Como Pintar Ferro Enferrujado Em 4 Passos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Se você quer saber em 4 simples passos como pintar ferro enferrujado e qual a tinta para pintar ferro enferrujado; para recuperar peças de ferro envelhecidas e com a tinta soltando, leia este artigo até o final.

Peças de ferro são muito usadas onde existe a necessidade de resistência, durabilidade, de aguentar peso.

Como um banco de praça para sentar, uma grade de proteção e também onde se requer segurança como uma porta ou uma janela.

Devido a sua alta resistência mecânica, facilidade para solda, baixo custo, e diversas outras qualidades, o ferro é muito empregado em várias áreas. Construções, automotiva, estruturas metálicas e muito mais.

Apesar das indiscutíveis qualidades do ferro, ele tem uma característica negativa que é a formação de ferrugem. Perfeição é muito difícil de achar; temos sempre que lidar com os prós e os contras.

Devido a tendência do ferro a formar a ferrugem, vem a necessidade de manutenção, que preserva as características positivas do ferro.

Por isso é tão importante saber como pintar ferro enferrujado.

Vou passar os 4 passos na ordem certa que você deve aplicá-los para fazer uma boa manutenção.

Você vai conseguir transformar o aspecto velho e enferrujado em uma peça nova e bem cuidada.

PASSO 1 – RETIRADA DA FERRUGEM

COMO PINTAR FERRO ENFERRUJADOESCOVA DE AÇO

Remova toda a tinta que está solta usando uma espátula ou um raspador. Retire toda a ferrugem com o auxílio de lixa, escova de aço ou uma lixadeira elétrica, se você tiver uma.

Se quiser saber mais sobre as ferramentas e acessórios para retirada de ferrugem, baixe o e-book “ Descubra quais ferramentas e acessórios você precisa para tratar aço antes de pintar”.

É grátis e vai te dar uma boa orientação sobre as ferramentas mais usadas para fazer o tratamento do ferro enferrujado.

A tinta que está bem aderida, não precisa ser retirada.

Depois da remoção total da ferrugem e da tinta solta, faça um lixamento em toda a peça usando lixa para ferro.

A peça deve ter aspecto fosco após este tratamento.

Se você optou em deixar a tinta antiga que está bem aderida, o brilho da tinta; se houver; deve ser removido com o lixamento.

Dica extra!

Se você está querendo saber como pintar um portão de ferro enferrujado, leia este artigo que apresenta 2 maneiras de remover a ferrugem. Neste artigo você também vai entender as vantagens de usar a escova de aço, principalmente se o seu portão tem muitas quinas.

PASSO 2 – LIMPEZA

Remova todo o pó gerado pelo lixamento usando pano seco limpo, aspirador de pó ou qualquer equipamento adequado.

Se verificar presença de óleo ou graxa, remova com solvente de limpeza ou detergente neutro.

Se usar detergente, enxague com água para total remoção do mesmo e seque imediatamente para evitar formação de mais ferrugem.

Após a limpeza, a peça deve estar fosca, limpa, seca, isenta de poeira, óleo, graxa, sais, ferrugem e qualquer matéria estranha.

Se você vai pintar portão de ferro enferrujado, leia também o artigo “Como pintar portão de ferro”. Nele você vai encontrar a indicação de uma tinta mais barata; de base alquídica; mas que funciona bem quando todos os passos recomendados no artigo são seguidos.

Agora a sua peça está pronta para iniciar a pintura.

Então vamos para o terceiro passo.

PASSO 3 – APLICAÇÃO DA TINTA DE FUNDO

COMO PINTAR FERRO ENFERRUJADO

Aplicar a tinta de fundo nos locais onde o ferro está exposto.

Esta aplicação deve ser feita no mesmo dia em que você retirou a ferrugem. Se você deixar para o dia seguinte, corre o risco de encontrar a peça com ferrugem ou com pontos pretos.

A tinta epóxi 2 componentes é uma ótima opção de tinta para pintar ferro enferrujado; como tinta de fundo.

Esta tinta fornece excelente proteção a corrosão do ferro.

No entanto, é preciso saber se na sua pintura é possível usá-la e como preparar tinta de 2 componentes. 

Se você quer fazer um serviço de alta durabilidade mas não sabe como trabalhar com tinta epóxi, veja o GUIA TINTA EPÓXI. 

Este guia foi preparado para fornecer soluções para quem deseja aplicar tinta epóxi.

Aplique uma camada abundante de tinta nos locais onde o ferro ficou exposto.

Passado o tempo de repintura (este tempo é informado pelo fabricante da tinta), aplique outra demão de tinta de fundo em toda a peça e seja abundante nos pontos da peça que são mais suscetíveis a enferrujar.

Se você está fazendo o pré tratamento para pintar portão de ferro enferrujado do tipo grade, nesta peça existem vários pontos de solda. Aplique uma camada caprichada de tinta de fundo nestes pontos.

PASSO 4 – APLICAÇÃO DA TINTA DE ACABAMENTO

COMO PINTAR FERRO ENFERRUJADO

Passado o tempo de repintura da tinta de fundo, faça um leve lixamento. 

Só para garantir a aderência da tinta de acabamento na tinta de fundo.

Remova todo o pó gerado pelo lixamento.

Aplique 2 demãos da tinta de acabamento.

Não esqueça de verificar o tempo que você deve aguardar entre as demãos da tinta de acabamento.

COMO PINTAR FERRO ENFERRUJADO

Neste artigo, você aprendeu como pintar ferro enferrujado em 4 passos.

Começou pela remoção total da ferrugem com uma dica extra sobre como pintar portão de ferro enferrujado.

Depois passou para a limpeza descrevendo todas as impurezas que devem ser retiradas para iniciar a pintura.

Nos passos 3 e 4 foi tratado a aplicação das tintas de fundo e de acabamento.

Foram citados links para você aprender mais sobre Como Tirar Ferrugem de Portão de Ferro e outro que fala sobre Como Pintar Portão de Ferro.

Também foi apresentado o GUIA TINTA EPÓXIpara ajudar quem deseja usar tinta epóxi em sua pintura, proporcionando um trabalho com maior durabilidade e melhor aspecto visual.

Para finalizar deixo mais 3 dicas:

  1. Compre as tintas de fundo e de acabamento do mesmo fabricante.  Você vai evitar defeitos de pintura causados por incompatibilidade entre tintas;
  2. Use EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Para trabalhar com  pintura, você deve usar máscara de pó, máscara de solventes orgânicos, luvas e óculos de segurança. Trabalhe usando calças compridas e blusas de mangas compridas para evitar o contato de produtos químicos com seu corpo.
  3. Se você quiser melhorar o seu conhecimento em pintura de aço e ferro, adquira o curso A Arte de Pintar Aço e Ferro. Mesmo que você não saiba nada sobre pintura de ferro, vai ser capaz de fazer um serviço profissional. Vai saber aplicar técnicas corretas, usando as ferramentas adequadas. Vai saber escolher as tintas que vão produzir o resultado desejado e um trabalho de alta qualidade. O preço é adequado ao seu bolso e ainda pode parcelar. Se ficou interessado, clique aqui.

Se ficou alguma dúvida ou quiser fazer uma pergunta, faça através do comentário ou entre em contato. Terei enorme prazer em te ajudar.

RECEBA GRATUITAMENTE ESTE E-BOOK

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.