3 Dicas Sobre Impermeabilizantes Para Paredes Externas

Infiltração

Os impermeabilizantes para paredes externas são usados para resolver problemas como fissuras e trincas no emboço; causadas por vários motivos.

Entre os motivos diversos, um dos mais recorrentes são em construções antigas, devido as paredes não terem sido protegidas corretamente.

Neste artigo, vamos tratar especificamente de infiltrações nas paredes no exterior que vão causar problemas no interior. Mas se você está com problemas de infiltração na laje e deseja saber mais sobre impermeabilizantes para laje veja neste artigo

As construções apresentam pontos que sofrem mais agressões e exigências. Um destes pontos é o exterior das paredes, onde estão sujeitas às intempéries; exposição a chuva, sol, vento. Além desses fatores, também existem outros como: acomodação do solo, vibração e trabalho da estrutura.

Normalmente estas paredes devem receber um cuidado especial no exterior. Tendo a construção um pavimento ou mais, existe sempre a necessidade de se aplicar impermeabilizante para parede externa. Grande parte dos problemas ocorre nas paredes laterais. Quando se trata de um prédio, são chamadas de empenas.

Os problemas que surgem são quando existem infiltrações nessas paredes de fora para dentro. A umidade começa a aparecer em todo o interior, causando a deterioração e o aparecimento de mofo, manchas e o destacamento da massa interna.

Uma outra questão muito importante é que o mofo é formado por fungos que provocam problemas respiratórios em muitas pessoas.

COMO RESOLVER ESSA QUESTÃO TÃO COMUM NAS CONSTRUÇÕES:

Infiltração 8

Em primeiro lugar, se identifica a parede ou as paredes com infiltração e posteriormente, se busca no mercado de tintas e impermeabilizantes o produto certo para o caso; que é um impermeabilizante para parede externa.

DICA 1 – O QUE É UM IMPERMEABILIZANTE PARA PAREDE EXTERNA:

O produto indicado para esse problema se trata de uma tinta que tem um nível de qualidade superior, não é uma tinta convencional. Geralmente tem característica elastomérica e é específica para fachadas e empenas (laterais dos prédios). Este tipo de tinta, além de promover o efeito estético, funciona principalmente como impermeabilizante para parede externa. É uma tinta de base acrílica solúvel em água.

Esta tinta costuma indicar na embalagem claramente sua aplicação com palavras como: “Fachada”, “Tinta Impermeabilizante”, “Tinta Emborrachada”, “Tinta Flexível”.

Depois de escolher o produto a ser utilizado para o trabalho, se verifica o rendimento na embalagem: esses produtos costumam ter rendimento semelhante, em média 300 m² por embalagem de 18 litros por demão. Para o efeito exigido de impermeabilizante, geralmente é indicado a aplicação de 3 demãos. Se você quer entender melhor sobre o rendimento de impermeabilizantes, leia o artigo “Laje com Infiltração – Resolva com 5 Passos”

DICA 2 – COMO PREPARAR A PAREDE EXTERNA PARA RECEBER A TINTA IMPERMEABILIZANTE:

Infiltração 7

Agora vamos partir para a execução do trabalho.  O próximo passo é fazer uma limpeza muito bem-feita na área a ser tratada.

Devem ser removidos todo tipo de cascas de tinta, fragmentos, pó ou qualquer coisa que esteja solta nas paredes com pintura antiga. Use espátula de aço ou escova de aço para te ajudar nesta etapa da limpeza.

Posteriormente, se usa uma vassoura de pelos e se varre a parede para garantir que não fique nenhum resíduo.

Em seguida, se faz uma avaliação para verificar a existência de trincas e fissuras, pois se houver, elas devem ser tratadas ou preenchidas com mastique acrílico, vendido em cartuchos de 500g junto com uma pistola aplicadora.

Preenchidas as trincas e fissuras, espera-se 24 horas para começar a aplicar a tinta impermeabilizante (solúvel em água).

DICA 3 – COMO APLICAR IMPERMEABILIZANTES PARA PAREDES EXTERNAS:

impermeabilizantes para paredes externas

Materiais necessários:

         – Tinta impermeabilizante para parede externa 

         – Rolo de lã de pelos curtos

         – Pincel ou trincha

         – Bandeja

   O trabalho deve ser executado nas horas mais frias do dia e nos dias sem ameaça de chuva; pois a aderência do produto fica mais garantida.

– Primeira Demão: Para esse tipo de tinta não se usa selador, a própria tinta tem essa função. A primeira demão requer uma diluição com água que é indicada pelo fabricante. Normalmente gira em torno de 30% de água e se mistura bem até completa incorporação da água. Essa primeira demão deve ter uma distribuição uniforme, sem a preocupação de economizar tinta. Ao término da primeira demão, se espera o intervalo mínimo entre demãos que é de 3 horas, esse intervalo pode ser maior, não pode ser menor.

OBS: Lavar o equipamento de aplicação com água, imediatamente após o término da pintura.

– Segunda Demão: Após o intervalo indicado, já podemos aplicar a segunda demão que também é diluída com 15% de água. Se faz a mistura até completa homogeneização. Pode-se fazer a distribuição da tinta no mesmo sentido da primeira demão, com cuidado de aplicar a tinta uniformemente em toda área. Se houver cantos e ângulos, se faz a aplicação com pincel ou trincha.

OBS: No término da aplicação, lavar o equipamento utilizado imediatamente; com água.

– Terceira Demão: Após o intervalo mínimo recomendado, se aplica a terceira demão também usando uma diluição com água, que pode ser de 10% e usando o mesmo processo das demãos anteriores.

Pintura com rolo 3

COMO GARANTIR A IMPERMEABILIZAÇÃO

A cura da película formada ocorre em 7 dias e, assim, se tem um desempenho garantido e a solução do seu problema de infiltração e umidade no interior.

Como recomendação final, use os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) durante toda a execução do serviço.

EPIs

Os EPIs necessários para este serviço são: óculos de segurança, luvas e máscara.  Use calças compridas, blusas de mangas longas e calçados adequados para proteger a sua pele.

Neste artigo foram apresentados as características básicas e o método de pré-tratamento e aplicação de impermeabilizantes para paredes externas. Também foram evidenciadas algumas situações que geram as infiltrações no interior devido a falta de impermeabilização correta nas paredes externas.

Se você tem qualquer dúvida sobre este tema, deixe seu comentário.

Carlos Gabriel

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.