Quantas vezes você já se perguntou: qual a melhor massa corrida ou acrílica? Assim como você muitas pessoas têm dúvidas e não sabem qual massa usar para cada situação. Este artigo tem o objetivo de orientar para que você aprenda quando usar massa corrida ou massa acrílica.

Então vou começar esclarecendo para que serve a massa tanto acrílica como a massa corrida.

Ambas devem ser usadas quando a parede apresenta imperfeições leves. Também pode ser aplicada quando queremos uma aparência bem lisa da parede. A massa mais um lixamento com lixa bem fininha promove um acabamento bem liso, sem aspereza.

A aplicação de massa não é recomendada para eliminar grandes imperfeições na parede; neste caso a correção deve ser feita com massa de cimento.

Agora que você tem certeza que a aplicação de massa vai te dar o resultado esperado, como definir qual massa comprar: corrida ou acrílica?

A massa corrida, a base de PVA, é para aplicação em interiores; paredes que não estarão expostas as intempéries (sol, chuva, etc.) e a massa acrílica é para ser aplicada em paredes externas. Simples assim.

É comum também a seguinte pergunta: posso aplicar massa acrílica em paredes internas?

 A resposta é sim. No entanto você está usando um produto mais caro sem necessidade. A massa acrílica tem o custo superior ao custo da massa corrida. Mas em algumas situações, a massa acrílica sobrou, e então se aproveita esta sobra em um local de interior. Não tem problema técnico em se fazer isto e neste caso se resolve 2 problemas; o de guardar a sobra em local adequado para evitar a deterioração da massa e de ter que comprar mais um produto.

Mas atenção! O contrário não pode ser feito. Nunca aplique massa corrida em paredes externas porque esta massa não está preparada para sofrer os efeitos das intempéries.

Também já fui questionada como aplicar massa corrida; se é igual a aplicação da massa acrílica e a resposta é sim, as duas são aplicadas da mesma maneira

Bem, após toda esta explicação, ficou claro que a massa corrida não é melhor nem pior que a massa acrílica. Trata-se de 2 produtos diferentes, que se aplicados na situação correta, fornecem excelentes resultados. Esclareço também que a massa corrida tem o preço inferior ao da massa acrílica porque sua formulação é mais barata; mas seu desempenho em ambientes internos é excelente e não deixa nada a desejar.

Qual marca devo usar

As lojas de tintas e as de materiais de construção normalmente possuem uma variedade de fabricantes tanto de massa corrida como de massa acrílica. Muitas vezes, as embalagens estão com propagandas chamativas que confunde o consumidor e até mesmo o pintor. É preciso estar atento as chamadas de propagandas que à primeira vista parecem bom, mas após a compra o consumidor pode se arrepender. O baixo preço é uma propaganda que atrai muito o consumidor; entretanto muitas vezes a promoção existe; por exemplo; porque a validade do produto está terminando. Usar tintas vencidas pode causar problemas na pintura e o barato vai sair caro. Fique atento. Outra situação comum é de se adquirir massa mais barata, mas que não vem pronto para uso. Neste caso, consulte o seu pintor se ele sabe preparar a massa para ser aplicada; se ele souber, vale a pena a economia feita.

Finalizando

Bem, neste artigo você tem a resposta sobre qual a melhor massa corrida ou acrílica e sabe que ambas são muito boas quando aplicadas corretamente, e que a massa acrílica pode vir a substituir a massa corrida, mas que o contrário jamais pode ser feito.

Você também recebeu informações sobre no que deve prestar atenção nas promoções e preços mais em conta de massa.

Para você não errar na aquisição da sua massa, fica a recomendação de comprar a massa e a tinta do mesmo fabricante e ter a certeza de que o fabricante recomenda a aplicação da tinta sobre a massa; para evitar problemas na sua pintura, de incompatibilidade de produtos.

E por último, consulte na embalagem da massa o tempo de secagem após a aplicação, para o lixamento. Bom trabalho!

Se você gostou ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário que terei prazer em ajudá-lo.


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    2 replies to "Qual a Melhor Massa Corrida ou Acrílica? O Pintor Consultoria"

    • Avatar Daniela

      Ola , posso passar essa massa encima de grafiato ?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Daniela.A massa acrílica e a massa corrida são indicadas para corrigir leves imperfeições na parede. Eu entendi que voce quer usar massa para eliminar a textura e tornar a parede lisa novamente. Se entendi certo, não pode. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.