E dezembro chegou! Com ele o clima de Natal e o sentimento de novo… novo ano que está chegando! Que pede um lar renovado e para isto uma PINTURA DE NATAL!

Nada como renovar o nosso lar para começar o ano! Quando podemos fazer uma faxina geral, trocar móveis, cortinas e enfeites temos esta sensação mais forte. Parece que estamos em uma nova casa! Mas nem todos podem trocar tudo de uma vez! É preciso estar financeiramente preparado para mudar tudo. Mas uma pintura na parede para trocar a cor ou apenas para promover uma limpeza; pintar o portão e as janelas, trocar a cor de um móvel; isto dá para fazer gastando pouquinho. Casas pintadas por fora com uma pintura nova mudam até o aspecto visual da rua! E você pode fazer isto de modo bem econômico.

E para te ajudar a escolher a tinta ideal para cada caso, eu fiz um resumo das dúvidas mais frequentes que são colocadas no site, para você tomar decisões rápidas do que comprar e saber quanto vai precisar gastar para dar um visual diferente e mais limpo no seu lar para o Natal, e também para receber o novo ano que está chegando.

A escolha do produto adequado para cada superfície, é essencial para a qualidade e durabilidade de sua pintura. No mercado, temos várias opções de tintas. São tantas propagandas nas embalagens que o consumidor fica perdido e tem dificuldades em decidir qual a tinta que vai atender melhor suas necessidades.

Pensando nisto, eu fiz um resumo onde apresento os grandes grupos de tintas, baseados em suas resinas. A resina é o componente da tinta que vai ditar as principais características da película e consequentemente as suas principais aplicações. Vamos lá.

Pintura de Madeira

 Natal 2

Portas, janelas, ou móveis de madeira, podem ser renovados apenas com uma pintura. No mercado, as tintas de acabamento para madeira encontradas facilmente, são a base de resina alquídica; chamadas de esmalte sintético e também de tinta a óleo; e as tintas à base de resina acrílica; conhecidas como esmalte a base de água.

A tinta a óleo e o esmalte sintético; que são de base alquídica; são diluídas em aguarrás. Embora recomendadas para interior e exterior; quando são de cores claras tendem a amarelar, principalmente se expostas ao tempo. Esta é uma característica desta resina básica que você deve estar atento pois vai influenciar na durabilidade do aspecto visual. Para a aplicação da próxima demão é preciso esperar mais tempo, se comparada com o esmalte a base de água e isto vai aumentar o tempo total do serviço de pintura. O esmalte a base de água, que é a base de resina acrílica, que resiste melhor às intempéries, mesmo na presença constante do sol. Além disso, é menos agressiva ao ser humano por usar água para diluição e limpeza dos acessórios. Para quem tem crianças, animais e idosos em casa, ou é alérgico; esta é uma característica importante do esmalte a base de água, que deve ser levado em conta na hora da escolha da tinta.

Você vai encontrar umas dicas para pintar madeira e não errar neste artigo, que pode te orientar na pintura de portas, janelas e outras peças de madeira. Também vale a pena consultar outro post que falo sobre a repintura de madeira. Hoje em dia, o MDF é muito usado em móveis e se você quiser renovar alguma peça de MDF, leia este post  que pode te ajudar.

 

Pintura de Parede

 Natal - parede

 Paredes de quartos e sala; interiores e fachadas de casas e prédios; paredes exteriores, ficam bastante diferentes só com uma pintura. Vai depender da criatividade dos pintores para escolher as cores. Se você digitar no google “cores para quarto de casal”, ou “cores para quartos masculinos” ou “cores relaxantes”; vai encontrar várias ideias para escolher a cor do clima que pretende dar ao ambiente e que seja do seu gosto.

As tintas que o mercado oferece para pintar cimento, são as de base PVA ou látex e as de base acrílica.

As tintas à base de PVA devem ser aplicadas apenas em paredes internas. Lembre-se também que a parede pintada com tinta PVA pode ser limpa com um pano úmido, mas não pode ser lavada.

As tintas à base de resina acrílica são resistentes as intempéries e podem ser lavadas. Por isso são tintas indicadas para pinturas externas. Mas nada impede que sejam usadas em paredes internas; tecnicamente. Estas tintas possuem o custo superior ao custo das tintas à base de PVA; no entanto; dependendo da área interna e da externa que você vai pintar; em alguns casos é mais em conta comprar apenas a tinta acrílica que serve para os 2 casos.

É importante também considerar que o preço do litro de tinta na embalagem de 18 ou 20 litros é sempre menor do que o preço de um litro da mesma tinta na embalagem de um galão.

Você vai encontrar um passo a passo de como repintar uma parede neste artigo. E neste outro você vai aprender algumas dicas para evitar manchas na pintura de parede. Se for pintar gesso, vai encontrar neste post informações importantes sobre este assunto. Este material vai te dar muitas dicas para a compra de produtos para pintura; confira.

 

Pintura de Ferro

 Natal - ferro

 Portões, grades e janelas de ferro costumam oxidar com o tempo e ficam muito feios conforme a tinta vai saindo e a ferrugem vem surgindo. Para a repintura de ferro ou aço, é sempre recomendável a aplicação de uma tinta de fundo e depois da tinta de acabamento; devido a tendência de formação de ferrugem que que este metal apresenta.

As tintas de fundo para ferro costumam ser de base alquídica modificada com resina fenólica ou simplesmente alquídica e estas tintas são diluídas em aguarrás.

A tinta epóxi 2 componentes também é uma tinta de fundo para ferro, mas é mais nobre e bem mais cara que a primeira citada.

As tintas de acabamento para ferro são as mesmas usadas para madeira; tanto as de base alquídica que são os esmaltes sintéticos; quanto as de esmalte a base de água. Existe também a opção da tinta automotiva a base poliuretano, também 2 componentes. A tinta a base de poliuretano é mais nobre do que os esmaltes sintéticos e proporciona durabilidade superior; porém tem custo mais alto do que os esmaltes.

É muito importante que o pré-tratamento seja bem feito para que a durabilidade da pintura acompanhe a da tinta; mesmo que você opte por comprar tintas mais caras e nobres. O artigo “Como Pintar Portão de Ferro” vai esclarecer esta etapa do pré-tratamento. Se você optar por comprar tinta epóxi, este post vai te ajudar bastante.

 

Acessórios

 Os acessórios são itens mais fáceis de decidir; no entanto, é muito comum a dúvida sobre qual o rolo deve comprar; se o de espuma ou de lã. O rolo é definido em função da tinta a que vai ser exposto. As tintas que citei para pintar madeira, todas pedem a aplicação com rolo de espuma. Já as tintas que citei para pintar parede, todas pedem o rolo de lã pelo baixo. Para a pintura de ferro, o zarcão e os esmaltes, pedem rolo de espuma. Se for usar a tinta epóxi adquira rolo especial para esta tinta. A informação sobre o tipo de rolo a usar com cada tinta, costuma ser encontrada no boletim técnico da tinta. Consulte sempre o boletim técnico da tinta antes de comprar, para evitar surpresas desagradáveis.

A aplicação de tinta com pistola é mais rápida e fornece um aspecto visual bem superior à pintura com rolo. Mas a pistola suja muito a área em torno do local a ser pintado porque a tinta pulverizada se espalha no ambiente. Isto obriga o pintor a cobrir todos os móveis e o piso. Se a casa estiver vazia ou for fácil retirar os móveis do ambiente que vai ser pintado, é de grande vantagem o uso da pistola. Mas se o ambiente tiver muitos móveis, você vai ter que usar muito tempo na proteção de todos eles e do piso.

Use Equipamento de Proteção Individual!

 EPIs

 Os EPIs necessários para o serviço de pintura são: óculos de segurança, máscara de pó, máscara para solventes orgânicos e luvas. Procure usar calças compridas, blusas de mangas longas e sapatos fechados para proteger a sua pele dos produtos químicos que irá usar, para evitar surpresas indesejadas na sua pintura de Natal.

Pintura de Natal

Neste artigo foram apresentadas as características das tintas usualmente encontradas no mercado, para pintar madeira, concreto e ferro. Também foram esclarecidas as dúvidas sobre qual o tipo de rolo que se deve comprar para executar uma pintura.

Eu desejo a você; seguidor do meu site; um Natal com muita paz e que o novo ano traga muitas transformações para todos nós, de maneira que possamos nos tornar as pessoas que o mundo precisa para se transformar em um mundo melhor: mais compreensivas, alegres, doadoras, humildes, estudiosas, pacientes, gratas e amorosas. Boas festas!


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Leave a Reply

Your email address will not be published.