VALE A PENA FAZER CURSO ONLINE DE PINTOR INDUSTRIAL?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
curso online

É o que mais se vê hoje em dia: cursos online de tudo! E claro, tem curso online de pintor industrial. Mas será que vale a pena fazer um curso deste? Se você quer fazer um curso online de pintor industrial, mas não sabe se vai valer a pena, continue aqui.

“Quando a esmola é muito grande, o Santo desconfia” É um ditado popular muito conhecido que tem muito a ver com o assunto aqui abordado.

Isto porque o preço é o maior atrativo dos cursos online. É possível afirmar que não só o preço, mas o custo total do curso. Você vai economizar com alimentação, transporte e tempo. Mesmo que você more na cidade onde tem o curso que deseja, as passagens urbanas estão caras! Os engarrafamentos são uma constante! E está difícil fazer um lanchinho só pra enganar o estômago, gastando pouco.

Cursos que antes só se fazia presencialmente, como jardinagem, culinária, instrumentos musicais, manutenção de eletrodomésticos, calibração de equipamentos. E aulas de ginástica, danças, línguas, química, física, e outras matérias; hoje temos todos online!

E as dúvidas são: quem faz curso online aprende o que precisa para alcançar suas metas? Aprende mais ou menos do que fazendo um curso presencial?

Para responder estas perguntas, foram listadas vantagens e desvantagens de um curso online. Conclua você mesmo se vale a pena fazer curso online para formar um pintor industrial.

VANTAGENS DOS CURSOS ONLINE

 

Vantagens Flexibilidade de horários

 

Hora Poder montar seus próprios horários de estudo é um dos grandes benefícios dos cursos online.

Todos nós já chegamos atrasados a uma aula. Isso acontece por diversos motivos. Mas, para quem decide estudar online, é praticamente impossível acontecer o atraso.

Isto porque você pode definir um tempo de aula flexível e aproveitar as aulas no ritmo que lhe for mais conveniente.

Tal flexibilidade faz com que o aluno tenha muito mais autonomia e tranquilidade para absorver o ensinamento. Mantendo assim o aprendizado em um ritmo próprio, mais tranquilo e por isso proveitoso durante o curso. Diferente do ensino presencial, em que é preciso estar em sala de aula nos dias e horários estipulados pela instituição de ensino.

O curso online proporciona total liberdade para o aluno. Afinal, as aulas ficam disponíveis 24 horas, para que o aluno possa assisti-las quando puder e quiser.

Em vez de adaptar toda a rotina para fazer um curso presencial, basta encaixar o curso online na horas disponíveis. Dessa forma, o aluno não é prejudicado por chegar atrasado e pode escolher os melhores dias da semana para estudar.

Acesso facilitado ao conteúdo

 

curso online Principalmente para quem já trabalha, encarar mais horas de estudo para ter um diploma pode parecer muito cansativo. Para alguns, é um sonho impossível, não é mesmo? Mas, se você quer ser um grande profissional, nada pode ser visto como obstáculo! Os cursos online estão aí para te ajudar. Eles estão sempre em uma plataforma disponível o tempo todo. É possível acessar o material de qualquer lugar. Basta que tenha um celular e sinal de internet: em casa, no trabalho, numa biblioteca ou até mesmo em um café. Essa facilidade permite inclusive um rendimento melhor nos estudos. Já que o aluno vai estudar na hora que tem vontade e não na hora que o curso determina.

Tem pessoas que não aguentam estudar a noite, após uma jornada cansativa de trabalho. Preferem dedicar algumas horas dos finais de semana e feriados para estudar. Outras já preferem estudar a noite para terem seus finais de semana dedicados a família ou outra atividade qualquer. Cada um faz o curso no seu melhor tempo. O importante é estar estudando para se tornar um profissional melhor.

Além disso, poder consultar o conteúdo do curso a qualquer momento, é um diferencial que não tem preço. Imagine que você está trabalhando e tem uma dúvida. Esta dúvida pode ser sanada consultando o conteúdo do curso, pelo celular! É tudo de bom!

Aprendizado Melhor

 

curso online Os cursos online facilitam a retenção de conhecimentos e este é o objetivo maior de qualquer curso.

Você nem sempre consegue comparecer a uma aula presencial. Por isso, há vezes em que o entendimento fica prejudicado por perder a aula, que terá de ser recuperada posteriormente. Nos cursos online, isso não acontece: você não perde aulas e ainda pode repeti-las se achar necessário, quantas vezes quiser.

Há ainda possibilidade de interação com os participantes do curso, ou diretamente com o professor. Se você é daquele aluno tímido que não gosta de se expor fazendo perguntas, o curso online é pra você. Isto porque há a possibilidade de você tirar a sua dúvida sem que os outros alunos vejam sua pergunta. Os cursos online sempre disponibilizam múltiplos canais de comunicação. Pelo menos um e-mail, whatsapp e a plataforma do curso. No e-mail de suporte do curso e pelo whatsapp o aluno pode se comunicar diretamente com o professor sem se expor. Isto é um grande facilitador de aprendizado para os alunos mais tímidos.

O aluno pode rever os vídeos ou ouvir os áudios quantas vezes ele desejar. Isto aumenta muito as chances dele absorver e fixar muito melhor o conteúdo. Enquanto que na aula presencial, a maioria do conteúdo é ensinado apenas uma vez.

Otimização do tempo

 

curso online Perder horas no deslocamento do trabalho para casa e para o local de estudos, não existe para quem faz um curso online. O tempo necessário para o deslocamento pode ser aproveitado para acelerar os estudos. Você cursa os módulos no seu ritmo, respeitando os prazos para conclusão geral. Por exemplo, um curso no qual o aluno tem direito ao acesso por 1 ano. O aluno pode organizar para estudar nos tempos vagos de maneira que faça todo o curso dentro de 1 ano. Se trabalha, poderá sair do trabalho e fazer seu caminho tranquilamente até sua casa. Então assistir as aulas e fazer as atividades necessárias. Isso garante que se faça mais aulas com uma frequência melhor. E sem o cansaço causado pelo aumento de deslocamento. Vai ser possível aproveitar mais o curso.

Curso online também podem ser uma solução para aqueles que tiram férias. E querem viajar mas ao mesmo tempo desejam se aprimorar na profissão. É possível organizar as férias deixando alguns espaços de tempo para os estudos.

Melhor custo/benefício

 

custo Curso online oferece ótimo custo-benefício. Em geral é mais acessível que o cursos presencial e com possibilidade de aprendizagem com os melhores professores das áreas. Praticamente todos os cursos online oferecem certificação e garantia.

Falando de garantia, você tem pelo menos duas.

A primeira é que os cursos estão em plataformas que garantem a devolução do dinheiro do aluno; sem muitas explicações. Se por acaso o aluno entender que o curso não é pra ele, basta enviar e-mail. Desde que esteja dentro do prazo definido na hora da compra.

A segunda garantia é que as plataformas fornecem um suporte técnico. Este suporte garante que o aluno recebeu o curso no seu e-mail e está acessando todos os arquivo disponíveis. Cursos que estão em plataformas como Eduzz, Hotmart e Ead; por exemplo; são muito elogiados pelos usuários. Eles devolvem o dinheiro sem questionar, caso o aluno solicite a devolução dentro do prazo. Além disso, fornecem para os alunos um suporte competente e o aluno não paga mais por isto.

Os custos para fazer um curso presencial deve incluir o preço do curso, transporte e alimentação. Se o curso for fora da sua cidade, ainda deve considerar o custo de estadia.

Já o custo de um curso online, é só o valor do curso. Afinal, sinal de internet a maioria das pessoas já possuem.

DESVANTAGENS DOS CURSOS ONLINE desvantagens Mas nem tudo são flores! Veja também as desvantagens de se fazer um curso online.

É fato que tem pessoas que não conseguem se adaptar a esse modelo de educação. E os motivos costumam ser:

• Dificuldade em focar. Um dos desafios para fazer um curso online é a dificuldade de ficar olhando para um computador ou celular por longos períodos. Só para alguns alunos, porque hoje em dia as pessoas ficam horas no celular tranquilamente.

• Problemas de sinal de internet. Ainda existem cidades no nosso país onde não há sinal de internet. Ou onde o sinal é ruim, e isso faz o aluno perder a paciência para os estudos.

• Dependência da tecnologia. Para fazer um curso online, o aluno precisa saber o básico de navegação na internet. Para conseguir acessar o curso e se comunicar quando necessário tem que ter e saber enviar um e-mail; por exemplo.

• Falta de contato presencial. Principalmente entre o instrutor e o aluno. O que é chamado de “olho no olho”. Esta desvantagem foi muito comentada no início do surgimento dos cursos online. Hoje, com a evolução da tecnologia, ferramentas de interação se multiplicaram e minimizaram o problema. As videoconferências são um exemplo de tecnologia muito usada para este fim.

• Gestão de tempo e maturidade. As vantagens da flexibilidade de horários e otimização do tempo exigem do aluno a capacidade de gerenciar seu tempo. E exigem também a responsabilidade de atingir a meta desejada. A meta é o aprendizado para se tornar um profissional melhor, dentro do prazo estabelecido pelo curso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

vantagens x desvantagens Nos últimos anos, os cursos online vêm crescendo exponencialmente no Brasil. Isso acontece porque o método de ensino se encaixa, cada vez mais, nas demandas da sociedade.

Na pintura industrial muitos profissionais consideram no curso online a desvantagem da falta de prática. Muitos acham que não vão conseguir aprender por isso. No entanto, no curso presencial a prática é mínima e está muito longe de fornecer qualquer experiência para o pintor. Tanto que as horas do curso não são consideradas horas de experiência profissional. Fazendo curso presencial ou online, a experiência vem com o tempo de trabalho.

Se você pensa em fazer um curso online, a lista de vantagens e desvantagens vai te ajudar a decidir. Avaliando os pontos positivos e buscando opções para enfrentar os pontos negativos. Curso online é um caminho sem volta. Ou você enfrenta seus desafios ou vai ficar para trás em muitas situações.

Se você quer crescer profissionalmente e tem obstáculos como distância, custo ou tempo para estudar, o curso online vai te ajudar muito. O curso online pode ser usado na estratégia para iniciar um conhecimento ou mudar de profissão. Ele vai servir; no mínimo; como um pontapé inicial de uma profissão. Que será aprimorada mais adiante; caso o curso presencial seja imprescindível. É uma ferramenta que ajuda a superar diversos obstáculos com mais facilidade para aqueles que perseveram em crescer profissionalmente.

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.