Infiltração

Os impermeabilizantes para paredes externas são usados para resolver problemas como fissuras e trincas no emboço; causadas por vários motivos.

Entre os motivos diversos, um dos mais recorrentes são em construções antigas, devido as paredes não terem sido protegidas corretamente.

Neste artigo, vamos tratar especificamente de infiltrações nas paredes no exterior que vão causar problemas no interior. Mas se você está com problemas de infiltração na laje e deseja saber mais sobre impermeabilizantes para laje veja neste artigo

As construções apresentam pontos que sofrem mais agressões e exigências. Um destes pontos é o exterior das paredes, onde estão sujeitas às intempéries; exposição a chuva, sol, vento. Além desses fatores, também existem outros como: acomodação do solo, vibração e trabalho da estrutura.

Normalmente estas paredes devem receber um cuidado especial no exterior. Tendo a construção um pavimento ou mais, existe sempre a necessidade de se aplicar impermeabilizante para parede externa. Grande parte dos problemas ocorre nas paredes laterais. Quando se trata de um prédio, são chamadas de empenas.

Os problemas que surgem são quando existem infiltrações nessas paredes de fora para dentro. A umidade começa a aparecer em todo o interior, causando a deterioração e o aparecimento de mofo, manchas e o destacamento da massa interna.

Uma outra questão muito importante é que o mofo é formado por fungos que provocam problemas respiratórios em muitas pessoas.

COMO RESOLVER ESSA QUESTÃO TÃO COMUM NAS CONSTRUÇÕES:

Infiltração 8

Em primeiro lugar, se identifica a parede ou as paredes com infiltração e posteriormente, se busca no mercado de tintas e impermeabilizantes o produto certo para o caso; que é um impermeabilizante para parede externa.

DICA 1 – O QUE É UM IMPERMEABILIZANTE PARA PAREDE EXTERNA:

O produto indicado para esse problema se trata de uma tinta que tem um nível de qualidade superior, não é uma tinta convencional. Geralmente tem característica elastomérica e é específica para fachadas e empenas (laterais dos prédios). Este tipo de tinta, além de promover o efeito estético, funciona principalmente como impermeabilizante para parede externa. É uma tinta de base acrílica solúvel em água.

Esta tinta costuma indicar na embalagem claramente sua aplicação com palavras como: “Fachada”, “Tinta Impermeabilizante”, “Tinta Emborrachada”, “Tinta Flexível”.

Depois de escolher o produto a ser utilizado para o trabalho, se verifica o rendimento na embalagem: esses produtos costumam ter rendimento semelhante, em média 300 m² por embalagem de 18 litros por demão. Para o efeito exigido de impermeabilizante, geralmente é indicado a aplicação de 3 demãos. Se você quer entender melhor sobre o rendimento de impermeabilizantes, leia o artigo “Laje com Infiltração – Resolva com 5 Passos”

DICA 2 – COMO PREPARAR A PAREDE EXTERNA PARA RECEBER A TINTA IMPERMEABILIZANTE:

Infiltração 7

Agora vamos partir para a execução do trabalho.  O próximo passo é fazer uma limpeza muito bem-feita na área a ser tratada.

Devem ser removidos todo tipo de cascas de tinta, fragmentos, pó ou qualquer coisa que esteja solta nas paredes com pintura antiga. Use espátula de aço ou escova de aço para te ajudar nesta etapa da limpeza.

Posteriormente, se usa uma vassoura de pelos e se varre a parede para garantir que não fique nenhum resíduo.

Em seguida, se faz uma avaliação para verificar a existência de trincas e fissuras, pois se houver, elas devem ser tratadas ou preenchidas com mastique acrílico, vendido em cartuchos de 500g junto com uma pistola aplicadora.

Preenchidas as trincas e fissuras, espera-se 24 horas para começar a aplicar a tinta impermeabilizante (solúvel em água).

DICA 3 – COMO APLICAR IMPERMEABILIZANTES PARA PAREDES EXTERNAS:

impermeabilizantes para paredes externas

Materiais necessários:

         – Tinta impermeabilizante para parede externa 

         – Rolo de lã de pelos curtos

         – Pincel ou trincha

         – Bandeja

   O trabalho deve ser executado nas horas mais frias do dia e nos dias sem ameaça de chuva; pois a aderência do produto fica mais garantida.

– Primeira Demão: Para esse tipo de tinta não se usa selador, a própria tinta tem essa função. A primeira demão requer uma diluição com água que é indicada pelo fabricante. Normalmente gira em torno de 30% de água e se mistura bem até completa incorporação da água. Essa primeira demão deve ter uma distribuição uniforme, sem a preocupação de economizar tinta. Ao término da primeira demão, se espera o intervalo mínimo entre demãos que é de 3 horas, esse intervalo pode ser maior, não pode ser menor.

OBS: Lavar o equipamento de aplicação com água, imediatamente após o término da pintura.

– Segunda Demão: Após o intervalo indicado, já podemos aplicar a segunda demão que também é diluída com 15% de água. Se faz a mistura até completa homogeneização. Pode-se fazer a distribuição da tinta no mesmo sentido da primeira demão, com cuidado de aplicar a tinta uniformemente em toda área. Se houver cantos e ângulos, se faz a aplicação com pincel ou trincha.

OBS: No término da aplicação, lavar o equipamento utilizado imediatamente; com água.

– Terceira Demão: Após o intervalo mínimo recomendado, se aplica a terceira demão também usando uma diluição com água, que pode ser de 10% e usando o mesmo processo das demãos anteriores.

Pintura com rolo 3

COMO GARANTIR A IMPERMEABILIZAÇÃO

A cura da película formada ocorre em 7 dias e, assim, se tem um desempenho garantido e a solução do seu problema de infiltração e umidade no interior.

Como recomendação final, use os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) durante toda a execução do serviço.

EPIs

Os EPIs necessários para este serviço são: óculos de segurança, luvas e máscara.  Use calças compridas, blusas de mangas longas e calçados adequados para proteger a sua pele.

Neste artigo foram apresentados as características básicas e o método de pré-tratamento e aplicação de impermeabilizantes para paredes externas. Também foram evidenciadas algumas situações que geram as infiltrações no interior devido a falta de impermeabilização correta nas paredes externas.

Se você tem qualquer dúvida sobre este tema, deixe seu comentário.

Carlos Gabriel


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    44 replies to "3 Dicas Sobre Impermeabilizantes Para Paredes Externas"

    • Avatar marcos nascimento da silva

      qual impermeabilizante e melhor pra muro externo suvinil ou a quartizolit

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa noite, Marcos.
        Para que o trabalho tenha um tempo de vida útil longo, eu sugiro o impermeabilizante vertical “Suvinil Proteção Total”. Deixando claro que é muito importante seguir as instruções de aplicação do fabricante.
        Qualquer dúvida entre em contato.
        Carlos Gabriel
        Cel: (21) 99104-8982
        email: jcgabriel32@gmail.com

    • Avatar Ana Paula

      Olá, a minha casa fica do lado de um terreno vazio e sempre quando chove pega muita unidade na parede q passa pra parede interna. A minha casa e nova tem menos de 1 ano q foi construído. Esta rebocado o paredão todo externo. Quero amassia e pintar paredes internas q está só no reboco…mais antes preciso aplicar alguém produto na parede externa pra parar unidade. Qual produto marca me indica ? O veda pren funciona?

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa noite, Ana Paula.
        Você precisa sim tratar da parede externa antes de emassar o interior. Eu sugiro que você use um impermeabilizante vertical. O que eu indico, para você ter um resultado melhor, é o Recubriplast Paredes e Muros (Sinteplast), falando com o pintor para que use o próprio produto como primer, fazendo uma diluição maior na primeira demão (35% de água na primeira demão) e executando o trabalho em 3 demãos, obedecendo os intervalos entre demãos. Caso você não encontre o Recubriplast Paredes e Muros, pode substituí-lo pelo Suvinil Proteção Total.
        Qualquer dúvida entre em contato.
        Carlos Gabriel
        Cel: (21) 99104-8982
        email: jcgabriel32@gmail.com

    • Avatar ernilson

      olha Sr. Carlos Gabriel , agradeço assuas palavras de orientações obrigado ajudou sim clareou mas o norte com suas orientações abraço : Nilson.

    • Avatar ernilson

      ola sou:NILSON, eu preciso de ajuda , eu tenho uma parede ou uma empena de 10 metros de altura ela fica do lado que molha muito quando chove , preciso saber se eu regularizar e impermeabilizar chapiscar reboca , no caso esse reboca vai ter aderência nessa parede impermeabiliza esse reboco não soltaras ou cairás com o tempo? pelo que vejo impermeabilização e mesmo que isolamento separação será assim, por minha parede já reboquei e foi passado um produto como impermeabilizante um produto branco não lembro o nome só sei que ficou parecendo uma borracha mas mesmo assim ainda fica descascando a pintura por dentro da casa por isso que imagino em tira o reboco regularizar impermeabilizar chapisca reboca , tenho medo do reboco cai em cima do telhado do vizinho ,essa minha preocupação ,entendem.

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa tarde, Nilson.
        Você diz que sua parede tem altura de 10 metros. Esse tipo de empena deve ter pingadeira em cada seção de 3 metros (reduz a velocidade da água na descida). Você já emboçou e impermeabilizou a parede. Se o emboço feito está coeso, você não precisa fazer um outro emboço (reboco) novamente. O que precisa ser feito é aplicar uma massa acrílica de boa qualidade em toda área, esperar o tempo de cura da massa acrílica e, posteriormente, aplicar um impermeabilizante vertical. Os impermeabilizantes que eu indico no mercado são o Recubriplast Paredes e Muros (da Sinteplast) OU o Suvinil Proteção Total. Volto a dizer que se o reboco (emboço) atual estiver coeso não é necessário retirar, pois assim pode até promover danos à empena. Os produtos sugeridos devem ser aplicados de acordo com as indicações do fabricante.
        Qualquer dúvida entre em contato.
        Carlos Gabriel
        Cel: (21) 99104-8982
        email: jcgabriel32@gmail.com

        • Avatar ARIANE ANDIARA DA SILVA NUNES

          Bom dia,
          Tenho uma parede externa, com uns 10 metros de altura, que foi passado vedapren há uns 7 anos. Essa parede é bem exposta e pega muita chuva, está com algumas rachaduras. O pedreiro indicou passar PU nas rachaduras e algum um impermeabilizante emborrachado.
          Gostaria de saber se é possível passar impermeabilização por cima do vedapren existente ou teriam que lixar? E qual impermeabilizante tu indicaria para evitar infiltrações e selar bem a parede.
          Grata
          Aguardo

          • Avatar Carlos Gabriel

            Boa noite, Ariane.
            Em paredes dessa altura (empena) é bom que tenham pingadeiras em intervalos de 3 metros (diminuem a velocidade de descida da água). As rachaduras devem ser tratadas. Normalmente se usa um produto denominado ‘mastique’. O pedreiro indicou um à base de poliuretano, mas eu acho melhor usar um à base de acrílico que é mais barato e mais eficaz para esse caso (ex. Selatrinca – Suvinil).
            No caso da pintura antiga, se ela não estiver descascando ou fragmentada, não é necessário lixar, basta uma limpeza criteriosa. E outro produto pode ser aplicado sobre o Vedapren. Os produtos que eu indico são denominados no mercado como impermeabilizantes verticais: Recubriplast Paredes e Muros (Sinteplast) OU Suvinil Proteção Total.
            Obs: Seguir as instruções de aplicação do fabricante.
            Caso tenha dúvida entre em contato.
            Carlos Gabriel
            Cel: (21) 99104-8982
            email: jcgabriel32@gmail.com

    • Avatar Debora

      Olá! Estou procurando orientação e indicação de produto para impermeabilizar as paredes da área externa da minha casa que são de textura e a parte que pega chuva está toda manchada de preto provavelmente de mofo da umidade que fica, mas estou muito perdida que cada loja que vou um atendente fala um tipo de produto diferente… Gostaria de saber realmente que produto seria eficaz para minha parede se manter branca e o que devo fazer antes para limpeza neste estado que ela está. Tenho uma maquina daquelas de jato de agua com pressão, seria suficiente antes ou teria que lixar? Pq tenho receio tbm de estragar a textura. Após a impermeabilização tbm penso em conversar c os vizinhos e colocar uma telha no sentido do muro cobrindo toda parte de cima, para que a agua não bata e escorra diretamente pelo muro e sim pela telha pra evitar o excesso dagua e sujeira que passa na parede, isso ajuda né?
      Agradeço se possível me dar opções de impermeabilizantes com nome específico e marca p procurar diretamente por eles. Agradeço desde já!

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa tarde, Debora.
        Eu sugiro os produtos considerados impermeabilizantes verticais para esse caso. E os que eu considero mais eficazes são: o Recubriplast Paredes e Muros (Sinteplast) e o Suvinil Proteção Total. Quanto às condições atuais da parede e pelo acabamento ser em textura, o mais indicado para a limpeza antes da aplicação do produto seria usar a lavadora de alta pressão, fazendo a limpeza com muito cuidado. O produto escolhido deve ser aplicado seguindo as indicações do fabricante. O trabalho de pintura, sendo bem executado e obedecendo os intervalos no processo de pintura, fica a seu critério colocar as telhas para cobrir a área ou não.
        Qualquer dúvida entre em contato.
        Carlos Gabriel
        Cel: (21) 99104-8982
        email: jcgabriel32@gmail.com

    • Avatar Gisele Santos De Oliveira

      Boa tarde, se passa o impermeabilizante externo com a parede rebocada e pintada resolve o problema de mofo por dentro?

      • Avatar Carlos Gabriel

        Bom dia, Gisele.
        Se a umidade for proveniente do lado externo da parede, o problema com os fungos é resolvido. Porém, quando for fazer o trabalho de pintura no interior, deverá ter atenção para a limpeza das áreas com fungos para que o mofo não apareça novamente.

    • Avatar Lara Santos

      Boa tarde!!
      Fiz uma construção de tijolo maciço, a vista…porém a parede ficou a 10 cm do moro do meu vizinho, o “tal profissional”, ñ preencheu bem os espaços com o cimento em algumas partes, com isto estou tendo infiltração em algumas partes da parede…foi rebocado de onde se alcançou (muro e parede), porem o problema esta justamente onde ñ foi feito o emboço…e ñ se alcança mais para fazer algo!!
      Alguma sugestão??
      Aguardo…
      Obrigada!!

      • Avatar Carlos Gabriel

        Olá, Lara.
        A parede construída com tijolos aparentes, traz um complicador pois eles absorvem muita umidade. Uma solução seria você fazer um emboço no interior com uma argamassa aditivada. Porém, por questões estéticas, creio que você não vá querer fazer. A outra forma, tentando imaginar o muro e a parede construída, agora falando do lado externo, seria literalmente cobrir todo esse vão ao longo da parede, podendo usar um tipo de telha mais adequado para esse espaço. Para isso, teria que entrar em um acordo com seu vizinho.

        • Avatar Lara Santos

          Boa tarde Carlos!
          Bah! Muito obrigada pelo retorno! Foi muito útil!
          Abrçs

    • Avatar Marsiu Keunecke

      Bom dia!
      Para uma parede externa que apresente algumas poucas fissuras no reboco, basta uma tinta emborrachada, tipo IGOFLEX FACHADA ou devo tratar estas fissuras com algum produto diferenciado?

      • Avatar Carlos Gabriel

        Olá, Marsiu. Para preencher microfissuras e fissuras no emboço, esse tipo de produto como o Igolflex Fachada, que é um impermeabilizante vertical, é eficaz. Porém, eu indicaria de um outro fabricante, como o Recubriplast Paredes e Muros, que teria um desempenho melhor. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Eloide Fermino

      Bom dia. Tenho uma parede interna que é construida na divisa do terreno, e apresenta manchas de umidade em razão do terreno do vizinho ser mais alto e a area descoberta, porem revestida com ceramica e rodapé. Ocorre que quando ele lava o quintal, penetra agua pelas juntas das ceramicas e do rodapé. Já falei com ele a respeito, mas a resposta é sempre a mesma; falta de dinheiro para o conserto.
      Existe algum produto que eu possa passar na minha parede, do meu lado interno que resolva o problema de maneira que após a pintura não apareçam as manchas de umidade?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Eloide. Tinta não soluciona o seu problema. Existe uma infiltração que precisa ser corrigida. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Danielle Waissman Ribeiro

      Boa noite Rosemary, meu nome e Danielle e construí uma área gourmet com parede externa chapiscada. Quando chove, a água penetra pelo meio das paredes. Existe algum produto que eu possa aplicar direto no chapisco para impermeabilizá-lo?
      A casa também apresenta algumas infiltrações e trincas, que procedimento e produtos seriam indicados para impermeabilizar as paredes externas e vedar as trincas?
      Obrigado .

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa tarde, Danielle. Antes de tudo, as trincas precisam ser tratadas. E o produto que se usa para esse tratamento é um mastique à base de acrílico, que no mercado é conhecido como sela-trincas (Suvinil). Após o tratamento das trincas, você pode aplicar, tanto na área com chapisco como nas outras áreas com infiltração, um impermeabilizante vertical como por exemplo o Recubriplast Paredes e Muros ou o Suvinil Fachada. Lembrando que a aplicação do produto na área com chapisco deve ser com cuidado maior para o preenchimento de todos os espaços. Obrigado pelo comentário.

        • Avatar Danielle

          Muito obrigada pela resposta

    • Avatar Camila Nehring Belo

      Ola Rosemary, estou com um problema em minha parede e gostaria da sua ajuda. Minha casa é em bloco de concreto estrutural aparente. Em abril de 2018 o empreiteiro usou para vedar as paredes o Silicone Koromix Hidrofulgante, não sei dizer quantas demaõs ele fez. Porem agora em fevereiro, com as chuvas de verão, o bloco começou a verter água da chuva, em um quantidade assustadora (tirei baldes de água da casa). Gostaria de saber como faço para resolver esse problema de vez.

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa noite, Camila. Esses blocos de concreto de um modo geral são muito permeáveis e, geralmente, usa-se em áreas abertas de forma aparente. O que parece não ser o seu caso. Dessa forma, deveria fazer uma impermeabilização muito criteriosa para que a água não atravessasse esses blocos. O produto que foi usado para impermeabilizar os blocos é um hidrorrepelente que é eficaz por pouco tempo, dependendo muito da frequência e da intensidade de chuvas. Nesse caso, se você quer uma garantia maior de impermeabilização, deve usar um impermeabilizante vertical de boa qualidade (tinta impermeabilizante) ou, se você quer manter os blocos aparentes, usar um verniz acrílico (transparente).
        Carlos Gabriel

        • Avatar Camila Nehring Belo

          Muito Obrigada Carlos Gabriel… vou usar sim o verniz acrílico transparente…. Grata

    • Avatar Hilo Gonçalves Ferreira

      Boa noite Rosemary Coutinho.
      A minha construção esta com reboco nas paredes externas e gesso nas paredes internas e, nestas última chuvas houve infiltração. Nas paredes externas há algumas trincas. Estou na dúvida de qual material utilizar nas paredes externas, já que tem várias marcas no mercado com diferentes preços. Seria possível você mim indicar os materiais mais adequado bem como as marcas que oferecem boa qualidade e bom preço.
      Eu não conheço quase nada sobre esse material.
      Vou deixar meu email.
      hilotpereira@hotmail.com
      Atenciosamente,
      Hilo.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Hilo. Com relação a marcas de tinta com qualidade, leia este artigo que você saberá como identificar um fabricante de tinta que fornece qualidade. Entre neste link: https://opintorconsultoria.com/qual-a-melhor-tinta/ . Você deve adquirir uma tinta acrílica para aplicar em paredes externas; de boa qualidade. Obrigado pelo comentário.

        • Avatar Hilo

          Obrigado Rosemary Coutinho pela suas gentilezas.

    • Avatar CARLA RODRIGUES

      OLA ! NO MEU CASO MINHA CAS E NO SEGUNDO ANDAR TEM TELHADO E TODA REBOCADA , NAO COLOQUEI AS PINGADEIRAS AINDA MAS NO QUARTO DA MINHA FILHA ESTA MOLHANDO MUITO AS PAREDES COM A CHUVA MOFANDO O PAPEL DE PAREDE . QUERO SABER SE COM O IMPERMEABILIZANTE VAI RESOLVER MEU PROBLEMA NO TEMPO DE CHUVA.

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa noite, Carla.
        Parece que você ainda não fez o acabamento no exterior de sua casa, deixando as paredes só no emboço, também faltando a proteção superior de toda a área. Com isso, a construção fica vulnerável ao aparecimento de infiltrações com maior incidência. Para que você resolva a questão deve, no mínimo, pintar toda área que estiver só no emboço, com uma tinta acrílica de boa qualidade indicada para o exterior, e obedecendo as instruções de consumo do fabricante.
        Obrigado pelo contato.
        Carlos Gabriel

    • Avatar edilson

      Ola, li seu artigo e gostei muito, infelizmente hoje exitem muito poucos bons profissionais na area de pintura, a maioria nao obedece os criterios tecnicos ou manual dos produtos aplicados e adotam seus proprios conhecimento e ignoram recomedaçoes tecnicas. Comprei o veda pren para passar em um paredao de minha casa, com menos de 2 meses ja percebi formar pequena bolhas na parede interna. queria saber se posso reaplicar o produto novamente, para deixar a uma camada mais grossa e gostaria de uma recomençao se existe um produto mais indi.cado que o vedapren. Agradeço desde ja sua atençao, obrigado.

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa tarde, Edilson
        Este tipo de situação que ocorre com você é muito comum, pois a execução deste tipo de trabalho requer inicialmente uma boa avaliação da área a ser tratada. No estágio que se encontra a parede que você descreve, o que pode ser feito é uma inspeção na área pintada, vendo o nível de distribuição do produto que foi aplicado, porque nestes casos o consumo não foi obedecido, comprometendo o desempenho do produto. A solução mais viável é usar um outro produto com indicação mais específica para esse tipo de trabalho: uma tinta acrílica de boa qualidade indicada para fachadas, aplicada obedecendo a indicação de consumo pelo fabricante (m2/litro). Essa tinta poderá ser aplicada sobre o Vedapren, obedecendo as recomendações do fabricante. Obs: A limpeza da parede é fundamental.
        Obrigado pelo contato.
        Carlos Gabriel
        (21) 99104-8982

    • Avatar Ildeneide Gomes

      Bom dia ,
      Minha laje do meu sobrado está com infiltração na parede externa e quando chove agua escorre pela parede ficando com a pintura manchada e descascada e o mesmo problema com minha jardineira também devido serviço malfeito do pedreiro. Como posso solucionar este problema?

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa tarde, Ildeneide.
        Nesses casos, quando a infiltração não está bem determinada, se é na laje ou na parede que a sustenta, primeiro deve-se ter certeza do ponto de infiltração para posteriormente fazer o trabalho necessário. Você deve encontrar uma pessoa com experiência de execução deste tipo de trabalho para fazer uma avaliação, onde fique claro de onde o problema parte. A partir daí, tomar a atitude necessária. Essa avaliação é essencial. Quanto à jardineira, ela precisa ser esvaziada e impermeabilizada pois, se não fizer isso, pode causar muitos problemas à estrutura que a mesma está ligada. Normalmente se usa para esse serviço um impermeabilizante acrílico, utilizado para impermeabilizar caixas d’água, de boa qualidade e seguindo as indicações do fabricante.
        Obrigado pelo contato.
        Carlos Gabriel

    • Avatar Nicolas

      Bom dia!

      Vou fazer o barrado da minha parede externa, aonde possui infiltração interna devido ao tempo que a casa foi construída e a chuva que gerou esta infiltração.

      Posso passar o vedatop ou macraset e depois somente pintar com tinta normal por cima?

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa noite, Nicolas.
        Neste caso, a parede estando com uma certa umidade, a opção mais eficiente seria você retirar o emboço 10 cm além da altura da umidade e posteriormente fazer um novo emboço nesta área com uma argamassa, usando um traço 3:1 (3 de areia para 1 de cimento) e utilizar um aditivo impermeabilizante para argamassa fresca (exemplo: Sika 1), com a dosagem do aditivo indicada pelo fornecedor. Esperar 14 dias de cura do emboço e, posteriormente, usar uma tinta acrílica de boa qualidade para pintar a parede em 3 demãos, obedecendo os intervalos entre demãos indicados pelo fabricante.
        Obrigado por seu contato.
        Carlos Gabriel
        (21) 99104-8982

    • Avatar Janaina

      Já possuo uma tinta comum (acrílica a base d’água).Gostaria de saber se tem algum Impermeabilizante que possa ser passado na parede externa e que depois possa pintar normalmente com a tinta por cima?

      • Avatar Carlos Gabriel

        Olá, Janaína. A maioria dos impermeabilizantes para paredes externas existentes no mercado é de base acrílica e normalmente existem cores à sua escolha. Eles são usados como impermeabilizantes e como tinta, não havendo necessidade de passar uma nova tinta sobre eles. Fazendo com que você economize mão de obra e produto. Mas, caso você queira aplicar a tinta acrílica que você possui sobre o impermeabilizante não tem problema algum, pois sua tinta também tem base acrílica.
        Obs.: O impermeabilizante a ser usado deve ser de base acrílica (água).
        Obrigado pelo contato.
        Carlos Gabriel

        • Avatar Janaina

          Obrigada!

    • Avatar liria

      por gentileza poderia me dizer se posso aplicar veda pren nas paredes externas sem precisar retirar o que foi passado anteriormente, pois pelo serviço mal elaborado do profissional voltou com veda pren voltou a dar infiltrações nas paredes …em obs a casa está construída na divisa onde tenho possibilidade de todos lados fazer o tratamento pois ainda são terrenos vazios. caso não seja possível terei que tirar todo produto anterior para fazer nova aplicação, ou existe outro produtos que possa ser passado por cima sem precisar retirada do veda pren anterior?
      obrigado aguardo de sua opinião

      • Avatar Carlos Gabriel

        Boa noite, Liria
        Você poderia me informar seu telefone para que eu possa lhe dar uma opinião mais bem direcionada? Preciso saber de mais informações sobre o trabalho executado e a partir daí, poder definir uma solução, pois normalmente existem alguns detalhes muito importantes que não podem ser ignorados e só conversando que podemos chegar à solução. Meu email: jcgabriel32@gmail.com
        Obrigado pelo contato
        Carlos

    • Avatar Ana

      Ola! Gostaria de deixar meu sobrado na cor do reboco e o muro na cor do chapisco em que estão, ou seja, no concreto aparente. O que devo usar (sem ser a tinta de cor concreto, claro)?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Ana. Aplique VERNIZ PARA CONCRETO APARENTE, que possa ser usado para EXTERIOR. Muito obrigado pelo comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.