A CARREIRA PROFISSIONAL DO PINTOR INDUSTRIAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Curso de Pintor Industrial

Se você desconhece a carreira profissional de um pintor industrial, leia este post até o final. Você vai descobrir as oportunidades que existem para aumentar o seu salário e ser um profissional de sucesso.

Mesmo que você não seja um pintor industrial, mas esteja pensando em iniciar uma carreira profissional nesta área. Saiba que existe um futuro com muita prosperidade para o pintor industrial.

Normalmente o pintor industrial inicia a carreira como ajudante de pintura. Passa para pintor, depois para encarregado. Dependendo de alguns outros fatores, pode chegar a supervisor de pintura ou inspetor de pintura.

Vale esclarecer que o crescimento profissional depende da vontade de cada um. Se você é daqueles que pensa “dando pra comer e pagar minhas continhas está bom”; não vai chegar ao topo da carreira.

É preciso em primeiro lugar querer; querer muito, ter uma carreira de sucesso.

E esta teoria é válida para qualquer profissão.

 

ENTÃO BASTA QUERER UMA CARREIRA PROFISSIONAL DE SUCESSO E ASSIM SERÁ?

Carreira Profissional

Com certeza não!

Você vai precisar aprofundar seus conhecimentos em pintura industrial e tintas industriais. Também vai ter que saber aplicar as boas práticas de pintura, conhecer normas internacionais e muito mais.

No entanto você não vai precisar estudar 4 ou 5 anos para ter um diploma e o conhecimento necessário para crescer profissionalmente.

Fazendo um curso de pintura industrial profissional você vai aprender tudo que precisa para dar o próximo passo. Em geral é necessário o 5º ano do ensino fundamental para fazer este tipo de curso profissionalizante. Fazendo um curso deste, você já consegue passar de ajudante de pintura para pintor industrial.

Atuando na pintura industrial e trabalhando conforme aprendeu no curso, você vai estar mais a vontade com os termos técnicos. Vai aplicar a pintura industrial em estruturas metálicas, tubulações, tanques… Vale agora pensar em aprender a pintar com pistola. Quanto mais experiência mais pronto para organizar o trabalho de uma pintura industrial e para se tornar um encarregado.

Vale ressaltar que para alguns este caminho é fácil e para outros a oportunidade de chegar a encarregado demora mais. Por isto eu falei lá no início que é preciso querer muito. Obstáculos aparecem e é preciso eliminá-los. Porém; jamais desista!

Quando se considerar pronto para ser um encarregado, procure investigar se há esta possibilidade na empresa onde você trabalha. Talvez o chefe te prometa uma promoção. Talvez ele diga que não é possível no momento.

Em caso negativo, busque novas oportunidades.

Sem ressentimentos, parta para uma nova empreitada.

 

E AGORA COMO CONTINUAR CRESCENDO?

Como encarregado de pintura industrial, você já deve começar a estudar, caso não tenha um diploma do segundo grau.

Estude no modo presencial, semipresencial ou online; mas estude!

Este diploma será necessário para os próximos passos. Para ser um supervisor de pintura ou um inspetor de pintura, é necessário ter o segundo grau completo.

No trabalho você conhece vários tipos de tintas industriais. As ferramentas que só tinha visto no curso, agora você já trabalha com elas. Problemas de pintura aconteceram e foram resolvidos junto com a sua equipe e assim a sua experiência vai crescendo. A cada dia que passa, mais apto você está para galgar maiores oportunidades e consequentemente maiores salários.

O próximo passo você deve escolher de acordo com sua vocação. O inspetor de pintura segue uma linha mais técnica. Você vai estudar mais profundamente sobre corrosão, tintas e métodos de avaliação da pintura. Há cursos para esta formação que duram em torno de 15 dias.

Já como supervisor você deve se aprofundar na parte administrativa da pintura industrial. Organização da pintura, número de pintores necessários para cada tipo de serviço, tempo para executar serviços e outras habilidades.

Vale acrescentar que a jornada profissional não precisa ser exatamente como coloquei aqui. Eu vi pintor industrial seguir direto para o curso de inspetor de pintura. Na empresa onde trabalhava não tinha a função de encarregado. Com o segundo grau completo, passou a estudar para ser inspetor de pintura. E conseguiu.

 

A CARREIRA PROFISSIONAL DO PINTOR INDUSTRIAL

Carreira Profissional

 

Bem, você já viu que é possível traçar uma jornada de crescimento profissional como pintor industrial. Já sabe também que para chegar ao topo, é preciso estudar e se aprofundar em pintura industrial.

Talvez você já tenha o segundo grau, mas não tem profissão. Está aqui uma oportunidade de fazer o Curso de Formação de Pintor Industrial e seguir o caminho mostrado.

Talvez você ainda não tenha o segundo grau completo, mas deseja ou precisa trabalhar. Mas pretende ingressar em uma profissão que te dê expectativas de crescimento profissional. Novamente o Curso de Formação de Pintor Industrial é um caminho promissor.

Talvez você esteja em busca de um caminho profissional que não exija fazer o curso superior para conseguir uma função mais bem remunerada. A pintura industrial pode ser um caminho pra você. Faça o curso para ver se gosta. Afinal, aprender uma profissão nunca é demais!

Além disso, o serviço de pintura é um serviço considerado como uma terapia de tão prazeroso que é fazer uma pintura. Muitos profissionais da pintura dizem que gostam muito da profissão. Isto porque além de acalmar, ela dá uma sensação muito boa de ver a peça antes e depois da pintura.

De todo modo, o importante é saber que existe a profissão do pintor industrial. E que o diploma do Curso de Pintor Industrial é um passo importante para a construção da sua carreira profissional.

Se você conhece alguém que pode ser beneficiado com este conteúdo, compartilhe.

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.