Muitas pessoas aplicam gesso no teto e acabam deixando-o sem acabamento de pintura. Isso ocorre porque não sabem como pintar teto de gesso. Pintura de acabamento em gesso é simples, basta seguir um passo a passo. Neste artigo vou explicar como você pode realizar a pintura de teto de gesso em apenas 5 passos e dar uma cara nova para o seu ambiente. Mas antes, vamos conhecer os benefícios de um teto de gesso.

Teto de gesso e suas funcionalidades

O teto de gesso para decoração é uma ótima escolha porque ele permite que você abuse da criatividade para construir um espaço bem diferente. Seu custo não é alto e o tempo de montagem de um teto de gesso é muito pequeno quando comparado com outras opções para a solução de problemas como esconder imperfeições do teto ou levar cabos e canos para outra parte da casa. Outra grande vantagem é quando se pensa em decoração. Você pode fazer um teto com dois níveis rebaixando-o só em uma parte do ambiente ou usando figuras geométricas desenhadas no teto, com o objetivo de separar ambientes, colocar iluminação em qualquer lugar que desejar, sem stress. Você poderá usar bastante a criatividade, pois as possibilidades são grandes de suas ideias serem possíveis de se tornar realidade.

Se você quer saber como fazer esta pintura de forma eficiente e deixar o seu lar mais bonito, continue lendo este artigo veja abaixo como deve fazer e não pule etapas, pois se não fizer corretamente pode deixar a pintura feia.

como-deixar-uma-parede-lisinha

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

 

Como pintar teto de gesso em 5 passos

PASSO 1: Preparação do teto

Aguarde a secagem total do gesso. Promova um lixamento leve com lixa fina. Limpe todo o pó gerado pelo lixamento. Faça o isolamento com fita crepe nas partes onde a pintura que você vai fazer, é indesejável. A superfície deve estar seca, firme, limpa, sem gordura, poeira, mofo, umidade ou qualquer outra impureza que prejudique o aspecto e a aderência da tinta que será aplicada no próximo passo.

PASSO 2: Pintura com tinta de fundo

Aplique 1 demão de Fundo preparador. Prepare esta tinta conforme as recomendações do fabricante. Hoje em dia já é encontrado no mercado tinta para gesso. É possível aplicar esta tinta substituindo o fundo preparador. Se você conseguir encontrar a tinta para gesso na cor que deseja pintar o seu teto e se este fica em ambiente interno; o seu custo pode ficar reduzido, sem a necessidade de comprar fundo preparador e tinta de acabamento.

PASSO 3: Aplicação de massa

Aplique 1 ou 2 demãos de massa, de acordo com a necessidade. Você pode aplicar a massa em todo o teto ou somente usá-la para corrigir imperfeições. Use massa corrida se o ambiente for interno. Caso o teto fique localizado em ambiente externo, use massa acrílica. Se for aplicar 2 demãos de massa, atente para o tempo que deve aguardar para aplicar a segunda demão. Preste atenção também no tempo que deve aguardar para passar para a próxima etapa que é o lixamento. Estes dados são encontrados na embalagem do produto ou no boletim técnico da massa; em geral disponível na internet, no site do respectivo fabricante. Veja mais detalhes sobre massa corrida no artigo: como passar massa corrida

PASSO 4: Lixamento

Lixe todo o teto com lixa fina (180 ou mais fina), mesmo que você não tenha aplicado a massa em todo o teto. O lixamento deve tornar todo o teto nivelado e com o mesmo aspecto fosco. Remova toda a poeira gerada pelo lixamento usando uma vassoura ou aspirador de pó. Você pode também fazer a limpeza usando pano seco. Proceda a limpeza da melhor maneira que for adequada para você obter o melhor resultado.

PASSO 5: Pintura em teto de gesso com tinta de acabamento

Aplique 2 demãos de tinta de acabamento. Esta tinta deve ser escolhida na cor desejada e o tipo de tinta usada deve ser compatível com a massa corrida. Fique atento também ao tempo que deve ser aguardado para a aplicação da segunda demão de tinta. Estas informações são encontradas no boletim técnico da tinta que você escolheu. Para evitar problemas de incompatibilidade entre camadas, você deve escolher todos os produtos do mesmo fabricante e verificar se o fabricante autoriza a aplicação destes produtos escolhidos, um sobre o outro. Então, para pintura de um teto de gesso, você vai precisar adquirir fundo preparador, massa corrida (ou acrílica) e tinta de acabamento. Escolha os 3 produtos do mesmo fabricante; seja qual for o fabricante escolhido.

Para finalizar

Por fim, para que o seu trabalho ocorra sem surpresas desagradáveis, recomendo o uso dos EPIs (equipamento de proteção individual) necessários para sua proteção. Os produtos que você vai usar para a pintura do teto de gesso são nocivos para saúde e por isso você não deve permitir que eles entrem em contato com sua pele, olhos, e principalmente que eles sejam inalados. Os EPIs que você vai precisar são os seguintes:

  • Óculos de segurança

  • Luvas de látex ou borracha

  • Máscara de pó (para uso durante o lixamento)

  • Máscara de vapores orgânicos (para uso durante a aplicação de tintas e massas)

E para facilitar as suas compras, vou deixar uma lista dos acessórios que você tem que ter para executar a pintura em seu teto de gesso:

  • Lixa fina

  • Bandeja para tinta

  • Rolo(de pelo baixo e resistente a tinta que você vai usar)

  • Trincha

  • Espátula

  • Desempenadeira de aço

  • Escada

  • Fita crepe

  • Lençóis velhos ou jornal para forrar o chão e evitar os pingos de tinta

Siga estes 5 passos criteriosamente e o seu resultado será um sucesso. Bom trabalho!

Se você tiver alguma dúvida em pintura em teto de gesso, deixe seu comentário abaixo, faremos o possível para sanar sua dúvida. E se você gostou e acha que este artigo pode ajudar outras pessoas compartilhe no Facebook.

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    38 replies to "Pintura em Teto de Gesso, Aprenda Como Fazer"

    • Wendell

      Olá,
      O responsável pela pintura do gesso no teto do meu apto fez uns acabamentos em torno dos spots muito mal feitos. A cor é branca, mas em torno dos spots ficou mais escura que o restante do teto. Eu consigo corrigir isso de que forma? Uma nova demão é suficiente?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Wendell. Se a diferença de tonalidade não é muito grande, é possível que mais uma demão possa melhorar bastante o aspecto visual da pintura. Obrigado pelo comentário.

    • João

      Olá,
      Gostaria de saber se posso passar o fundo preparador em cima da tinta antiga que não consegui remover do gesso.

      Obrigado

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, João. Sim. O fundo preparador vai homogeneizar toda a superfície do gesso e deixá-la pronta para receber a tinta de acabamento. Bom trabalho. Obrigado pelo comentário.

    • Angélica Cypriano Nonato

      Olá Bom dia !
      Fiquei com uma pequena dúvida> Preciso mesmo lixar o gesso antes de pintar, mesmo que ao ser colocado recentemente?
      Obrigada!
      Angélica Nonato.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Angélica. Sim. O lixamento tem 2 funções, uma é remover tinta antiga ou qualquer contaminação que possa estar grudada no gesso; o que provavelmente não é o seu caso, já que o gesso é novo. A outra função é promover uma boa aderência do fundo preparador ou da tinta no gesso. As ranhuras causadas pela lixa vão ajudar nesta etapa. Obrigado pelo comentário.

    • Caroline

      Boa tarde
      Gostaria de saber se posso aplicar o fundo preparador depois de aplicar a massa corrida no teto de gesso, ou o fundo teria que ser dado antes ?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Caroline. O fundo preparador deve ser aplicado primeiro e depois vem a massa corrida. Obrigado pelo comentário.

    • carlos rodigues

      boa tarde! vou passar um gesso no teto que e lage e isopor, apos isso fica bom passar uma tinta?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Carlos. Sim, fica muito bom. Siga os passos do artigo. Obrigado pelo comentário.

    • Celso Menezes

      Olá, Rosemary!
      Coloquei um forro de gesso. O pintor sugeriu colocar massa acrílica, depois selador e por fim tinta comum. O procedimento está correto ou no lugar do selador ele deveria usar fundo preparador?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Celso. Como procedimento correto, aplique o fundo preparador depois a massa acrílica e por fim a tinta de acabamento escolhida. O selador não é tinta indicada para gesso. Observe os tempos de espera entre as aplicações. Estes tempos são informados no boletim técnico dos produtos. Recomendo que os produtos sejam todos do mesmo fabricante para evitar problemas de pintura devido a incompatibilidade entre tintas. Obrigado pelo comentário.

        • Celso

          Muito obrigado pela resposta, Rosemary!
          Parabéns pelo site e pela competência.

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Muito obrigado pelo comentário!

    • Silvio

      Boa Tarde. Existe alguma outra forma de remover a tinta antiga, que está descolando, do forro de gesso do banheiro, além do uso de espátula? Pelo visto o forro não recebeu os cuidados adequados antes da pintura. Obrigado.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Silvio. A parede de gesso é frágil e por isso as técnicas e ferramentas usadas em uma parede de concreto não são adequadas para o gesso. Minha recomendação é retirar a tinta solta com espátula e muito cuidado para não estragar o teto ou trocar este teto; e aplicar a pintura corretamente. Muito obrigado pelo comentário.

    • Andrea

      Gostaria de perguntar o q faço pra tirar algumas marcas q estão dando no teto ,pois usei a massa corrida,lixei passei selador e quando fui com a tinta ficou marcas do próprio rolo no teto .

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Andrea. Pela sua descrição, um dos motivos pode ser a forma de passar o rolo, que está causando as marcas. Use demãos cruzadas: por exemplo aplique a primeira demão na horizontal e a segunda na vertical; sempre aplicando sobreposição mínima de 5 cm nas faixas adjacentes. Você também deve verificar se o rolo está perfeitamente limpo e livre de partículas da tinta anterior; se ele não for novo; e se é o adequado para a tinta que está usando. Se ainda não conseguir eliminar as marcas, se for possível, me envia fotos do defeito. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Gesiel

      Bom dia!

      A minha dúvida não é exatamente em relação a pintura, mas ao revestimento do teto, não sei se pode me ajudar.
      Estou construindo, estava pretendendo chapiscar com bianco, rebocar e depois passar massa acrílica na garagem, no entanto meu pedreiro sugeriu chapiscar com bianco e passar gesso. Estou um pouco receoso por ser garagem e estar sujeito a umidade da chuva. O que acha?
      Ah, a laje é em EPS.

      • Gesiel

        Lembrando que estou falando do teto da garagem.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Gesiel: Sua pretensão em chapiscar com Bianco (adesivo) a laje em EPS e depois rebocar está perfeita. Após rebocar, aguarde no mínimo 28 dias para iniciar a aplicação do acabamento. Antes da massa acrílica eu sugiro aplicar 1 demão de selador para homogeneizar a absorção da parede. Lixar a massa, remover o pó e aplicar o acabamento; tinta acrílica; na cor que desejar. Gesso não é adequado para teto de garagem e se há possibilidade de pegar chuva, pior ainda.
        Obrigado pelo comentário.

    • Elinor Maia

      Olá, gostaria de saber como proceder no reparo de teto de gesso com massa corrida, pintada de branco, dentro do box de banho. Em alguns pontos a massa está soltando. Qual seria a melhor solução para resolver em definitivo esse problema? Obrigado e Parabéns pela iniciativa. Abç.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Elinor. O fato da massa estar soltando pode ser por vários motivos. Vou te dar 2 que costumam ocorrer: 1º: foi aplicado massa corrida que não resiste muito tempo a umidade. Neste caso a correção é usar massa acrílica que é mais adequada para ambientes úmidos. 2º: na etapa de aplicação da massa o profissional não era experiente e não soube promover aderência da massa no substrato. Neste caso, são muitos detalhes que vão desde uma limpeza bem feita até o uso de esquema de pintura correta para gesso. Sugestão: retire toda a massa com lixadeira, promova uma limpeza bem feita retirando todo o pó e aplique 1 demão de fundo preparador ou de tinta específica para gesso e após o tempo informado pelo fabricante, aplique massa acrílica. Obrigado pelo comentário.

      • Júlia de Meo Campos Furtado

        Pergunto se posso pintar o teto de minha casa, que é de gesso, sem aplicar massa de emassamento. Tenho horror ao emassamento e o pó ao lixar. Acho que sou alérgica ao pó e a massa. Como proceder para atender meus anseios?

        • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

          Olá, Júlia. Você pode aplicar fundo preparador e depois tinta de acabamento; ou aplicar tinta de acabamento própria para gesso. Com relação a aplicação de massa, primeiro vai depender muito do acabamento das placas e de como o gesseiro vai colocá-las. Um profissional caprichoso pode te entregar o serviço de maneira que sem a massa o serviço fique bom. E segundo, também vai depender do seu grau de exigência, porque um trabalho com a aplicação de massa é sempre mais fino. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Adriana

      a mesma tinta para gesso que usei no passo 2 no lugar do fundo preparador posso usar ao final no passo 5 como pintura?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Adriana: Se no passo 2 você usou tinta para gesso, sim, esta mesma tinta é a de acabamento. Obrigado pelo comentário.

    • sheila

      Boa tarde,

      Estamos pintando nossa casa de branco(as paredes são de gesso), ja selamos e lixamos, já passamos 2 demãos de tinta, porém no rodapé tem manchas escuras de argamassa e essas manchas continuam e creio que a tinta não vai cobrir, o que eu uso para cobrir essas manchas antes de terminar a pintura?

      • Sheila

        Obs.: Já havíamos passado massa corrida nos rodapés, mas algumas manchinhas ainda ficaram, assim como alguns lugares estão um pouco manchadas no pé da parede.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Sheila. Se você usar selador pigmentado vai resolver o seu problema. Tenha o cuidado de usar o selador de mesma resina da tinta que vai usar. Por exemplo se a sua tinta é de base acrílica, use selador pigmentado de base acrílica. Espero ter te ajudado. Se ficou alguma dúvida, volte a perguntar. Obrigado pelo comentário.

    • Marcos Henrique

      Oi, posso aplicar a tinta para gesso ou o fundo preparador diretamente no gesso e aplicar a tinta? Ou tenho que antes de aplicar a tinta passar massa corrida? No caso para gesso e drywall.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Marcos Henrique. Sim, você pode aplicar tinta para gesso ou o fundo preparador direto no gesso. Porém, certifique-se de que o fabricante da tinta garante a aplicação direto no gesso. Existem tintas no mercado especiais para serem aplicadas diretas no gesso, com a garantia e recomendação do fabricante. Bom trabalho. Espero ter te ajudado. Muito obrigado pelo comentário. Abraços.

    • Manoel Gomes d souza Neto

      Bom dia,
      estou com uma dúvida, irei fazer forro de gesso em toda minha casa e 1 gesseiro me deu um orçamento mais caro e me disse que depois de montar as placas ele terá que revestir todo o forro, para não ficar as marcar das juntas depois de pintar, isto é verdade?
      É que outros gesseiros falaram que é só usar massa corrida depois no teto? preciso sanar está dúvida para contratar o serviço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Manoel. Realmente, se aplicar massa corrida e depois pintar, as marcas das juntas desaparecem. Qual revestimento o profissional quer aplicar? Desculpe o atraso na resposta. Tive problemas com o sinal de internet. Obrigado pelo comentário.

    • cida

      Contratei uma profissional para fazer a aplicação do gesso cola, mas infelizmente ficou desprezível o serviço, mas já fazem duas semanas que o o produto foi aplicado, vamos lá: tenho como lixar e passar outra camada de gesso cola mais fino, ou o recomendável é lixar e pintar para cobrir os erros. Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Oi, Cida. Sim, você lixa e passa outra demão do gesso com uma desempenadeira ou espatula de maneira a formar uma camada fina. Depois que secar, lixa de novo. A pintura não cobre as irregularidades. Obrigado pelo comentário.

    • pablo roberto de sousa oliveira

      meu forro foi colocado faiz 10dias eu posso passa celador nele ja foi lixado

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Pablo. Sim, se já foi lixado, você pode iniciar a pintura. Mas te recomendo aplicar fundo preparador no lugar do selador, e depois a tinta de acabamento.
        Ou você pode também aplicar tinta específica para gesso. Se encontrar na cor que deseja, você compra só um produto e aplica no mínimo 2 demãos. Espero ter te ajudado.
        Bom trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.