Existem diversas dúvidas em como fazer uma pintura industrial. Muitas pessoas nem sabem diferenciá-la de outros tipos de pintura. Vejo vários empresários que acabam tendo prejuízo por não entender esta diferença. Neste artigo, vou explicar o que é pintura industrial, quais as etapas e conhecimentos necessários para a execução de uma pintura industrial e porque contratar uma consultoria de pintura industrial para auxiliar nesta disciplina complexa e dinâmica.

O que é pintura industrial?

Pintura industrial é a técnica de proteção anticorrosiva mais usada para promover proteção do aço contra a corrosão. Na engenharia de construção de equipamentos e de instalações, o principal material usado é o aço; que é uma liga de ferro e carbono, com o teor de ferro maior que 95%. É um metal de baixo custo, que possui propriedades mecânicas extremamente úteis para a indústria; mas que também tem a característica de corroer quando em contato com o meio ambiente; e a maneira mais barata de inibir a corrosão do aço é a pintura industrial.

Pelo motivo do aço ser o metal mais usado na indústria a pintura industrial trata principalmente da pintura do aço.

A pintura industrial é; comprovadamente; o meio de proteção contra a corrosão mais empregado no mundo devido às diversas vantagens que apresenta. Seguem abaixo as mais importantes:

  • Fácil aplicação;

  • Atraente relação custo x benefício;

  • Fácil manutenção;

  • Promove impermeabilização;

  • Protege o aço da corrosão, com eficiência;

  • Impede a aderência de vida marinha em casco de embarcações e boias;

  • Fornece capacidade de sinalização devido a possibilidade de variação de cores;

  • Proporciona estética;

  • Aplicando tintas especiais, fornece diversos outros benefícios como isolamento elétrico, redução acústica, tintas indicadoras de temperatura;

  • Aplicando tintas de cores claras e refletivas, é possível além da proteção anticorrosiva, a redução de perda por evaporação de líquidos muito voláteis; e muitos outros benefícios podem ser obtidos com o uso da técnica de pintura industrial.

Quais as etapas e conhecimentos necessários para se executar a pintura industrial?

Pode-se considerar basicamente duas etapas essenciais para a pintura industrial que são o pré-tratamento e a pintura propriamente dita; ambos de extrema importância para que os objetivos sejam atingidos. Os profissionais envolvidos nestas duas etapas são específicos e como tal devem ser colocados em suas funções. Devem ser treinados e reciclados conforme as exigências e diversidades do trabalho e de acordo com os equipamentos que utilizam. Embora o pré-tratamento e a pintura sejam etapas distintas, devem ser muito bem sincronizadas e planejadas e é muito importante a ação da inspeção durante todo o processo.

Como exemplo de profissão específica para o pré-tratamento temos o jatista; operador do sistema de jateamento com granalha.

O pintor industrial é outro exemplo. Profissional que necessita de conhecimento superior ao do pintor civil porque vai lidar com tintas 2 componentes e precisa saber aplicar tinta com pistola convencional e sem ar, além de rolo e trincha.

O responsável por um processo de pintura industrial deve ter o conhecimento necessário para planejar o trabalho levando em consideração a sincronização entre pré-tratamento e pintura do primer, tempo de repintura das tintas do esquema aplicado, tempo de secagem das tintas para movimentação das peças, luminosidade e limpeza da área para evitar reprovação do aspecto visual da pintura.

Além disso, um sistema de pintura vai necessitar de uma base técnica que ajude o executor do processo a obter uma película de tinta com as características fundamentais para cada caso. Em geral a película de tinta deve apresentar as seguintes características básicas: coesão, adesão ao substrato, absorção e transferência de umidade; além de resistência química,a abrasão, a temperatura, ao intemperismo e a ação bacteriana.

Por que contratar uma consultoria de pintura industrial?

A consultoria de pintura industrial vai atuar no suporte ao processo com visão ampla para atuar não só no fornecimento das bases técnicas como também na avaliação dos custos e tornar os setores envolvidos no processo, enxutos com relação a gastos e consumos. As atribuições de uma consultoria abrangem as seguintes funções:

  • Cálculos de consumo de tintas e diluentes para novos projetos e para os projetos em andamento;

  • Treinamentos para qualificação da mão-de-obra;

  • Análise de todo o processo de pintura com foco em redução de custos;

  • Análise dos problemas de pintura e apresentação das soluções possíveis;

  • Recomendação de esquemas de pintura;

  • Especificações de pré-tratamento para os diversos tipos e estados dos substratos;

  • Elaboração de toda a documentação para a implantação da ISO 9001; dos procedimentos de pintura, das especificações, do controle de qualidade e dos registros de inspeção antes, durante e após o processo; assim como os respectivos treinamentos necessários para a certificação;

  • Recomendações para projetos novos;

  • Definição de parâmetros para o controle do processo e controle de qualidade;

  • Tradução de relatórios de pintura, procedimentos de pintura e qualquer outro documento específico da área de pintura que seja necessário; do inglês para o português e português para inglês; e do francês para o português e português para o francês.

A tecnologia aplicada a pintura industrial é muito dinâmica; como é dinâmico o mundo tecnológico hoje em dia. Por isso é muito importante que as empresas estejam sempre atentas aos novos equipamentos e matérias-primas da área de pintura industrial para não perderem dinheiro ou até mesmo os clientes; porque não é possível competir com tecnologias antigas e usando mão de obra sem qualificação.

O empresário que investe em treinamento para aprimorar sua mão de obra e busca investir em novas tecnologias sempre vai ter como apresentar aos seus clientes o menor custo com a maior qualidade que for possível. E esta é uma busca constante do mercado mundial.

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

Você quer que eu pessoalmente cuide do setor de pintura industrial em sua empresa? Clique aqui para saber mais.

Deixe seu comentário abaixo, a sua opinião é muito importante!


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    2 replies to "Pintura Industrial: O que é? Como Executar? Quem Pode Ajudar?"

    • Rafael Piermattei Benedito

      Boa tarde !
      Rosemary gostaria qUE me enviasse dicas de quais cursos poderei fazer na área de pintura industrial.Já fiz no SENAI para pintor industrial.Quais outros mais para me aprofundar?Existe faculdade na área?
      Desde já agradeço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Rafael. No Rio de Janeiro, vai acontecer em março deste ano o curso para Pintor e Encarregado de Pintura Industrial, na ABRACO, no centro.
        É um curso muito bom. Se não puder fazer este, entre no site (www.abraco.org.br)e veja quando haverá de novo. Faculdade na área específica de pintura não tem ou se tem; não conheço. Espero ter te ajudado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.