As dúvidas são muitas quando vamos comprar uma tinta de parede para pintar o nosso lar. E uma delas é: qual a diferença entre tinta latex e acrilica?

Isto acontece porque as opções que encontramos no mercado são muitas e as chamadas de propagandas confundem e as vezes até nos tira do foco.

Além disso, muitas vezes chegamos em uma loja de tintas ou de materiais de construção com o objetivo de compra definido, mas se o produto que desejamos não tem naquele estabelecimento, o vendedor fornece outras opções: as que ele tem na loja para venda imediata. É aí que mora o perigo! Nem sempre a opção do vendedor é aquela que vai atender em cem por cento as nossas necessidades. Mas mesmo assim ele tenta nos vender o produto dele. É o trabalho dele! E nós temos que saber muito bem o que desejamos para não nos arrepender mais tarde.

Então, para ficar claro a diferença entre a tinta acrilica e a tinta latex, vou definir o que é, as principais características e quando usar cada tipo de tinta.

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

 O QUE É TINTA LÁTEX

É uma tinta de parede. Sua fórmula contem acetato de polivinila, pva. Então a resposta para o que é tinta pva está dada. É o mesmo que tinta látex. Alguns fabricantes nomeiam este tipo de tinta como “ Tinta Latex PVA”. Também está respondida a pergunta: qual a diferença entre tinta pva e tinta látex? Nenhuma diferença; é a mesma tinta!

É solúvel em água. Quando seca, não é uma tinta lavável, mas pode ser limpa com pano úmido. Por isso é recomendada para ambientes internos apenas. Não deve ser usada em áreas com possibilidade de receber chuva.

Mesmo sendo uma tinta de menor custo, quando comparada com a tinta acrílica, apresenta ótimo cobrimento e excelente aspecto visual da pintura. Mas sua aparência é sempre mais fosca, também quando comparada com uma tinta de fórmula acrílica. Porém, esta última característica vai depender do gosto de quem está escolhendo, porque a qualidade da pintura com tinta látex é tão boa quanto a qualidade da pintura com tinta acrílica, se a primeira for aplicada em ambiente interno. Ambas apresentam aspecto visual muito bom. Por isso vale a pena levar em conta a tinta látex em orçamento de obras.

O QUE É TINTA ACRÍLICA

É uma tinta de parede. Sua fórmula contem resina acrílica. É solúvel em água e seca rapidamente. Esta resina proporciona alta impermeabilidade, depois de seca, por isso é sempre indicada para pinturas externas e em áreas da casa que são mais úmidas como cozinhas e banheiros. Também devido a característica de boa impermeabilidade, é uma tinta lavável.

O seu aspecto visual é mais brilhante, mesmo na versão fosca, quando comparada com o aspecto visual da tinta látex. Porém, esta característica não significa que não existe tinta acrílica fosca. Existe sim esta opção no mercado e o seu aspecto é muito bonito para quem gosta da pintura fosca.

O custo da tinta acrílica é sempre maior que o da tinta látex. Se quiser economizar, leia o texto acima atentamente, sobre as características da tinta látex, para verificar se atende as suas necessidades. 

PARA FACILITAR

Para ficar mais fácil de decidir qual a tinta é mais adequada para a sua necessidade, veja este infográfico:

DIFERENÇA ENTRE TINTA ACRÍLICA E LATEX (2)

As características do lado azul são da tinta acrílica e as do lado laranja são características referentes a tinta látex.

Como pode ser visto neste infográfico, tanto a tinta acrílica como a tinta látex pode atender as suas expectativas. O importante é que deve ser escolhida a mais adequada às suas necessidades.

Por exemplo, se você vai fazer uma pintura somente em áreas internas como nos quartos e sala de seu apartamento ou casa e está com o orçamento apertado para fazer esta pintura, a tinta látex vai atender as suas necessidades.

Mas se vai pintar a sala e a varanda externa com a mesma cor, e está querendo economizar, pode ser que fique mais barato adquirir uma tinta acrílica que atenda aos 2 ambientes; do que comprar 2 produtos, um para ambiente interno e outro para ambiente externo. Uma tinta 18 litros tem o preço inferior à mesma tinta 900 mL. Falo do preço unitário do litro de tinta; basta fazer as contas. Quanto maior a embalagem escolhida, menor é o custo do litro de uma mesma tinta.

ATENÇÃO!

Atenção

Alguns fabricantes informam na embalagem de tinta Látex-PVA que a aplicação pode ser em ambiente interno e externo. Estas tintas são formuladas de maneira a terem um preço inferior ao preço da tinta acrílica e com características de resistência as intempéries. Se você ler com atenção o boletim técnico destas tintas, verá na composição química a presença das resinas acrílica e vinílica. E estas tintas atendem aos requisitos necessários para aplicação em uma parede externa. Portanto quando você ver este tipo de informação para uma tinta látex, vindo de um fabricante aprovado pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta), pode usar sem medo de errar. Para verificar se a tinta é aprovada por esta associação, basta entrar no site www.abrafati.com.br .  

Para que você compreenda mais claramente sobre as formulações de tintas para alvenaria ou parede, sem ficar nenhuma dúvida; lembre sempre:

Tinta acrílica pode ser aplicada em ambiente interno e externo.

Tinta látex PVA só pode ser aplicada em ambiente interno.

 QUAL A DIFERENÇA ENTRE TINTA LATEX E ACRÍLICA

Neste artigo foram definidas as principais características da tinta acrílica e da tinta  látex, de maneira que facilite a decisão do consumidor na hora de comprar tinta para pintar parede.

Para facilitar o entendimento e para que as principais informações sejam levadas em consideração na hora da escolha, foi incluído um infográfico.

Ficou evidenciado que uma tinta não é melhor que a outra, mas que cada tinta tem suas características específicas que devem ser levadas em consideração na hora da escolha, para que o resultado esperado seja atingido.

Também foi esclarecido porque alguns fabricantes de tinta látex pva afirmam que suas tintas podem ser usadas em ambientes internos e externos; informação que pode confundir o consumidor e o pintor na hora de comprar a tinta.

O conhecimento das características básicas de cada tinta que existe no mercado é de muita importância para que o resultado seja o esperado e também para evitar gastos a mais e as vezes, desnecessários. Recomendo a pesquisa na internet nos sites dos fabricantes que estão presentes na sua cidade, para escolher exatamente o que você necessita e deseja. Nas lojas, leia as informações que estão na embalagem. São informações importantes! Não se deixe ser guiado por vendedores porque nem todos são confiáveis e experientes no assunto. Eles querem vender as tintas que estão em estoque na loja deles; que nem sempre é a tinta mais adequada para sua necessidade e o seu bolso.

Se você acredita que estas informações podem ser úteis para mais alguém, compartilhe. Se ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário.

Até mais!

 


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    10 replies to "Descubra Qual a Diferença Entre Tinta Látex e Acrílica"

    • Jhon Stuart

      eu assisti uns vídeos no youtube para fazer abstratos com efeitos cósmicos exemplo: uma galáxia em painel, mas esses produtos não tem no Brasil um deles é o FLOETROL gostaria de saber se existe algo similar não encontrei nada na internet e nas lojas ninguém sabe, também pergunto se posso usar para essa técnica a tinta latex, na verdade gostaria de usar novas tintas quero dizer experimentar algo além do óleo e o acrílico, tenho uma amiga artista plástica ela usa tinta laka mergulhada na água e coloca o painel dentro dela e fica algo extraordinário o problema é que tem que se aprender sozinho ninguém ensina seus procedimentos. Agradeço a atenção.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Jhon. Eu sou especialista em pintura civil e industrial. Não sou especialista em pintura artística e eu não conheço no mercado brasileiro produtos semelhantes ao Floetrol. Tem que importar ou buscar no mosso mercado alguma empresa que esteja importando o Floetrol e outros produtos que te atendam, para comercializar. Obrigado pelo comentário.

    • Vitor

      Olá, gostei muito do seu artigo e pelo fato de responder as dúvidas dos leitores torna a matéria de utilidade pública!

      Estou construindo um home cinema e estou precisando de uma marca de tinta que seja completamente fosca para não refletir ou refletir o mínimo possível a projeção.

      É comum ao buscar uma tinta dita fosca, mas que em sua composição (mesmo se dizendo latex) ter a presença de compostos acrílicos.

      Podem me indicar, por favor, uma marca de tinta que seja realmente preto fosco?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Vitor. Realmente as tintas no mercado que dizem ser a base de látex possuem acrílico. Quando consultamos os respectivos boletins técnicos isto é constatado. Recomendo buscar tinta específica para projeção em parede. Obrigado pelo comentário.

    • Adriana

      Olá. Gostaria de saber se existe no mercado nacional produto semelhante ao Floetrol – https://www.homedepot.com/p/Flood-Floetrol-1-qt-Clear-Latex-Paint-Additive-FLD6-04/100198078

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Ola, Adriana. Não conheço aditivo para tintas látex, no mercado brasileiro que forneça estes benefícios todos juntos em um só produto como este que você apresentou. Obrigado pelo comentário.

    • Simone

      Gostei muito das explicações. Para pintar de branco as portas internas de um apto cuja pintura anterior também é branca, seria somente pintar por cima da tinta anterior ou teria algum procedimento a ser feito antes da pintura? Obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Simone. Se a tinta antiga está apenas suja, você deve fazer uma limpeza com solução de detergente neutro, secar e lixar com lixa lixa fina para garantir a aderência. Para melhor orientação, entre no site http://www.opintorconsultoria.com e na janela “COMECE POR AQUI” baixe o e-book grátis “como pintar porta de madeira”. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Moura

      Bom dia.
      1º – minha sala está com pintura antiga de 10 anos TINTA ACRILICA SUVINIL FOSCO GELO. está suja. não tem imperfeições nem está descascando. quero pintar com tinta SEMI BRILHO GELO. qual seria o procedimento? não quero lixar pra depois ter q passar massa na parede toda, lixar de novo e pintar. posso dar uma leve lixada, aplicar o fundo preparador e pintar direto, ou apenas pintar direto?

      2º – meu quarto está na mesma condição da sala só q a tinta usada a anos atrás foi SUVINIL BRANCO NEVE FOSCO. está muito suja. quero pintar com SUVINIL ou METALATEX GELO FOSCO. precisa lixar tb ou só rolar por cima mesmo?

      3º – minhas portas de madeira dos quartos são pintadas com tinta acrílica gelo. posso lixar, usar o selador de madeira depois pintar com acrílica semi-brilho ou tem q ser a acetinada própria para madeira?

      4º – desculpe tantas perguntas

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Moura. Seguem as minhas respostas:
        1º Como a parede está apenas suja, eu recomendo que você faça uma limpeza com um pano embebido em solução de água com detergente neutro. Depois passe um pano úmido só com água, para retirar a solução com detergente. Aguarde a parede secar totalmente. Faça um lixamento bem leve só para ajudar a aderência da nova tinta com a tinta antiga. Remova o pó gerado pelo lixamento e aplique a tinta de acabamento. Pela descrição de sua parede, não há necessidade de aplicar fundo preparador.
        2º Como o seu quarto está nas mesmas condições que a sua sala, eu recomendo o mesmo procedimento que descrevi acima.
        3º Entendi que você vai lixar as portas retirando toda a tinta. E vai aplicar selador para madeira e depois use tinta para madeira, do mesmo fabricante do selador e verifique se o fabricante recomenda a aplicação de uma tinta sobre a outra. Assim você evita defeitos de pintura devido a incompatibilidade entre tintas.
        4º Pergunte sempre que precisar. Um dos objetivos do site é responder dúvidas sobre pintura. Muito obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.