O piso de uma cozinha, garagem ou banheiro maltratado e velho ou só no cimento, acaba com a imagem do local. Azulejos de cozinhas e banheiros manchados e com aspecto envelhecido e sujo causam o mesmo sentimento de velho e maltratado. Por mais que você se esforce na limpeza, para decorar e tornar o ambiente bonito, o piso e as paredes estragam tudo e o esforço é em vão. Se você está com esse problema vou te mostrar em 4 passos como transformar o aspecto de paredes e pisos em um ambiente renovado, limpo e pronto pra decorar, usando tinta epóxi.

É certo que se você estiver disposto a gastar, basta investir na cerâmica do seu gosto e contratar um pedreiro para retirar as cerâmicas antigas e substituí-las por cerâmicas novas. Hoje em dia o mercado oferece opções espetaculares de pisos e azulejos de cerâmica ou pedra que fazem toda a diferença no visual e permite você usar da criatividade para criar o ambiente dos seus sonhos.

Mas em tempos de crise é preciso economizar. O dinheiro não sobra para esbanjar. E para trocar as cerâmicas de paredes ou pisos você vai gastar muito mais e vai precisar de mais tempo para fazer esta obra. É preciso retirar toda a cerâmica velha (quanto barulho!), retirar o entulho gerado (quanta sujeira!), acertar a parede com emboço (maior custo), adquirir as peças de cerâmicas escolhidas e colar as cerâmicas. Em resumo, além do alto custo você tem que passar pelo inconveniente do barulho, da sujeira e do tempo maior da obra.

Mas não é por isso que você vai deixar de melhorar o seu ambiente; e é aí que vem a sugestão de fazer sua obra aplicando uma pintura epóxi; vai melhorar; e muito o visual de um ambiente com um custo bastante inferior quando comparado com a troca de pisos cerâmicos; e será uma obra mais rápida e mais limpa. Se você estiver disposto a fazer a pintura; que é muito simples; vai eliminar também o custo da mão de obra. Mas se está sem tempo para executar o serviço, leia este artigo mesmo assim; apenas para saber cobrar o serviço correto do profissional que vai contratar e não ter surpresas desagradáveis em um futuro próximo.

como-deixar-uma-parede-lisinha

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro

 

 

Hoje em dia, existe muita facilidade de você encontrar em uma casa de tintas ou de materiais de construção tinta epóxi para pintar azulejos; aliás tinta epóxi para azulejos e pisos em diversas tonalidades e já existem fabricantes que possibilitam a confecção de uma cor especial como fazem com as tintas para parede de cimento. Várias pessoas já me perguntaram se tinta epóxi para azulejo funciona e minha resposta é sim, funciona e melhora muito o aspecto visual de um ambiente. E se for aplicada corretamente, é uma obra que vai durar um bom tempo.

Então vamos começar a aprender a pintar com tinta epóxi.

Primeiro vou considerar que a tinta epóxi será aplicada sobre cerâmica; seja piso ou azulejo.

Passo 1 –  Materiais necessários

  • Detergente de cozinha
  • Lixa nº 360 ou 400
  • Água sanitária (se houver mofo)
  • Pano limpo
  • Tinta de fundo a base de epóxi
  • Tinta de acabamento a base de epóxi
  • Rolo de pintura resistente a tinta epóxi
  • Pincel
  • Fita crepe
  • Óculos de segurança para proteção das vistas
  • Máscara de pó para proteção do sistema respiratório
  • Máscara para vapores orgânicos para proteção do sistema respiratório
  • Luvas para proteção das mãos

Nota: As pessoas me perguntam se podem usar tinta epóxi para azulejo de cozinha; no azulejo do banheiro. Sim, a tinta epóxi é adequada para qualquer cerâmica esteja ela no banheiro, na cozinha, na parede ou no piso. Tanto que os fabricantes costumam informar nas embalagens tinta epóxi para pintar azulejo.

Passo 2 – Pré tratamento

Lave toda a cerâmica com água e detergente para remover graxa e gordura. Se houver limo ou mofo aplique água sanitária para a completa retirada do mofo. Secar totalmente a superfície. Para eliminar o brilho use lixa nº 360 ou 400.

Passo 3 – Limpeza

Remova todo o pó gerado pelo lixamento com pano seco e limpo.

A superfície a ser pintada com a tinta epóxi deve estar firme, coesa, limpa, seca, fosca; sem poeira, graxa, gordura, sabão e mofo.

Isole com fita crepe as partes onde você não quer que suje com tinta, como espelhos de luz, moldura de janelas, etc. Se estiver pintando as paredes azulejadas, forre o chão com folhas de jornal velho e cubra móveis ou eletrodomésticos com lençóis ou toalhas velhas ou você também pode forrar e cobrir com lonas ou filme de plástico.

 Passo 4 – Aplicação do sistema de tinta epóxi

– Aplique 1 demão de tinta de fundo a base de epóxi;

– Aguarde o tempo de repintura indicado pelo fabricante;

– Passe um pano limpo e seco para remoção de pó;

– Aplique 2 ou 3 demãos de tinta de acabamento a base de epóxi, de acordo com o visual que você deseja e esteja atento ao tempo entre demãos que deve ser aguardado. Esta informação é encontrada na embalagem da tinta ou no boletim técnico do fabricante.

Agora vou considerar que a tinta epóxi será aplicada sobre cimento:

Os passos 1, 3 e 4 são iguais.

O passo 2 que se refere ao pré-tratamento, tenho a acrescentar que se o cimento for recém colocado, há necessidade de aguardar 28 dias antes de iniciar os trabalhos, para que haja tempo da sua cura total. Se a superfície estiver muito lisa, deve ser lixada. Mas se estiver porosa e áspera, não há necessidade de lixamento; faça apenas uma limpeza com pano seco e limpo.

Antes da aplicação da tinta de fundo a base de epóxi, a superfície deve estar firme, coesa, limpa, seca, fosca; sem poeira, graxa, gordura, sabão e mofo.

Dicas Importantes:

  1. As tintas à base de resina epóxi são de 2 componentes; ou seja, são compostas de 2 produtos que juntos irão formar a película curada. Antes de começar o trabalho, leia as instruções do fabricante para o preparo da tinta e observe que após a mistura dos 2 componentes há um tempo de vida útil desta mistura; tempo este que você tem que usar para aplicar a tinta misturada. Não prepare toda a tinta de uma vez se você não for usá-la no tempo hábil que o fabricante informa; porque a tinta vai curar antes de ser aplicada e você vai perdê-la.
  1. Os fabricantes de tinta epóxi; em geral; informam que ela pode ser usada interna e externamente, porém deixam claro que a pintura pode perder o brilho e calcinar se ficar exposta ao sol e que as cores claras podem vir a amarelar. Informam também que se isto ocorrer, a resistência e durabilidade da pintura não é afetada. No entanto; eu, particularmente, não recomendo o uso de tinta epóxi para ambiente externo onde vai haver incidência da luz solar, porque embora sejam verdades as informações dos fabricantes, o aspecto visual da pintura é afetado. E o seu ambiente pode vir a ficar feio com aparência envelhecida e maltratada muito em breve se houver muita exposição da pintura ao sol.
  1. Para ambientes externos; eu recomendo as tintas de base acrílica (solúveis em água) para serem aplicadas em bases cerâmicas e cimento.
  1. Ao adquirir as tintas, compre todas de um mesmo fabricante e tenha certeza que o fabricante permite a aplicação de uma sobre a outra. Isto vai eliminar o risco de incompatibilidade entre tintas, que causa defeitos na pintura.
  1. Use EPIs (equipamentos de proteção individual). Quando executar estes trabalhos, procure usar calças compridas e blusas, de preferência de mangas compridas; para evitar o contato dos produtos com o seu corpo.

Tinta epóxi para azulejo antes e depois

Para finalizar, gostaria de esclarecer algumas dúvidas que as pessoas me contam que querem saber “por que aconteceu isso com a minha pintura” e “o que fiz de errado? ”

As pessoas veem vídeos na internet onde alguns pintores mostram como estava o azulejo antes e como ficou depois e ficam animadas em fazer também. Acontece que se você não limpar o azulejo adequadamente e simplesmente passar a tinta por cima dele, num primeiro momento vai ficar igual o vídeo. Porém, após pouco tempo, com a ação da umidade e intempéries; a pintura começa a descascar tornando o resultado um fiasco. E isto pode acontecer por alguns motivos:

  1. O pré tratamento não foi adequado e suficiente;
  2. A tinta usada não foi a adequada para o ambiente (interno/externo)

Portanto, para obter o resultado esperado e duradouro, é necessário o pré tratamento completo e também que você esteja atento na hora de adquirir a tinta. Muitas vezes o vendedor da loja empurra a tinta que ele tem na loja para vender e não a mais adequada para o seu caso. Pesquise nos sites dos fabricantes de tintas qual é a tinta correta para o seu caso e assim você saberá o que precisa e não fica à mercê de interesses dos lojistas.

Se você quiser se aprofundar mais sobre as características das tintas dois componentes, como a tinta epóxi, adquira o e-book “Descubra o que é, como e quando usar de forma profissional: tinta, selador, massa e fundo preparador para pintar parede”.  Neste e-book eu informo sobre os produtos que são encontrados no mercado para pintura de parede e no capítulo de tintas eu também ensino como preparar tintas de 2 componentes como é a tinta epóxi. Ele é baratinho, custa R$37,00 e vai te preparar para comprar tintas com segurança sem depender da opinião tendenciosa dos vendedores. Se interessar, clique aqui.

 

 

como-deixar-uma-parede-lisinha

Descubra como transformar uma parede com pintura velha, suja, manchada e áspera em uma parede lisinha e uniforme em 7 passos simples.

Seu email está 100% seguro

 


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    45 replies to "Como Pintar Com Tinta Epóxi"

    • Jose Vicente

      Rosemary, bom dia

      Foi usado epoxi a base de solvente e apos ser retocada ficou manchado.
      Posso passar agora em cima uma epóxi a base de agua ou nao ? Ja que nao tenho os EPIs.

      Agradeço a sua Dica.
      Grato

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá José Vicente. O correto é fazer o retoque com a mesma tinta. Não recomendo este procedimento porque são tintas de base diferente. Obrigado pelo comentário.

    • Ronaldo Costa

      Queria fazer uma mistura de verniz acrílico (base água) com tinta epóxi (base água tbm). A idéia é criar um verniz tonalizado para aplicar sobre cimento queimado. É possível essa mistura???

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Ronaldo. Eu não recomendo esta mistura porque existe a possibilidade de não dar certo. Você deseja mudar a cor do verniz usando uma tinta. Minha sugestão é que você entre em contato com o fabricante do verniz e pergunte se há no mercado pigmento para este verniz. Obrigado pelo comentário.

        • Ronaldo Costa

          Olá Rosemary!
          Obrigado pela rápida resposta!!! Para o verniz acrílico a base d’água pode-se usar pigmento líquido (tipo Xadrez, por exemplo). O fato é que não estou encontrando o pigmento branco, por isso pensei em usar a tinta epóxi que tenho aqui para experimentar. Já vi casos em que misturaram esse verniz numa tinta acrílica para reforçar o brilho e aparentemente deu certo, daí pensei que, como a epóxi também é a base d’água, poderia funcionar…
          Vou verificar com o fabricante, mas vou fazer um pequeno teste também…

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá Ronaldo. Posso te pedir um favor? Coloque nos comentários o resultado do teste. Mesmo se der errado. Você vai ajudar outras pessoas que tenham o mesmo problema. mais uma vez, muito obrigado pelo seu comentário.

    • Mari

      Bom dia!
      Preciso pintar uma escada interna, que está no cimento . Essa tinta tornaria a escada escorregadia?
      Desde já agradeço!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Mariangela. Sim, e para corrigir isto, eu recomendo aplicar fita adesiva antiderrapante. Obrigado pelo comentário.

    • Giane M M Martins

      Boa tarde!
      Em minha sala, há uma escadaria com degraus em granito, mas os espelhos são em alvenaria pintados de branco e fica difícil de manter a limpeza. Gostaria de saber qual a tinta epoxi mais indicada, base de água ou solvente? E como devo realizar a aplicação da nova tinta, uma vez que, os espelhos são pintados com tinta específica para chão.
      Obrigada,
      Giane.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Giane. Dentro de uma sala, onde não há presença de umidade, você pode aplicar a tinta epóxi a base de água.
        É importante saber qual a base da tinta anterior. Caso não saiba, você pode testar, em uma pequena área para verificar se há incompatibilidade entre as tintas. Se houver, a tinta antiga deve ser removida antes de aplicar a tinta epóxi. Obrigado pelo comentário.

    • Paula

      Boa noite Rosemary, quero fazer um sofá de alvenaria e pintá-lo de tinta branca epóxi, a minha dúvida é se o acabamento em cimento precisa ser com massa fina ou cimento queimado para ficar bem lisinhho, ou a própia tinta epóxi deixa lisinho? preciso saber disso para passar as instruções para o pedreiro, e pelo que entendi, tem que deixar secar por 28 dias é isso?? Aguardo seu retorno, obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Paula. Sim, você deve aguardar a cura total do cimento para iniciar a pintura e o tempo para que isto ocorra é de 28 dias. A tinta epóxi tem acabamento liso mas acompanha as irregularidades do cimento. Portanto se você deseja o aspecto visual bem certinho sem qualquer ondulação, você deve usar a massa acrílica e lixar para ficar com a aparência que deseja e depois é só aplicar a tinta que ela vai manter este aspecto. Obrigado pelo seu comentário.

    • Bárbara

      Olá Rosemary! Obrigada pelos esclarecimentos. Eu posso aplicar tinta epóxi a base de solvente sobre pintura de tinta acrílica nas paredes da minha sala?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Bárbara. A tinta epóxi a base de solvente possui o cheiro muito forte e é mais agressiva ao ser humano do que a tinta a base de água. Para o interior de uma sala, não há necessidade de você se expor e expor sua família com um produto tão agressivo. Se fosse pintar banheiro ou cozinha aí sim a durabilidade do serviço faria diferença. A tinta epóxi a base de água pode ser aplicada sobre pintura de tinta acrílica ou massa acrílica; no entanto a parede deve ser limpa de maneira a estar isenta de gorduras, limos, e qualquer outra sujeira e deve ser lixada para ajudar a promover aderência. Obrigado pelo comentário.

    • Regina Russo

      Rosemary, muito legal!não sei se aprendemos mais no teu artigo ou nas reapostas…enfim, tenho um patio externo bem umido, e o pintor pediu tinta “nao epoxi ” (mesmo o vendedor da Leroy indicando epoxi) e dois dias depois está quase sem a tinta!o que podemos fazer? SOCORRO… obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Regina. A tinta epóxi 2 componentes no qual o endurecedor é poliamida; é uma tinta com ótima resistência a umidade. No entanto ela não possui resistência aos raios ultravioleta do sol. Se o local pegar muito sol, você terá problema de perda de brilho e calcinação da tinta, mas a durabilidade é boa. Te recomendo remover toda a tinta não adequada que foi aplicada, e aplicar tinta epóxi. Se tiver pessoas alérgicas, crianças, idosos ou animais domésticos por perto, use a tinta epóxi a base de água que também vai atender as suas necessidades. Muito obrigado pelo comentário.

    • Thaize

      Boa noite! Obrigada pelas dicas. Gostaria de saber se a tinta Epoxi pode ser usada em cerâmicas que possuem textura em sua superfície.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Thaize. Sim, a tinta epóxi pode ser usada sobre cerâmica com textura; se a textura também é de cerâmica. Obrigado pelo comentário.

    • Rosely

      Já pinrei os azulejos da minna cozinha com tinta epoxi. Com o tempo, a tinta amarelou. Posso pintar sobre a tinta aplicada? Qual a tinta adequada?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Rosely. Você pode aplicar outra vez a tinta mas deve ser a mesma tinta usada na primeira aplicação, podendo mudar só a cor.
        Antes de aplicar a tinta, deve lavar muito bem os azulejos removendo sujeiras e gorduras. Secar e fazer um lixamento leve para ajudar a aderência da nova demão sobre a tinta antiga. Obrigado pelo comentário.

    • Rosely

      Oi, Rosemary,
      Já pintei os azulejos da minha cozinha com tinta epoxi. Como faz muitos anos, a tinta ficou amarelada. Agora estou fazendo uma nova reforma e gostaria de saber se posso pintar sobre a tinta anteriormente aplicada. Em caso afirmativo, qual seria o tipo de tinta adequado para essa repintura?

    • Danielly

      Ola, gostaria de saber se posso passar tinta na parte que tomamos o banho ? Por que tenho duvida se ela sai conforme jogar agua ?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Danielly. Sim, desde que você use a tinta correta com as resistências que são necessárias. Leia o boletim técnico das tintas que você encontrar para este fim, na sua cidade; antes de comprar. Obrigado pelo comentário.

    • Guilherme Trezub

      Olá, nosso condomínio esta pensando em pintar as garagens com tinta Epoxi, porem temos dúvidas na durabilidade, manutenção e aplicação.
      A garagem tem 3 níveis: 1 aberto ao tempo, 2 totalmente cobertos.
      Porem os pisos são diferentes, 2 deles estão soltando poeira do concreto (devido ao uso) e nunca receberam nenhuma pintura. Já o outro foi pintado com tinta piso comum e esta mais regular.
      A tinta epoxi pode ser retocada caso necessário?
      A tração dos carros, pode prejudicar esta pintura?
      Depois de quanto tempo em média teríamos que repintar estas garagens?
      Att

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Guilherme. Sim, a tinta epóxi pode ser retocada. Use tinta própria para piso com trafego de carros e não terá problemas. Com relação ao tempo de manutenção, vai depender da tinta que você usar e do tratamento que vai ser dado ao piso antes de pintar. Nos pisos totalmente cobertos a tinta vai resistir bem, se bem aplicada. No piso aberto eu não recomendo a tinta epóxi porque ela não resiste aos raios ultravioleta do sol. Onde o piso está soltando poeira, você deve primeiro corrigir o problema para depois aplicar a tinta. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Diovana

      Eu pintei os azulejos da parte seca do meu banheiro com a tinta epoxi a base de agua, porem espirrou algum produto cosmetico (acho que foi protetor com pigmento) que manchou a tinta. Já passei varias camadas de tinta por cima no local (retoque), mas a mancha volta. Gostaria de pintar a cozinha também mas tenho receio de usar a mesma tinta pois na cozinha é muito provável sujar com molhos, etc… Isso acontece na tinta a base de agua, ou toda tinta epoxi. Obrigada pelas dicas.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Diovana. Sim, tinta epóxi a base de água mancha e é difícil de remover; principalmente se for cor clara. A tinta epóxi 2 componentes a base de solvente é muito mais resistente. Muito obrigado pelo comentário.

    • Edinéia

      Gostaria de saber se essa tinta deixa a cerâmica antiderrapante?
      pq ja vi em muitos artigos q é indicada para esse fim tbém
      Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Edinéia. Não. A tinta epóxi se torna muito lisa após a cura. É possível adicionar partículas na tinta que ficam incorporadas no filme e promovem o aspecto antiderrapante. Mas é um trabalho de formulador de tinta porque exige conhecimento para definir qual a partícula ideal. Neste caso eu te aconselho a comprar a tinta com esta característica. Obrigado pelo comentário.

    • Jones

      Posso usar pistola de pintura para pintar um banheiro que já está com cerâmica, com tinta epoxi?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Jones. Sim. A tinta epóxi apresenta aspecto visual muito bonito quando aplicada com pistola. Bom trabalho. Obrigado pelo comentário.

    • Gabriel Rodrigues Laghi

      Olá Rosemary,
      eu estou pensando em pintar com epóxi uma barraca 100% Poliéster que vai ficar no exterior. Eu to pensando em usar esse produto porque nas especificações dela, diz que ela é originalmente pintada com epóxi. Como eu posso aplicar esse produto em superfície de poliéster, ja pintada com epóxi? Esse é o melhor produto pra essa função?
      Muito obrigado,
      Gabriel

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Gabriel: Na verdade você vai aplicar tinta epóxi sobre tinta epóxi. Basta lixar levemente, remover o pó de lixamento e aplicar a tinta. No entanto, esta tinta não é resistente aos raios ultravioleta do sol e vai desbotar e calcinar com a exposição. O aspecto visual fica fosco e desbotado. O tempo disto acontecer vai depender das condições climáticas do local onde a barraca vai ficar. Obrigado pelo comentário.

    • mariza motta

      boa tarde Rosimari
      o meu problema é pequeno, o meu piso da cozinha é cerâmica branca, porém embaixo da geladeira apareceram umas manchas acinzentadas, não sei o q causou, inclusivve estão maiores do que estavam ano passado, então queria saber se posso pintar apenas o local manchado pois o resto da cozinha está em perfeito estado, seria desnecessário pintar tudo.
      Obrigada se me ajudar

      mariza motta

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Mariza: O local pintado vai ficar diferente do resto do piso. A geladeira vai cobrir, mas se você mudar a geladeira de posição o aspecto do piso não vai te agradar. O ideal é pintar todo o piso. Obrigado pelo comentário.

    • Marcello Pereira

      Olá, quero pintar uma parte do meu estúdio fotográfico com epoxi branco fosco. Eu coloquei sobre o piso uma placa de mdf para fazer um fundo branco e depois pintei com tinta latex branco, mas suja muito facilmente pois as pessoas pisam sobre ele e fica todo marcado de pegadas. Creio que o epóxi resolveria esse problema, acontece que como é uma curva esse mdf foi colocado justamente pra não deixar o canto da parede aparente, ele faz uma curva de 70cm de diâmetro e se une à parede vertical, e está todo pintado em latex branco como a parede. O que tenho que fazer pra aplicar agora o epoxi sobre ele? Ele adere bem sobre o latex? Muito obrigado por suas valiosas dicas, grande abraço.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Marcello. Tinta látex não é adequada para pintar piso em mdf. O correto é você retirar a tinta látex do mdf. Faça esta remoção com espátula e lixa. Se tiver uma lixadeira elétrica, esta etapa seria muito rápida. Remova o pó e as partículas de tinta. Aplique a tinta epóxi. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

      • Pintura epoxi

        Se for utilizar a tinta epoxi bi-componente, não se esqueça do pot life, que é o tempo entre a mistura e a aplicação – geralmente em torno de 30min. fonte: http://powerfloor.com.br

        • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

          Olá! Neste texto, no subtítulo “Dicas Importantes” eu informo o leitor sobre o tempo de vida útil da mistura; que é o pot life. Como este tempo varia de acordo com o fabricante, eu recomendo que se busque as instruções do fabricante da tinta que ele adquiriu. Obrigado pelo comentário.

    • André Narciso

      Boa Noite,
      Estou estudando sobre tinta epoxi, pois queria reformar meu banheiro. A questão que tenho é se eu utilizar destas recomendações, poderia utilizar para pintar dentro do box, onde haverá contato direto com água as paredes do banheiro. Agradeço muito seu artigo, e sua atenção.

    • PRISCILA

      Olá Rosemary, as tintas epoxi a base de água também necessitam do uso de tinta de fundo? Estou pensando em usar a tinta wanderpoxi da Coral e vi no site deles que existe o fundo Wanderpoxi catalisável, ele é usado com a tinta bicomponente e monocomponente a base de água?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Priscila. As tintas epoxi a base de água, em geral são aplicadas diretamente sobre o azulejo e não pedem tinta de fundo. Mas eu recomendo que você consulte o boletim técnico do fabricante da tinta que escolheu. O boletim técnico da tinta costuma estar disponível no site do fabricante da tinta. Ao aplicar uma tinta sobre a outra, tenha certeza que o fabricante recomenda o uso de uma sobre a outra para que não ocorra defeitos na sua pintura devido a incompatibilidade entre tintas. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • reformar cocina zaragoza

      Es un alivio encontrar a alguien que realmente sabe lo que están hablando en la red . Con seguridad, que sabes cómo llevar un blog a la luz y que sea adictivo. Más peña tiene que leer esto.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Muito obrigado pelo comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.