pistola 6

Se deseja conhecer a técnica correta de como pintar com pistola, leia este artigo até o final porque ele é para você.

A pintura com pistola é mais rápida e fornece um aspecto visual mais liso, brilhante e homogêneo; do que a pintura com rolo.

É indicada quando se pinta áreas maiores e sem geometria muito complexa; ou seja, em superfícies planas como paredes por exemplo.

É um método de aplicação de tinta de alta produtividade, por isso não vale a pena investir em uma pistola para pouco serviço. No entanto, hoje em dia encontram-se no mercado pistolas elétricas para pintura com preço bem acessível e que não necessitam de compressor de ar.

O mercado fornece basicamente 2 tipos de pistola com relação a fonte de energia necessária para entrarem em operação: as que são alimentadas com corrente elétrica; pistolas elétricas e as que são alimentadas com ar comprimido e necessitam de um compressor de ar para pintura.

E com relação a produtividade e mecanismo de operação, o mercado também oferece 2 tipos de pistola: a pistola convencional e a pistola sem ar; esta última também chamada de “airless”. Com uma pistola convencional o pintor pode pintar em torno de 60 m² por hora enquanto que usando uma pistola airless o pintor pode chegar a uma produção média de 250 m² por hora. A pistola airless também é uma opção melhor para aplicar tintas muito viscosas.

A pistola airless é aplicada em indústrias ou construtoras e empresas que fazem manutenção em grandes áreas. A pistola sem ar elétrica tem sido uma boa opção para pintura de prédios.

A pistola convencional; embora menos produtiva que a airless; fornece excelente qualidade de pintura.

E mais, para quem quer economizar, existem as opções de alugar e da compra de uma pistola usada.

REGRAS BÁSICAS

Pistola 7

Usando uma pistola convencional ou uma pistola sem ar; alimentada por compressor de pintura ou por eletricidade; as regras que vou detalhar para o pintor, são as mesmas. Vamos as regras:

  1. Distância:

Diversos fatores influenciam na determinação da distância ideal entre a pistola e a peça: tipo de tinta, condições climáticas, temperatura da peça a ser pintada são alguns dos fatores que vão levar o pintor a aproximar ou distanciar a pistola da peça.

A distância recomendada entre pistolas de pintura e a peça a ser pintada é entre 15 e 20 cm; aproximadamente 1 palmo. Deve ser uma distância que possibilite que a tinta chegue na peça formando um filme úmido.

  1. Posição do gatilho

Pistolas de pintura devem ser posicionadas perpendicular à superfície que está sendo pintada. O pintor deve segurar o gatilho e manter o pulso firme, movimentando o braço e até mesmo o ombro para fazer a pintura usando passos em torno de 90 cm.

  1. Overlapping ou sobreposição

Quando o gatilho é apertado, a tinta é atomizada passando por um orifício muito pequeno e formando um leque de tinta. Este leque formado quando aplicado na peça, tem concentração de tinta maior no meio e menor nas bordas. Para compensar esta desigualdade, o segundo passo deve sobrepor 50% o passo anterior; veja na figura 1.

                                                                                                    Figura 1

                                                                                 

    4. Pintura de quinas e beiradas

Nestes locais a espessura de tinta tende a diminuir porque são pontos difíceis de fixar a tinta. Naturalmente ela escorre e deixa a quina ou beirada com pouca tinta. Uma sugestão é aplicar primeiro a tinta com pincel nestes pontos; fazer recorte; e depois pintar com a pistola.

DICAS EXTRAS:

– Não use pistola em áreas externas em dias de ventania porque o vento leva a tinta pulverizada. Isto causa contaminação no meio ambiente, é prejudicial para sua saúde e prejuízo para você devido a perda de tinta.

– Use EPIs -Equipamentos de Proteção Individual. A tinta pulverizada pode atingir sua pele, olhos, e sistema respiratório. Portanto use máscara para pintura, óculos de segurança, luvas, blusas de mangas longas e calças compridas.

– Aprenda como limpar pistola de pintura, consultando o manual específico do seu equipamento. Isto vai adiar a manutenção e aumentar o tempo de vida do equipamento.

– Como sugestão, use papelão para ajustar a pressão da pistola e conquistar firmeza na mão.

Teste Pistola 1

COMO PINTAR COM PISTOLA

Pistola 2

Neste artigo foi comentado os tipos de pistola que existem no mercado e algumas aplicações deste método de pintura.

Foram citadas as regras básicas de como pintar com pistola e as principais precauções sobre segurança e meio ambiente quando é usada uma pistola para aplicação de tinta.

É válido esclarecer que a pintura com pistola exige experiência e só com o tempo, dedicação e foco o pintor adquire a habilidade necessária para ser um profissional de valor.

As variações de condições climáticas, cada tipo de pistola, cada tipo de tinta e cada tipo de substrato vai exigir um detalhe diferente de aplicação como aumentar ou diminuir um pouco mais a pressão, a distância entre a pistola e o substrato, a velocidade de aplicação. São detalhes que só a experiência vai ensinar. E conforme estes pequenos detalhes vão sendo definidos, vai se construindo um pintor profissional de pintura com pistola diferenciado e experiente.

Se você quiser, comente. Se achar que este artigo pode ser útil para alguém, compartilhe.

Veja Também: Descubra Qual a Diferença Entre Tinta Látex e Acrílica

Veja Também: Curso – A Arte de Pintar Madeira


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    21 replies to "Como Pintar Com Pistola – O Pintor Consultoria"

    • Avatar Luiz Carlos Faquineli

      Olá Rosemary,

      Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pela iniciativa do site e do livro, este me parece um guia definitivo de pintura. Na verdade estava procurando algo na internet foi quando descobri seu site e livro que devo adquirir em breve.

      Não sou um pintor profissional e estava procurando exatamente uma forma de conhecer o processo de uma boa pintura residencial, pode ser que eu faça, como também procure um profissional, e seu livro e site me proporcionarão acredito subsídios para adquirir conhecimento.

      Tenho um pergunta:

      Li algumas coisas e gostaria de investir numa ferramenta de pintura que é a pistola Wagner, acredito pelo que li ser uma boa opção de mercado. Como vou pintar minha casa interna e externa você acha que estou no caminho ou e bom ir pelo método tradicional? Veja que não tenho experiência sou um curioso e quero uma boa pintura.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Luiz Carlos. A pintura com pistola fornece maior produtividade e melhor aspecto visual. Mas você deve analisar as seguintes questões para decidir a compra de uma: 1º a pintura com pistola gera névoa de tinta que se deposita sobre piso e móveis portanto, onde for pintar com pistola deve proteger todos os móveis e pontos onde não quer que se deposite tinta. Por isso algumas pessoas desistem de usar a pistola numa pintura interna, porque a etapa de isolamento é muito trabalhosa quando há muitos móveis no ambiente da pintura. 2º: Avalie o custo x benefício. Pistola é muito mais caro que rolo e pincel. Para a pintura de uma residência apenas, dependendo da área a pintar, não vale a pena. Use o site a vontade. Tem muito conteúdo grátis que vai te ajudar. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Luiz Fernando

      Rosemary, bom dia!
      Poderia indicar algumas pistolas boas para pintura de paredes com tintas de ata viscosidade?
      Uso semi-profissional.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Luiz Fernando. Veja a Wagner. A última vez que fiz orçamento, apresentou bom custo x benefício. Mas o ideal é você procurar bastante para encontrar o equipamento que vai te atender plenamente. Veja tudo que puder, antes de decidir. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Luiz Gustavo

      boa tarde
      tenho planos de adquirir um compressor de ar direto, aqueles sem reservatório, consigo a mesma qualidade de um compressor com cilindro de ar.
      Desde já agradeço

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Luiz. Entra em contato com fabricantes de compressores: Wagner, Black&Decker, Gamma. São só exemplos, mas os representantes de marcas de compressores podem te dizer o que é melhor pra você, além de te informar o têm de mais moderno e adequado para o seu caso. É preciso saber qual é a necessidade de sua pistola para responder sua pergunta e te orientar corretamente. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Ronaldo Feltes

      Estou fazendo uma pintora de tinta automotiva e ela não está saindo como esperava. Algumas partes ficaram foscas e outras mais brilhantes Estou usando tinta semibrilho da sherywillams. O problema está na diluição com tinner ou na aplicação com pistola de ar? Uso uma shulz 700 watts elétrica. Gostaria de uma dica Obrigado

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Ronaldo. Para você não ter problemas com o diluente, deve usar o diluente indicado pelo fabricante da tinta. Isto é muito importante. A quantidade também de deve ser rigorosamente obedecida; não ultrapasse o recomendado. A pistola é equipamento apropriado para aplicar tinta automotiva; não gera problema na pintura. Deve estar muito bem limpa e bem regulada. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Luiz Batista da costa

      Gostaria de receber vídeo de aplicação de tinta epóxi com pistola airless

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Luiz. Vou enviar um pro seu e-mail. Obrigado pelo comentário

    • Avatar Adésia Ferreira

      É possível pintar com pistola casa de madeira que já está pintada com tinta a óleo?
      Grata.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Adesia. Sim, é possível. Procure usar a mesma tinta; pode ser de cor diferente, mas de mesma base. Não deixe de fazer uma boa limpeza antes de aplicar a tinta. Se possível, um lixamento leve, só pra quebrar o brilho. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Suzi Omori

      olá!! Vi em algumas publicações que usar pistola elétrica pode ser prático porem suja muito o próprio pintor devido às partículas em suspensão. para pinturas de chão em grandes áreas o recomendado é a utilização do rolo. o que vc recomenda? obrigada!!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Susi. Se esta pintura é em local residencial, eu recomendo o uso do rolo. Caso contrário, e se a área é muito grande, você deve contratar pintor com experiência na aplicação de tinta com pistola. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Talysson Zebral

      Boa Noite, qual a média de tempo por metro quadro que gasta em pintura domiciliar?

      Obrigado

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Talysson. O tempo da pintura com pistola; ou seja, a produtividade; é função de muitos fatores como o tipo de equipamento usado, a forma da peça a ser pintada, se é interior ou exterior, experiência do pintor; e outros mais. A informação básica que as empresas de pintura costumam usar para calcular seus custos, é que uma pistola convencional pinta 60 m² por hora e uma pistola airless pinta 250 m² por hora. Mas estes números variam muito de acordo com as condições de trabalho; como citei acima. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Ana

      Quero pintar o chão com epóxi e gostaria de saber se tenho condições sem ser um profissional. Talvez com o jato seja mais fácil e com resultados bons? Grata

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Ana. Sim, você pode mesmo sendo leiga. Use a tinta epóxi a base de água que é mais fácil de preparar. Usando a pistola, a pintura fica com o aspecto visual mais bonito e o serviço é feito mais rapidamente, mas com rolo também fica bom. Obrigado pelo comentário.

    • […] você quiser optar pela aplicação da tinta epoxi com pistola, leia o artigo COMO PINTAR COM PISTOLA e você vai aprender as técnicas corretas para aplicar tinta com […]

    • Avatar Christiane Soares

      Olá, comprei uma pistola Wagner 550, e estou testando a pulverização. Está saindo muita tinta na primeira pulverização, formando poças de tinta sobre a mesa de pintura. Já tentei outras posições do bico para ver se diminuio fluxo, mas Sim consegui nada de diferente. Estou seguindo a proporção de thinner recomendada, o que acha que pode ser?
      Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Christiane. Para este tipo de problema você deve consultar a assistência técnica da Wagner. O problema pode estar na montagem ou na regulagem da pistola e o fabricante é o melhor caminho para obter ajuda. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.