Se você quer comprar um compressor de ar para pintura, mas não sabe definir tecnicamente qual o que atende as suas necessidades, leia este artigo até o final.

E saiba que você não é o único. Não pense que é falta de instrução ou de um curso superior porque na realidade é falta de experiência e conhecimento neste ramo específico da engenharia. E estas faltas podem ser contornadas com a busca por ajuda dos fabricantes de compressor de ar. É como precisar de um computador para trabalhar. Hoje em dia a maioria dos trabalhadores precisa de um; mas não entende nada para escolher qual o que vai atender as suas necessidades. Então buscam ajuda com os vendedores ou com os fabricantes ou na internet.

E eu tenho certeza disto porque eu passei por esta situação. Sou formada em química industrial. Iniciei minha carreira profissional em uma multinacional de grande porte onde havia um departamento de manutenção muito bem estruturado que era responsável pelas aquisições de todos os equipamentos da empresa e por isso nunca me preocupei em especificar um compressor de ar para pintura; o setor que eu era responsável.

Quando fui trabalhar em uma empresa de pequeno porte; onde o departamento de manutenção era composto por um senhorzinho que “quebrava o galho” quando possível; a responsabilidade da definição da compra de um compressor de ar para pintura ficou para mim. Na época eu já tinha uns 10 anos de experiência; mas nunca tinha definido tecnicamente um compressor de ar para pintura.

 

 

A BUSCA POR CONHECIMENTO

por-que 2

Li alguns livros e revistas sobre o assunto e procurei orientação no mercado. Vejam o que aprendi:

– Os maiores conhecedores deste assunto estão nas fábricas de compressores de ar e estas empresas fornecem assistência técnica para quem as procura. Ajudam muito para a escolha do compressor de ar adequado as suas necessidades porque conhecem seus equipamentos a fundo.

– Os compressores de ar possuem diversas aplicações além da pintura com pistola. Você pode usar um compressor de ar para limpar peças, teclados ou equipamentos; encher pneus de carro ou bicicletas, piscinas, balões, bolas; fazer pulverizações; usar em máquinas pneumáticas e muito mais. Mas para as diversas aplicações existem compressores de ar diferentes.

– Os profissionais que querem comprar um compressor de ar para pintura ou para qualquer outra atividade sabem mais usar o equipamento do que especificar. Por isso os fabricantes colocam vendedores treinados, especialistas nas diversas aplicações de compressor de ar, justamente com a função de orientar e ajudar o cliente a fazer a compra certa.

– O mais importante é saber exatamente o que vamos fazer com o compressor para uma definição técnica correta. Esta é a sua parte ou a parte do comprador.

CHECK LIST

Checklist2

Então criei um check list do que precisamos informar ao vendedor técnico de compressor de ar para pintura, e onde encontrar estas respostas.

Vamos ao Checklist: o que você precisa saber para comprar um compressor de ar para pintura

  • Aplicação: pintura com pistola;
  • Necessidade de movimentação: se haverá local fixo para colocar o compressor ou se o equipamento será movimentado ao longo do dia e do trabalho. Esta informação vai ajudar a definir a necessidade de rodas para transporte e também o peso do equipamento;
  • Área; o espaço que você tem para colocar o compressor; observe as dimensões dos equipamentos oferecidos;
  • Pressão de operação necessária – verificar no manual da(s) pistola(s) que você pretende alimentar com o compressor de ar. Se você não tiver o manual da pistola, consulte o fabricante da mesma. Em último caso, mostre a pistola para o vendedor de compressor de ar e peça ajuda. Mas é muito importante saber qual a pressão que você vai precisar para alimentar a pistola.
  • Se pretende alimentar outras ferramentas pneumáticas com o mesmo compressor, informe ao vendedor.
  • Alimentação que você tem disponível, se 110V, 220V ou 440V.
  • Tempo necessário do compressor ficar ligado direto.
  • Conexões: informe o diâmetro das conexões da pistola para saber da necessidade de trocá-las ou não.
  • Ar consumido por equipamento: é a medida do fluxo volumétrico de ar que a pistola necessita, em PCM. O consumo médio em pcm de uma pistola de pintura em geral é informado no manual. Você deve agir da mesma maneira que agiu para conseguir saber a pressão de operação. Entre em contato com o fabricante da pistola ou peça ajuda ao vendedor técnico do compressor de ar.

NÃO SAIA DO SEU FOCO

 FOCO1

Se você já passou por esta situação, vai me dizer que não é só isso. Perguntas como que tipo de compressor pistão ou ar direto? Um estágio ou 2 estágios? Industrial ou hobby?

Você não precisa responder estas perguntas se você não sabe. E se você for tentar entender e estudar para responder estas perguntas, além de sair do seu foco de atuação, não vai conseguir aprender tudo que é necessário no tempo que precisa. Estes vendedores técnicos adquiriram a experiência que possuem estudando e trabalhando bastante com compressor de ar e suas aplicações; durante alguns anos;  para fazerem uma orientação correta. É impossível saber tudo que eles sabem com alguns dias de estudo.

Mas você precisa informar com muita clareza o que você quer fazer com o compressor de ar e do que você dispõe para fazê-lo funcionar como espaço, tomadas elétricas e etc. Se tiver mais alguma necessidade ou se tem a intenção de usar em outras aplicações além de pintura com pistola, informe e o vendedor vai te dar as opções.

DICAS EXTRAS:

  • Se você vai substituir um compressor para pintura, procure identificar o fabricante e modelo do antigo e verifique se ele atende ao serviço plenamente ou precariamente e leve estas informações para o vendedor técnico. Isto vai ajudar muito para a escolha do equipamento ideal para suas necessidades.
  • Consulte o vendedor técnico sobre o ruído que o compressor de ar vai gerar para não ter surpresas.
  • Feita a compra, antes de ligar o compressor de pintura, leia todo o manual dele. Verifique se há necessidade de completar o óleo, as informações de segurança e de manutenção diária necessária para aumentar a durabilidade do compressor de ar.

VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO CERTO

Se você está pensando em comprar um compressor de pintura para melhorar a qualidade de sua pintura e aumentar sua produtividade, você está no caminho certo. E para te ajudar, eu postei um artigo COMO PINTAR COM PISTOLA, onde eu ensino quatro regras básicas que um pintor de pistola deve conhecer para fazer um trabalho profissional.

Não deixe que o compressor de pintura seja um obstáculo para o seu crescimento e para a melhoria de qualidade do seu trabalho. Tenha em mente que a sua área de atuação é no processo de pintura e não em especificação de compressor de ar.

Hoje em dia você encontra no mercado kits de compressor para pintura que já vem acompanhado com a pistola, mangueira e conectores. Esta é uma ótima opção para quem não tem a pistola, porque o kit fornece o compressor de ar para pintura ideal para usar com a pistola que vem no kit e com as mangueiras e conectores corretos. Tudo pronto para usar sem ter que se preocupar se o compressor é o correto para aquela pistola. Mas mesmo optando por um kit completo como este que mencionei, você terá que verificar com o fabricante se o kit atende as suas necessidades de pintura e pode ser usado com a estrutura que você tem. Não hesite em pesquisar e perguntar antes da compra.

Se você tem alguma dúvida coloque no comentário. Se acha que este artigo pode ajudar alguém, compartilhe. Até mais!


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.