Você fica sempre na dúvida na hora de comprar tinta? Não sabe qual a melhor tinta para pintar sua casa ou escritório? Então leia este artigo até o final.

Hoje em dia o mercado brasileiro tem uma infinidade de fabricantes de tintas. Numa casa de tintas de médio porte, são encontradas tintas de diversas marcas. Imagina numa casa de grande porte! O consumidor fica maravilhado com tanta novidade. Mas qual o critério ele deve usar para não fazer uma compra errada?

Um conceito que você deve ter muito firme é que vendedor de tintas não é profissional de pintura. O vendedor de tintas deseja te vender; de preferência; a tinta mais cara que ele possui na prateleira. Ele deseja te vender a maior quantidade que puder. E este é o perfil de um ótimo vendedor; e não só de tintas. Ele pode ter como prioridade, por exemplo, vender a tinta que está com o prazo de validade perto de vencer.  O vendedor de tintas é um profissional de vendas que busca realizar um bom serviço de vendas. E como todo vendedor ele tem suas metas. E ele não tem a responsabilidade de te indicar a tinta correta se ele nem viu a sua parede. Aquele cliente que vem pedir sugestões, ele tenta ajudar, mas nem sempre ele vai acertar. Infelizmente, é assim que acontece.

E o que fazer para comprar a tinta certa? Você deve buscar informações com o profissional de pintura. Fazer pesquisas na internet e nas lojas de tintas. Ler o boletim técnico das tintas. Na verdade, você deve juntar o máximo de informações para decidir corretamente.

E se você me diz: “não tenho tempo pra fazer isso tudo!” Não desista! Vou te dar algumas dicas que vão diminuir o seu tempo de pesquisa.

 TINTAS EM PROMOÇÃO

O consumidor busca sempre pelo menor preço. E é muito comum encontrar produtos em promoção. Será que vale a pena comprar tintas em promoção? Mesmo que não haja promoção, a diferença dos preços entre tintas com a mesma função, é muito grande. Será que a tinta mais barata vai te atender? A resposta pode ser sim ou não e para você mesmo decidir, veja  os passos a seguir.

A primeira avaliação que você deve fazer é sobre o fabricante desta tinta em promoção ou mais barata. Como? Entre no site da ABRAFATI e procure a lista de fabricantes qualificados e também a lista dos fabricantes não conformes. Encontrando o fabricante na lista de qualificados, verifique se a tinta em promoção é citada no certificado. Em caso positivo, pode comprar porque se trata de fabricante confiável e tinta avaliada. Caso contrário; não compre.

A ABRAFATI significa Associação BRAsileira de FAbricantes de TIntas. Elabora uma série de programas para evoluir a indústria de tintas de modo sustentável. Tem contribuído; desde a sua fundação; com a melhoria da qualidade das tintas no Brasil. Ela faz análises químicas em laboratório, periodicamente, das tintas encontradas em casa de tintas. Se você é pintor, este é um site que deve seguir. Nele você encontra muitas informações úteis para o profissional da pintura. Você vai encontrar informações sobre qualidade, saúde e segurança, cursos para pintores, pesquisas; tudo relacionado ao mercado de tintas.

Outra dica é verificar o prazo de validade da tinta. Esta informação está; obrigatoriamente; na embalagem da tinta. Só compre se for usar toda a tinta antes da data do seu vencimento.

Com estas duas ações, você já reduz a possibilidade de se arrepender em comprar uma tinta mais barata.

 CORES DE TINTAS

Recebo muitas consultas no meu site sobre qual o corante deve usar para tingir uma determinada tinta. Eu não posso dar esta informação, porque para definir o corante ou pigmento é necessário conhecer a formulação da tinta. E para fazer o tingimento, é necessário também um bom equipamento para homogeneização do produto tingido.

Hoje em dia, é muito comum casa de tintas que possui simulador de cores. Nestes locais, é possível fazer a cor que o cliente deseja. Eles possuem um leque enorme de cores. Além disso, usam equipamento adequado para fornecer uma tinta com a cor totalmente homogênea; mesmo fora da fábrica. Usam o pigmento adequado e compatível com as outras matérias-primas que compõem a tinta. Vamos usar este benefício! E tem mais uma vantagem! Se você precisar de mais tinta, retorne nesta loja e terá a tinta na cor exatamente igual a primeira.

A quantidade de cores oferecidas é tão grande que se torna impossível você não encontrar a cor desejada.

Não tente mudar a cor da tinta. Se houver arrependimento da compra, retorne a casa de tintas e negocie a troca da cor. Mesmo que perca algum dinheiro nesta negociação. É melhor do que ver a sua parede manchada depois do serviço pronto porque a correção vai ser mais cara.

QUAL A MELHOR TINTA

Para definir a tinta ideal para a sua pintura, eu vou te dar mais umas dicas para você não errar:

  • Você pode aplicar uma tinta para parede externa em uma área interna, porém nunca faça o oposto;
  • Se você tem um problema de infiltração de água ou vazamento de canos, não tente eliminá-lo com pintura. Busque primeiro um profissional para solucionar o vazamento ou infiltração. Só depois de resolvido o problema, você deve pensar em aplicar um acabamento.
  • Se precisa impermeabilizar um piso ou parede, não use tinta; use impermeabilizante. Busque ajuda de um especialista com capacidade para definir o impermeabilizante correto.
  • Algumas tintas anti mofo, recomendadas para interior e exterior; só garantem o efeito anti bactericida em ambientes internos. Preste atenção neste detalhe!
  • Leia as informações da embalagem da tinta. Elas resumem as principais características da tinta e suas aplicações. Se quiser saber mais sobre a tinta, anote seu nome e fabricante. Busque seu boletim técnico na internet ou entre em contato com a assistência técnica do fabricante.
  • Para uma pintura de parede interna, você pode optar por tinta látex. Mas a tinta para parede externa deve ser a tinta acrílica. Se quiser aprender a recuperar uma parede como um profissional de pintura, vai gostar desta leitura.
  • A tinta epóxi a base de água não é formulada com resina epóxi. Trata-se de uma tinta acrílica mas com formulação diferente da conhecida tinta acrílica de parede. Se quiser saber mais sobre tinta epóxi a base de água leia este artigo.

RESUMINDO…

Neste artigo, você aprendeu que existem algumas fontes de informações que são vitais para a escolha de uma tinta imobiliária. São elas os sites e a assistência técnica dos fabricantes de tintas e o site da ABRAFATI.

Você também foi informado sobre como escolher a cor da tinta. Recebeu informações que te permitem não modificar a sua formulação  e nem perder suas garantias.

E além disso, te passei sete dicas sobre os tipos de tintas que são mais vendidas em casa de tintas.

Com estas informações, você pode decidir se deve ou não comprar uma tinta; sem precisar pedir sugestões.

Se você tem alguma dúvida sobre compra de tintas, deixe no comentário.

Se acha que este artigo pode ajudar alguém, compartilhe. Até mais!


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    8 replies to "QUAL A MELHOR TINTA?"

    • Daiane Giacomet

      Olá Rosemary
      Em primeiro lugar, parabéns pela forma como tratas teus leitores, incentivando-os a compreenderem conceitos de forma agradável e esclarecedora. Estou me atrevendo a reformar uma banheira de ferro antiga e lendo em outros blogs descobri que para esta reforma devo usar massa e tinta epoxi à base de solvente. Existe alguma marca nacional que tu poderias recomendar? E elas são compradas em lojas de tintas e materiais de construção ou loja de tintas automotivas?
      Agradeço tua disponibilidade e gentileza
      um abraço
      Daiane

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Daiane. A tinta epóxi 2 componentes a base de solvente é realmente a ideal para o seu caso. É possível encontrá-la em lojas de tintas, materiais de construção e lojas de tintas automotivas. E são marcas nacionais. Obrigado pelo comentário.

    • Ailto

      Parabéns, Rosemary, por seus artigos excelentes.
      Tenho uma dúvida: estou terminando uma casa, e verifiquei que neste período de chuvas intensas, molha muito mais de um lado que do outro.
      A tinta acrílica resolveria como prevenção para futuras umidades, ou deveria usar um produto mais específico?
      No caso da parede menos castigada, usaria o mesmo produto ou outro?
      Abraço

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Ailto. Uma tinta acrílica de boa qualidade, costuma ser a solução para este problema. Pesquise porque um lado molha mais que outro.Talvez haja alguma proteção no lado que molha menos; ou o lado que molha mais está protegida com tinta para interior ou sem aplicação de tinta. Obrigado pelo comentário.

    • M. José Martins

      Gostei muito, parabéns.
      O que te habilita a opinar sobre tintas, são os detalhes com que trata do assunto, despertando interesse no leitor.
      Que o Grande Arquiteto te proteja e te dê mto sucesso na sua empreitada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, José Martins. Muito obrigado pelo comentário.

    • Fernando C Araujo Filho

      Parabéns, excelente texto!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Fernando. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.