Como Preparar Tinta Epóxi – O Pintor Consultoria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O preparo da tinta é vital para uma boa pintura. Como a tinta epóxi possui 2 componentes; há mais chances de erro. Por isso, a técnica de como preparar tinta epóxi ser muito importante para uma pintura de qualidade.

Esta tinta é considerada uma tinta nobre e tem diversas aplicações. Recebo muitas perguntas sobre como preparar tinta epóxi e como aplicar tinta epóxi para azulejo. Também me perguntam como preparar tinta epóxi para piso e para ferro.

Esclareço sempre que a tinta epóxi pode ser aplicada com rolo, trincha e também com pistola. Não importando se você vai pintar um piso ou um portão de ferro.

Se você quer saber como aplicar esta tinta em azulejo, leia o artigo Como Pintar com Tinta Epóxi. Neste post eu descrevo em alguns passos como aplicar tinta epóxi para azulejo.

Mas se quiser saber mais sobre aplicação de tinta epóxi em ferro, leia o artigo Tinta Epóxi para Ferro . Lá você vai conhecer um passo a passo para aplicação desta tinta em peça de ferro. Além de um esclarecimento sobre o que é tinta epóxi, para que serve e como prepará-la.

Outra dica está neste post Tinta Epóxi para Piso: Como Escolher a Melhor. Leia, se você for comprar tinta epóxi para piso.

Porém, continuei recebendo pedidos de esclarecimento sobre como preparar a tinta epóxi de 2 componentes. Então decidi fazer este novo artigo focando apenas no preparo da tinta. Focando em pequenas quantidades; porque agora, estou respondendo a todas as dúvidas que me foram apresentadas.      

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PREPARAR UMA TINTA EPÓXI DE 2 COMPONENTES:

Dúvida

As informações que precisa conhecer para saber como preparar tinta epóxi e definir a quantidade a preparar, estão no artigo Tinta Epóxi para Ferro – Como aplicar em 4 Passos . Vá no sub-título “DICAS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE PREPARAR A TINTA EPÓXI”.

Esclareço que estas dicas são válidas para qualquer tinta de 2 componentes e de cura química.  E também esclareço que a tinta epóxi a base de solvente é a tinta de 2 componentes. A tinta epóxi a base de água é a tinta de 1 componente.

QUER UM PASSO A PASSO PARA PREPARAR TINTA EPÓXI COM 2 COMPONENTES? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

BAIXAR E-BOOK GRÁTIS

Além das informações acima, você também deve atentar para o prazo de validade dos 2 componentes da tinta. Se estes prazos forem diferentes, use os 2 componentes  considerando o menor prazo de validade, evitando assim problemas de cura da tinta. Se você quiser se aprofundar nesta tinta, conheça o GUIA TINTA EPÓXI. Neste guia você terá uma uma visão completa de todas as aplicações da tinta epóxi. Também o recomendo, porque ele responde a todas as dúvidas sobre o tema tinta epóxi.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE COMO PREPARAR TINTA EPÓXI:

Pergunta Frequente

Fui questionada sobre as seguintes dúvidas, com relação ao prazo de validade:

  • Se apenas 1 componente estiver vencido posso fazer a mistura e aplicar esta tinta? Resposta: Não, porque pode comprometer a cura da tinta.
  • Se o componente que estiver vencido for o que entra em menor quantidade na mistura, posso usá-lo? Resposta: Não, porque também pode comprometer a cura da tinta.
  • Um pintor industrial fez a seguinte colocação: trabalhei em uma obra com tinta epóxi e quando o lote da tinta venceu, trouxeram umas etiquetas dizendo que a tinta estava revalidada. Continuamos a usar a mesma tinta na obra e o trabalho ficou bom. Resposta: A tinta só pode ser revalidada pelo fabricante dela. É comum os responsáveis pela pintura de uma grande obra, solicitar ao fabricante da tinta a revalidação de um lote. E quem emite etiquetas de revalidação também é o fabricante, porque ele faz uma avaliação abrangente do estado da tinta. Isto é feito em laboratório químico e no local de estocagem da tinta. Porém, quando você compra a tinta em loja, não sabe das condições de estocagem da loja. E se a tinta ainda mantém a mesma qualidade após o vencimento. Se você decidir usar uma tinta vencida, a responsabilidade é sua.

COMO PREPARAR TINTA EPÓXI EM PEQUENA QUANTIDADE

 Pergunta

 Neste artigo, vou focar em como preparar tinta epóxi ou qualquer tinta de 2 componentes, para pequenas quantidades. Isto porque é a pergunta mais frequente.

PASSO 1

Você deve saber a proporção em que cada componente entra na mistura. Este dado costuma ser informado nas embalagens das tintas. Você também vai encontrar esta informação no boletim técnico da tinta, no site do fabricante.

Supondo que a proporção é 2:1; sendo 2 partes do componente A para 1 parte do componente B.

PASSO 2

Use um recipiente limpo e seco de plástico ou de metal, para fazer a dosagem. Por exemplo, você pode usar 2 latas metálicas de ervilha de 200g, vazia e muito bem lavada. Seque muito bem as latas. Elas estão prontas para dosar a tinta.

PASSO 3

Reserve um recipiente limpo e seco que será onde você vai fazer a mistura dos 2 componentes.

PASSO 4

Abra a lata com o componente A, homogeneíze toda a tinta, até ter certeza que não há resíduos no fundo da lata e que a tinta está bem misturada e homogênea.

PASSO 5

Use 1 lata metálica de 200g limpa e seca que você preparou, meça 2 vezes a lata cheia despejando a tinta no recipiente onde você vai fazer a mistura dos 2 componentes.

PASSO 6

Abra a lata com o componente B, homogeneíze todo o conteúdo, até ter certeza que não há resíduos no fundo da lata e que a tinta está homogenia.

Use a outra lata metálica de 200g limpa e seca recém preparada, meça 1 vez a lata cheia com o componente B, despejando a tinta no recipiente onde colocou o componente A.

PASSO 7

Misture bem os 2 componentes até que a aparência resultante da mistura seja totalmente homogênea.    

A tinta está pronta para ser aplicada.

USE A CRIATIVIDADE PARA PREPARAR A QUANTIDADE QUE QUISER!

Como Preparar Tinta Epóxi

 

Agora, você já sabe como preparar tinta epóxi!

E usando esta metodologia, você pode preparar quantidades ainda menores. Isto porque basta diminuir a altura usada na lata.

Você deve sempre fixar uma altura qualquer na lata e definir que a lata preenchida de tinta até a altura que você marcou equivale a uma parte.

Se você está usando uma tinta com as proporções dos componentes como o exemplo que dei: 2 partes do componente A para 1 parte do componente B; basta encher a lata limpa e seca, com o componente A até a altura marcada 2 vezes e a outra lata com a mesma altura marcada na primeira, 1 vez.

Não deixe de pesquisar a proporção dos componentes na embalagem ou no boletim técnico, porque é um dado muito importante para preparar a tinta corretamente.

Se você seguir os 7 passos corretamente, com certeza já sabe como preparar tinta epóxi.

RESUMINDO…

 Como Preparar Tinta Epóxi

Neste artigo foi lembrado toda a teoria que você precisa para saber como preparar tinta epóxi. Seguindo os links de posts que se encontram no blog do site sobre este tema. Usei os links porque permitem a diminuição do tamanho do testo. E também porque evita repetições de textos. 

Também foram tiradas as dúvidas sobre validade dos 2 componentes da tinta. Porque estas dúvidas, surgem no dia a dia de quem usa tintas de 2 componentes.

E deste modo, foi explicado detalhadamente como preparar pequenas quantidades de tinta com 2 componentes.

Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário, porque tenho muito prazer em responder e ajudar.

Compartilhe este artigo porque pode ser útil para alguém.

QUER UM PASSO A PASSO PARA PREPARAR TINTA EPÓXI COM 2 COMPONENTES? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

BAIXAR E-BOOK GRÁTIS

Veja Também: Tinta Epóxi para Piso

Curso: Formação de Pintor Industrial

 

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.