Muita gente perde horas de sono no verão e se pergunta como diminuir o calor no quarto. Ou já levantam da cama com dor de cabeça por terem dormido mal ou porque ficam em ambiente muito quente. Estas pessoas estão sempre em busca de soluções de como deixar o quarto mais frio. Por isso, resolvi escrever este artigo para dar 5 dicas de como você pode diminuir, consideravelmente, o calor no seu quarto.

Existem algumas maneiras de resfriar o teto de uma casa ou de um quarto ou sala onde bate sol o dia inteiro, durante o verão rigoroso de várias cidades do nosso país.

Mas geralmente o problema não é só o teto, mas também as paredes que pegam sol boa parte do dia naqueles horários críticos quando o sol é mais forte. Então a saída é comprar um ar condicionado. No entanto; para se refrescar quarto abafado e tremendamente quente, o consumo de energia é altíssimo e a conta de luz fica muito mais cara.

Sem contar que só se consegue tornar suportável o cômodo onde está o ar condicionado! O restante do lar continua muito quente e aí se cria dentro do próprio lar um ambiente causador de doenças porque a diferença de temperatura entre o quarto refrigerado e o restante da casa é muito grande; e isto não faz bem à saúde principalmente de crianças, pessoas alérgicas e idosos.

Então vamos lá, estudar estas 5 dicas e veja como você pode aplicá-las em seu lar.

DICA 1

Ccortinas fechadas

Use insulfilm nos vidros da janela para refletir a luz do sol. Se não for possível, você também pode bloquear a entrada do sol direto na casa mantendo cortinas ou persianas fechadas durante o dia. Desta maneira não ocorrerá o aquecimento das peças no interior do seu lar. Outra maneira de como diminuir o calor no quarto é retirar os tapetes. Eles mantém o calor.

DICA 2

Não use lâmpadas incandescentes. O ideal para o verão são as lâmpadas led porque são as mais frias; além de serem as mais econômicas que temos no mercado. Mas elas são também as mais caras. As lâmpadas fluorescentes emitem menos calor do que as incandescentes. Faça a opção de acordo com o seu bolso.

DICA 3

Coloque um ventilador ligado na frente de uma garrafa de água congelada. Pode ser também na frente de um bloco de gelo grande ou mesmo um saco cheio de gelo. Isto vai fazer o ar esfriar e circular pelo ambiente ao mesmo tempo. Ajuda a refrescar quarto abafado.

DICA 4

Desligue o maior número possível de aparelhos eletrônicos dentro do quarto porque estes aparelhos ligados liberam calor.

DICA 5

Pinte as paredes externas, telhados, etc com tinta refletora da luz solar.

Mas para conseguir alguma redução de temperatura no seu ambiente, a cor tem que ser branca.

Como o verão em nosso país é sempre rigoroso e temos estados onde é verão quase o ano inteiro; fazer pequenos ajustes no lar vai ajudar você e sua família a amenizar as circunstâncias desagradáveis da estação e curtir ao máximo as vantagens que o clima quente proporciona. São dicas simples e que podem ser colocadas em prática de acordo com sua disponibilidade financeira. Você pode começar trocando as lâmpadas mais usadas, criando hábitos de manter as cortinas ou persianas fechadas durante o dia, retirar os tapetes e manter desligados os aparelhos eletrônicos. E conforme suas possibilidades, você vai completando as trocas de lâmpadas, a pintura e a aplicação do insulfilm. E aos poucos seu lar vai ficando com a temperatura mais agradável.


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    2 replies to "5 DICAS DE COMO DIMINUIR O CALOR NO QUARTO"

    • Avatar Rodrigo de Abreu

      Olá Rosemary. Li seu artigo e queria tirar uma dúvida: Existem outros tipos de fabricantes dessas tintas para indicar e que tenham este resultado? Desde já agradeço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Rodrigo. Não conheço, mas isto não significa que não exista. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.