O importante é planejar. O planejamento do serviço, além de orientar como fazer orçamento de pintura, ajuda a não errar na definição dos materiais necessários.
Como esta é a etapa do serviço mais importante, você deve dedicar o tempo necessário para que o seu planejamento seja realmente de valor e contribua para o resultado esperado.
O orçamento de um serviço de pintura está calcado em 3 pilares:
1º) Materiais: tintas, ferramentas e acessórios;
2º) Cálculo da área a ser pintada;
3º) Custo da mão de obra.
Então vamos a sua primeira ação para o planejamento de sua pintura que é a análise do local a ser pintado.
Esta análise deve ser muito bem-feita. Faça a análise com muita calma. Observe o estado do substrato, para tomar a decisão correta. Quando digo substrato, este pode ser uma parede ou uma peça de madeira ou de aço.
Faça uma vistoria criteriosa e detalhada. Todos os problemas que a peça ou parede apresentam devem ser levados em conta para que o serviço apresente o resultado esperado. Às vezes, o custo de uma pintura para uma mesma área e um mesmo substrato é muito diferente, devido as diferenças do estado inicial das peças ou paredes. E não é só o preço que varia; o tempo do serviço também pode variar muito em função do estado inicial da peça ou parede.
Definido o estado inicial, vamos partir para o estado final. Qual é o resultado desejado? Ouça com atenção o seu cliente ou a sua esposa, mãe, filhos; se você está fazendo o serviço para o seu lar. Converse muito para ter certeza que entendeu o desejo e a expectativa deles.
Feito isto, vamos partir para o primeiro pilar de construção do orçamento.
DEFINIÇÃO DE MATERIAIS: TINTAS, FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Definido o tratamento que é preciso aplicar no substrato, é preciso listar as ferramentas e os acessórios necessários para o trabalho.
As ferramentas usadas no serviço de pintura são: espátulas, raspadores de tinta, lixadeira elétrica, pistola convencional ou airless, trincha, rolo, escada, desempenadeira, aplicador de massa, raspador de tinta, escova manual de aço e escova rotativa elétrica.
Se você não é pintor, algumas ferramentas podem ser substituídas por acessórios de menor custo. Por exemplo a pistola convencional ou a airless pode ser substituída por rolo e trincha. A lixadeira elétrica por lixa manual e a escova rotativa pela escova de aço manual. Espátula de aço, raspador de tinta, aplicador de massa, desempenadeira são ferramentas de baixo custo.
Como pintor profissional, você deve ir substituindo as ferramentas manuais por ferramentas elétricas para conseguir trabalhar com maior produtividade mantendo a qualidade.
Os acessórios de pintura, normalmente o pintor já tem: bandeja de pintura, pincel para recorte e rolo. Mas quem faz como hobby ou só para si mesmo, deve incluir no orçamento estes itens, além dos acessórios de consumo como fita crepe para isolar, lixa e misturador de tinta.
IMPORTANTE!
Não deixe de incluir no seu orçamento os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Para os serviços de pintura deve-se usar máscara de pó, máscara respiratória para solventes orgânicos, luvas e óculos de segurança. Se usar equipamentos que geram ruídos, adquira também protetor auricular.
As tintas devem ser definidas após fazer aquela vistoria detalhada. Você pode precisar de massa corrida ou acrílica, selador, fundo preparador, tinta de fundo; além da tinta de acabamento na cor desejada. Este post vai te ajudar a escolher a tinta que necessita, seja para pintar parede, madeira ou ferro.
CÁLCULO DA ÁREA A SER PINTADA
Você precisa saber a área que vai pintar, para definir com mais precisão a quantidade de tinta que vai precisar. E além disso, é praxe no mercado de pintura, cobrar por metro quadrado. Orçamento de pintura residencial costuma ser dado por metro quadrado. Geralmente, tabela de preço de pintura residencial, ou simplesmente tabela de preço de pintura; na internet; é encontrada por metragem quadrada.
Quando a área a ser calculada é de uma parede, é muito simples fazer o cálculo da área; basta multiplicar a largura da parede pela sua altura.
Para o cálculo de portões, grades ou janelas confeccionadas com barras, cantoneiras, tubos ou vigas de aço, deve-se usar as tabelas com os fatores de conversão para obter o resultado. Estas tabelas são encontradas na internet quando se faz uma busca no google. Como este trabalho é mais profissional e exige um conhecimento mais aprofundado de matemática, os pintores optam em cobrar por peça considerando o tempo que vão usar para fazer o trabalho. Mas se você quiser um treinamento específico neste assunto, entre em contato informando a sua necessidade.
Se você já possui a informação correta da quantidade de tinta que vai precisar, e vai fazer o serviço você mesmo; não precisa calcular a área e o seu orçamento já está um passo na frente.
A maioria dos sites de fabricantes de tinta calculam a quantidade de tinta que você vai precisar; mas para isto é preciso informar a área a ser pintada. Suvinil, Universo Tintas, Coral, Tintas Eucatex são alguns exemplos de sites de fabricantes de tintas que ajudam sobre este tema.
CUSTO DA MÃO DE OBRA
Este é o pilar de mais alto custo. Em geral, os consumidores têm dificuldade em saber qual é o preço justo de mercado a pagar para o pintor. Fato é que não existe uma tabela de preços do serviço de pintura que seja oficial para cobrança em todo o país. Então cada pintor dá o seu preço; muitas vezes usando critérios que não são lá muito profissionais. Por exemplo, na cidade onde moro; Rio de Janeiro; os pintores civis cobram mais caro para uma pintura de parede, se o serviço for na zona sul; região nobre da cidade; e para o mesmo serviço na zona norte o preço é bem inferior. Já questionei alguns pintores sobre isso e me responderam que na zona norte as pessoas não pagam o preço maior então eles cobram menos para pegar o serviço. Particularmente, não concordo com este método; mas é a realidade.
Se você optar por fazer o serviço, o custo total da sua pintura fica bem menor.
Se fizer uma pesquisa do custo da mão de obra para um serviço de pintura, vai verificar que os valores são muito variados. Os preços variam de acordo com a cidade e também com a oferta de profissionais. Se você tiver sorte de morar numa cidade que tenha bastante profissionais de pintura, o preço cobrado costuma ser menor. Para você ter uma ideia, neste fim de ano eu encontrei um pintor cobrando R$2,000,00 para pintar um apartamento com 80 m² de 2 quartos, sala e dependências de empregada na zona norte do Rio de Janeiro. Ele me informou que o serviço seria de 10 dias porque além das paredes iria pintar também os rodapés e portas e que o preço estava abaixo do mercado; mas ele pegou o serviço para não ficar parado.
COMO FAZER ORÇAMENTO DE PINTURA
Um modelo de orçamento de pintura, tem basicamente 3 pilares para você seguir; seja uma pintura de madeira, alvenaria ou ferro: definir o material necessário, calcular a área a ser pintada e pesquisar o custo da mão de obra.
Quanto mais bem planejado e estudado o tipo de pintura que você precisa fazer, maior a probabilidade do seu orçamento ficar muito próximo da realidade.
Se calcular corretamente a metragem quadrada que precisa pintar, você pode buscar uma tabela de preço da pintura por metro quadrado na internet e ter assim uma noção do que precisa gastar para fazer o seu trabalho completo.
É muito frustrante iniciar um serviço e ter que parar no meio porque a sua previsão de gastos estava errada; o dinheiro acabou e o serviço não! Sem contar que o ambiente fica com um aspecto muito feio com o trabalho feito parcialmente. Para evitar que isto aconteça com você, use o tempo que for necessário para fazer a previsão dos gastos de sua pintura. Consulte os sites dos fabricantes de tinta para ter certeza de quanto vai precisar gastar com tinta, se for pagar mão de obra, faça vários orçamentos e peça para ver um trabalho que o pintor já tenha feito, para ter noção do resultado que ele pode te dar. Enfim; planeje e pesquise bastante antes de tomar a decisão final. Boa sorte!