Ao realizar uma pintura é muito comum ter dúvidas; ainda mais quando a pessoa não tem muita experiência com pintura; se aplicando a massa corrida, o problema encontrado na parede será resolvido e se a aparência desejada vai ser obtida. Aplicar massa corrida é um passo muito importante no processo de pintura, mas muitos desconhecem sua importância e sua função.  O fato é que até mesmo alguns pintores profissionais também não sabem como aplicar massa corrida na parede corretamente. Neste artigo você vai aprender porque você deve aplicar a massa corrida, os tipos de massa corrida que são encontradas no mercado, como escolher a massa ideal para o seu caso e como aplicar massa corrida de maneira a obter o resultado que você deseja.

No próximo tópico você vai aprender não só qual a função da massa corrida, ou seja, em que situação ela realmente é a solução para melhorar a qualidade e o aspecto da pintura; mas também as maneiras de como elas são identificadas no mercado.

Massa corrida ou massa acrílica?

Então, vamos começar a entender o vocabulário do mercado. É comum os termos massa corrida e massa acrílica. Qual a diferença? Pintores, vendedores das lojas de materiais de construção e fabricantes usam o termo massa corrida para massas que devem ser aplicadas em ambientes internos e massa acrílica para massas que devem ser aplicadas em ambientes internos e externos. Você vai observar esta nomenclatura também nos boletins técnicos dos fabricantes das massas. Esclarecendo que a massa para ambiente interno se trata de ambientes onde a parede não será molhada por chuva ou não se trata de áreas muito úmidas como banheiros, cozinhas, lavanderias, etc. Portanto a massa acrílica; que pode ser aplicada em ambientes externos; resiste bem às situações de chuva e alta umidade.

 

como-deixar-uma-parede-lisinha

 

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

Qual a função massa corrida?

Agora vou explicar as funções das massas: tanto a massa corrida como a acrílica possuem 2 funções principais que são:

  1. Corrigir e nivelar imperfeições rasas de bases como reboco, concreto, gesso, bloco de concreto, fibrocimento e também podem ser aplicadas em paredes pintadas com tintas antigas. Não use massa corrida para corrigir grandes imperfeições na parede. Estas, devem ser corrigidas com massa de concreto, reboco, etc. Fique atento para esta situação. Muitas vezes o pintor, para não atrasar o serviço, apela para correção de grandes imperfeições com massa corrida ou acrílica e após poucos meses do serviço concluído surgem problemas.
  2. A segunda função da massa é tornar a superfície lisa. A massa corrida sendo bem aplicada dá um aspecto muito agradável à parede conferindo um visual bonito e muito adequado, principalmente a ambientes internos. Como preparador de parede, as massas possuem características importantes como possuir o tempo de secagem para lixamento rápido e grande poder de enchimento, além de uma boa aderência. Normalmente, massas corridas e acrílicas são aplicadas sobre o fundo selador; quando em paredes novas; ou sobre a tinta antiga; no entanto também podem ser aplicadas direto na base de acordo com as recomendações de alguns fabricantes. Porém, esteja ciente de que a aplicação diretamente sobre a base aumenta o consumo de massa.

Como aplicar massa corrida na parede

O procedimento para aplicação de massa é o mesmo tanto para massa corrida como para massa acrílica. A parede deve estar isenta de óleo, graxa, pó, sujeiras, mofo, sabão; enfim completamente limpa para que a massa fique bem aderida à base. Esta recomendação também é válida se você estiver usando a massa apenas para corrigir imperfeições rasas. O local onde for aplicar a massa, deve estar isento de qualquer sujeira ou contaminação que possa prejudicar a aderência dela na base.

Com o que aplicar massa corrida?

espatula par aplicar massa corrida

Os acessórios que você deve ter para aplicar massa corrida são desempenadeira de aço, espátula de aço ou aplicador de massa. Com a espátula você alimenta a lateral maior da desempenadeira e com a última alimentada com a massa, passe na parede, esticando a massa sobre a parede. Você também pode utilizar a espátula para espalhar e esticar a massa corrida na parede (o movimento pode ser horizontal ou vertical) e usar a desempenadeira para retirar o excesso de massa, deixando a parede bem lisa. O aplicador de massa é um dispositivo de baixo custo que pode ser usado no lugar da espátula; usado para aplicar e espalhar a massa. É necessário trabalhar em pequenos espaços de cada vez para que a massa não seque antes de passar a desempenadeira. Aplique camadas finas de massa. Em geral, é necessário aplicar 2 demãos para o trabalho ficar bem feito. Na primeira demão são corrigidas as imperfeições e a segunda demão corrige as imperfeições que não foram corrigidas na primeira. Atente para o tempo que deve aguardar para iniciar a próxima demão, consultando o boletim técnico do fabricante. Também é importante a luminosidade no local do trabalho que vai ajudar o pintor a colocar mais massa nos locais onde há imperfeições.

Após aplicar a massa corrida é hora de lixa

lixar a parede depois de aplicar a massa corrida

Lixe a parede após a aplicação da segunda demão e quando a massa  estiver seca; aguarde o tempo informado pelo seu fabricante. Use lixa nº 180 ou mais fina. Sua parede vai ficar lisinha e pronta para ser pintada. Basta retirar todo o pó gerado pelo lixamento.

 

como-deixar-uma-parede-lisinha

 

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

Segurança em primeiro lugar

Para completar o aprendizado, é muito importante que você se proteja para manusear a massa corrida ou acrílica. Tenha em mente que são produtos químicos tóxicos para o ser humano. Portanto, use luvas para não permitir contato do produto com a sua pele. Proteja suas vistas usando óculos de segurança e máscara com carvão ativo enquanto estiver aplicando a massa na parede. Na etapa de lixamento, use máscara de pó para proteger seu sistema respiratório. Antes de iniciar o trabalho, leia o boletim técnico e a FISPQ(ficha de informação de segurança de produto químico) do produto que você está usando. É muito útil você conhecer estas informações, para o caso de algum contratempo.

Para finalizar

O último alerta que vou te passar é com relação ao fabricante que você vai escolher. Tem que ser o mesmo fabricante do fundo selador e da tinta de acabamento que vai usar. A massa vai ficar no meio do esquema de pintura e ela tem que ser compatível com o fundo selador e com a tinta de acabamento. Fique atento a este detalhe para evitar incompatibilidade entre camadas que pode causar defeitos como empolamento ou descascamento da pintura.

Se você seguir todas as recomendações deste artigo sobre como escolher e passar massa na sua parede; seja para corrigir pequenas imperfeições ou seja para melhorar o aspecto de uma parede interna ou externa em uma residência, escritório, etc; você vai ficar orgulhoso do resultado que vai conseguir. Boa sorte!

Gostou? Deixei seu comentário e compartilhe com os amigos no Facebook!


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    8 replies to "Como Aplicar Massa Corrida na Parede"

    • Thais

      Olá,

      tenho uma dúvida em relação a parede já pintada.
      As parede já estão pintadas a alguns anos e agora irei passar a massa corrida.
      Qual deve ser o procedimento correto?
      Devo lixar a parede, passar o selador e ai passar a massa corrida?

      Agradeço 🙂

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Thaís. Você deve primeiro limpar a parede com um pano com água. Se houver gordura, limpe com pano molhado com água e detergente e depois só com água para remover o detergente. Após a secagem, lixe, remova o pó de lixamento e aplique a massa. Não há necessidade de usar selador. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • CINTIA EMA PADOVAN

      Rosemary, obrigada por sua dedicação com esclarecimentos tão necessários. Sobre esta mesma parede do banheiro que passamos uma camada superfina de argamassa colante (sobre massa regularizada após a retirada de azulejos antigos), vc recomenda passarmos seladora antes de aplicarmos a massa corrida?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Eu recomendo passar selador, mas aguarde 28 dias para cura total do cimento. Obrigado pelo comentário.

    • CINTIA EMA PADOVAN

      Retiramos o azulejo de um banheiro e preenchemos os buracos que restaram com argamassa tipo cimento cola e também uma camada geral em toda a parede com 3 a 4mm no máximo para regularizar, com esta mesma massa. O pedreiro afirma que com 72horas já se pode aplicar massa acrílica para seguir com a pintura. Teremos que aguardar mais que isso?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Cintia. A argamassa possui cimento em sua composição e a cura total do cimento se dá em 28 dias. Durante este tempo, as reações de cura do cimento geram sais alcalinos que vão prejudicar a aderência da massa acrílica na camada de argamassa. Portanto para que o trabalho não venha a te trazer problemas muito em breve, você deve aguardar 28 dias. E eu recomendo sim passar o selador para igualar a absorção da parede e o selador vai te fazer economizar tinta. Adquira o selador, massa acrílica e tinta do mesmo fabricante e tenha a certeza de que o fabricante recomenda a aplicação de um produto sobre o outro; para que você não tenha problemas de incompatibilidade entre tintas. Bom trabalho e se tiver mais dúvidas mande outro e-mail. Obrigado pelo comentário.

    • Cristiano

      O post é um pouco antigo mas vou tentar tirar uma duvida. Tive problemas com os últimos profissionais e vou tentar fazer eu mesmo. Mas em casa tenho um local muito pequeno para aplicar a massa, entre duas madeiras no teto com 4cm entre elas. Preciso fazer esse acabamento, o local terá luz e se não o fizer ficará muito ruim. Como aplicar a massa e dar o acabamento nesse local?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Cristiano. Neste local você usa uma espátula menor, 2 cm, para aplicar a massa. Na internet, pesquise no google “espátula rígida 2 cm” e verá onde encontrar. A de cabo de plástico custa menos que R$5,00. Para lixar e aplicar o acabamento, eu preciso que você me dê mais detalhes sobre o local e suas dificuldades. Aguardo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.