Tenho observado que existem muitas dúvidas com relação a como pintar uma parede já pintada em especial não sabem como remover a tinta antiga da parede e como eliminar o aspecto irregular causado por diversas sobreposições de tintas. Muitas pessoas querem ter uma parede lisinha e uniforme, deixar sua parede como nova, no entanto quando iniciam o trabalho para remover a tinta antiga da parede, acabam desistindo, porque não sabem como remover tinta de parede de forma mais fácil, rápido e que exija menos esforço.

Pintar uma parede já pintada diversas vezes; além de ser caro porque você vai ter que aplicar mais de uma demão para corrigir os defeitos; não vai proporcionar resultado satisfatório. No entanto, existem alguns segredos que você precisa saber para entender como remover tinta da parede que foi pintada diversas vezes e apresenta diversos problemas visuais como tinta soltando, manchas, irregularidades profundas, entre outros defeitos que podem todos ser corrigidos. Neste artigo vou ensinar em 5 passos como remover pintura de uma parede pintada muitas vezes e deixá-la como nova. Acompanhe no próximo tópico o que vai precisar para iniciar seu trabalho.

 

Baixe agora um Manual Gratuito e Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

Passo 1 – Escolha dos equipamentos corretos

 

Vou começar listando os equipamentos, acessórios e tintas que você vai precisar para pintar uma parede já pintada:

  • Lixadeira elétrica para parede
  • Lixas nº 80, nº150 e nº220
  • Espátula de aço não flexível
  • Bandeja de tinta
  • Rolo e trincha
  • Desempenadeira de aço
  • Fita crepe
  • Selador
  • Massa
  • Tinta
  • Óculos de segurança, protetor auricular, máscara de pó e par de luvas.

 

Passo 2 – Proteção dos objetos e demais itens que não serão pintados

 

isolando o que não será pintado

Como remover a tinta da parede vai fazer sujeira, é importante que proteja todo o piso com jornal ou lona e cubra com lençóis ou toalhas velhas todos os móveis que se encontram no ambiente a ser pintado. Use fita crepe para isolar as partes onde a pintura é indesejada como em torno das janelas, espelhos de luz, rodapé, etc. Você define a largura da fita crepe em função dos locais que serão isolados.

Passo 3 – Remoção das camadas de tintas velhas

 

passando a espátula na parede

Este passo, a remoção das camadas de tintas velhas, é essencial para deixar a parede lisinha, está é a parte principal para você que deseja pintar parede já pintada. Inicie usando uma espátula para retirar a tinta onde ela já está soltando. O restante da tinta velha tem que ser removida com o lixamento da parede usando uma lixa grossa. Mesmo que você tenha muita disposição, o lixamento manual não é recomendado nesta situação. Isto porque em paredes com várias camadas de tinta você vai encontrar partes dela com ondulações, irregularidades e outros defeitos que manualmente é muito difícil de corrigir, além de se tornar um trabalho muito demorado e exaustivo. Minha recomendação é promover o lixamento usando uma lixadeira elétrica orbital para parede. No primeiro momento você vai achar que vai gastar muito em um produto que só usará uma vez. Mas não é bem assim. Hoje em dia você encontra muita opção de lixadeiras elétricas para parede no mercado e com preço variando desde R$ 170,00 até mais de R$1000,00. Procure comprar um modelo que use lixa comum, facilmente encontrada no mercado. Outra opção é você alugar uma lixadeira de parede elétrica. O custo vai diminuir ainda mais, se sua necessidade for de poucos dias e poderá usufruir de um bom equipamento. Caso seja necessário retirar tinta do teto, existem modelos de lixadeiras próprios para tetos que ao invés de comprar, você aluga por 1 dia. Existem também modelos que coletam o pó originado do lixamento e que consequentemente diminui muito a próxima etapa que é a retirada total do pó. A lixadeira elétrica vai te dar alta produtividade, qualidade muito superior ao lixamento manual e redução do tempo total de trabalho; que é muito importante. Além disso, este equipamento promove um alisamento na parede eliminando grandes ondulações.

Existe no mercado o removedor; que é um produto para remover tinta indicado para retirar tinta velha de parede. Eu não recomendo removedores por 2 motivos: primeiro porque são produtos químicos perigosos que podem queimar a pele, possuem cheiro forte e só podem ser usados em locais muito bem arejados; e segundo porque estes produtos só retiram a tinta, não acerta a parede. Com uma lixadeira elétrica você faz as 2 etapas de 1 só vez. Acrescento que estes produtos químicos possuem aplicações específicas isto significa que você deve saber qual o tipo de tinta que quer remover: PVA, acrílica, epoxi; geralmente não temos esta informação e por isso fica difícil saber qual o removedor vai atender cada caso.

Então vamos lá executar o passo 3: com uma lixadeira elétrica para parede usando lixa nº 80 (grossa), promova o lixamento em toda a parede que deseja recuperar.

Passo 4 – Limpeza após lixar a parede

 

passando o aspirador para limpar a parede

Retire todo o pó que resultou do lixamento. Minha sugestão para uma boa limpeza: proceda a varredura com vassoura de pelo ou utilize um aspirador, depois passe um pano úmido e aguarde secar.

passe pano úmido para tirar o pó

Por fim passe um pano seco em toda a parede. Se você usou uma lixadeira com coletor de pó, é provável que não precise gastar tanto tempo nesta limpeza e talvez passando apenas um pano seco a parede fique totalmente limpa. Analise a situação para proceder à limpeza.

 

 

Passo 5 – Selando e pintando a parede

 

selador na parede

Agora que você já removeu a tinta antiga da parede, e já limpou todo o pó, você vai aplicar uma demão de selador, conforme as instruções do fabricante. Esta camada de selador tem o objetivo de uniformizar a absorção da massa que será aplicada na próxima etapa.

Pronto, agora a sua parede está pronta para receber 2 demãos de massa para ficar bem lisinha; sendo que após a aplicação da 1ª demão você promove lixamento com lixa nº 150 e após a 2ª demão de massa você usa lixa nº 220. Pinte com a tinta na cor escolhida.

passando tinta na parede

Dica extra

 

Para ter certeza que o trabalho vai fluir sem problemas, seguem mais algumas dicas com relação a sua segurança:

  • Quando executar o lixamento usando a lixadeira elétrica, use os equipamentos de proteção individual que são a máscara para pó, o protetor auricular (a lixadeira gera muito barulho), os óculos de segurança para não correr o risco de alguma sujeira machucar seus olhos, e o par de luvas para proteger suas mãos.
  • Durante a aplicação de massa e tinta, use os óculos de segurança, e o par de luvas.

 

Dica Extra #2

 

E para garantir a qualidade do seu trabalho atente para as seguintes recomendações:

  • Verifique o tempo de secagem do selador para iniciar a aplicação da massa;
  • Verifique o tempo de secagem da massa para lixamento;
  • Se for aplicar 2 demãos de tinta verifique o tempo de secagem da tinta para repintura;
  • Ao abrir o galão de tinta, homogenize bem a tinta e faça a diluição recomendada pelo fabricante.

O segredo para um resultado bastante satisfatório é executar o primeiro lixamento com paciência e muita atenção, procurar iluminar bem o local enquanto executa o serviço para que toda a tinta velha seja retirada sem prejudicar a parede e o aspecto final fique bem homogêneo.

Conclusão

 

Neste artigo você aprendeu em 5 passos como remover tinta de parede que já recebeu diversas camadas de tinta. Primeiro escolha os equipamentos corretos que vai necessitar para remover a tinta, segundo passo proteção dos objetos e itens que não serão pintados, no terceiro passo você aprendeu como lixar a parede e prepará-la para o quarto passo que é a limpeza após o lixamento e no quinto e ultimo passo o selamento, aplicação de massa e pintura da parede.

 

Baixe agora um Manual Gratuito e Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

Deixe o seu comentário abaixo me informando se você ainda possui dúvidas ou se tem um problema que não foi comentado neste artigo, pois eu terei muito prazer em te ajudar.  


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    43 replies to "Saiba Como Pintar Uma Parede Já Pintada e Deixá-la Lisinha e Uniforme em 5 Passos"

    • Igor

      Ola!
      Estou pensando em pintar meu quarto, mas não entendo muito de pintura, consegui tirar algumas dúvidas com seu post, mas ainda não sei qual tinta devo usar, são muitas marcas e muitos “modelos” diferentes e gostaria de saber qual seria a melhor opção. Poderia me ajudar?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Igor. Temos boas marcas no mercado. Posso citar a Sherwin Williams, Akzo Nobel, Suvinil. Mas é preciso dar um tratamento adequado o que significa limpar muito bem a parede antes de pintar, removendo todo o tipo de sujeira. Se for possível você saber qual a base da tinta antiga que foi aplicada na parede, se látex ou acrílica, vai ser útil para que você compre a tinta de mesma base. Obrigado pelo comentário.

    • wagner

      Ola quando a parede já e o acetinado e só lixar e aplicar outra demão de acetinado não precisa de fazer outro fundo com látex

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Wagner. Sim. Quando é repintura, faça um lixamento leve para garantir aderência da tinta nova sobre a antiga. Se achar necessário, aplique 2 demãos.
        Obrigado pelo comentário.

    • Rosete

      Boa noite
      Foi muito proveitoso ler seu artigo tirei minhas dúvidas..

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Muito obrigado pelo comentário!

    • URSULA KLAYN

      Bom dia!
      Vou me mudar para um apartamento que está recém-pintado com tinta branca fosca. Gostaria de saber se ainda assim é necessário lixar as paredes para aplicar uma tinta de cor diferente, ou se posso apenas pintar por cima e pronto. As paredes estão livres de imperfeições e rachaduras, já que o serviço anterior é bem recente (acredito que deve ter uns 3 meses) e foi muito bem feito.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Ursula. Não é necessário lixar; já que a pintura é recente. Mas eu sugiro que seja feita uma limpeza com pano úmido com detergente e depois com pano úmido para remover o detergente; para garantir a aderência da nova tinta sobre a antiga. Obrigado pelo comentário.

    • Francisco Costa

      Rosemary,

      Na minha casa tenho paredes pintadas com liquibrilho, para uma nova pintura precisa lixar toda a parede? Desde já agradeço pela atenção.

      Grato,

      Francisco Costa

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Francisco. Se a parede está apenas suja, você pode fazer uma limpeza com pano embebido em solução de detergente neutro, remover o detergente com pano embebido em água, secar e pintar. Se a parede for externa, é possível lavar com jato de água e detergente neutro. Aguarde a parede secar e pinte. Procure usar tinta de mesma base de resina da tinta anterior. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Rogerio

      Oi, pintei meu quarto com tinta acrílica semi brilho mas ficou muito feia as parede cheias de buracos passei a lixadeira e acho que tirou muita massa corrida o que dar para fazer para sair essa imperfeições nas paredes ja que elas estão pintadas.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Rogério. A massa corrige leves imperfeições. Você pode usar massa acrílica, lixar, onde há buracos e depois pintar toda a parede novamente. Mas se os “buracos são fundos, a parede deve ser acertada com massa de cimento. Aguarde no mínimo 28 dias para reiniciar os trabalhos de pintura. Obrigado pelo comentário!

    • Elizabeth Alves Martins

      Pretendp pintar um quarto,porem em uma parede tem um rachadinho(leve),mas que da para ve.Preciso passar massa corrida.Esse quarto é pntado de cor branca

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Elizabeth. Se é um rachado leve, a massa corrida vai eliminar o defeito; mesmo sendo na cor branca. Obrigado pelo comentário.

    • Naiara Garcia Vieira

      Olá, li as dúvidas postadas e me ajudou muito, porém ainda tenho outras dúvidas. Minha casa é nova e não foi passada massa nas paredes, porém, o forro da sala/copa/cozinha já foi lixado, passado seladora e pintado, porém ficou pequenas imperfeições do reboco (riscos da desempenadeira) que não consegui tirar no lixamento, posso corrigir com massa corrida. A segunda dúvida é, tenho duas paredes internas pintadas em tom azul acinzentado, um tom escuro, elas tem o mesmo procedimento do forro, posso simplesmente passar tinta por cima ou há a necessidade de algum procedimento. E a terceira dúvida é, em uma das paredes externas foi passado vedapren, porém, ao pintar as ferragens com tinta (não sei falar se é tinta óleo, é específica para ferragens) na cor grafite, ficou manchada essa parede, posso pintar por cima ou tenho que remover essas manchas. Para a cor das paredes externas foi escolhida um tom de azul claro. Desde já agradeço a atenção.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Naiara. Resposta 1: Sim, pode corrigir com massa e é provável que você precise dar 2 demãos de massa para as imperfeições serem corrigidas.
        Resposta 2:Se neste caso não há imperfeições a corrigir e você quer pintar com a mesma cor; aplique um lixamento leve, remova o pó e pinta.
        Resposta 3:Eu não entendi o que aconteceu. Você pintou ferragens e manchou a parede??? Por favor, explica melhor o que ocorreu para eu te dar a solução.
        Você pode me passar fotos das manchas pelo whatsapp 21 988772057. Vai me ajudar a te entender. Obrigado pelo comentário!

    • simoni

      Boa noite. Minha casa é nova e infelizmente escolhi muito mal a equipe que fez a pintura. Comprei o material de novo, eles refizeram e conseguiram deixar ainda pior, inclusive tem locais que retocaram a massa e nem sequer lixaram, simplesmente passaram tinta em cima, mas o que mais incomoda são as ondulações verticais. Será que tem conserto, pois já refizeram e ficou ainda pior? Embora seja dificil, pois a mesma equipe de pedreiros fez outras casas e não ficaram assim, poderia ser algum defeito na construção?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Simoni. Sem olhar a parede, fica difícil de concluir com exatidão o seu problema. Não sei o que você chama de ondulações, mas entendi que você tentou nivelar a parede com massa; e não deu certo. Se entendi certo, você não fez a opção correta porque a massa corrida ou acrílica só corrigem pequenas imperfeições. O nivelamento da parede deve ser feito com massa de cimento. Estas ondulações devem ser corrigidas antes de você aplicar qualquer acabamento porque tinta e massa não irão corrigir este tipo de defeito. Você deve procurar primeiro um pedreiro para acertar a parede e depois um pintor. Espero ter te ajudado. Muito obrigado pelo comentário.

    • Camila

      Olá, tenho uma pergunta. A caixa d’água do meu prédio vazou, quanto tempo demora para secar a parede e será que a parede vai descascar?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Camila. Eu entendi que sua parede foi molhada devido o vazamento da caixa d’água do seu prédio e que é uma parede interna. O tempo de secagem vai depender se a parede é bem arejada e recebe sol. Além disso também vai depender das condições climáticas de sua cidade, temperatura ambiente e umidade relativa do ar. Sem estas informações, fica difícil estimar o tempo de secagem da parede.
        Se vai descascar, depende da quantidade de água que a parede recebeu pode sim descascar ou não. Mas é muito provável que manche, mesmo se a quantidade de água não tenha sido grande. Obrigado pelo comentário.

    • Ricardo Asano

      Olá e parabéns pelo post!
      Posso pintar um parede usando apensa o pincel, sem o uso do rolo?
      Ficaria partes desiguais se pintadas todas de uma vez?
      Obrigado e sucesso.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Ricardo. Pintar toda a parede com pincel o trabalho seria muito demorado e o aspecto da pintura não seria bom. O rolo promove um aspecto da pintura muito melhor. O pincel é para ser usado somente nas partes onde o rolo não tem acesso. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Amanda Mendes

      Bom dia
      tudo bem?
      meu quarto ele é pintado e finalizado com liquibrilho
      e pretendo passar massa corrida… Qual o procedimento? eu posso passar massa corrida?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Amanda. Antes, você deve lixar toda a parede onde vai aplicar a massa corrida, para que a aderência da massa na parede seja perfeita. Obrigado pelo comentário e sucesso no trabalho do seu quarto.

    • Ubirajara Silveira

      Ola,
      Estou com duas dúvida. Na reforma de nossa casa, tivemos que retirar parte do reboco de algumas paredes e, com isso, ficamos com paredes “mistas”, com reboco velho e novo.
      Nesse caso devemos usar fundo preparador ou seladora ou ambos?
      A segunda é: devo usar seladora após a aplicação da massa corrida?
      Antecipadamente agradeço a resposta.

      Abraços

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Ubirajara. Dúvida 1: Como você tem reboco novo, deve aplicar o selador após aguardar 28 dias para a cura do cimento. Aplique o selador em toda a parede. O fundo preparador não é recomendado para paredes com reboco novo nem antigo. O fundo preparador é recomendado para paredes com partículas soltas, caiadas ou para gesso.
        Dúvida 2: Não há necessidade. Você lixa a massa aplicada e aplica a tinta de acabamento. Espero ter te ajudado. Se ainda ficaram dúvidas, volte a perguntar. Obrigado pelo comentário. Abraços.

    • Fernando

      Ótimas dicas! Parabéns!

      Estou com uma situação em casa, um dos quartos será reformado e para isso tive que retirar uma mesa e um nicho que ficavam fixos na parede, porém ficaram um monte de furos e rebarbas de tinta nas frestas de onde ficavam esses objetos na parede. Qual o procedimento e materiais indicados para repintar essas áreas? Ainda tenho meio galão da tinta utilizada na pintura dessa parede(Algodão Egípcio da Coral).

      Desde já agradeço! 🙂

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Fernando. Desculpe por demorar em responder. Se as imperfeições que ficaram na parede são leves e pequenas, podem ser corrigidas com massa corrida, lixamento e depois aplica a tinta de acabamento. Se a pintura do quarto é muito antiga, ocorrerá variação de cor entre a pintura nova e a antiga, mesmo usando a mesma tinta. Neste caso, recomendo que seja aplicada uma segunda demão de tinta em todo o quarto para homogeneizar o aspecto visual. Espero ter ajudado. Muito obrigado pelo comentário. Abraços.

    • Bruna Camargo

      Bom dia!
      Obrigada pelas dicas! Tenho uma dúvida, vou pintar o apartamento e a parede recebeu gesso e tinta semi brilho, fui orientada a lixar para remover esse brilho, para que a nova tinta tenha aderência na parede. mas estou com medo de remover o gesso. Como devo lixar nesse caso?
      Eu mesma vou pintar depois com tinta semi brilho. Essa tinta exige alguma técnica diferente?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Bruna. Para criar aderência e remover o brilho, o lixamento é leve, sem fazer muita força. Aplique a força suficiente para criar ranhuras que são responsáveis pela aderência física de uma tinta na outra; dessa forma o brilho desaparece facilmente. Use lixa fina. Para evitar problemas de incompatibilidade entre tintas, o ideal é usar a a tinta do mesmo fabricante e mesma resina da tinta que já está na parede. Em geral, as tintas semi brilho para parede são a base de resina acrílica e diluíveis em água. São de fácil aplicação e não exigem técnicas especiais para preparo ou aplicação. Se ficou alguma dúvida, pode perguntar. Muito obrigado pelo comentário.

    • Alexandre

      Eu tenho uma casa ja pintada com leves imperfeiçoes. Posso fazer a correçao dessas imperfeiçoes aplicando a massa corrida por cima da tinta ou preciso primeiro remover toda a tinta com lixamento?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Alexandre. Não precisa remover toda a tinta para aplicar massa, mas precisa limpar a parede para que a massa adere a tinta. Para isso você pode lavar a parede com água potável, se ela for externa, e aguardar secar totalmente para aplicar a massa. Se for parede interna, promova um leve lixamento. Se a parede for externa, não use massa corrida; use massa acrílica. Espero ter te ajudado. Bom trabalho e obrigado pelo comentário.

    • NILTON

      Bom dia, moro em uma casa que não é minha e quero pintar somente o quarto do bebê, porém essa parede do quarto ja tem uma tintura, que foi colocada sobre a parede sem uso da massa corrida anterior, por isso ela tem alguma imperfeições. Qual dica podeira me dar para que eu poça pintar esta parede ja pintada sem usar massa corrida e ela não ficar com muitas imperfeições. Obrigado.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Nilton. A massa corrida elimina pequenas imperfeições. Se é este o seu caso, mesmo a parede já pintada, aceita massa corrida para correção. Caso a imperfeição seja muito acentuada, a correção deve ser feita com massa de cimento ou reboco. Neste caso você deve aguardar 28 dias, após o acerto com a massa de cimento, para iniciar a pintura. Só com a aplicação de tinta, você não elimina imperfeições. Espero ter ajudado. Felicidades para o bebê.

    • WANDERLEY RAZERA

      Ola,
      Primeiramente obrigado pelas dicas, isso porque estou iniciando uma pintura em minha casa e as paredes já foram pintadas por dezenas vezes, ai surgiram as duvidas!! assisti vários videos na internet, mas suas dicas foram as que tiraram realmente minhas dúvidas, obrigado.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Grata pelo comentário, Wanderley. O objetivo do site é esse. Bom trabalho!

    • Como aplicar massa corrida na parede

      […] Se você que aprender como pintar uma parede que já possui camadas de tintas, veja o artigo que escrevi: Saiba Como Pintar Uma Parede Já Pintada e deixá-la lisinha e uniforme em 5 passos. […]

    • maria josé

      Por favor, e quando houver necessidade de aplicar massa para correção da ondulação da parede? como devo proceder?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Maria Josefa. A massa corrida ou a acrílica, corrige leves imperfeições. Se a ondulação de sua parede é muito acentuada, você deve
        corrigir este problema com massa de cimento, ou reboco. Aguardar 28 dias para a cura total do cimento antes de iniciar o processo de pintura.
        Qualquer dúvida, entre em contato de novo.
        Grata pela confiança.

    • Marta de Arruda Mendonça

      Bom dia! Adorei suas orientações. Eu iniciei a pintura de minha residencia e desejava tirar uma duvida,porem, vc foi muito alem e aprendi bastante. Estou ate mais animada a fazer mais do que estava pensando fazer. Obg.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Muito grata por seu comentário, Marta.
        E qualquer dúvida, é só perguntar.

        Bom trabalho e um feliz domingo!

    • HANA

      É PRECISO TAMBÉM NAO ESQUECER DE RECOMENDAR O USO DE MASCARA NO NARIZ PARA O MOMENTO DO LIXAMENTO!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Álvaro:
        Obrigado pelo comentário.
        Logo no início do artigo eu citei a máscara de pó junto com todos os EPIs necessários.
        Mas é sempre bom reforçar.
        Grata pelo reforço.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.