Ao definir quais os produtos são necessários para pintar parede; o fundo preparador é sempre uma dúvida; até para os profissionais mais experientes.
Isso acontece porque muitas lojas de tintas e até mesmo alguns pintores, não sabem exatamente para que servem os produtos que indicam. E muitas vezes, apresentam produtos para eliminar problemas que suas formulações não têm condições de resolver. Isto significa que o produto não é indicado para a solução daquele problema específico.
É por isso que o consumidor deve estar atento na hora de definir os produtos que deve comprar para aplicar na sua parede e resolver todos os problemas; ou pelo menos, eliminar os defeitos e aspectos visuais que mais o incomodam e deixam feio o seu lar.
Muitas vezes; por falta de conhecimento mais profundo sobre o serviço de pintura em parede; o consumidor tenta reduzir o trabalho comprando produtos seguindo as sugestões de propagandas, vendedores e até do nome do produto. E só se dá conta de que usou o produto errado algum tempo depois que o serviço ficou pronto. Isto porque o problema retorna.
É duro descobrir que jogou dinheiro no lixo!
Se você quer evitar o gasto desnecessário em produtos que não vão resolver o problema da sua parede, clique aqui para saber como.
Se você quer saber quais os problemas que o fundo preparador de paredes vai resolver e em quais situações ele deve ser escolhido, leia este artigo até o final.
O QUE É FUNDO PREPARADOR
É uma tinta de parede à base de resina acrílica, solúvel em água e com aditivos especiais. Proporciona grande poder de penetração e ótima aderência para os produtos de acabamentos sobre ele aplicados.
É uma tinta muito fácil de ser usada e pode ser aplicada com rolo ou trincha.
Serve para paredes internas ou externas, sempre como uma tinta de fundo que necessita da aplicação da tinta de acabamento sobre ela.
A característica principal que diferencia o fundo preparador de outras tintas de fundo para parede, é a sua capacidade de agregar partículas soltas. Esta tinta aglutina as partículas para melhorar a aderência das tintas de acabamento.
Mas atenção! Ela não substitui a limpeza de pó gerado por lixamento.
Além disso este tipo de tinta também sela a parede, uniformizando a absorção.
Após a aplicação, aguardando o tempo de repintura informado pelo seu fabricante, aceita emassar parede; caso seja necessário remover imperfeições rasas e também aceita as tintas de parede fornecidas no mercado. As mais usadas são a tinta a base de látex ou PVA e a tinta acrílica; ambas também solúveis em água.
Como as outras tintas, deve-se evitar a pintura em dias chuvosos. A temperatura ambiente deve ser entre 10ºC e 40ºC e a umidade relativa do ar inferior a 85%.
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser usados durante todo o tempo em que se esteja trabalhando com a tinta. Os EPIs que você deve usar enquanto se aplica este produto são: luvas, óculos de segurança e máscara. Também é recomendado que se use calças compridas, blusas de mangas compridas e sapatos fechados, de maneira que a sua pele fique totalmente protegida.
QUANDO DEVO USAR O FUNDO PREPARADOR
É indicado para repintura, paredes em gesso, paredes descascadas, paredes pintadas com cal, paredes que estão esfarelando, para uniformizar a absorção, selar superfícies internas ou externas, pintura calcinada e também para dar mais firmeza ao reboco fraco.
O seu uso melhora a aderência e a durabilidade de tintas e massas. Além disso, aumenta o rendimento de tintas e massas porque também atua homogeneizando a absorção da parede.
Após a aplicação, você deve seguir os passos normais para uma pintura em parede. Procure usar produtos da mesma fábrica de tintas para evitar defeitos na pintura devido a incompatibilidade entre tintas.
Se você quer um passo a passo para aprender como pintar parede já pintada, neste post eu ensino como transformar uma parede velha em uma parede lisinha e nova, dando um novo aspecto visual ao seu ambiente simplesmente aplicando uma pintura de maneira profissional e com as técnicas corretas.
Se você está preparando uma parede ou teto de gesso; para em seguida aplicar a pintura de acabamento, não deixe de ler este artigo sobre pintura de gesso.
E QUANDO NÃO DEVO USAR?
É muito importante ter em mente que este produto não substitui o preparo inicial da parede. Um erro comum é pensar que este produto vai substituir a remoção de gorduras ou graxas, mofo ou a etapa de lixamento e limpeza.
Quando há infiltração na parede, esta tinta também não é a solução correta. Se você estiver com este problema, leia o artigo sobre laje com infiltração ou este outro sobre impermeabilizantes para parede externa. Eles vão te dar uma orientação sobre como agir quando a umidade externa começa a aparecer nas paredes internas.
Agora eu vou responder as dúvidas mais comuns que as pessoas costumam me perguntar no site:
– Se a parede for nova e eu usar fundo preparador preciso aplicar o selador?
Resposta: Não, porque ele também homogeneíza a absorção da parede; ou seja, ele também sela a parede.
– Sempre que se faz uma repintura é preciso usar o fundo preparador?
Resposta: Não. Se a parede estiver suja, mas sem partículas soltas, deve-se fazer uma limpeza com detergente e após a secagem um lixamento. No entanto, se além de sujeira a parede estiver descascando, esfarelando, se a tinta estiver calcinada; enfim se houver partículas soltas que precisam ser aglutinadas; ele deve ser aplicado.
– Posso aplicar fundo preparador e depois tinta emborrachada?
Resposta: Sim, porém eu recomendo que você utilize as 2 tintas do mesmo fabricante e que tenha certeza que o fabricante recomenda a aplicação de uma tinta sobre a outra.
AGORA JÁ SEI SE COMPRO…
Foi esclarecido neste post o que é fundo preparador, quando aplicar e também foram descritas as situações em que o produto não vai fornecer o resultado esperado. É muito comum que o nome deste produto leve o consumidor à errada interpretação de que ele substitui o preparo que a parede necessita para receber a tinta de acabamento. E quem compra o produto com esta intenção corre 2 riscos: o primeiro é de não ficar satisfeito com o resultado obtido e o segundo é de descobrir que se não aplicasse este produto o resultado seria o mesmo; ou seja; gastou o dinheiro sem necessidade.
E não é só com este tipo de tinta que isso acontece! Por falta de saber exatamente o efeito que produzem os diversos produtos oferecidos nas prateleiras de lojas de tintas e materiais de construção; o consumidor acaba gastando mais do que precisa e as vezes ainda não consegue o resultado que gostaria de obter. Foi com o objetivo de ajudar neste aspecto, que eu desenvolvi o kit“Descubra quais os produtos você realmente precisa comprar para pintar parede-V2”. É bem baratinho e vai te orientar na hora da compra dos produtos necessários para solucionar os problemas da sua parede. Esta etapa é de vital importância para garantir menor custo do serviço.
Se você tem mais dúvidas sobre quais os produtos deve comprar para renovar a sua parede escreva no comentário.
Até a próxima!