Tinta Epóxi para Ferro – Como Aplicar em 4 Passos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
como tirar ferrugem de portão de ferro

Este artigo é para você que deseja usar tinta epóxi para ferro ou aço. Aqui você aprenderá como preparar e aplicar a tinta epóxi.

Saberá o que é tinta epóxi e suas vantagens quando aplicada no ferro. Acompanhe.

Você deve ter notado que eu usei as palavras ferro ou aço. Sabe qual a diferença entre ferro e aço?

O aço é uma liga de ferro. Vou falar de aço carbono, porque é o mais usado no mundo.

Liga é a mistura de ferro e carbono; na proporção de mais de 90 por cento de ferro.

Esta mistura é feita nas siderúrgicas.

Na realidade, peças de aço são chamadas como de ferro, popularmente.

O ferro puro tem propriedades que dificultam o trabalho dos mecânicos e por este motivo o mais comum é encontrarmos no mercado o aço; tanto na indústria como no comércio.

Portões, grades, janelas, armários e outros artefatos de “ferro”, na realidade são de aço carbono.

Bem, agora que esta questão está esclarecida, vamos aprender a usar tinta epóxi para ferro.

São 4 passos para você fazer uma pintura epóxi com resultado muito bom e duradouro:

PASSO 1 – LIMPEZA

Tinta Epóxi para Ferro

A peça deve ser limpa de maneira que toda gordura, óleo, graxa, limo, sal e ferrugem seja removida. No artigo “Como Pintar Ferro Enferrujado” você vai saber como remover cada tipo de contaminação.

Devem ser usadas ferramentas como espátula, escova de aço e raspador.

Se a peça for nova e estiver com a carepa de laminação, esta também deve ser removida.

Para esta limpeza, você vai precisar de algumas ferramentas mais específicas.

Baixe o e-book grátis Ferramentas e Acessórios para Tratar Aço; na lateral da página.

Ele vai te ajudar muito nesta etapa.

Neste post você vai ver detalhadamente como preparar uma peça de aço para pintura. Ele fala da limpeza de um portão de ferro, mas você pode usar em qualquer peça de aço.

Se a peça estiver com pintura antiga, promova uma limpeza na superfície com água e detergente. Remova todo o detergente com água potável e seque totalmente a peça.

PASSO 2 – PROMOVER ADERÊNCIA

Tinta Epóxi para Ferro

Lixar a peça levemente para ficar fosca. Remover todo o pó e passar um pano embebido com solvente de limpeza para pintura.

PASSO 3 – APLICAR TINTA EPÓXI DE FUNDO

Tinta Epóxi para Ferro

Veja mais abaixo todos os detalhes de como preparar a tinta epóxi para ferro.

PASSO 4 – APLICAR TINTA DE ACABAMENTO

A tinta de acabamento pode ser outra demão da tinta de fundo, se a peça não ficar exposta ao tempo.

Se a peça vai ser exposta ao sol e chuva, aplicar 1 a 2 demãos de tinta poliuretano.

Você define se vai aplicar 1 ou 2 demãos, de acordo com o aspecto visual da pintura.

O QUE É TINTA EPÓXI

tinta epóxi para ferro

A tinta epóxi é classificada como tinta nobre com resultados de alta performance para proteção a corrosão do aço.

É uma tinta de 2 componentes; e por isso é fornecida em 2 embalagens. Uma contendo a resina epóxi e a outra contendo o agente de cura, conhecido como catalizador ou endurecedor.

Pode ser aplicada sobre ferro, cimento, cerâmica, e outras bases. Se você está querendo aplicar tinta epóxi em piso, leia este post.

Pode ser aplicada com pincel, rolo específico ou pistola; diretamente no aço limpo e fosco. Promove uma ótima aderência além de ser uma excelente protetora do aço contra a ferrugem. O mecanismo de proteção é por barreira: forma uma camada resistente ao ambiente natural; que é corrosivo.

Vale esclarecer que esta tinta não é adequada como demão de acabamento quando a peça vai ficar exposta ao tempo. É porque ela não é resistente aos raios ultravioleta do sol, perdendo o brilho e calcinando. Isto prejudica muito o aspecto visual da pintura.

Então neste caso, deve-se acrescentar sobre a pintura epóxi 2 demãos de acabamento com tinta poliuretano; que é resistente aos raios ultravioleta do sol.

Desta maneira você tem a pintura epóxi como tinta de fundo e tinta à base de poliuretano para a demão de acabamento. Assim você forma um sistema nobre de proteção a corrosão e as intempéries.

QUER UM PASSO A PASSO PARA PREPARAR TINTA EPÓXI COM 2 COMPONENTES? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

BAIXAR E-BOOK GRÁTIS

Se você deseja saber mais sobre como trabalhar com tinta epóxi, como e onde aplicá-la, conheça o GUIA TINTA EPÓXI. Este guia dá uma visão completa das aplicações da tinta epóxi e responde a todas as dúvidas sobre este tema.

TINTA EPÓXI PARA FERRO – POR QUE USAR?

A pergunta é por que usar a tinta epóxi se existem outras no mercado que são mais baratas?

E para que serve esta tinta? O que ela tem de diferente? Então vou te responder para que serve a tinta epóxi.

Quando aplicada no aço, sua principal função é proteger o aço da corrosão, aumentando sua durabilidade. Além disso, o aspecto visual também é muito bom.

Uma pintura com tinta epóxi vai fornecer ao aço, além da proteção contra a ferrugem, ótima resistência a produtos químicos. Por isso é também indicada para pintura de aço em regiões próximas a orla marítima; muito agressiva para aço.

Regiões serranas; com alta umidade; também são beneficiadas com o uso de tinta epóxi para ferro.

O  grande diferencial do uso de tinta epóxi para ferro é a durabilidade da pintura. Por isto é considerada uma tinta nobre.

A tinta epóxi é aplicada nas condições mais rigorosas e nocivas para o aço como em plataformas de petróleo no mar. E também em ambientes contaminados com produtos químicos diversos e em refinarias de petróleo.

O alto custo da tinta epóxi é pago com a durabilidade. E muito bem pago, porque o tempo para a próxima pintura de manutenção é prolongado quando comparado com tintas menos nobres.

COMO PREPARAR A TINTA EPÓXI

Tinta Epóxi para Ferro

É muito importante seguir estes passos no preparo da tinta epóxi porque o seu mecanismo de cura é químico. Diferente das tintas de 1 componente cujo mecanismo de cura, é por evaporação de solventes.

Nas tintas de 1 componente e se você colocar muito solvente vai demorar mais um pouco para secar; mas seca. Na tinta epóxi, se ocorrer erro no preparo antes da aplicação, ela pode não secar.

DICAS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE PREPARAR A TINTA EPÓXI:

pintura epóxi

  • Toda tinta 2 componentes, tem um tempo de vida útil após a mistura da tinta com o endurecedor. Este tempo é calculado em função da formulação da tinta. Por isso você encontra tempos diferentes de vida útil da tinta epóxi dos diversos fabricantes. A dica é consulte o tempo de vida útil da mistura no boletim técnico da tinta que você adquiriu.
  • Com a informação acima, você decide se prepara todo o galão ou só parte dele. Isto porque passado o tempo informado, a tinta fica gelatinosa e você perderá a quantidade que ainda não foi aplicada.
  • Não tente diluir com solvente a tinta que está gelatinando devido ao tempo de vida útil esgotado, porque além de prejudicar o aspecto visual, as características e resistências da resina se perdem.
  • Após o preparo da tinta, você deve aguardar o tempo de indução para iniciar a pintura. Este tempo também é informado no boletim técnico do fabricante. Alguns informam o tempo de indução e o de vida útil da mistura na embalagem da tinta, mas nem todos fazem isto. Este tempo costuma ser em torno de 15 minutos.
  • Se for diluir a tinta para facilitar a aplicação, use sempre o diluente indicado pelo fabricante da tinta e não ultrapasse a quantidade máxima que ele permite para diluição.
  • A pintura deve ser feita em dias quentes e sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar não deve exceder 85% e a temperatura não deve ser inferior a 10ºC.

PREPARO DA TINTA:

tinta epóxi para ferro

  • Homogeneização do componente 1

Abra a lata ou galão de tinta epóxi e com a ajuda de um misturador ou pedaço de madeira limpa, misture bem.

Tenha certeza que não tem nada no fundo da lata e que todo o pigmento foi incorporado na tinta. A cor e o aspecto estão totalmente homogêneos.

Esta tinta é muito viscosa e se você a adquiriu em lata de 20L é mais adequado usar um misturador elétrico.

  • Homogeneização do componente 2

Abra a lata de endurecedor e homogeneíze da mesma forma como fez com a primeira lata de tinta.

  • Mistura da tinta com o endurecedor

Misture a tinta com o endurecedor na proporção indicada na embalagem ou no boletim técnico da tinta.

Se você for preparar de uma só vez todo o galão, basta misturar todo o conteúdo de tinta com todo o conteúdo de endurecedor.

Mas se for preparar uma pequena quantidade, você deve usar um recipiente de metal ou vidro limpo, para medida de tinta.

Marque uma altura de referência.

Supondo que a tinta que você adquiriu deve ser preparada na proporção de 3:1.

Num recipiente limpo adicione 3 medidas de tinta epóxi. Depois  1 medida de endurecedor. Misture bem até que a tinta esteja totalmente homogênea.

Se necessário, adicione o diluente. Use a quantidade informada pelo fabricante. Aguarde o tempo de indução para iniciar a pintura. O GUIA TINTA EPÓXI ensina detalhadamente como preparar as tintas epóxi que existem no mercado.

TINTA EPÓXI PARA FERRO

Agora você já conhece as vantagens da pintura epóxi e o grande diferencial em usar tinta epóxi para ferro; que é a durabilidade da pintura.

Mas esteja atento! Saiba que o pré-tratamento bem feito vai somar na qualidade da sua pintura.

Não basta comprar uma tinta nobre e aplicá-la sem o pré-tratamento correto, porque o resultado será comprometido. Principalmente com relação a durabilidade da pintura.

EPIs

Para finalizar, vai a última recomendação que também é muito importante: use EPIs que são os equipamentos de proteção individual. Os equipamentos que você vai precisar são: máscara para vapores orgânicos, máscara para pó, óculos de segurança e luvas. Procure trabalhar com camisas de mangas compridas e calças compridas. Deste modo você evita o contato dos produtos com o seu corpo.

Se você gostou deste artigo ou se tem alguma dúvida, deixe seu comentário que ele será respondido.

QUER UM PASSO A PASSO PARA PREPARAR TINTA EPÓXI COM 2 COMPONENTES? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

BAIXAR E-BOOK GRÁTIS

Leia Também: Como Pintar Portão de Ferro

Curso: A Arte de Pintar Aço e Ferro

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.