O importante é planejar. O planejamento do serviço, além de orientar como fazer orçamento de pintura, ajuda a não errar na definição dos materiais necessários.

Como esta é a etapa do serviço mais importante, você deve dedicar o tempo necessário para que o seu planejamento seja realmente de valor e contribua para o resultado esperado.

O orçamento de um serviço de pintura está calcado em 3 pilares:

1º) Materiais: tintas, ferramentas e acessórios;

2º) Cálculo da área a ser pintada;

3º) Custo da mão de obra.

Então vamos a sua primeira ação para o planejamento de sua pintura que é a análise do local a ser pintado.

Esta análise deve ser muito bem-feita. Faça a análise com muita calma. Observe o estado do substrato, para tomar a decisão correta. Quando digo substrato, este pode ser uma parede ou uma peça de madeira ou de aço.

Faça uma vistoria criteriosa e detalhada. Todos os problemas que a peça ou parede apresentam devem ser levados em conta para que o serviço apresente o resultado esperado. Às vezes, o custo de uma pintura para uma mesma área e um mesmo substrato é muito diferente, devido as diferenças do estado inicial das peças ou paredes. E não é só o preço que varia; o tempo do serviço também pode variar muito em função do estado inicial da peça ou parede.

Definido o estado inicial, vamos partir para o estado final. Qual é o resultado desejado? Ouça com atenção o seu cliente ou a sua esposa, mãe, filhos; se você está fazendo o serviço para o seu lar. Converse muito para ter certeza que entendeu o desejo e a expectativa deles.

Feito isto, vamos partir para o primeiro pilar de construção do orçamento.

DEFINIÇÃO DE MATERIAIS: TINTAS, FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

 Paint4

Definido o tratamento que é preciso aplicar no substrato, é preciso listar as ferramentas e os acessórios necessários para o trabalho.

As ferramentas usadas no serviço de pintura são: espátulas, raspadores de tinta, lixadeira elétrica, pistola convencional ou airless, trincha, rolo, escada, desempenadeira, aplicador de massa, raspador de tinta, escova manual de aço e escova rotativa elétrica.

Se você não é pintor, algumas ferramentas podem ser substituídas por acessórios de menor custo. Por exemplo a pistola convencional ou a airless pode ser substituída por rolo e trincha. A lixadeira elétrica por lixa manual e a escova rotativa pela escova de aço manual. Espátula de aço, raspador de tinta, aplicador de massa, desempenadeira são ferramentas de baixo custo.

Como pintor profissional, você deve ir substituindo as ferramentas manuais por ferramentas elétricas para conseguir trabalhar com maior produtividade mantendo a qualidade.

 

Baixe agora o Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

 

 

 

Os acessórios de pintura, normalmente o pintor já tem: bandeja de pintura, pincel para recorte e rolo. Mas quem faz como hobby ou só para si mesmo, deve incluir no orçamento estes itens, além dos acessórios de consumo como fita crepe para isolar, lixa e misturador de tinta.

IMPORTANTE!

EPIs

Não deixe de incluir no seu orçamento os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Para os serviços de pintura deve-se usar máscara de pó, máscara respiratória para solventes orgânicos, luvas e óculos de segurança. Se usar equipamentos que geram ruídos, adquira também protetor auricular.

As tintas devem ser definidas após fazer aquela vistoria detalhada. Você pode precisar de massa corrida ou acrílica, selador, fundo preparador, tinta de fundo; além da tinta de acabamento na cor desejada. Este post vai te ajudar a escolher a tinta que necessita, seja para pintar parede, madeira ou ferro.

CÁLCULO DA ÁREA A SER PINTADA

Orçamento de pintura 7

Você precisa saber a área que vai pintar, para definir com mais precisão a quantidade de tinta que vai precisar. E além disso, é praxe no mercado de pintura, cobrar por metro quadrado. Orçamento de pintura residencial costuma ser dado por metro quadrado. Geralmente, tabela de preço de pintura residencial, ou simplesmente tabela de preço de pintura; na internet; é encontrada por metragem quadrada.

Quando a área a ser calculada é de uma parede, é muito simples fazer o cálculo da área; basta multiplicar a largura da parede pela sua altura.

Para o cálculo de portões, grades ou janelas confeccionadas com barras, cantoneiras, tubos ou vigas de aço, deve-se usar as tabelas com os fatores de conversão para obter o resultado. Estas tabelas são encontradas na internet quando se faz uma busca no google. Como este trabalho é mais profissional e exige um conhecimento mais aprofundado de matemática, os pintores optam em cobrar por peça considerando o tempo que vão usar para fazer o trabalho. Mas se você quiser um treinamento específico neste assunto, entre em contato informando a sua necessidade.

Se você já possui a informação correta da quantidade de tinta que vai precisar, e vai fazer o serviço você mesmo; não precisa calcular a área e o seu orçamento já está um passo na frente.

A maioria dos sites de fabricantes de tinta calculam a quantidade de tinta que você vai precisar; mas para isto é preciso informar a área a ser pintada. Suvinil, Universo Tintas, Coral, Tintas Eucatex são alguns exemplos de sites de fabricantes de tintas que ajudam sobre este tema.

CUSTO DA MÃO DE OBRA

Orçamento de Pintura 3

Este é o pilar de mais alto custo. Em geral, os consumidores têm dificuldade em saber qual é o preço justo de mercado a pagar para o pintor. Fato é que não existe uma tabela de preços do serviço de pintura que seja oficial para cobrança em todo o país. Então cada pintor dá o seu preço; muitas vezes usando critérios que não são lá muito profissionais. Por exemplo, na cidade onde moro; Rio de Janeiro; os pintores civis cobram mais caro para uma pintura de parede, se o serviço for na zona sul; região nobre da cidade; e para o mesmo serviço na zona norte o preço é bem inferior. Já questionei alguns pintores sobre isso e me responderam que na zona norte as pessoas não pagam o preço maior então eles cobram menos para pegar o serviço. Particularmente, não concordo com este método; mas é a realidade.

Se você optar por fazer o serviço, o custo total da sua pintura fica bem menor.

Se fizer uma pesquisa do custo da mão de obra para um serviço de pintura, vai verificar que os valores são muito variados. Os preços variam de acordo com a cidade e também com a oferta de profissionais. Se você tiver sorte de morar numa cidade que tenha bastante profissionais de pintura, o preço cobrado costuma ser menor. Para você ter uma ideia, neste fim de ano eu encontrei um pintor cobrando R$2,000,00 para pintar um apartamento com 80 m² de 2 quartos, sala e dependências de empregada na zona norte do Rio de Janeiro. Ele me informou que o serviço seria de 10 dias porque além das paredes iria pintar também os rodapés e portas e que o preço estava abaixo do mercado; mas ele pegou o serviço para não ficar parado.

COMO FAZER ORÇAMENTO DE PINTURA

Piggybank and calculator. Isolated on white background

Um modelo de orçamento de pintura, tem basicamente 3 pilares para você seguir; seja uma pintura de madeira, alvenaria ou ferro: definir o material necessário, calcular a área a ser pintada e pesquisar o custo da mão de obra.  

Quanto mais bem planejado e estudado o tipo de pintura que você precisa fazer, maior a probabilidade do seu orçamento ficar muito próximo da realidade.

Se calcular corretamente a metragem quadrada que precisa pintar, você pode buscar uma tabela de preço da pintura por metro quadrado na internet e ter assim uma noção do que precisa gastar para fazer o seu trabalho completo.

É muito frustrante iniciar um serviço e ter que parar no meio porque a sua previsão de gastos estava errada; o dinheiro acabou e o serviço não! Sem contar que o ambiente fica com um aspecto muito feio com o trabalho feito parcialmente. Para evitar que isto aconteça com você, use o tempo que for necessário para fazer a previsão dos gastos de sua pintura. Consulte os sites dos fabricantes de tinta para ter certeza de quanto vai precisar gastar com tinta, se for pagar mão de obra, faça vários orçamentos e peça para ver um trabalho que o pintor já tenha feito, para ter noção do resultado que ele pode te dar. Enfim; planeje e pesquise bastante antes de tomar a decisão final. Boa sorte! 

 


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    6 replies to "Como fazer Orçamento de Pintura"

    • Vilma Alves Teixeira

      Olá! Primeiramente, parabéns por realizar esse trabalho de consultoria de forma tão simples e clara, que em sua maioria é realizada por homens. Essas informações são muito esclarecedoras para quem, como eu, sou relativamente leiga. Vou seguir esses passos, pois minha obra chegou nessa fase da pintura. Minha preocupação é em relação ao preparo das paredes para evitar infiltração e não descascar depois a tinta. O reboco foi feito há pelo menos 6 anos, com areia rosa e um impermeabilizante branco, mas está rachando e descascando, tanto por fora, quanto por dentro, aonde infiltrou água. Preciso preparar essas paredes. Qual procedimentos preciso fazer para prepará-las, para não infiltrar e segurar a pintura? (Desculpe, ainda não li todos os posts).
      OBS.: Segura meu desabafo: Aqui em Brasília dá medo de fazer orçamento de pintura e de obras em geral. A maioria trabalham para enriquecer, mas nem todos têm a qualidade que desejamos. Antes mesmo de terminar a obra precisamos fazer reparos de serviços mal feitos. 🤔 Obrigada, Rosemary Coutinho!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Vilma. Você deve eliminar as infiltrações para depois pintar e lembre sempre que tinta não elimina ou corrige infiltrações. Estas são removidas com massa de cimento e as vezes podem ser tratadas com impermeabilizantes. Para isto, você deve pesquisar onde está ocorrendo infiltrações de água e vedar estes pontos. Corrigidos os pontos de infiltração, inicie a pintura.
        Para evitar o descascamento, você deve aguardar no mínimo 28 dias para pintar, se fizer correções com massa de cimento. Faça uma boa limpeza na parede antes da pintura e se for aplicar mais de uma tinta use tintas do mesmo fabricante e tenha certeza que é recomendado a aplicação de uma tinta sobre a outra para evitar defeitos de pintura devido a incompatibilidade entre tintas.
        Com relação ao seu desabafo, não é só em Brasília que isto acontece. Recebo este tipo de reclamação de todo o país. Desde pessoas relatando problemas de pintura nos seus próprios imóveis, contando que já arcaram com enormes prejuízos; a síndicos de prédios solicitando indicação de pintores de diversas cidades diferentes. Por outro lado, recebo também pedidos de ajuda de pintores que procuram se instruir para não fazerem besteiras. Espero que tenha te ajudado. Muito obrigado pelo comentário.

    • Seleman Ali

      Ola bom dia
      Quero fornecer um orçamento para pinturas publicitarias nas paredes, Gostaria de saber se a mão-de-obra por metragem quadrada que for a fornecer tem de incluir o material?

      Obrigado

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Seleman. Fica mais transparente para o cliente você colocar o preço da mão de obra separado do custo do material; principalmente se você dá a opção do cliente buscar o material mais adequado ao seu bolso. Eu te recomendo que você esclareça no orçamento que o preço é da mão de obra apenas e que oriente o cliente a adquirir as tintas do mesmo fabricante e ter certeza que o fabricante recomenda a aplicação de uma tinta sobre a outra; para evitar defeitos de pintura devido a incompatibilidade entre tintas. Obrigado pelo comentário.

    • Bruno Silva

      gostaria de saber como posso calcular a quantidade de tinta que vai ser usado.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Bruno. Você deve calcular a área que quer pintar, em m² (metro quadrado). Entre em um dos sites de fabricantes de tinta que citei no artigo “Como fazer Orçamento de Pintura” e procure ícones como cálculo de tinta e informe a área e terá a quantidade de tinta. O site da Suvinil, tem um ícone: ‘Calculadora de tinta’no final da página, que ajuda também no cálculo de área de paredes. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.