Muitas pessoas não sabem como pintar portão de ferro corretamente. Se seu portão está com aparência fosca, descascando e com ferrugem, aprenda as 4 etapas corretas de pintura, lendo este artigo até o final.Alguns, seguem instruções dadas por “curiosos”. Pessoas que não possuem conhecimento em como fazer pintura de portão de aço. E acabam ficando no prejuízo porque a pintura não tem durabilidade.
Outros, simplesmente jogam tinta nova por cima da velha. Não fazem nenhum tipo de pré-tratamento no ferro antes de aplicar a nova tinta.
Neste artigo vou explicar a maneira correta de pintar um portão de ferro, para que ele fique como novo. E com a durabilidade prolongada. Você saberá como lixar portão de ferro e como escolher tinta para pintar ferro. Vou ensinar também quais os acessórios ideais para utilizar. Além de outras dicas para que a pintura do seu portão de ferro seja feita profissionalmente e com sucesso.
Vamos ao primeiro passo.
PASSO 1 – Material Necessário
Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que portão de ferro ou aço, neste nosso texto é a mesma coisa.
Estou me referindo a portões; por exemplo tipo grade; que uns chamam de ferro e outros dizem de aço.
Tecnicamente, aço é uma liga de ferro (mistura de ferro, carbono e outros elementos). A liga de aço tem mais de 90 por cento de ferro. Então na realidade, não importa como é chamado, o que importa sim é sabermos do material que estamos recuperando.
Para você iniciar o trabalho, vou listar o material necessário:
- Lixas de ferro nº 80 e nº150
- Escova de aço
- Espátula de aço
- Solvente de limpeza aguarrás
- Tinta de fundo
- Tinta de acabamento
- Bandeja de tinta
- Trincha
- Rolo
PASSO 2 – Tratamento antes da Pintura
Aqui vou ensinar como tirar tinta de portão de aço e como tratar as partes enferrujadas.
A tinta solta deve ser retirada com o auxílio de uma espátula de aço. A tinta que está bem aderida ao aço, pode ficar. Se quiser remover toda a tinta, veja aqui 2 maneiras para a remoção da tinta.
Para tirar a ferrugem use lixa grossa de ferro nº 80 (pode usar número próximo). Esta lixa é usada para remoção das crostas de ferrugem. Depois use uma lixa (150) e escova de aço para retirar a ferrugem restante. O metal deve ficar claro. Se tiver dificuldades para remover a ferrugem leia este post que ensina detalhadamente esta etapa.
Nos portões tipo grade, a ferrugem costuma iniciar, nos pontos de solda. São pontos mais propícios a corroer devido ao aquecimento que sofreram. São os pontos onde a limpeza deve ser redobrada.
As vezes, estes pontos possuem acesso restrito e por isso a escova de aço é necessária. Toda a ferrugem deve ser retirada.
Existem no mercado produtos como “removedor de ferrugem” que podem auxiliar. Se fizer esta opção, cuidado! São produtos químicos perigosos.
Siga as recomendações do fabricante e use os equipamentos de segurança individual indicados.
Use solvente para remoção de óleo. Depois lixe todo o portão com lixa 150. Retire todo o pó com pano seco. Aplique um pano úmido com solvente. O aspecto visual do portão deve ser fosco. Onde o metal estiver exposto, deve estar isento de ferrugem e ser de cor cinza claro.
Caso você possa adquirir uma lixadeira elétrica, o tempo de trabalho diminui muito. Avalie se vale a pena.
PASSO 3 – Tinta para Pintar Portão de Ferro
Esta pintura deve ser iniciada logo após o passo anterior. Atenção! Os passos 2 e 3 devem sempre acontecer no mesmo dia.
Faça este trabalho em dias com temperatura ambiente entre 10ºC e 40ºC e umidade relativa do ar inferior a 85%.
Isto porque o aço oxida rapidamente com a umidade relativa do ar alta. E a tinta a ser usada, também é incompatível com a umidade alta.
A tinta para pintar portão de ferro pode ser à base de resina alquídica, diluída em aguarrás. Esta tinta de fundo para ferro ou aço, também é conhecida no mercado como “zarcão”.
Tem também a opção de usar tinta epóxi; que é mais nobre e por isso mais cara. Se você tem interesse em aumentar a durabilidade da pintura do seu portão, leia este post.
Se você deseja saber como pintar portão de ferro galvanizado, a única diferença está na tinta de fundo. Use tinta de fundo específica para galvanizado. E use tinta de acabamento compatível com a tinta de fundo.
Aplique 2 demãos de tinta de fundo, somente nos locais onde o ferro está exposto. Atente para o tempo que se deve aguardar para aplicar a segunda demão. Esta informação é encontrada na embalagem da tinta ou no site do fabricante da mesma.
A pintura deve ser feita com trincha nos pontos de solda e de difícil acesso do rolo.
A pintura com rolo fornece um aspecto mais liso.
PASSO 4 – Pintura final
Após o tempo de repintura da tinta de fundo, lixe levemente toda a superfície do portão com lixa para ferro 150. Remova o pó, primeiro com pano seco e depois com um pano umedecido com aguarrás. Espere secar. Agora o portão está pronto para receber a pintura final.
A tinta certa para pintura de portão de aço é o esmalte sintético. Também é conhecido como tinta a óleo.
Se preferir, você também pode usar tinta a base de poliuretano, resistente aos raios do sol. Aplique 2 demãos, obedecendo o tempo de repintura. Use trincha e rolo conforme ensinado para aplicar a tinta de fundo. Faça este passo em dias com temperatura ambiente entre 10ºC e 40ºC e umidade relativa do ar inferior a 85%.
Gostaria de esclarecer que no mercado existem tintas para serem aplicadas diretamente no aço com corrosão; assim informam suas embalagens.
No entanto, estes milagrosos produtos funcionam por tempo muito inferior ao tempo que resistem os esquemas onde se executam o pré-tratamento.
Existem também tintas desenvolvidas para serem aplicadas sobre o aço não muito bem tratado, onde apresentam uma duração razoável. Estas mesmas tintas fornecem uma duração bem superior quando aplicadas no aço totalmente livre de ferrugem, óleo, graxa e poeira. O segredo para um resultado final duradouro, é o passo 2.
Para que os 4 passos possam ser executados sem problemas, use equipamentos de proteção individual durante todo o trabalho. São eles: óculos de proteção, luvas e máscaras de pó e vapores orgânicos.
COMO PINTAR PORTÃO DE FERRO
Os 4 passos mostram um caminho simples para a recuperação de um portão de aço.
O primeiro passo trata da lista do material necessário.
O segundo mostra o pré-tratamento que é a etapa mais importante. Isto porque se não for executada corretamente, o trabalho tem a durabilidade reduzida. Mesmo que você use as tintas mais caras e de melhor qualidade que existem no mercado.
Os 2 últimos passos, abordam a pintura do portão. Se você quiser aplicar tinta epóxi e não sabe trabalhar com esta tinta, veja este guia.
Outra dica, antes de aplicar a tinta de fundo e a final, faça sempre uma inspeção visual do portão. Assim você garante a ausência de gordura, poeira e ferrugem. Vai ter certeza que impurezas que prejudicam o aspecto visual do portão e aceleram o processo de oxidação foram eliminadas.
Se você quiser mais alguma informação sobre pintura em portão de ferro, deixe seu comentário abaixo e descreva sua dúvida. Faremos o possível para resolver o seu problema.
Veja Também: A Arte de Pintar Aço e Ferro