A pintura anticorrosiva; aplicada ao aço; também chamada de pintura industrial, é o procedimento de menor custo existente no mundo para proteger o aço da corrosão. Por este motivo, foi investido muito em pesquisa e desenvolvimento de tintas anticorrosivas; visando o aprimoramento da proteção anticorrosiva e diminuindo a toxidez destas tintas para o ser humano e o meio ambiente. As tintas de baixo teor de solvente é um exemplo; assim como as chamadas tintas inteligentes que são uma nova geração, com a utilização de nano partículas.

Consequentemente, pode-se dizer que hoje em dia, as tintas anticorrosivas atuais apresentam alto nível de tecnologia quando comparadas com as usadas há alguns anos atrás.

No entanto, para garantir a qualidade e a durabilidade das pinturas anticorrosivas; não basta usar estas nobres tintas que existem no mercado. É fundamental algumas precauções; que se não forem levadas a sério; tornam o investimento nas tintas um desperdício de dinheiro.

Não vou falar sobre o pré-tratamento porque é de conhecimento geral a necessidade da limpeza da peça assim como a retirada total da carepa de laminação e a promoção de um perfil de rugosidade tal que garanta a aderência da tinta no substrato.

Vou tratar de uma etapa que também é fundamental para a garantia da qualidade e durabilidade de pinturas anticorrosivas; que é o stripe coating.

O que é o stripe coating?

Também conhecido como recorte ou pintura de reforço; o stripe coating é uma camada de tinta aplicada apenas nos locais da peça onde o acesso do rolo ou da pistola é difícil ou impossível; como porcas, parafusos, cordões de solda, regiões com pites severos; e onde a tinta tende a escorrer diminuindo a espessura de filme seco como quinas, curvas, arestas e cantos vivos.

Tem como função principal promover proteção extra em regiões das peças de aço(em estruturas e tubulações por exemplo ), onde normalmente se inicia a corrosão.

Por que o stripe coating é necessário?

É necessário porque a tinta líquida tende a fluir, escorrer nos locais da peça acima citados, devido a tensão superficial entre o aço e o filme de tinta e também devido a contração do filme de tinta durante o seu processo de cura. Quando isto ocorre, a espessura do filme de tinta será menor por exemplo; na quina e nas regiões próximas a ela.

Benefícios

A aplicação do stripe coating fornece 2 benefícios simultaneamente: o primeiro é o de cobrir pequenas entranhas e irregularidades do aço e pequenas porosidades que possam haver na solda. O segundo benefício ocorre quando é possível aguardar o tempo de secagem ao toque da tinta aplicada, porque haverá uma tendência a diminuir a fluidez do próximo filme de tinta nas quinas e nas regiões próximas.

Técnicas para aplicar o stripe coating

A aplicação da pintura de reforço ou stripe coating deve ser feita sempre com trincha, pois esta é a ferramenta de aplicação de tinta que vai acessar os pontos mais difíceis da peça. A tinta pode ser diluída se o fabricante da mesma permitir e a quantidade de diluente acrescentado na tinta preparada para o stripe coating, deve ser a recomendada pelo seu fabricante.

Em geral, primeiro se aplica stripe coating e depois vem a aplicação do primer; no entanto, quando as condições ambientais são extremamente agressivas para o aço; é possível primeiro aplicar o primer e logo em seguida fazer a pintura de reforço.

É impossível medir a espessura da camada de recorte; o mais importante é buscar a garantia da cobertura e a obtenção da espessura de filme seco especificada em projeto, nas áreas em foco.

A aplicação do stripe coating em todas as demãos do esquema vai causar uma espessura muito alta; em geral bem acima da especificação do esquema; e isto não é bom porque com o trabalho da peça de aço, o excesso de tinta nestes pontos pode apresentar defeitos como craqueamento; defeito este no qual o filme perde a continuidade e neste caso o stripe coating vai perder sua função. Portanto, a recomendação dos projetos; em geral; é a aplicação do recorte na primeira demão apenas, porque nas próximas demãos as irregularidades do aço e os problemas de tensões superficiais já foram eliminados. No entanto, é possível encontrar uma especificação de projeto onde é mandatório o stripe coating em todas as demãos.

Conclusão

Considerando que a mão de obra para a aplicação do stripe coating não é específica, pois um ajudante de pintura aprende facilmente a fazer esta tarefa; é um procedimento rápido e de baixo custo; e levando em conta que o stripe coating deve ser aplicado em geral, somente na primeira demão e quando especificado em projeto, porque o excesso de tinta, causa problemas na pintura; e finalmente considerando que este procedimento vai garantir a qualidade e a durabilidade do serviço de pintura; não tem porquê deixar de fazê-lo quando exigido em projeto.

Conheça mais sobre pintura industrial, veja o artigo: Pintura industrial: o que é? Como executar? Quem pode ajudar?

Deixe seu comentário abaixo, a sua opinião é muito importante!

Referências:

– SSPC Protective Coatings Glossary (Pittsburgh, PA, USA: SSPC: The Society for Protective Coatings, 2011), p. 201.

 – “SSPC-PA 1, Shop, Field, and Maintenance Painting of Steel” (Pittsburgh, PA, USA: SSPC: The Society for Protective Coatings, April 2000), p. 13.

– Fundamentals of stripe coating From JPCLJanuary 2014 

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.