalei um portão de ferro e corrimão novos, as peças estão com uma pintura cinza que acredito ser zarcão, não fiz a pintura para aguardar a finalização da obra (o que está em andamento até hoje), mas a lateral do portão está apresentando ferrugem e o corrimão também.
      Quero fazer a manutenção de uma forma correta e finalizar com a pintura, pode me orientar de qual é a melhor forma?
      Aguardo o seu retorno.
      Obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Elizângela:
        Tudo bem?
        Com relação ao seu portão, você deve retirar toda a ferrugem. Leia o artigo “Como tirar ferrugem de portão de ferro” no site http://www.opintorconsultoria.com; vai te ajudar nesta etapa. Minha recomendaçãoé que seja aplicado uma demão de tinta de fundo (zarcão) e depois 2 demãos de tinta de acabamento. Se o portão é externo, adquira tinta de acabamento para aço ou ferro com resist~encia as intempéries. Qualquer dúvida pode retornar. Bom trabalho.

    • Manoel Reis Garcika

      Meu nome e Manoel, sou de Bauru/SP, nao sou pintor mas como fiz minha casa sozinho aprendi algumas coisa e gostaria de eu mesmo pintar meu portao basculante da garagem fdiz esse portao recentem,ente, so que o serralheiro passou um zarcao meio esquesito de cor cinza , so que acho que nao e de boa qualidade pois ja esta aparecendo varios ponto de ferrugem. Tenho a intençao de lixar essas parte e passar um Zarcao de boa qualidade , esse zarca alaranjado acho que e melhor. no meu entender. agora so tenho receio de nao ser aceito pelo outro tipo (o ja existente). gostaria de uma ajuda . Agradeço se for atendido ok ABRÇ Manoel

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Manoel. O seu portão; provavelmente; foi pintado sem pré-tratamento. É isto que faz a ferrugem logo aparecer. Você deve lixar todo o portão retirando a tinta, a ferrugem e a carepa de laminação. Lixe até o aço ficar totalmente limpo e com aspecto cinza claro fosco. Se possível, use lixadeira elétrica que vai tornar esta etapa mais rápida e eficiente. Depois aplique uma tinta de fundo (zarcão) e depois de acabamento. Observe os tempos entre demãos. Espero ter te ajudado. Bom trabalho.

    • Henrique

      Olá, tudo bem?
      Tenho um portão de madeira cujo a estrutura é de ferro. A barra q fica entre o chão e o portão apodreceu devido a chuva e urina de cachorro. Troquei a barra, o serralheiro passou galvite, demorei um pouco pra pintar e já tem alguns pequenos pontos de ferrugem. Eu devo lixar e passar o galvite ou zarcão? zaferrox eu usa em quais situações ? E mais uma pergunta: Há uns 10 anos atrás esse portão ja foi passado zarcão, vou pintar ele todo, devo passar zarcão em todo ele de novo? Em alguns pontos a tinta antiga ainda ta bem fixa

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Henrique. Se o serralheiro passou galvite na barra que comprou, então a barra era de aço galvanizado, porque esta tinta é uma tinta de fundo para aço galvanizado. No entanto, não era para enferrujar tão rápido! O seu problema pode ser falta de pré-tratamento adequado antes de passar a tinta de fundo. Então eu te recomendo lixar toda a barra para retirar os pontos de ferrugem e verificar se esta tinta está bem aderida no substrato. Use lixa de ferro grossa e se houver pontos onde a tinta está soltando, retire a tinta com lixa e deixe a tinta que estiver bem aderida. Remova todo o pó gerado pelo lixamento e aplique outra demão da mesma tinta; galvite. Não use zarcão porque pode haver o risco de incompatibilidade entre a nova tinta e a que já foi aplicada. Consulte a embalagem ou no boletim técnico da tinta o tempo entre demãos que você deve aguardar para aplicar a tinta de acabamento. Use esta última do mesmo fabricante da tinta de fundo e tenha certeza que o fabricante recomenda uma tinta sobre a outra.

        Ferrox faz parte de uma linha de produtos chamados de “neutralizador de ferrugem ou convertedor de ferrugem”. Eu não indico estes produtos porque um trabalho duradouro requer a total retirada do ferrugem. Estes produtos funcionam, mas por pouco tempo. Se comparar a durabilidade do trabalho onde foi usado algum destes produtos com a durabilidade de uma peça onde as técnicas corretas de pintura para aço foram aplicadas, seus resultados são inferiores. Em algumas situações é válido usar estes produtos como por exemplo se você precisar de uma peça por pouco tempo e depois descartá-la.

        Onde a tinta está fixa, não precisa retirá-la. Primeiro, você deve lixar com lixa para ferro onde houver ferrugem; e remover todo o pó gerado. Aplique o zarcão em todos os pontos onde o ferro estiver exposto. Aguarde o tempo de secagem entre demãos e aplique 2 demãos da tinta de acabamento. Ao adquirir as tintas fique atento a compatibilidade da tinta de fundo com a de acabamento. Espero ter esclarecido suas dúvidas. Se algo não ficou claro pra você pergunte novamente. Grata pelo interesse.

        • Henrique

          MUITO OBRIGADO! Ficou bem exclarecido e já fiz quase tudo isso, só mais uma pergunta! Dei uma mão de tinta(esmalte sintético alto brilho) e ficou algumas imperfeições, pra dar a segunda demão eu devo lixar ou já pode aplicar? Já tá quase bom tem lugares que tá perfeito, mas outros ainda se vê o fundo

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá, Henrique. Veja qual é o tempo de repintura, entre demãos, da tinta que você está usando. Se você for passar a segunda demão usando o tempo indicado pelo fabricante, não precisa lixar. Aplica direto a outra demão. Mas se passar muito do tempo informado pelo fabricante, faça um leve lixamento para garantir a aderência entre demãos. Feliz Natal pra você e sua família.

    • Andrew Jenner

      Oi, Boa tarde, tudo bom? eu tenho que pintar uma chapa de aço do meu trabalho de tcc e quero saber se é dessa maneira acima que vocês explicaram que eu tenho que pintar para ficar uma pintura boa.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Andrew. Tudo bem? O pré-tratamento que você deve aplicar na chapa de aço vai depender de como está a chapa. Se ela já foi pintada ou foi comprada recentemente e está sem nenhum acabamento. Ou está com óleo para aguardar o acabamento? Eu não entendi o que é o seu “trabalho de tcc”. Mas dê mais detalhes de como está a sua chapa para eu poder te responder com firmeza. Aguardo seu retorno. Abraços.

    • Luís Henrique

      Sou síndico no edifício onde moro e estou com dificuldade em encontrar pintores para os portões e grades do prédio. Já solicitei diversos orçamentos, mas acho que o pessoal já está com a vida ganha pois não respondem… Alguma indicação?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Sr. Henrique:
        Obrigado pelo seu contato. Em qual cidade você reside?
        Eu acabei de aprovar a oferta de um pintor de São Paulo. Veja no meu site no artigo Como pintar portão de ferro.
        De acordo com a sua resposta, talvez eu possa te ajudar; não garanto.
        Aguardo seu retorno.
        Abraços.

    • Andre oliveira

      Faco pintura em qualquer tipo de portao.pintura a revolver com compressor,mais rapidez eficiencia e otimo acabamento
      Whatsapp:11983950896

    • Magda Bernardes

      Gostaria de saber como “tratar” um buraquinho (corrosão de ferrugem) que começou no meu portão. Pois quero pinta-lo. Outra pergunta: Meu pai passou zarcão no portão há um bom tempo; há necessidade de passar novamente? Agradecida, pela atenção.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Magda. A corrosão deve ser removida com lixa para ferro e imediatamente após a retirada de toda ferrugem, aplique tinta de fundo para ferro, que pode ser o zarcão. Depois aplique a tinta de acabamento.
        Para saber se há necessidade de passar zarcão em todo o portão novamente, é importante analisar o estado do portão. Se estiver com muitos pontos de ferrugem, é melhor aplicar o zarcão novamente em todo o portão; mas só aplique o zarcão após a remoção de toda a corrosão. Se você continuar com dúvidas, pode me questionar novamente e tente acrescentar todas a informações que possam ajudar a resolver o seu problema.

    • Simone Benazzi

      Bom dia! Faz um mês que pintados o portão eletrônico (novinho) e repintamos as ferragens da casa mas a cor ficou horroroza. Podemos reportar tudo sem lixar? Meu marido disse que não quer pagar para o pintor tirar toda a tinta e pintar novamente. Se puder pintar por cima daí ele aceita. É possível pintar sobre o ferro já com tinta? Não tem ferrugem. Só não quero ter que lixar. Em caso positivo qual a tinta devemos usar? Muito obrigada!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Simone:
        Desculpe a demora da resposta pois achei que já havia te respondido no facebook. Só agora vi que sua pergunta é diferente.
        Vamos lá, na realidade você não quer lixar o portão. O lixamento que propus na primeira resposta é um lixamento leve e não há necessidade de retirar a tinta antiga; é só para promover aderência da próxima tinta na antiga. No entanto, existe a possibilidade de você não lixar; que vai depender da tinta que foi pintada da primeira vez. Se foi usada tinta de 1 componente e a secagem dela é só por evaporação de solvente é possível antes de pintar passar um pano embebido com o solvente da tinta. Após a secagem (que é muito rápida) aplicar a tinta com a nova cor. Esta nova tinta deve ser de mesma base e de preferência do mesmo fabricante da tinta usada na primeira pintura, com a cor de sua preferência.
        Mas se a tinta aplicada da primeira vez foi de 2 componentes e de cura química não tem jeito; tem que lixar levemente para eliminar o brilho e promover perfil para aderência da próxima camada. Se você ainda tem a embalagem ou souber me dizer qual foi a tinta aplicada na primeira pintura eu posso te dizer se é necessário o lixamento ou não. Bom domingo pra você.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.