Ao definir quais os produtos são necessários para pintar parede; o fundo preparador é sempre uma dúvida; até para os profissionais mais experientes.

Isso acontece porque muitas lojas de tintas e até mesmo alguns pintores, não sabem exatamente para que servem os produtos que indicam. E muitas vezes, apresentam produtos para eliminar problemas que suas formulações não têm condições de resolver. Isto significa que o produto não é indicado para a solução daquele problema específico.

É por isso que o consumidor deve estar atento na hora de definir os produtos que deve comprar para aplicar na sua parede e resolver todos os problemas; ou pelo menos, eliminar os defeitos e aspectos visuais que mais o incomodam e deixam feio o seu lar.

Muitas vezes; por falta de conhecimento mais profundo sobre o serviço de pintura em parede; o consumidor tenta reduzir o trabalho comprando produtos seguindo as sugestões de propagandas, vendedores e até do nome do produto. E só se dá conta de que usou o produto errado algum tempo depois que o serviço ficou pronto. Isto porque o problema retorna. 

É duro descobrir que jogou dinheiro no lixo!

Se você quer evitar o gasto desnecessário em produtos que não vão resolver o problema da sua parede, clique aqui para saber como.

Se você quer saber quais os problemas que o fundo preparador de paredes vai resolver e em quais situações ele deve ser escolhido, leia este artigo até o final.

O QUE É FUNDO PREPARADOR

 por_que 3

É uma tinta de parede à base de resina acrílica, solúvel em água e com aditivos especiais.  Proporciona grande poder de penetração e ótima aderência para os produtos de acabamentos sobre ele aplicados.

É uma tinta muito fácil de ser usada e pode ser aplicada com rolo ou trincha.

Serve para paredes internas ou externas, sempre como uma tinta de fundo que necessita da aplicação da tinta de acabamento sobre ela.

A característica principal que diferencia o fundo preparador de outras tintas de fundo para parede, é a sua capacidade de agregar partículas soltas. Esta tinta aglutina as partículas para melhorar a aderência das tintas de acabamento.

Mas atenção! Ela não substitui a limpeza de pó gerado por lixamento.

Além disso este tipo de tinta também sela a parede, uniformizando a absorção.

Após a aplicação, aguardando o tempo de repintura informado pelo seu fabricante, aceita emassar parede; caso seja necessário remover imperfeições rasas e também aceita as tintas de parede fornecidas no mercado. As mais usadas são a tinta a base de látex ou PVA e a tinta acrílica; ambas também solúveis em água.

Como as outras tintas, deve-se evitar a pintura em dias chuvosos. A temperatura ambiente deve ser entre 10ºC e 40ºC e a umidade relativa do ar inferior a 85%.  

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser usados durante todo o tempo em que se esteja trabalhando com a tinta. Os EPIs que você deve usar enquanto se aplica este produto são: luvas, óculos de segurança e máscara. Também é recomendado que se use calças compridas, blusas de mangas compridas e sapatos fechados, de maneira que a sua pele fique totalmente protegida.

 

QUANDO DEVO USAR O FUNDO PREPARADOR

 Pregunta_Frecuente

É indicado para repintura, paredes em gesso, paredes descascadas, paredes pintadas com cal, paredes que estão esfarelando, para uniformizar a absorção, selar superfícies internas ou externas, pintura calcinada e também para dar mais firmeza ao reboco fraco.

O seu uso melhora a aderência e a durabilidade de tintas e massas. Além disso, aumenta o rendimento de tintas e massas porque também atua homogeneizando a absorção da parede.

Após a aplicação, você deve seguir os passos normais para uma pintura em parede. Procure usar produtos da mesma fábrica de tintas para evitar defeitos na pintura devido a incompatibilidade entre tintas.

Se você quer um passo a passo para aprender como pintar parede já pintada, neste post eu ensino como transformar uma parede velha em uma parede lisinha e nova, dando um novo aspecto visual ao seu ambiente simplesmente aplicando uma pintura de maneira profissional e com as técnicas corretas.

Se você está preparando uma parede ou teto de gesso; para em seguida aplicar a pintura de acabamento, não deixe de ler este artigo sobre pintura de gesso.

E QUANDO NÃO DEVO USAR?

 Check list 4

 

É muito importante ter em mente que este produto não substitui o preparo inicial da parede. Um erro comum é pensar que este produto vai substituir a remoção de gorduras ou graxas, mofo ou a etapa de lixamento e limpeza.

Quando há infiltração na parede, esta tinta também não é a solução correta. Se você estiver com este problema, leia o artigo sobre laje com infiltração ou este outro sobre impermeabilizantes para parede externa. Eles vão te dar uma orientação sobre como agir quando a umidade externa começa a aparecer nas paredes internas.

 

Agora eu vou responder as dúvidas mais comuns que as pessoas costumam me perguntar no site:

 

– Se a parede for nova e eu usar fundo preparador preciso aplicar o selador?

Resposta: Não, porque ele também homogeneíza a absorção da parede; ou seja, ele também sela a parede.

–  Sempre que se faz uma repintura é preciso usar o fundo preparador?

Resposta: Não. Se a parede estiver suja, mas sem partículas soltas, deve-se fazer uma limpeza com detergente e após a secagem um lixamento. No entanto, se além de sujeira a parede estiver descascando, esfarelando, se a tinta estiver calcinada; enfim se houver partículas soltas que precisam ser aglutinadas; ele deve ser aplicado.

– Posso aplicar fundo preparador e depois tinta emborrachada?

Resposta: Sim, porém eu recomendo que você utilize as 2 tintas do mesmo fabricante e que tenha certeza que o fabricante recomenda a aplicação de uma tinta sobre a outra.

 

 

AGORA JÁ SEI SE COMPRO…

 facil

 

Foi esclarecido neste post o que é fundo preparador, quando aplicar e também foram descritas as situações em que o produto não vai fornecer o resultado esperado. É muito comum que o nome deste produto leve o consumidor à errada interpretação de que ele substitui o preparo que a parede necessita para receber a tinta de acabamento. E quem compra o produto com esta intenção corre 2 riscos: o primeiro é de não ficar satisfeito com o resultado obtido e o segundo é de descobrir que se não aplicasse este produto o resultado seria o mesmo; ou seja; gastou o dinheiro sem necessidade.

E não é só com este tipo de tinta que isso acontece! Por falta de saber exatamente o efeito que produzem os diversos produtos oferecidos nas prateleiras de lojas de tintas e materiais de construção; o consumidor acaba gastando mais do que precisa e as vezes ainda não consegue o resultado que gostaria de obter. Foi com o objetivo de ajudar neste aspecto, que eu desenvolvi o kit“Descubra quais os produtos você realmente precisa comprar para pintar parede-V2”. É bem baratinho e vai te orientar na hora da compra dos produtos necessários para solucionar os problemas da sua parede. Esta etapa é de vital importância para garantir menor custo do serviço.

Se você tem mais dúvidas sobre quais os produtos deve comprar para renovar a sua parede escreva no comentário.

Até a próxima!


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    32 replies to "Fundo preparador é essencial para uma repintura garantida?"

    • Avatar Afonso

      Bom dia Rosemary,
      Eu tenho uma parede que não tem reboco e contem uma superfície arenosa. A construção é antiga e acredito que a adição de areia de praia tenha sido utilizada. Uma pintura foi realizada a 20 anos atrás e não apresenta grandes irregularidades, mas o desgaste do tempo. Passei uma demão de tinta acrílica fosca a base de água e apresentou-se a aglutinação do pigmento da tinta. Como posso tratar essa parede, sem ter que desmanchá-la totalmente?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Afonso. Eu não entendi o defeito que você quer corrigir. Você pode me enviar uma foto por whatsapp (21988772057) e explicar melhor o defeito? Aguardo seu retorno. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Edison de França Araújo

      Boa tarde comprei um fundo preparador Suvinil de 3.600ml e na descrição fala que eu tenho que diluir em água. De 10 a 100% de agua potável. Entao eu queria saber exatamente quantas ml de agua eu uso para preparar o fundo preparador Suvinil de 3.600ml?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Edison. 10 a 100% de diluição apenas para aplicação em gesso. Se você vai aplicar o fundo preparador em gesso, vai depender do estado do gesso. Esta tinta preparada deve penetrar nos poros do substrato (gesso ou parede) e para isto não deve ser mais diluída; e aglutinar a camada de pó fino que fica depositado na superfície e para isto deve ser menos diluída. Você deve equilibrar estas 2 funções do produto de acordo com o estado de sua parede. Se; por exemplo o gesso não apresenta muita porosidade e seu objetivo maior é aglutinar o pó fino, tente 50% de diluição com água. Comece preparando pouca quantidade e verifique se atendeu. Mas se o objetivo é da tinta penetrar em poros então para o gesso, dilua com 70% de água; faça um teste e verifique se te atendeu. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Mauro

      Olá Rosemary,
      na parede do meu apartamento, o pintor fez algumas correções com massa para tirar ondulações e posteriormente pintou com tinta premium. Apareceram algumas pequenas bolhas em várias regiões onde foi emassado.
      Não há umidade pois é uma parede da sala que faz divisa com outro apartamento.
      O que pode ter acarretado isso e, para solucionar, devo raspar e aplicar o fundo preparador?
      Grato, Mauro

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Mauro. Bolhas podem aparecer na pintura por diversos motivos. Vou te citar alguns: pintura em dia chuvoso, incompatibilidade entre a tinta e a massa, presença de contaminação na parede, na tinta ou nos equipamentos de aplicação. Você deve lixar removendo as bolhas, remover o pó e aplicar mais uma demão de tinta. Use rolo novo, faça a pintura em dias de sol, leia o boletim técnico da tinta e siga suas orientações. Fundo preparador é indicado para aglutinar partículas; por exemplo um reboco antigo que esteja se desfazendo ou uma parede previamente caiada. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Maria Cristina de Almeida

      Boa tarde Rosemary

      Trata-se uma parede nova, do hall entrada, recém pintada e que apresenta algumas trincas de +- 0,5 mm de espessura.
      Já tentei eliminá-las com veda trinca e como não acompanhei o serviço, não sei informar se o pintor utilizou corretamente o produto, mas algumas trincas voltaram.
      Estou pensando em eu mesma repintar essa parede com tinta emborrachada.
      Minhas perguntas : Preciso lixar essa parede, ou posso aplicar sem lixar com rolo a tinta emborrachada (que é da mesma cor que já está pintada) ? A camada da tinta emborrachada é mais espessa que um tinta acrílico fosco normal ? Alguma recomendação a mais ?
      Obrigada pela atenção.
      Mª Cristina

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Maria Cristina. Tinta não elimina trincas. Elas só vão sumir quando você tratar as trincas para depois pintar. As tintas emborrachadas costumam ser eficientes em casos de trincas muito pequenas; no máximo até 0,3 mm; o que não é o seu caso. Portanto sugiro procurar um profissional que saiba como corrigir as trincas e depois você aplica a tinta. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Alexandra de Almeida

      Olá Rosemary, tenho uma situação bem irregular: parte das paredes do meu apartamento (pintado há dois/três anos) estão descascando, parte estão intactas. Estou removendo a massa/tinta antiga das partes descascando, mas em outras partes (na mesma parede) há inúmeras micro rachaduras difíceis de serem abertas e raspadas. Posso aplicar fundo preparador sobre toda essa parede que apresenta partes intactas, partes com micro rachaduras difíceis de serem raspadas e partes já raspadas sem a tinta e massa antigas? Muito obrigada pelos esclarecimentos, no aguardo, Alexandra

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Alexandra. Com relação as partes que estão descascando, você deve remover a tinta para repintar, então está agindo de forma correta. Com relação as partes com as rachaduras, em primeiro lugar, você deve conhecer a causa delas e se realmente são micro. Você deve procurar um profissional para analisar estas rachaduras e definir o procedimento correto. O fundo preparador não é indicado para corrigir rachaduras. Obrigado pelo comentário.

        • Avatar Alexandra de Almeida

          Olá Rosemary, são micro rachaduras na tinta/massa mesmo, tal como aquelas que estou descascando. Como são muito pequenas, pensei em deixá-las assim, ao invés de forçar para abri-las e descascá-las. Como vou aplicar fundo preparador na parte descascada da parede (já lixada e limpa, para aglutinar as partículas), pensei em aplicar sobre toda a parede, o que inclui as rachaduras (na tinta/massa) não abertas e as partes intactas.

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá, Alexandra. Não tem problema aplicar o fundo preparador em todas as paredes. Mas sem esperar a eliminação das micro rachaduras com o fundo preparador. Obrigado pelo comentário.

            • Avatar Alexandra de Almeida

              Olá Rosemary, achei o seu manual para uma parede lisinha excelente! Tenho uma dúvida: na página 15 você diz para remover a poeira gerada pelo lixamento. Neste momento, a parede já está com uma camada de massa e lixada com lixa 150. Devo apenas varrer a parede ou devo também passar um pano úmido (como após o lixamento com lixa 80)? Obrigada pelas orientações, estou seguindo cada passo.

            • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

              Olá, Alexandra. Deve passar o pano úmido para para garantir a total remoção do pó. E assim garantir também a aderência da tinta na massa. Fico feliz de ter ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Gustavo Jacintho

      Boa noite, tenho uma dúvida. Minhas paredes do apartamento é em gesso. Comprei uma tinta direto no gesso. É necessário o fundo preparador? Ou posso aplicar diretamente a tinta já com a cor definida??

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Gustavo. Você deve aplicar a tinta diretamente no gesso com a cor que deseja. O fundo preparador deve ser usado quando não se utiliza tinta própria para aplicação no gesso. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Weliton alves

      Boa tarde posso aplucar fundo preparador sem diluir na parede externa de predio e pintar em cima

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Weliton. Depende do fabricante de fundo preparador que você comprou. A resposta está no boletim técnico da tinta. Este documento costuma estar disponível no site do fabricante da tinta. Você pode também entrar em contato com a assistência técnica do fabricante da tinta ou me retornar dizendo o nome do fabricante e o nome comercial da tinta que você comprou, eu vejo pra você. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar LUIZ HENRIQUE FORTUNATO RODRIGUES

      Ola Rosemary

      uma duvida…. a massa corrida é para ser usada antes ou depois do fundo preparador?

      grato

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Luiz Henrique. A massa corrida é para ser usada após a aplicação do selador ou do fundo preparador. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Josy

      Por favor estamos desesperados. Fizemos a repintura externa da nossa casa. Lavamos tudo com detergente e cloro. Fizemos os concertos com massa acrílica, lixamos em seguida fundo preparador e duas de mãos de tinta emborrachada. Faz uma semana que terminamos a pintura e choveu. A tinta está se soltando completamente, fez bolhas gigantes de água e ficou a parede toda enrrugada. Se passar a mão solta tudo. Oque faço pra concertar isso? Oq aconteceu? Detalhe passei na churrasqueira que nunca tinha sido pintada e aconteceu a mesma coisa. Desde já obrigada!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Josy. Eu não entendi porque você aplicou fundo preparador sobre a massa acrílica. A tinta emborrachada é indicada para aplicar sobre concreto, reboco, massa acrílica. Mas sobre fundo preparador, não. Se você usou uma tinta emborrachada de boa qualidade, e a superfície estava seca e limpa na ocasião da aplicação, as bolhas de água podem ter penetrado na tinta apenas se ela não estava totalmente curada. E se não estava totalmente curada, ela reagiu com o fundo preparador. Isto é uma hipótese.
        A solução é remover a tinta emborrachada. Consulte o fabricante da tinta emborrachada se tem problema aplicá-la sobre fundo preparador e nesta consulta informe o fabricante e a marca que usou. Se a consulta for negativa; ou seja não pode aplicar sobre fundo preparador; você deve remover também o fundo preparador e aplicar a tinta emborrachada ou aplicar outra tinta compatível com o fundo preparador que usou. Se a sua consulta for positiva; ou seja pode aplicar sobre fundo preparador; busque porque a água da chuva penetrou na pintura. Pode ser que a chuva veio antes da cura total da tinta, equipamentos de aplicação da tinta contaminados, preparo da tinta de maneira errada, diluente contaminado (mesmo que seja água, deve-se usar água potável e limpa), quantidade de diluente maior do que a tinta consegue receber. Resumindo, você deve remover a tinta emborrachada e consultar se deve remover ou não o fundo preparador. Se tiver mais informações, volte a entrar em contato. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Ítalo Oliveira

      Boa tarde Rosemary,

      estamos utilizando uma tinta epóxi a base de água nos hall´s ( concreto ) com o intuito de bom desempenho

      contra abrasão além de apresentar um bom aspecto visual. Ouvimos do vendedor que para essa tinta temos que aplicar

      o fundo bicomponente. Seria realmente necessário esse fundo, visto que não se trata de uma área de grande desgaste

      como uma garagem ou piso industrial? Entendo que o fundo aumenta a durabilidade do piso, praticamente duplica, porém só

      a aplicação da tinta com circulação apenas de pessoas já duraria em média uns 5 anos.

      Logo, fiquei com a dúvida sobre a real necessidade do fundo que é constituído de dois galões ( componente A e B ) e são caros.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Ítalo. Não recomendo este procedimento. Eu te sugiro checar o boletim técnico da tinta epóxi a base de água que você está usando para verificar se o fabricante recomenda esta aplicação. Ao aplicar uma tinta sobre a outra; para evitar defeitos de pintura devido a incompatibilidade entre tintas; deve-se usar tintas do mesmo fabricante e ter certeza que o fabricante recomenda a aplicação de uma sobre a outra. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Darlot Alves de Souza

      Boa tarde,
      Estou com paredes da casa do lado externo totalmente calcinadas ( um pó solta na mão ). Para repintura posso aplicar diretamente o fundo preparador de superfícies sobre as superfícies calcinadas ?
      Obrigado,

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Darlot. Eu te recomento fazer primeiro uma limpeza na parede, pelo menos um lixamento para remoção de partículas maiores e mais soltas; além de outras impurezas que certamente se encontram nesta parede. Depois de retirar o pó de lixamento, você aplica o fundo preparador. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar CHARLES SARAMAGO

      Boa tarde Rosemary, tenho uma dúvida, minha casa é texturada, parte das texturas desplacou e calcinou. Devo aplicar o fundo preparador e após a tinta ou devo usar também algum impermeabilizantes tipo Imperal? Ou o fundo preparador já serve também como impermeabilizante.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Charles. Fundo preparador não atua como impermeabilizante. Para poder te ajudar a escolher o esquema correto, preciso que você informe se a textura com problema está na parede interna ou externa de sua casa. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Rafaela

      Olá, tenho muitas dúvidas em relação a como pintar a parede. É de um restaurante. As paredes já estão pintadas, não tem muitas falhas. É preciso apenas lixar, e se necessário pôr massa corrida? Ou o ideal é limpar com detergente úmido, lixar, pôr massa corrida e seladora? Obrigada desde já! 🙂

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Rafaela. Você deve limpar com detergente para remover gorduras. Depois remova o detergente com água, seque bem e lixe. Massa corrida corrige imperfeições leves da parede. Se você achar necessário, use para a correção; mas não é obrigado. Em repintura, não há necessidade de aplicar selador. Espero ter te ajudado e obrigado pelo comentário.

    • Avatar Adailton Gomes

      Boa noite Rosemary coutinho, meu nome é Adailton e eu tô com um problema na minha casa, eu não sou pintor, eu fui repintar o banheiro da minha casa eu lixei tô a parede e teve um pedaço que a tinta não saiu, então limpei toda a parede com uma vassoura de pelo e depois ainda Passei um pano úmido para ficar bastante limpa, então fui passa a massa corrida na parede para tira todos os defeitos, passei também encima da tinta velha tbm, fiz novamente todo o processo de lixar e limpar, tbm esperei secar o tempo necessário, aí quando eu fui pintar no outro dia no local onde tem a massa corrida em cima da tinta velha que não saiu, ela solta toda, parece que a massa corrida não fixou na tinta antiga da parede, e agora o que devo fazer ou oq vc acha que aconteceu, porque a massa corrida não fixou não aderiu a tinta antiga, eu tinha que ter passado um fundo preparador na tinta antiga antes da massa corrida pra depois pintar???? Desde já agradeço a sua atenção, e dizer que sou muito seu fã e quero tbm fazer um curso de pintura com vc, mais uma vez meu muito obrigado pela atenção.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Adailton. No seu caso, o fundo preparador não vai resolver. Ficou evidente que a tinta antiga é incompatível com a massa que você está usando. Então você precisa retirar esta tinta antiga. Você pode fazer isto usando uma espátula de aço e lixa grossa; manualmente. Mas se for uma área muito grande onde você tem que remover a tinta antiga, o ideal é usar uma lixadeira elétrica para que o serviço seja rápido e de qualidade. Se você não tiver uma lixadeira elétrica e nem a quem pedir emprestado, pode também alugar. Retirada esta tinta antiga, prossiga como fez no restante da parede. Você trabalhou certinho! Parabéns! Mas para banheiro que é um local úmido, você deveria escolher massa acrílica para aumentar a durabilidade do seu serviço. Muito obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.