Se você não sabe qual a pintura epóxi que deve usar, mas acha que uma tinta epóxi poderia ser a solução para o seu caso, leia este artigo até o final.

Recebo muitos questionamentos no meu site sobre a pintura epóxi e vejo que as dúvidas são muitas. As pessoas me perguntam se a tinta epóxi para banheiro pode ser usada no box de banho. Se com a tinta epóxi base água pode pintar as paredes da cozinha. Se a tinta epóxi para azulejo pode ser usada para pintar o piso. Se a tinta para cerâmica é a tinta epóxi. Se tinta epóxi para piso pode ser aplicada em piso de cimento e muito mais perguntas me chegam todos os dias.

Em primeiro lugar, você precisa saber que existe no mercado 2 tipos distintos de tinta epóxi: a base de água e a base de solvente. Neste artigo “Tudo que você precisa saber sobre Tinta Epóxi a base de água” você vai entender as diferenças básicas entre uma tinta e outra.

 Agora eu vou te informar as características físicas e as resistências de cada tinta; além disso vou dar exemplos de onde cada tinta é aplicada com êxito, para que você possa definir se uma pintura epóxi vai proporcionar o aspecto visual e a durabilidade que você deseja. O importante é que você saiba todas as vantagens e desvantagens de cada tipo de tinta e assim poder definir com sustentação técnica qual tinta deve usar para o seu caso específico.

VANTAGENS DA PINTURA EPÓXI A BASE DE SOLVENTE

A tinta epóxi a base de solvente, possui 2 componentes sendo um a resina epóxi, pigmentos e aditivos; e o outro é o endurecedor que também é conhecido no mercado como catalizador.

A resina epóxi é considerada nobre, assim como a sua tinta. Isto porque apresenta alta resistência a produtos químicos alcalinos, ácidos, solventes, óleos lubrificantes, detergentes domésticos e sais. Toda esta resistência torna a tinta epóxi de 2 componentes, ideal para aplicar em locais como fábricas, orla marítima e outros ambientes altamente agressivos. Como a tinta epóxi fornece resistência a umidade muito boa, superior a tinta epóxi a base de água; ela é recomendada para aplicação em box de banheiros, lavanderias ou outros locais mais úmidos. Outra aplicação muito recomendada é em portões e janelas de ferro ou aço por fornecer a este metal, alta proteção contra a corrosão.

E tendo todas estas resistências, sua recomendação para pintura em residências está sempre muito atrelada a durabilidade da pintura, frente aos produtos químicos de limpeza do mercado; ao aspecto visual brilhante e também pela excelente proteção conta a corrosão de metais ferrosos. Veja neste artigo como pintar azulejos com tinta epóxi de 2 componentes.

Esta tinta pode ser aplicada em concreto, aço e madeira. Estando o substrato limpo, isento de óleos e graxas, umidade, pó, fiapos, fungos ou bactérias, sal ou qualquer outro contaminante, a sua aderência no substrato é excelente.

Sobre a pintura de pisos, a tinta epóxi com 2 componentes tem boa resistência a abrasão; mas é necessário aguardar o tempo de cura total da resina epóxi; que é em torno de 7 dias; para que esta resistência seja máxima. Por isso é recomendado que o local pintado seja liberado para tráfego de pessoas ou veículos, após o tempo de cura total.

DESVANTAGENS DA PINTURA EPÓXI A BASE DE SOLVENTE

Uma das desvantagens da tinta epóxi com 2 componentes, é o fato de ser diluída em solvente orgânico derivado de petróleo e por isso, ser muito tóxica para o ser humano e para o meio ambiente; enquanto no estado líquido. Esta desvantagem é contornada com o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) durante o preparo e aplicação da tinta. É também recomendado; sempre que se trabalha com tinta epóxi o uso de calça comprida e blusa de mangas longas, para a proteção da pele; além dos EPIs: máscara de respiração com carvão ativo, óculos de segurança e luvas.

Outra desvantagem é que a tinta epóxi com 2 componentes não resiste aos raios ultravioleta do sol e por isso não pode ser usada em locais abertos expostos ao sol. Mas como tem um poder muito grande de proteção do aço contra a corrosão, você pode aplicar sobre ela, uma tinta a base de poliuretano também com 2 componentes, que é resistente aos raios ultravioleta do sol e compatível com a tinta epóxi.

Por fim, o fato de que o preparo da tinta epóxi 2 componentes não ser tão simples quanto o preparo de uma tinta a base de água com apenas um componente; se torna mais uma desvantagem da tinta epóxi. Caso a dosagem dos 2 componentes seja feita de maneira errada, a tinta não cura e você vai perder a tinta, mão de obra e tempo de serviço. Se você quiser um passo a passo para preparar corretamente a tinta epóxi de 2 componentes, veja neste post.

Portanto, se você vai investir em uma tinta mais cara, pense em investir num bom profissional com experiência no preparo de tintas com 2 componentes de cura química.

VANTAGENS DA PINTURA EPÓXI A BASE DE ÁGUA

A tinta epóxi a base de água costuma ser a mais escolhida para a pintura civil, por dois motivos: seu preço é menor e é uma tinta mais fácil de trabalhar. Seu preparo é igual ao preparo de uma tinta para aplicar em parede. A única diferença é que a tinta epóxi a base de água é mais viscosa. Para aqueles que não são profissionais da pintura e querem apenas renovar um ambiente e economizar com a mão de obra, esta tinta é o ideal.

Também é muito usada para substituir o quebra – quebra de reformas em cozinhas e banheiros. A renovação das paredes com a aplicação da tinta epóxi a base de água traz uma grande economia com a mão de obra, remoção de entulho e a eliminação da compra de cerâmica; sem computar a tremenda redução do tempo da obra e o irritante ruído durante a retirada dos azulejos e pisos antigos.

A tinta epóxi a base de água tem ótima resistência aos produtos químicos de limpeza neutros usados pelas donas de casa. Além disso, pode ser aplicada sobre azulejos, pastilhas, vidros, madeiras, reboco e concreto novo. Também é recomendada somente para uso interno. Outra vantagem é o fato de se encontrar estas tintas na versão antimofo.

Como a diluição é feita com água potável, seu cheiro é mais fraco e menos agressiva para o ser humano e o meio ambiente.

Há também muita procura por uma tinta epóxi para piso. Você que deseja melhorar o aspecto visual de seu piso com economia e fazer um serviço com boa durabilidade, deve estar atento para o fato da exposição do piso ao sol e quanto a necessidade de piso antiderrapante. Há no mercado tintas específicas para piso que atendem a estas necessidades.

 DESVANTAGENS DA PINTURA EPÓXI A BASE DE ÁGUA

A grande desvantagem do uso da tinta epóxi a base de água está no fato de sua resistência a produtos químicos e a umidade serem bastante inferiores quando comparada com uma tinta epóxi a base de solvente. E o motivo é que na realidade, a tinta epóxi a base de água não é formulada com resina epóxi, mas com resina acrílica. E esta formulação da tinta com resina acrílica possui aspecto bastante semelhante a resina epóxi com relação a viscosidade e brilho e por isso também é apelidada de resina epóxi. No entanto, as características das resinas epóxi e acrílica são distintas e a resina epóxi é mais nobre do que a resina acrílica.

Por isso, em um ambiente muito úmido, a tinta epóxi a base de água terá sua durabilidade comprometida. E mais, para sua pintura com a tinta epóxi a base de água não ser deteriorada rapidamente, você não deve usar para limpeza álcool, solventes, diluentes e outros produtos químicos mais agressivos.

E quando eu falo em ambiente úmido, estou dizendo que a durabilidade da tinta epóxi a base de água está comprometida em regiões cujo o clima é sempre muito úmido, em box de banheiros, em lavanderias, em áreas onde ficam animais de estimação e são lavados todos os dias.

PINTURA EPÓXI: QUANDO APLICAR

Bem, agora que você já conhece um pouco melhor sobre cada tipo de tinta epóxi, deve colocar na balança os prós e contras de cada uma e definir a pintura epóxi que vai trazer o sucesso desejado. Para cada caso específico, vai haver uma solução ideal.

Para te ajudar a definir, deixo mais algumas dicas sobre as tintas que podem ser encontradas no mercado brasileiro. Os dois tipos de tinta epóxi podem ser aplicados com pincel, rolo ou pistola. E a pistola pode ser a pistola de caneca, convencional ou airless. Se você quiser aprender a técnica correta de aplicar tinta com pistola, leia este artigo.

Os 2 tipos de tinta epóxi são encontrados em um leque enorme de cores.

Tenha em mente que a pintura epóxi em uma residência onde estão presentes crianças, idosos, pessoas alérgicas ou animais de estimação não deve ser feita com a tinta epóxi de 2 componentes diluída com solvente orgânico. Você deve retirar as pessoas de dentro de casa durante a aplicação e cura da tinta. Ou usar a tinta menos agressiva que é a tinta epóxi a base de água.

Por fim, a minha última recomendação é que; antes de comprar uma tinta; busque pelo boletim técnico da tinta que escolheu. Ou entre em contato com a assistência técnica do fabricante. O boletim técnico vai te orientar sobre as condições de aplicação, usabilidade e garantias. Vai te dar informações técnicas que serão de muita ajuda para você ter certeza que está escolhendo a tinta mais adequada para o seu propósito.

Se você acha que este artigo pode ser útil para alguém, compartilhe. Até mais!


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    10 replies to "Pintura Epóxi: Quando aplicar"

    • Avatar Gecinaldo vieira

      Olá Rosemary bom dia me chamo Naldo sou de SP trabalho autônomo como pintor industrial a 27 anos pintor de móveis laca verniz p.u pintor automotivo estrutura metálica com diversos tipos de tinta acrílica Duco p.u laca nitro esmalte sintético poliéster enfim em base de todo conhecimento gostaria de passar para quem está começando agora também

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Gecinaldo. Que ótima iniciativa de passar o seu conhecimento! Sucesso.

    • Avatar francisco roseira mendes

      eu fiz curso, curso simpre de pintura foi falado muito poco tinta epox gostari de saber mais.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Francisco. Realmente, é difícil encontrar informações didáticas sobre a tinta epóxi a base de água. Já a tinta epóxi a base de solvente, como é muito usada na pintura industrial, é mais fácil de se encontrar cursos e livros a respeito. Uma maneira de conhecer melhor a tinta epóxi a base de água é buscar o boletim técnico destas tintas no site dos fabricantes. Neste documento você consegue saber das aplicações, características e restrições sobre o produto. Você também deve sempre entrar em contato com a assistência técnica dos fabricantes sempre que tiver dúvidas. Eu estou me esforçando para fornecer o máximo de conteúdo sobre este assunto, para ajudar as pessoas. Acompanhe o meu site e o meu canal no youtube. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Alexandre

      Gostaria de entrar para o ramo de pintor,sua dicas tem sido muito útil,se puder me manda mais dicas ou me diz onde posso tê-la com mais facilidade.
      Como pintor autônomo,será que é uma boa?
      Parabéns pelas sua ajuda,e pela consultoria que vem fazendo.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Alexandre. Se você entrar no site http://www.opintorconsultoria.com no ícone “CURSOS” eu ofereço 3 cursos específicos para você aprender pintura em madeira, outro para pintura em alvenaria (parede) e outro para pintura em aço e ferro. Nestes cursos você vai aprender como tratar o substrato antes de pintar, de maneira mais profunda e tudo o mais que será necessário para ser um pintor profissional. Custa bem barato e você ainda pode parcelar. As parcelas são de R$ 11,08. Sim, ser pintor é uma profissão muito boa para conquistar independência financeira pois há sempre procura deste profissional no mercado. Se você se dedicar, e ampliar seu conhecimento, será bem sucedido. Além de ser considerada uma terapia, como muitos profissionais da pintura relatam. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Cale

      Boa tarde
      A tinta epóxi a base água
      É possível acrescentar produto tingidor
      O encontrar a cor de minha preferência

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá. No mercado existe a oferta de um leque de cores muito grande para a tinta epóxi a base de água. Eu não recomendo o uso de tingidores porque há várias possibilidades de não dar certo. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Renata Santos

      Muito boas informações. Quero mandar pintar o meu piso porque estou renovando a casa e não tenho mais paciência para quebra-quebra. Mas antes de mandar fazer qualquer serviço gosto de me informar a respeito para avaliar o trabalho do profissional que vou contratar. Moro no Rio de Janeiro. E quando tenho dúvidas com algum produto ou tinta costumo telefonar para os serviços das próprias empresas pedindo orientação, até sobre os produtos a serem utilizados. Vou fazer isto esta semana com a Quartzolit com respeito a tipos de rejunte. Com respeito à tinta epóxi, estou pensando em usar a Sherwin Williams para piso. É uma boa escolha?
      Obrigada e parabéns pelo site.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Renata. Sim, uma excelente escolha. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.