O piso de uma cozinha, garagem ou banheiro maltratado e velho ou só no cimento, acaba com a imagem do local. Azulejos de cozinhas e banheiros manchados e com aspecto envelhecido e sujo causam o mesmo sentimento de velho e maltratado. Por mais que você se esforce na limpeza, para decorar e tornar o ambiente bonito, o piso e as paredes estragam tudo e o esforço é em vão. Se você está com esse problema vou te mostrar em 4 passos como transformar o aspecto de paredes e pisos em um ambiente renovado, limpo e pronto pra decorar, usando tinta epóxi.

É certo que se você estiver disposto a gastar, basta investir na cerâmica do seu gosto e contratar um pedreiro para retirar as cerâmicas antigas e substituí-las por cerâmicas novas. Hoje em dia o mercado oferece opções espetaculares de pisos e azulejos de cerâmica ou pedra que fazem toda a diferença no visual e permite você usar da criatividade para criar o ambiente dos seus sonhos.

Mas em tempos de crise é preciso economizar. O dinheiro não sobra para esbanjar. E para trocar as cerâmicas de paredes ou pisos você vai gastar muito mais e vai precisar de mais tempo para fazer esta obra. É preciso retirar toda a cerâmica velha (quanto barulho!), retirar o entulho gerado (quanta sujeira!), acertar a parede com emboço (maior custo), adquirir as peças de cerâmicas escolhidas e colar as cerâmicas. Em resumo, além do alto custo você tem que passar pelo inconveniente do barulho, da sujeira e do tempo maior da obra.

Mas não é por isso que você vai deixar de melhorar o seu ambiente; e é aí que vem a sugestão de fazer sua obra aplicando uma pintura epóxi; vai melhorar; e muito o visual de um ambiente com um custo bastante inferior quando comparado com a troca de pisos cerâmicos; e será uma obra mais rápida e mais limpa. Se você estiver disposto a fazer a pintura; que é muito simples; vai eliminar também o custo da mão de obra. Mas se está sem tempo para executar o serviço, leia este artigo mesmo assim; apenas para saber cobrar o serviço correto do profissional que vai contratar e não ter surpresas desagradáveis em um futuro próximo.

como-deixar-uma-parede-lisinha

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro

 

 

Hoje em dia, existe muita facilidade de você encontrar em uma casa de tintas ou de materiais de construção tinta epóxi para pintar azulejos; aliás tinta epóxi para azulejos e pisos em diversas tonalidades e já existem fabricantes que possibilitam a confecção de uma cor especial como fazem com as tintas para parede de cimento. Várias pessoas já me perguntaram se tinta epóxi para azulejo funciona e minha resposta é sim, funciona e melhora muito o aspecto visual de um ambiente. E se for aplicada corretamente, é uma obra que vai durar um bom tempo.

Então vamos começar a aprender a pintar com tinta epóxi.

Primeiro vou considerar que a tinta epóxi será aplicada sobre cerâmica; seja piso ou azulejo.

Passo 1 –  Materiais necessários

  • Detergente de cozinha
  • Lixa nº 360 ou 400
  • Água sanitária (se houver mofo)
  • Pano limpo
  • Tinta de fundo a base de epóxi
  • Tinta de acabamento a base de epóxi
  • Rolo de pintura resistente a tinta epóxi
  • Pincel
  • Fita crepe
  • Óculos de segurança para proteção das vistas
  • Máscara de pó para proteção do sistema respiratório
  • Máscara para vapores orgânicos para proteção do sistema respiratório
  • Luvas para proteção das mãos

Nota: As pessoas me perguntam se podem usar tinta epóxi para azulejo de cozinha; no azulejo do banheiro. Sim, a tinta epóxi é adequada para qualquer cerâmica esteja ela no banheiro, na cozinha, na parede ou no piso. Tanto que os fabricantes costumam informar nas embalagens tinta epóxi para pintar azulejo.

Passo 2 – Pré tratamento

Lave toda a cerâmica com água e detergente para remover graxa e gordura. Se houver limo ou mofo aplique água sanitária para a completa retirada do mofo. Secar totalmente a superfície. Para eliminar o brilho use lixa nº 360 ou 400.

Passo 3 – Limpeza

Remova todo o pó gerado pelo lixamento com pano seco e limpo.

A superfície a ser pintada com a tinta epóxi deve estar firme, coesa, limpa, seca, fosca; sem poeira, graxa, gordura, sabão e mofo.

Isole com fita crepe as partes onde você não quer que suje com tinta, como espelhos de luz, moldura de janelas, etc. Se estiver pintando as paredes azulejadas, forre o chão com folhas de jornal velho e cubra móveis ou eletrodomésticos com lençóis ou toalhas velhas ou você também pode forrar e cobrir com lonas ou filme de plástico.

 Passo 4 – Aplicação do sistema de tinta epóxi

– Aplique 1 demão de tinta de fundo a base de epóxi;

– Aguarde o tempo de repintura indicado pelo fabricante;

– Passe um pano limpo e seco para remoção de pó;

– Aplique 2 ou 3 demãos de tinta de acabamento a base de epóxi, de acordo com o visual que você deseja e esteja atento ao tempo entre demãos que deve ser aguardado. Esta informação é encontrada na embalagem da tinta ou no boletim técnico do fabricante.

Agora vou considerar que a tinta epóxi será aplicada sobre cimento:

Os passos 1, 3 e 4 são iguais.

O passo 2 que se refere ao pré-tratamento, tenho a acrescentar que se o cimento for recém colocado, há necessidade de aguardar 28 dias antes de iniciar os trabalhos, para que haja tempo da sua cura total. Se a superfície estiver muito lisa, deve ser lixada. Mas se estiver porosa e áspera, não há necessidade de lixamento; faça apenas uma limpeza com pano seco e limpo.

Antes da aplicação da tinta de fundo a base de epóxi, a superfície deve estar firme, coesa, limpa, seca, fosca; sem poeira, graxa, gordura, sabão e mofo.

Dicas Importantes:

  1. As tintas à base de resina epóxi são de 2 componentes; ou seja, são compostas de 2 produtos que juntos irão formar a película curada. Antes de começar o trabalho, leia as instruções do fabricante para o preparo da tinta e observe que após a mistura dos 2 componentes há um tempo de vida útil desta mistura; tempo este que você tem que usar para aplicar a tinta misturada. Não prepare toda a tinta de uma vez se você não for usá-la no tempo hábil que o fabricante informa; porque a tinta vai curar antes de ser aplicada e você vai perdê-la.
  1. Os fabricantes de tinta epóxi; em geral; informam que ela pode ser usada interna e externamente, porém deixam claro que a pintura pode perder o brilho e calcinar se ficar exposta ao sol e que as cores claras podem vir a amarelar. Informam também que se isto ocorrer, a resistência e durabilidade da pintura não é afetada. No entanto; eu, particularmente, não recomendo o uso de tinta epóxi para ambiente externo onde vai haver incidência da luz solar, porque embora sejam verdades as informações dos fabricantes, o aspecto visual da pintura é afetado. E o seu ambiente pode vir a ficar feio com aparência envelhecida e maltratada muito em breve se houver muita exposição da pintura ao sol.
  1. Para ambientes externos; eu recomendo as tintas de base acrílica (solúveis em água) para serem aplicadas em bases cerâmicas e cimento.
  1. Ao adquirir as tintas, compre todas de um mesmo fabricante e tenha certeza que o fabricante permite a aplicação de uma sobre a outra. Isto vai eliminar o risco de incompatibilidade entre tintas, que causa defeitos na pintura.
  1. Use EPIs (equipamentos de proteção individual). Quando executar estes trabalhos, procure usar calças compridas e blusas, de preferência de mangas compridas; para evitar o contato dos produtos com o seu corpo.

Tinta epóxi para azulejo antes e depois

Para finalizar, gostaria de esclarecer algumas dúvidas que as pessoas me contam que querem saber “por que aconteceu isso com a minha pintura” e “o que fiz de errado? ”

As pessoas veem vídeos na internet onde alguns pintores mostram como estava o azulejo antes e como ficou depois e ficam animadas em fazer também. Acontece que se você não limpar o azulejo adequadamente e simplesmente passar a tinta por cima dele, num primeiro momento vai ficar igual o vídeo. Porém, após pouco tempo, com a ação da umidade e intempéries; a pintura começa a descascar tornando o resultado um fiasco. E isto pode acontecer por alguns motivos:

  1. O pré tratamento não foi adequado e suficiente;
  2. A tinta usada não foi a adequada para o ambiente (interno/externo)

Portanto, para obter o resultado esperado e duradouro, é necessário o pré tratamento completo e também que você esteja atento na hora de adquirir a tinta. Muitas vezes o vendedor da loja empurra a tinta que ele tem na loja para vender e não a mais adequada para o seu caso. Pesquise nos sites dos fabricantes de tintas qual é a tinta correta para o seu caso e assim você saberá o que precisa e não fica à mercê de interesses dos lojistas.

Se você quiser se aprofundar mais sobre as características das tintas dois componentes, como a tinta epóxi, adquira o e-book “Descubra o que é, como e quando usar de forma profissional: tinta, selador, massa e fundo preparador para pintar parede”.  Neste e-book eu informo sobre os produtos que são encontrados no mercado para pintura de parede e no capítulo de tintas eu também ensino como preparar tintas de 2 componentes como é a tinta epóxi. Ele é baratinho, custa R$37,00 e vai te preparar para comprar tintas com segurança sem depender da opinião tendenciosa dos vendedores. Se interessar, clique aqui.

 

 

como-deixar-uma-parede-lisinha

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro

 


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    67 replies to "Como Pintar Com Tinta Epóxi"

    • Daniel Branco

      Bom dia Rose fui pintar um painel de MDF com tinta epóx, e por nunca ter pintado nada, acabei dando duas demaos em seguida, ao invés de ter dado uma primeiro, e após três horas da primeira mão, ter dado a outra. Resultado; o painel está todo manchado e ficou horrível. O que você me orienta a fazer agora ??

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Daniel. Aguarde a cura da tinta; pelo menos de 48 horas. Lixe com lixa fina e procure remover as manchas e onde não tiver manchas, quebre o brilho. Remova o pó e aplique outra demão da mesma tinta. Se achar necessário aplicar mais uma demão para melhorar o aspecto visual, busque o tempo de repintura da tinta que está usando. Este dado costuma ser informado no boletim técnico da tinta. Obrigado pelo comentário.

    • Daniel Branco

      Bom dia Rose fui pintar um painel de MDF com tinta epóx, e por nunca ter pintado nada, acabei dando duas demaos em seguida, ao invés de ter dado uma primeiro, e após três horas, ter dado a outra. Resultado; o painel está todo manchado e ficou horrível. O que você me orienta a fazer agora ??

    • Fernanda oliveira

      Olá boa tarde!

      Os azulejos da minha cozinha estão pintados com tinta látex, pois não sabia da existência da tinta epóxi, porém quando cai água o látex sai do azulejo, minha dúvida é: posso passar a epóxi por cima da látex ou preciso tirar toda tinta dos azulejos.

      Obrigada!!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Fernanda. Você deve remover toda a tinta látex. Fazer uma boa limpeza e lixar os azulejos; para depois aplicar a tinta epóxi. Obrigado pelo comentário.

    • Sergio Domingues Pinto

      Rosemary, boa tarde.

      Tenho um laguinho de cimento na minha sala, onde tenho algumas carpas coloridas.
      No entanto por ser de cimento é muito abrasivo e retém muitas impurezas.
      Gostaria de saber se você conhece alguma tinta ou produto atóxico para que pudesse resolver meu problema ?
      Desde já agradeço

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Sergio. A tinta epóxi 2 componentes pode ser aplicada sobre o cimento e depois de curada totalmente (em torno de 7 dias), não é tóxica. Obrigado pelo comentário.

    • Emanuelli

      ola boa tarde , a tinta epóxi dois componente risca fácil quando pintada em cima da cerâmica ?

    • Daiana

      Moro em uma casa de aluguel e as paredes do banheiro são revestidas de ardosia pintada de verde, não sei se é tinta ou cera, mas deve ser cera pq em alguns lugares já saiu e tem um certo brilho. Gostaria de saber se posso usar a tinta epoxi para pintar esse banheiro horroroso, com uma tinta mais clara. detalhe a única entrada de ar é a porta. o banheiro não tem janela.
      Obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Daiana. Sim, mas tem que remover toda a cera, porque a tinta não adere na cera. Cuidado! Se usar tinta muito clara como na cor branca e a tinta for de baixa qualidade; digo baixo cobrimento, a parede pode manchar. Recomendo escolher uma cor um pouco mais clara que a atual. Obrigado pelo comentário.

    • Raimundo Brito

      Bom dia
      Estou a fazer uma reforma de um Hospital, o piso é de Paviflex , posso aplicar tinta epóxi sobre este piso, que já tem seus 20 anos?
      Desde já obrigado.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Raimundo. A tinta epóxi é recomendada pelos fabricantes para bases de concreto, argamassa, metais ferrosos e não ferrosos, madeira, vidro, cerâmica. Não é recomendado para base vínílica ou PVC; que é o caso do Paviflex. Obrigado pelo comentário.

    • Moisés Spiguel

      Prezada Rosemary,
      Acabei de pintar hoje (11/7/2018) um banheiro com tinta epoxi à base de água da Suvenil cor creme claro (Algodão Egípcio). Ele estava revestido originalmente com azulejos decorados antigos 15×15. Após um serviço de troca dos encanamentos, muitos azulejos foram removidos e não encontrei em lojas de azulejos antigos, peças idênticas. Assentei então azulejos brancos nas áreas faltantes. Apesar dos azulejos antigos serem de tonalidade creme, não muito diferente da tinta, depois de 3 demãos, esses azulejos não foram cobertos devidamente e os desenhos, mesmo que de fraca tonalidade aparecem através da tintura. Fica assim uma diferença nítida entre os azulejos antigos decorados e os novos brancos lisos. Que devo fazer? Estou parado e preocupado.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Moisés. Está parecendo que a tinta que você usou é de baixa qualidade; ou seja; não tem cobertura. Mas se foi aplicada uma tinta de boa qualidade, você deve aplicar uma tinta mais escura para cobrir os desenhos e depois a cor que deseja. Por exemplo cinza médio. Obrigado pelo comentário.

        • Moisés Spiguel

          Rosemary,
          Muito obrigado pelo pronto e bem esclarecido atendimento. Abs.

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Gratidão pelo comentário.

    • Gisele

      OLá, gostaria de pintar a parede do banheiro (de reboco comum) que já está pintada com tinta acrilica. Posso passar a tinta epóxi base agua diretamente sobre a superficie como está?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Gisele. Sim, porém eu recomendo fazer uma limpeza e um lixamento nesta parede, antes de aplicar a tinta. Obrigado pelo comentário.

    • Mauro

      Boa noite Rosemary

      Preciso pintar um piso de deposito que já esta pintado com tinta de piso normal. Eu vou aplicar tinta epoxi que utiliza dois componentes.
      Como vou utilizar tinner para ajudar na diluição, a tinta já existente (debaixo) pode soltar com a aplicação da tinta epoxi, o que posso utilizar como fundo para que a tinta de baixo não solte?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Mauro. O que significa tinta normal? Epóxi a base de água? Se a resposta é positiva, a recomendação é remover a tinta antiga. Use uma lixadeira elétrica para acelerar esta etapa do serviço. Obrigado pelo comentário.

    • Priscila

      Oi que rolo posso usar comprei um de lã baixa ficou cheio de pelinhos na parede

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Pricila. O rolo é escolhido em função da tinta que você vai usar. As partes do rolo que entram em contato com a tinta devem ser resistentes a tinta e ao solvente da tinta. O rolo de lã de carneiro é adequado para tintas látex, acrílica, e algumas outras tintas; mas não serve para pintar com tinta epóxi. Os rolos para tinta epóxi são identificados no mercado como “rolo epóxi”. Os fabricantes de rolo de lã de carneiro, costumam orientar o usuário a lavar o rolo antes de aplicar qualquer tinta, para eliminar pelos soltos. Se você usou a tinta correta para este rolo, lavou antes de usá-lo para eliminar os pelos soltos e mesmo assim ele está soltando pelos, é provável que o rolo está com defeito de fabricação. Verifique se você fez tudo certinho antes de reclamar da qualidade do rolo. Obrigado pelo comentário.

    • Jose Vicente

      Rosemary, bom dia

      Foi usado epoxi a base de solvente e apos ser retocada ficou manchado.
      Posso passar agora em cima uma epóxi a base de agua ou nao ? Ja que nao tenho os EPIs.

      Agradeço a sua Dica.
      Grato

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá José Vicente. O correto é fazer o retoque com a mesma tinta. Não recomendo este procedimento porque são tintas de base diferente. Obrigado pelo comentário.

    • Ronaldo Costa

      Queria fazer uma mistura de verniz acrílico (base água) com tinta epóxi (base água tbm). A idéia é criar um verniz tonalizado para aplicar sobre cimento queimado. É possível essa mistura???

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Ronaldo. Eu não recomendo esta mistura porque existe a possibilidade de não dar certo. Você deseja mudar a cor do verniz usando uma tinta. Minha sugestão é que você entre em contato com o fabricante do verniz e pergunte se há no mercado pigmento para este verniz. Obrigado pelo comentário.

        • Ronaldo Costa

          Olá Rosemary!
          Obrigado pela rápida resposta!!! Para o verniz acrílico a base d’água pode-se usar pigmento líquido (tipo Xadrez, por exemplo). O fato é que não estou encontrando o pigmento branco, por isso pensei em usar a tinta epóxi que tenho aqui para experimentar. Já vi casos em que misturaram esse verniz numa tinta acrílica para reforçar o brilho e aparentemente deu certo, daí pensei que, como a epóxi também é a base d’água, poderia funcionar…
          Vou verificar com o fabricante, mas vou fazer um pequeno teste também…

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá Ronaldo. Posso te pedir um favor? Coloque nos comentários o resultado do teste. Mesmo se der errado. Você vai ajudar outras pessoas que tenham o mesmo problema. mais uma vez, muito obrigado pelo seu comentário.

    • Mari

      Bom dia!
      Preciso pintar uma escada interna, que está no cimento . Essa tinta tornaria a escada escorregadia?
      Desde já agradeço!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Mariangela. Sim, e para corrigir isto, eu recomendo aplicar fita adesiva antiderrapante. Obrigado pelo comentário.

    • Giane M M Martins

      Boa tarde!
      Em minha sala, há uma escadaria com degraus em granito, mas os espelhos são em alvenaria pintados de branco e fica difícil de manter a limpeza. Gostaria de saber qual a tinta epoxi mais indicada, base de água ou solvente? E como devo realizar a aplicação da nova tinta, uma vez que, os espelhos são pintados com tinta específica para chão.
      Obrigada,
      Giane.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Giane. Dentro de uma sala, onde não há presença de umidade, você pode aplicar a tinta epóxi a base de água.
        É importante saber qual a base da tinta anterior. Caso não saiba, você pode testar, em uma pequena área para verificar se há incompatibilidade entre as tintas. Se houver, a tinta antiga deve ser removida antes de aplicar a tinta epóxi. Obrigado pelo comentário.

    • Paula

      Boa noite Rosemary, quero fazer um sofá de alvenaria e pintá-lo de tinta branca epóxi, a minha dúvida é se o acabamento em cimento precisa ser com massa fina ou cimento queimado para ficar bem lisinhho, ou a própia tinta epóxi deixa lisinho? preciso saber disso para passar as instruções para o pedreiro, e pelo que entendi, tem que deixar secar por 28 dias é isso?? Aguardo seu retorno, obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Paula. Sim, você deve aguardar a cura total do cimento para iniciar a pintura e o tempo para que isto ocorra é de 28 dias. A tinta epóxi tem acabamento liso mas acompanha as irregularidades do cimento. Portanto se você deseja o aspecto visual bem certinho sem qualquer ondulação, você deve usar a massa acrílica e lixar para ficar com a aparência que deseja e depois é só aplicar a tinta que ela vai manter este aspecto. Obrigado pelo seu comentário.

    • Bárbara

      Olá Rosemary! Obrigada pelos esclarecimentos. Eu posso aplicar tinta epóxi a base de solvente sobre pintura de tinta acrílica nas paredes da minha sala?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Bárbara. A tinta epóxi a base de solvente possui o cheiro muito forte e é mais agressiva ao ser humano do que a tinta a base de água. Para o interior de uma sala, não há necessidade de você se expor e expor sua família com um produto tão agressivo. Se fosse pintar banheiro ou cozinha aí sim a durabilidade do serviço faria diferença. A tinta epóxi a base de água pode ser aplicada sobre pintura de tinta acrílica ou massa acrílica; no entanto a parede deve ser limpa de maneira a estar isenta de gorduras, limos, e qualquer outra sujeira e deve ser lixada para ajudar a promover aderência. Obrigado pelo comentário.

    • Regina Russo

      Rosemary, muito legal!não sei se aprendemos mais no teu artigo ou nas reapostas…enfim, tenho um patio externo bem umido, e o pintor pediu tinta “nao epoxi ” (mesmo o vendedor da Leroy indicando epoxi) e dois dias depois está quase sem a tinta!o que podemos fazer? SOCORRO… obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Regina. A tinta epóxi 2 componentes no qual o endurecedor é poliamida; é uma tinta com ótima resistência a umidade. No entanto ela não possui resistência aos raios ultravioleta do sol. Se o local pegar muito sol, você terá problema de perda de brilho e calcinação da tinta, mas a durabilidade é boa. Te recomendo remover toda a tinta não adequada que foi aplicada, e aplicar tinta epóxi. Se tiver pessoas alérgicas, crianças, idosos ou animais domésticos por perto, use a tinta epóxi a base de água que também vai atender as suas necessidades. Muito obrigado pelo comentário.

    • Thaize

      Boa noite! Obrigada pelas dicas. Gostaria de saber se a tinta Epoxi pode ser usada em cerâmicas que possuem textura em sua superfície.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Thaize. Sim, a tinta epóxi pode ser usada sobre cerâmica com textura; se a textura também é de cerâmica. Obrigado pelo comentário.

    • Rosely

      Já pinrei os azulejos da minna cozinha com tinta epoxi. Com o tempo, a tinta amarelou. Posso pintar sobre a tinta aplicada? Qual a tinta adequada?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Rosely. Você pode aplicar outra vez a tinta mas deve ser a mesma tinta usada na primeira aplicação, podendo mudar só a cor.
        Antes de aplicar a tinta, deve lavar muito bem os azulejos removendo sujeiras e gorduras. Secar e fazer um lixamento leve para ajudar a aderência da nova demão sobre a tinta antiga. Obrigado pelo comentário.

    • Rosely

      Oi, Rosemary,
      Já pintei os azulejos da minha cozinha com tinta epoxi. Como faz muitos anos, a tinta ficou amarelada. Agora estou fazendo uma nova reforma e gostaria de saber se posso pintar sobre a tinta anteriormente aplicada. Em caso afirmativo, qual seria o tipo de tinta adequado para essa repintura?

    • Danielly

      Ola, gostaria de saber se posso passar tinta na parte que tomamos o banho ? Por que tenho duvida se ela sai conforme jogar agua ?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Danielly. Sim, desde que você use a tinta correta com as resistências que são necessárias. Leia o boletim técnico das tintas que você encontrar para este fim, na sua cidade; antes de comprar. Obrigado pelo comentário.

    • Guilherme Trezub

      Olá, nosso condomínio esta pensando em pintar as garagens com tinta Epoxi, porem temos dúvidas na durabilidade, manutenção e aplicação.
      A garagem tem 3 níveis: 1 aberto ao tempo, 2 totalmente cobertos.
      Porem os pisos são diferentes, 2 deles estão soltando poeira do concreto (devido ao uso) e nunca receberam nenhuma pintura. Já o outro foi pintado com tinta piso comum e esta mais regular.
      A tinta epoxi pode ser retocada caso necessário?
      A tração dos carros, pode prejudicar esta pintura?
      Depois de quanto tempo em média teríamos que repintar estas garagens?
      Att

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Guilherme. Sim, a tinta epóxi pode ser retocada. Use tinta própria para piso com trafego de carros e não terá problemas. Com relação ao tempo de manutenção, vai depender da tinta que você usar e do tratamento que vai ser dado ao piso antes de pintar. Nos pisos totalmente cobertos a tinta vai resistir bem, se bem aplicada. No piso aberto eu não recomendo a tinta epóxi porque ela não resiste aos raios ultravioleta do sol. Onde o piso está soltando poeira, você deve primeiro corrigir o problema para depois aplicar a tinta. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Diovana

      Eu pintei os azulejos da parte seca do meu banheiro com a tinta epoxi a base de agua, porem espirrou algum produto cosmetico (acho que foi protetor com pigmento) que manchou a tinta. Já passei varias camadas de tinta por cima no local (retoque), mas a mancha volta. Gostaria de pintar a cozinha também mas tenho receio de usar a mesma tinta pois na cozinha é muito provável sujar com molhos, etc… Isso acontece na tinta a base de agua, ou toda tinta epoxi. Obrigada pelas dicas.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Diovana. Sim, tinta epóxi a base de água mancha e é difícil de remover; principalmente se for cor clara. A tinta epóxi 2 componentes a base de solvente é muito mais resistente. Muito obrigado pelo comentário.

    • Edinéia

      Gostaria de saber se essa tinta deixa a cerâmica antiderrapante?
      pq ja vi em muitos artigos q é indicada para esse fim tbém
      Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Edinéia. Não. A tinta epóxi se torna muito lisa após a cura. É possível adicionar partículas na tinta que ficam incorporadas no filme e promovem o aspecto antiderrapante. Mas é um trabalho de formulador de tinta porque exige conhecimento para definir qual a partícula ideal. Neste caso eu te aconselho a comprar a tinta com esta característica. Obrigado pelo comentário.

    • Jones

      Posso usar pistola de pintura para pintar um banheiro que já está com cerâmica, com tinta epoxi?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Jones. Sim. A tinta epóxi apresenta aspecto visual muito bonito quando aplicada com pistola. Bom trabalho. Obrigado pelo comentário.

    • Gabriel Rodrigues Laghi

      Olá Rosemary,
      eu estou pensando em pintar com epóxi uma barraca 100% Poliéster que vai ficar no exterior. Eu to pensando em usar esse produto porque nas especificações dela, diz que ela é originalmente pintada com epóxi. Como eu posso aplicar esse produto em superfície de poliéster, ja pintada com epóxi? Esse é o melhor produto pra essa função?
      Muito obrigado,
      Gabriel

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Gabriel: Na verdade você vai aplicar tinta epóxi sobre tinta epóxi. Basta lixar levemente, remover o pó de lixamento e aplicar a tinta. No entanto, esta tinta não é resistente aos raios ultravioleta do sol e vai desbotar e calcinar com a exposição. O aspecto visual fica fosco e desbotado. O tempo disto acontecer vai depender das condições climáticas do local onde a barraca vai ficar. Obrigado pelo comentário.

    • mariza motta

      boa tarde Rosimari
      o meu problema é pequeno, o meu piso da cozinha é cerâmica branca, porém embaixo da geladeira apareceram umas manchas acinzentadas, não sei o q causou, inclusivve estão maiores do que estavam ano passado, então queria saber se posso pintar apenas o local manchado pois o resto da cozinha está em perfeito estado, seria desnecessário pintar tudo.
      Obrigada se me ajudar

      mariza motta

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Mariza: O local pintado vai ficar diferente do resto do piso. A geladeira vai cobrir, mas se você mudar a geladeira de posição o aspecto do piso não vai te agradar. O ideal é pintar todo o piso. Obrigado pelo comentário.

    • Marcello Pereira

      Olá, quero pintar uma parte do meu estúdio fotográfico com epoxi branco fosco. Eu coloquei sobre o piso uma placa de mdf para fazer um fundo branco e depois pintei com tinta latex branco, mas suja muito facilmente pois as pessoas pisam sobre ele e fica todo marcado de pegadas. Creio que o epóxi resolveria esse problema, acontece que como é uma curva esse mdf foi colocado justamente pra não deixar o canto da parede aparente, ele faz uma curva de 70cm de diâmetro e se une à parede vertical, e está todo pintado em latex branco como a parede. O que tenho que fazer pra aplicar agora o epoxi sobre ele? Ele adere bem sobre o latex? Muito obrigado por suas valiosas dicas, grande abraço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Marcello. Tinta látex não é adequada para pintar piso em mdf. O correto é você retirar a tinta látex do mdf. Faça esta remoção com espátula e lixa. Se tiver uma lixadeira elétrica, esta etapa seria muito rápida. Remova o pó e as partículas de tinta. Aplique a tinta epóxi. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

      • Pintura epoxi

        Se for utilizar a tinta epoxi bi-componente, não se esqueça do pot life, que é o tempo entre a mistura e a aplicação – geralmente em torno de 30min. fonte: http://powerfloor.com.br

        • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

          Olá! Neste texto, no subtítulo “Dicas Importantes” eu informo o leitor sobre o tempo de vida útil da mistura; que é o pot life. Como este tempo varia de acordo com o fabricante, eu recomendo que se busque as instruções do fabricante da tinta que ele adquiriu. Obrigado pelo comentário.

    • André Narciso

      Boa Noite,
      Estou estudando sobre tinta epoxi, pois queria reformar meu banheiro. A questão que tenho é se eu utilizar destas recomendações, poderia utilizar para pintar dentro do box, onde haverá contato direto com água as paredes do banheiro. Agradeço muito seu artigo, e sua atenção.

    • PRISCILA

      Olá Rosemary, as tintas epoxi a base de água também necessitam do uso de tinta de fundo? Estou pensando em usar a tinta wanderpoxi da Coral e vi no site deles que existe o fundo Wanderpoxi catalisável, ele é usado com a tinta bicomponente e monocomponente a base de água?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Priscila. As tintas epoxi a base de água, em geral são aplicadas diretamente sobre o azulejo e não pedem tinta de fundo. Mas eu recomendo que você consulte o boletim técnico do fabricante da tinta que escolheu. O boletim técnico da tinta costuma estar disponível no site do fabricante da tinta. Ao aplicar uma tinta sobre a outra, tenha certeza que o fabricante recomenda o uso de uma sobre a outra para que não ocorra defeitos na sua pintura devido a incompatibilidade entre tintas. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • reformar cocina zaragoza

      Es un alivio encontrar a alguien que realmente sabe lo que están hablando en la red . Con seguridad, que sabes cómo llevar un blog a la luz y que sea adictivo. Más peña tiene que leer esto.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Muito obrigado pelo comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.