Como Pintar Com Tinta Epóxi

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
tinta epóxi

Quer saber como mudar o aspecto de paredes e pisos para um ambiente renovado e limpo usando tinta epóxi? Se o seu piso ou a parede da sua cozinha, banheiro ou garagem está velho ou só no cimento, leia este artigo a té o final. 

Bem, se você estiver disposto a gastar, basta investir na cerâmica do seu gosto. Contratar um pedreiro para retirar as cerâmicas antigas e substituí-las por cerâmicas novas. Hoje em dia o mercado oferece opções espetaculares de pisos e azulejos de cerâmica. Fazem toda a diferença no visual e permite você usar da criatividade para criar o ambiente dos seus sonhos.

Mas em tempos de crise é preciso economizar, porque o dinheiro não sobra para esbanjar. E para trocar as cerâmicas de paredes ou pisos você vai gastar muito mais. E além disso, vai precisar de mais tempo para fazer sua obra.

É preciso retirar toda a cerâmica velha; quanto barulho! Retirar o entulho gerado; quanta sujeira! Acertar a parede com emboço; quanto tempo! Adquirir as peças de cerâmicas; quanto dinheiro!  E colar as cerâmicas.

Em resumo, além do alto custo você tem que passar pelo inconveniente do barulho, da sujeira e da obra demorada. 

USE TINTA EPÓXI!

tinta epóxi

Mas não é por isso que você vai deixar de melhorar o seu ambiente. Então vem a sugestão de fazer sua obra aplicando uma pintura epóxi.  Porque vai melhorar; e muito o visual, com um custo bastante inferior. Quando comparado com a troca de pisos ou azulejos de cerâmica.

E será uma obra mais rápida e mais limpa. Se você estiver disposto a fazer a pintura; porque é muito simples; vai eliminar também o custo da mão de obra. Mas se está sem tempo para executar o serviço, leia este artigo mesmo assim. Para saber cobrar o serviço correto do profissional que vai contratar e não ter surpresas desagradáveis em um futuro próximo.

Hoje em dia, existe muita facilidade de você encontrar em uma casa de tintas, a tinta epóxi para pintar azulejos.  Aliás tinta epóxi para azulejos e pisos em diversas tonalidades.  E se quer pintar o seu piso, veja este post , porque vai te ajudar a escolher uma tinta epóxi para piso.

E tem também os fabricantes que possibilitam a confecção de uma cor especial como fazem com as tintas para parede de cimento.

Várias pessoas já me perguntaram se tinta epóxi para azulejo funciona. E minha resposta é sim, funciona e melhora muito o aspecto visual de um ambiente. Porque se for aplicada corretamente, é uma obra que vai durar um bom tempo.

Então vamos começar a aprender a pintar com tinta epóxi.

Vou considerar que a tinta epóxi será aplicada sobre cerâmica; seja piso ou azulejo.

Passo 1 –  Materiais necessários

tinta epóxi

  • Detergente de cozinha
  • Lixa nº 360 ou 400
  • Água sanitária (se houver mofo)
  • Pano limpo
  • Tinta de fundo a base de epóxi
  • Tinta de acabamento a base de epóxi
  • Rolo de pintura resistente a tinta epóxi
  • Bandeja para pintura com rampa
  • Pincel
  • Fita crepe
  • Óculos de segurança para proteção das vistas
  • Máscara de pó para proteção do sistema respiratório
  • Máscara para vapores orgânicos para proteção do sistema respiratório
  • Luvas para proteção das mãos

As pessoas também me perguntam se podem usar tinta epóxi para azulejo de cozinha; no azulejo do banheiro. Sim, a tinta epóxi é adequada para qualquer cerâmica esteja ela no banheiro, na cozinha, na parede ou no piso. Tanto que os fabricantes costumam informar nas embalagens tinta epóxi para pintar azulejo.

Passo 2 – Pré tratamento

Lave toda a cerâmica com água e detergente para remover graxa e gordura.

Se houver limo ou mofo aplique água sanitária porque todo o mofo deve ser removido.

Secar totalmente a superfície.

Para eliminar o brilho use lixa nº 360 ou 400.

Passo 3 – Limpeza

limpeza

Remova todo o pó gerado pelo lixamento com pano seco e limpo, porque o pó prejudica o aspecto visual da pintura.

A superfície a ser pintada deve estar firme, coesa, limpa, seca, fosca; sem poeira, graxa, gordura, sabão e mofo.

Isole com fita crepe as partes onde você não quer que suje com tinta, como espelhos de luz, moldura de janelas, etc.

Se estiver pintando as paredes azulejadas, forre o chão com folhas de jornal velho. Cubra móveis ou eletrodomésticos com lençóis ou toalhas velhas. Você também pode forrar e cobrir com lonas ou filme de plástico, desde que a proteção, promova um serviço limpo.

 Passo 4 – Aplicação do sistema de tinta epóxi

– Aplique 1 demão de tinta de fundo a base de epóxi;

– Aguarde o tempo de repintura indicado pelo fabricante;

– Passe um pano limpo e seco para remoção de pó;

– Aplique 1 ou 2 demãos de tinta de acabamento a base de epóxi, de acordo com o visual desejado. esteja atento ao tempo entre demãos que deve ser aguardado.

Esta informação é encontrada na embalagem da tinta ou no boletim técnico do fabricante. 

QUER UM PASSO A PASSO PARA PREPARAR TINTA EPÓXI COM 2 COMPONENTES? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

BAIXAR E-BOOK GRÁTIS

Agora vou considerar que a tinta epóxi será aplicada sobre cimento:

pintura epóxi

Os passos 1, 3 e 4 são iguais.

O passo 2 que se refere ao pré-tratamento, se o cimento for recém aplicado, há necessidade de aguardar 28 dias para iniciar pintura. Isto porque é preciso que o cimento esteja totalmente curado.

Se a superfície estiver muito lisa, deve ser lixada. Mas se estiver porosa e áspera, não há necessidade de lixamento. Faça apenas uma limpeza com pano seco e limpo porque está adequada para aderir a tinta.

Para aplicar a tinta de fundo a base de epóxi, a superfície deve estar firme, coesa, limpa, seca, fosca; sem poeira, graxa, gordura, sabão e mofo.

Anote estas dicas, que são importantes!

  1. As tintas à base de resina epóxi são de 2 componentes. São compostas de 2 produtos que juntos irão formar a película curada. Antes de começar o trabalho, leia as instruções do fabricante para o preparo da tinta. Observe que após a mistura dos 2 componentes há um tempo de vida útil desta mistura. Tempo este que você tem que usar para aplicar a tinta misturada. Não prepare toda a tinta de uma vez se você não for usá-la no tempo hábil que o fabricante informa; porque a tinta vai curar antes de ser aplicada e você vai perdê-la. Se quer aprender mais como trabalhar com tinta epóxi, veja este Guia.
  1. Alguns fabricantes de tinta epóxi informam que ela pode ser usada interna e externamente. Porém deixam claro que a pintura pode perder o brilho e calcinar se ficar exposta ao sol. E  que as cores claras podem vir a amarelar. Informam também que a resistência e durabilidade da pintura não é afetada. No entanto; não recomendo o uso de tinta epóxi para ambiente externo onde vai haver incidência da luz solar. Isto porque o aspecto visual da pintura é afetado. E o seu ambiente vai ficar feio, envelhecido e maltratado em breve, com exposição da pintura ao sol.
  1. Para ambientes externos; use tintas de base acrílica (solúveis em água) para bases cerâmicas e cimento.
  1. Ao adquirir as tintas, compre todas de um mesmo fabricante e tenha certeza que o fabricante permite a aplicação de uma sobre a outra. Isto vai eliminar o risco de incompatibilidade entre tintas, que causa defeitos na pintura.
  1. Use EPIs (equipamentos de proteção individual). Quando executar estes trabalhos, procure usar calças compridas e blusas de mangas compridas; para evitar o contato dos produtos com o seu corpo.        EPIs

Tinta epóxi para azulejo antes e depois

Para finalizar, gostaria de esclarecer algumas dúvidas. As pessoas me perguntam “por que aconteceu isso com a minha pintura” e “o que fiz de errado? ”

Isto acontece porque as pessoas veem vídeos na internet onde alguns pintores mostram como estava o azulejo antes e como ficou depois. Ficam animadas em fazer também.

Acontece que se você não limpar o azulejo adequadamente e simplesmente passar a tinta por cima dele, num primeiro momento vai ficar igual o vídeo.

Porém, após pouco tempo, com a ação da umidade e intempéries; a pintura começa a descascar tornando o resultado um fiasco. E isto pode acontecer por alguns motivos:

  1. O pré tratamento não foi adequado e suficiente;
  2. A tinta usada não foi a adequada para o ambiente (interno/externo)

Portanto, para obter o resultado esperado e duradouro, é necessário o pré tratamento completo. Por isso, é preciso que você esteja atento na hora de adquirir a tinta.

Muitas vezes o vendedor da loja empurra a tinta que ele tem na loja para vender e não a adequada para sua pintura. Por isso que você deve pesquisar nos sites dos fabricantes de tintas. Veja qual é a tinta correta para o seu caso e assim você saberá o que precisa. Não fica à mercê de interesses dos lojistas.

QUER UM PASSO A PASSO PARA PREPARAR TINTA EPÓXI COM 2 COMPONENTES? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

BAIXAR E-BOOK GRÁTIS

Se você quiser se aprofundar mais sobre pré-tratamento para aplicar tinta epóxi, adquira o GUIA TINTA EPÓXI.  Neste guia você vai encontrar todas as respostas sobre tinta epóxi. Se interessar, clique aqui.

Leia Também: Pintura Epóxi: Quando aplicar

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.