Se você quer aprender como pintar ferro enferrujado e recuperar qualquer peça de ferro que está com a aparência de velha, maltratada e com a tinta soltando, leia este artigo até o final.

Peças de ferro são muito usadas onde existe a necessidade de resistência, durabilidade, de aguentar peso, como por exemplo um banco de praça para sentar ou uma grade de proteção e também onde se requer segurança como uma porta ou uma janela.

Devido a sua alta resistência mecânica, facilidade para solda, baixo custo, e diversas outras qualidades, o ferro é muito empregado em várias áreas como construções, automotiva, estruturas metálicas e muito mais. Apesar das indiscutíveis qualidades do ferro, ele tem uma característica negativa que é a formação de ferrugem. Perfeição é muito difícil de achar; temos sempre que lidar com os prós e os contras. Devido a tendência do ferro a se oxidar e formar a ferrugem, ocorre a necessidade de manutenção para que sejam mantidas as suas diversas características positivas e por isso é tão importante saber como pintar ferro enferrujado.

Vou passar os 4 passos que você deve aplicar na ordem certa para fazer uma boa manutenção e transformar o aspecto velho e enferrujado em uma peça nova e bem cuidada.

PASSO 1 – RETIRADA DA FERRUGEM

COMO PINTAR FERRO ENFERRUJADO

 

 

 

 

 

 

 

 

Remova toda a tinta que está solta usando uma espátula ou um raspador. Retire toda a ferrugem com o auxílio de lixa, escova de aço ou uma lixadeira elétrica, se você tiver uma. Se quiser saber mais sobre as ferramentas e acessórios para retirada de ferrugem, baixe o e-book “ Descubra quais ferramentas e acessórios voce precisa para tratar aço antes de pintar”. É grátis e vai te dar uma boa orientação sobre as ferramentas mais usadas para fazer o tratamento do ferro enferrujado.

A tinta que está bem aderida, não precisa ser retirada. Depois da remoção total da ferrugem e da tinta solta, faça um lixamento em toda a peça usando lixa para ferro. A peça deve ter aspecto fosco após este tratamento. Se você optou em deixar a tinta antiga bem aderida, o brilho da tinta; se houver; deve ser removido com o lixamento.

Dica extra!

Uma amiga, há tempos atrás, me questionou sobre como polir ferro enferrujado. Isto porque ela queria deixar um armário de ferro na cor original. Ela queria polir e depois passar verniz. Se você está pensando em fazer o mesmo, considere em deixar a sua peça de ferro clara, sem ferrugem e fosca para que o verniz possa aderir no ferro e proporcionar o brilho desejado. Quando ela me perguntou como polir ferro enferrujado, pensei num polimento tipo espelho; que é possível se obter com técnicas especiais; mas o próximo passo não pode ser o de aplicar verniz ou tinta porque a aderência fica muito prejudicada. Este esclarecimento que passei pra minha amiga pode servir pra você.A

 

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

 

PASSO 2 – LIMPEZA

Remova todo o pó gerado pelo lixamento usando pano seco limpo, aspirador de pó ou qualquer outro equipamento que você tenha em mãos, adequado para esta remoção. Se verificar presença de óleo ou graxa, remova com solvente de limpeza ou detergente. Se usar detergente, enxague bem com água para total remoção do mesmo e seque imediatamente para evitar formação de mais ferrugem. Após a limpeza, a peça deve estar fosca, limpa, seca, isenta de poeira, óleo, graxa, sais, pontos de corrosão ou ferrugem e qualquer outra matéria estranha. Se você quer fazer a manutenção para pintar portão de ferro enferrujado, leia também o artigo “Como tirar ferrugem de portão de ferro”. Nele você vai encontrar mais de uma maneira de retirar a ferrugem do ferro.

 

COMO PINTAR FERRO ENFERRUJADO: agora sim sua peça está pronta para você iniciar a pintura. Então vamos para o terceiro passo.

 

PASSO 3 – APLICAÇÃO DA TINTA DE FUNDO

Aplicar a tinta de fundo nos locais onde o ferro está exposto. Esta aplicação deve ser feita no mesmo dia em que você retirou a ferrugem. Se você deixar para o dia seguinte, vai correr o risco de encontrar a peça com ferrugem novamente ou com pontos pretos.

Aplique uma camada abundante de tinta nos locais onde o ferro ficou exposto. Passado o tempo de repintura (este tempo é informado pelo fabricante da tinta), aplique outra demão de tinta de fundo em toda a peça e seja abundante nos pontos da peça que são mais suscetíveis a enferrujar. Novamente, se você está fazendo o pré tratamento para pintar portão de ferro enferrujado do tipo grade onde existem vários pontos de solda, aplique uma camada caprichada de tinta de fundo nestes pontos.

PASSO 4 – APLICAÇÃO DA TINTA DE ACABAMENTO

Após decorrido o tempo de repintura da tinta de fundo, promova um leve lixamento, só para garantir a aderência da tinta de acabamento na tinta de fundo.

Remova todo o pó gerado pelo lixamento e aplique 2 demãos da tinta de acabamento. Não esqueça de verificar o tempo que você deve aguardar entre as demãos da tinta de acabamento.

 

COMO PINTAR FERRO ENFERRUJADO

Neste artigo, você aprendeu como pintar ferro enferrujado em 4 passos, começando pela remoção total da ferrugem com uma dica extra sobre como polir ferro enferrujado. Depois falei sobre a limpeza descrevendo todas as impurezas que devem ser retiradas para iniciar a pintura. Nos passos 3 e 4 falei da aplicação das tintas de fundo e de acabamento. Também deixei um link para você aprender mais sobre como pintar ferro enferrujado e outro link que fala sobre como pintar portão de ferro enferrujado.

Para finalizar deixo mais 2 dicas:

  1. Compre as tintas de fundo e de acabamento do mesmo fabricante para evitar defeitos de pintura causados por incompatibilidade entre tintas;
  2. Use EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Para o trabalho de pintura você deve usar máscara de pó e solventes orgânicos, luvas e óculos de segurança; pelo menos. Trabalhe usando calças compridas e blusas de mangas compridas para evitar o contato de produtos químicos com seu corpo.

Se ficou alguma dúvida ou quiser fazer uma pergunta, faca através do comentário ou entre em contato. Terei enorme prazer em te ajudar.

 

 

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

    


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    19 replies to "Como Pintar Ferro Enferrujado Em 4 Passos"

    • Jurema

      Olá, Rosemary, preciso reformar as janelas basculantes da minha casa que estão travadas por excesso de tinta, numa pintura muito mal feita. Minha dúvida é: como posso retirar o excesso de tinta dos cantinhos onde a lixa não chega? Existe algum líquido que eu possa derramar é que retire a tinta esmalte? Obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Jurema. Sim, existem produtos para remover tintas, líquidos e em gel. No entanto, eu não recomendo usá-los por serem produtos muito tóxicos e porque para uma compra correta é necessário saber qual a base da tinta a remover e geralmente as pessoas não sabem. Para a remoção física, você pode recorrer a escova de aço, espátulas e se tiver uma lixadeira elétrica busque por acessórios para remoção nos cantos. Obrigado pelo comentário.

    • Sandra

      Olá Rosemary! Deiixei um portão de ferro sem pintura enferrujar naturalmente para dar um efeito envelhecido, depois tirei o excesso de ferrugem com uma escova de aço e agora gostaria de pintar com algum produto transparente fosco ou acetinado para parar ou ao menos retardar o processo de ferrugem e dar um acabamento…será que tem algum produto que adere no ferro enferrujado? Pensei em esmalte sintético transparente, Verniz PU , resina acrilica…Pode me ajudar? Grata, um abraço!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Sandra. Entendo que o portão está localizado externamente e exposto a sol e chuva. Então o verniz PU 2 componentes é o produto mais indicado para o acabamento. No entanto; se você não remover toda a ferrugem, o portão vai continuar com o processo de oxidação e sua pintura vai ter muito pouca durabilidade. O verniz vai até aderir na peça; no primeiro momento, mas sairá muito breve. Obrigado pelo comentário.

    • saulo Guilherme

      Obrigado Rosemary, mas gostaria de uma indicação deste produto, já pesquisei e achei várias tintas epóxi 2 componentes, com diversas aplicações, qual atenderia este tipo de trabalho que pretendo fazer, e o custo não seria muito alto, já que não se trata de tratamento industrial ?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Saulo. Quando você diz que achou várias tintas epóxi 2 componentes; entendo que você quer dizer vários fabricantes diferentes da mesma tinta. Escolha marca consagrada no mercado; já que seu objetivo é proteger o metal da ferrugem. Se a tinta é epóxi 2 componentes, é ideal para proteger o aço contra a ferrugem. Para te ajudar, você pode me enviar o nome comercial e a marca da tinta epóxi que escolheu e te digo se vai dar uma boa proteção. Obrigado pelo comentário. Abração.

        • saulo Guilherme

          O produto Hammerite também atenderia nestes casos ? Ou somente o outro?

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá Saulo. O produto anti-ferrugem da Hammerite é a base de resina alquídica; menos nobre do que a resina epóxi. Na embalagem do produto, informa que pode ser pintado sobre ferrugem. Por experiência, te informo que a durabilidade da sua pintura; mesmo com este produto; será superior se você remover toda a ferrugem. A escolha deste produto vai depender da durabilidade que você quer do seu serviço. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

            • saulo Guilherme

              Muito obrigado, mas a pergunta é porque continuo com dúvida quanto a tinta epóxi bicomponentes, quando pesquiso na internet vejo produtos indicados para piscinas e pisos, seria este o produto também indicado para metais ? pode me dar uma boa indicação para minha escolha?

            • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

              Olá Saulo. Uma sugestão que vai te atender: Wandepoxy Base Solvente da Coral. Acredito que seu objetivo é proteger da umidade então use a poliamida como catalizador. Lembrando que esta tinta não deve ser aplicada sozinha se a peça ficar exposta ao sol. Quando a peça é exposta ao sol, após a pintura com epóxi, deve ser aplicado pelo menos 1 demão de tinta resistente aos raios ultravioleta, como por exemplo a tinta a base de poliuretano (automotiva). Espero ter ajudado. Muito obrigado pelo comentário.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Gilberto. Obrigado pelo comentário.

    • saulo Guilherme

      Boa tarde Rosemery, moro numa cidade do litoral e estou querendo testar um produto chamado Batida de Pedra como fundo para peças em aço carbono preto e galvanizado, será que posso aplicar diretamente no metal, e realmente esperar uma proteção de qualidade neste caso ? Procuro uma solução mais barata do que a galvanização a frio, e pretendo usar como acabamento um esmalte sintético a base de água. Grato.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Saulo. Este produto não é adequado para ser usado como tinta de fundo. Se trata de um produto com flexibilidade maior que a tinta; indicado para proteger partes onde há vibrações. Você não terá proteção contra a corrosão de qualidade com este produto. Quanto ao uso de esmalte sintético como tinta de acabamento; se a peça é um portão externo exposto a intempéries e maresia; a durabilidade da pintura fica comprometida. Se quiser um esquema de pintura para este caso, com qualidade e durabilidade, as tintas serão mais caras. No entanto com a durabilidade maior, no final fica o mesmo preço ou até mais em conta. Basta fazer as contas. Se quiser ajuda para fazer estas contas, estou a disposição mas precisarei de mais detalhes sobre este serviço. Obrigado pelo comentário.

        • saulo Guilherme

          Obrigado, na verdade vou confeccionar peças para decoração em metal, usar cantoneiras barras chatas e metalon, no caso do metalon consigo galvanizado, estou mais preocupado com os outros materiais, qual a tinta que devo usar então para obter uma maior proteção, ou deveria usar pintura automotiva?

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá, Saulo. Preciso saber qual é o metal: alumínio, ferro fundido, aço, cobre, latão?
            Aguardo seu retorno para poder tirar sua dúvida. Obrigado pelo comentário.

            • saulo Guilherme

              Vou usar aço carbono preto basicamente.

            • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

              Olá, Saulo. Como você falou anteriormente que busca uma tinta de fundo de qualidade para proteger o aço carbono, eu recomendo que aplique epóxi 2 componentes e depois aplique tinta de acabamento a base de poliuretano. Se fizer um bom pré-tratamento, retirando toda a ferrugem e/ou carepa de laminação (se houver); a pintura vai ter ótima durabilidade. Obrigado pelo comentário.

            • saulo Guilherme

              aço carbono preto

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.