Se você atua na área da pintura e quer saber o que as empresas de pintura industrial e predial solicitam de um pintor, leia este artigo até o final.

O profissional da pintura, carrega a pesada responsabilidade de mostrar e realçar a qualidade de toda a obra. Hoje em dia os empresários estão muito mais atentos a esta missão da etapa de acabamento. E se tratando de pintura a exigência vale tanto para pintor industrial como para pintor predial.

Uma obra que foi executada com material de primeira qualidade e com todos os requisitos exigidos pelas normas da construção cumpridos; se relaxar na etapa de acabamento, vai comprometer todo o trabalho executado porque o aspecto visual mostrado no acabamento é o que vai fazer o cliente acreditar na qualidade da obra. E a pintura faz parte da etapa de acabamento. Os clientes brasileiros estão ficando a cada dia mais exigentes e isto vale tanto para a pintura industrial como para a pintura predial.

Por isso, os profissionais da pintura devem estar atentos as possibilidades existentes; tanto com relação ao surgimento de novas tintas, novos equipamentos de aplicação de tinta; ou seja; novos conhecimentos; como na busca das oportunidades que o mercado oferece com relação a salário e emprego.

E é por isso, que a busca por um profissional de pintura de excelência está cada vez maior e os pintores necessitam, cada vez mais, de se aperfeiçoarem em suas profissões para não ficarem sem emprego.

Na verdade, aquela ideia de que pintar é muito fácil e que qualquer um pode ser pintor, já está desaparecendo do mercado e os responsáveis pela pintura de uma obra nova ou de manutenção estão em busca de profissionais que atendam as exigências de seus clientes.

PINTURA PREDIAL

Também chamada de pintura civil ou pintura imobiliária. Envolve a pintura interna e externa de construções imobiliárias. Basicamente, trata da pintura em alvenaria; e eventualmente a pintura de madeira e de ferro.

O serviço de pintura dos pintores prediais costuma ser com tintas de 1 componente, e a maioria delas são solúveis em água. Além disso, os pintores prediais utilizam acessórios de pintura como lixas, bandejas de pinturas, fitas isolantes e outros equipamentos como espátulas ou raspadores.

 

Baixe agora o Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

 

 

O pintor predial tem a função de proteger, valorizar ou sofisticar paredes de cimento internas ou externas, aplicar massa, lixar, além de fazer pintura de decoração como a aplicação de texturas, por exemplo. O aspecto visual do seu trabalho é de fundamental importância. Também é muito comum ter que executar sua tarefa com a presença de pessoas trabalhando em escritórios ou de crianças, animais domésticos, donas de casa; quando em manutenção de prédios comerciais ou residenciais.

As empresas de pintura civil costumam solicitar destes profissionais; além de saber pintar com rolo e pincel, curso em NR-35 que trata do trabalho em altura, curso IRATA que ensina o acesso em altura usando cordas com segurança; conhecidos como pintores alpinistas. O curso de operação de plataformas elevatórias também é muito bem-vindo quando incluído no currículo de um pintor predial. Ultimamente, a prática de pintura airless; usando pistola sem ar; também está sendo solicitada, devido a alta produtividade que este equipamento fornece quando a pintura é em grandes áreas planas.

Mesmo com todas estas exigências, o salário de pintor predial é inferior ao do pintor industrial. Vamos entender a razão.

PINTURA INDUSTRIAL

O serviço de pintura industrial está basicamente voltado para a pintura do aço e eventualmente de alvenaria ou madeira. A pintura industrial é o método que apresenta a melhor relação custo x benefício para proteger o aço da corrosão. Por isso é aplicada na totalidade das indústrias. O pintor industrial vai pintar tubulações, estruturas metálicas, vasos de pressão, reatores, tanques de armazenamento e muitos outros equipamentos.

Empresas de pintura industrial, além de fornecer um bom aspecto visual, devem garantir a proteção do aço contra a corrosão. E esta proteção, está intimamente relacionada com o tempo de vida das estruturas, equipamentos e tubulações pintadas. Para isto, precisam executar o trabalho em conformidade com as normas de pintura industrial.

O aspecto visual da pintura industrial, além de realçar a qualidade da obra, tem a função de revelar informações extremamente importantes; tanto aos operadores como ao pessoal de segurança da indústria.

A maioria das tintas usadas na pintura industrial possuem 2 componentes, são solúveis em solventes e exigem toda uma forma especial de manipulação.

Por isso, as empresas de pintura industrial exigem dos pintores, conhecimento avançado no preparo de superfícies metálicas e de tintas. E sempre de acordo com as normas de pintura industrial.

A cada dia que passa, a importância do pintor industrial está sendo mais entendida pelos empresários. Por isso, foi publicada em 2015 a norma ABNT NBR 16378 “Critérios para qualificação e certificação de pintores industriais, jatistas e hidrojatistas”. Nesta norma, os pintores são classificados como pintor industrial nível 1 e nivel2. A principal diferença entre os dois níveis é que o pintor industrial nível 1 aplica tinta com rolo e trincha. O pintor industrial nível 2 aplica tinta com pistola convencional e sem ar.

AS EMPRESAS DE PINTURA INDUSTRIAL

Para uma empresa de pintura, o pintor predial precisa estar atento ao aspecto visual. Ele vai trabalhar com um substrato que não se deteriora facilmente nas condições normais do meio ambiente, como acontece com o aço. Além disso, ele usa tintas mais fáceis de preparar e que são diluídas em água. Por isso, não são exigidos de conhecimentos mais profundos sobre manipulação de tintas, como são os pintores industriais.

Os pintores industriais necessitam de mais estudo, e também devem apresentar cursos adicionais. Como exemplo, o de Salvatagem e o HUET (escape de aeronave submersa); para trabalharem em plataformas de petróleo. Os treinamentos de acesso por cordas, altura, espaço confinado, plataformas elevatórias e pintura eletrostática; também complementam seus currículos.

Porém, o mais importante é que os pintores tenham plena consciência da importância do seu trabalho.

O mercado é dinâmico e está sempre evoluindo. Os pintores precisam evoluir junto com o mercado, buscando conhecer as novas tintas e os novos equipamentos para aplicação das tintas. Enfim, devem estar atentos as novas tecnologias que surgem no mercado a cada ano.

Sendo pintor industrial ou pintor predial, os que seguirem na direção de aprendizagem e aperfeiçoamento serão os mais valorizados.

Se você tem dúvidas sobre o tema, escreva no comentário e se acha que o artigo pode ajudar alguém, compartilhe.

 

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro.

 

 


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.