O preparo da tinta é vital para uma boa pintura. Tendo a tinta epoxi 2 componentes; há chance de erro. Razão pela técnica de como preparar tinta epoxi ser importante.

A tinta epoxi é considerada uma tinta nobre e tem diversas aplicações. Recebo muitas perguntas sobre como aplicar tinta epoxi e como aplicar tinta epoxi para azulejo ou tinta epoxi para piso e também como aplicar tinta epoxi para ferro. Esclareço sempre que me perguntam, que a tinta epoxi, pode ser aplicada com rolo, trincha ou pincel e também com pistola. Não importando se você vai pintar um piso ou um portão de ferro.

Se você quer saber mais detalhes de como usar a tinta epoxi em azulejo, leia o meu artigo Como Pintar com Tinta Epoxi. Neste post eu descrevo em alguns passos como aplicar tinta epoxi em azulejos.

Mas, se você quiser saber mais sobre aplicação de tinta epoxi em ferro, leia o meu artigo Como Aplicar tinta Epoxi em Ferro e lá você vai vai conhecer um passo a passo para aplicação da tinta epoxi em uma peça de ferro, além de um esclarecimento sobre o que é tinta epoxi, para que serve e como prepará-la. Porém, continuei recebendo pedidos de esclarecimento sobre como preparar a tinta epoxi de 2 componentes e decidi fazer este novo artigo focando apenas no preparo da tinta; principalmente em pequenas quantidades; respondendo assim a todas as dúvidas que me foram apresentadas.

         capa-3d aço grátis

 

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PREPARAR UMA TINTA EPOXI DE 2 COMPONENTES:

Todas as informações que você precisa conhecer para preparar uma tinta epoxi e definir a quantidade que deve preparar estão no artigo Como Aplicar tinta Epoxi em Ferro no sub-título “DICAS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE PREPARAR A TINTA EPOXI”.

Esclareço que estas dicas são válidas para qualquer tinta de 2 componentes e de cura química e não apenas para a tinta epoxi.

Além das informações acima, você também deve atentar para o prazo de validade dos 2 componentes da tinta. Se estes prazos forem diferentes, use os 2 componentes  considerando o menor prazo de validade, evitando assim problemas de cura da tinta.

Fui questionada sobre as seguintes dúvidas, com relação ao prazo de validade:

  • Se apenas 1 componente estiver vencido posso fazer a mistura e aplicar esta tinta? Resposta: Não
  • Se o componente que estiver vencido for o que entra em menor quantidade na mistura, posso usá-lo? Resposta: Não
  • Um pintor industrial fez a seguinte colocação: trabalhei em uma obra com tinta epoxi e quando o lote da tinta venceu, trouxeram umas etiquetas dizendo que a tinta estava revalidada. Continuamos a usar a mesma tinta na obra e o trabalho ficou bom. Resposta: A tinta só pode ser revalidada pelo fabricante dela. É comum os responsáveis pela pintura de uma obra solicitar ao fabricante da tinta a revalidação de um lote. E quem emite etiquetas de revalidação também é o fabricante; que faz uma avaliação abrangente do estado da tinta em laboratório químico e no local de estocagem da mesma.

Porém, quando você adquire uma tinta em loja, não sabe das condições de estocagem desta loja e se a tinta ainda mantém a mesma qualidade após o vencimento. Se você decidir usar uma tinta vencida, a responsabilidade é sua.

COMO PREPARAR TINTA EPOXI EM PEQUENA QUANTIDADE

 por_que 3

 Neste artigo, vou focar apenas no preparo da tinta epoxi ou de qualquer tinta de 2 componentes para pequenas quantidades.

PASSO 1

Como primeiro passo, você deve saber a proporção em que cada componente entra na mistura. Este dado costuma ser informado nas embalagens das tintas. Você também vai encontrar esta informação no boletim técnico da tinta, no site do fabricante.

Supondo que a proporção é 2:1; sendo 2 partes do componente A para 1 parte do componente B.

PASSO 2

Use um recipiente limpo e seco de plástico ou de metal, para fazer a dosagem. Por exemplo, você pode usar 2 latas metálicas de ervilha de 200g, vazia e muito bem lavada. Seque muito bem as latas. Elas estão prontas para dosar a tinta.

PASSO 3

Reserve um recipiente limpo e seco que será onde você vai fazer a mistura dos 2 componentes.

PASSO 4

Abra a lata com o componente A, homogeneíze toda a tinta, até ter certeza que não há resíduos no fundo da lata e que a tinta está bem misturada e homogênea.

PASSO 5

Use 1 lata metálica de 200g limpa e seca que você preparou, meça 2 vezes a lata cheia despejando a tinta no recipiente onde você vai fazer a mistura dos 2 componentes.

PASSO 6

Abra a lata com o componente B, homogeneíze todo o conteúdo, até ter certeza que não há resíduos no fundo da lata e que a tinta está homogenia.

Use a outra lata metálica de 200g limpa e seca recém preparada, meça 1 vez a lata cheia com o componente B, despejando a tinta no recipiente onde colocou o componente A.

PASSO 7

Misture bem os 2 componentes até que a aparência resultante da mistura seja totalmente homogênia.    

A tinta está pronta para ser aplicada.

USE A CRIATIVIDADE PARA PREPARAR A QUANTIDADE QUE QUISER!

Ideia 2

 

Usando esta metodologia, você pode preparar quantidades ainda menores. Para isto basta diminuir a altura usada na lata.

Você deve sempre fixar uma altura qualquer na lata e definir que a lata preenchida de tinta até a altura que você marcou equivale a uma parte.

Se você está usando uma tinta com as proporções dos componentes como o exemplo que dei: 2 partes do componente A para 1 parte do componente B; basta encher a lata limpa e seca, com o componente A até a altura marcada 2 vezes e a outra lata com a mesma altura marcada na primeira, 1 vez.

RESUMINDO…

 RESUMO

Neste artigo foi lembrado toda a teoria que você precisa conhecer para trabalhar com a tinta epoxi através de links de posts anteriores que se encontram no blog do site, sobre a tinta epoxi.

Também foram tiradas as dúvidas sobre validade dos 2 componentes da tinta epoxi. Estas dúvidas surgem no dia a dia de quem usa tintas de 2 componentes.

E foi explicado detalhadamente como preparar pequenas quantidades de tinta com 2 componentes.

Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário. Tenho muito prazer em responder e ajudar.

Se você acha que este artigo pode ser útil para alguém, compartilhe.


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    8 replies to "Como Preparar Tinta Epóxi – O Pintor Consultoria"

    • jose otacio

      posso aplicar esta tinta epoxi no gesso liso de uma cozinha

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Jose. A tinta epóxi a base de água, os fabricantes costumam recomendar a pintura sobre massa acrílica. Se você tratar adequadamente o gesso e aplicar esta massa, pode aplicar a tinta epóxi sobre a massa acrílica. Já a tinta epóxi 2 componentes, os fabricantes não citam o gesso nem a massa acrílica. Obrigado pelo comentário.

    • Reginaldo Diniz Mendes

      Mto bacana estes artigos, parabéns! Mas tenho uma dúvida, quero restaurar um tanque de 3 bojos antigo, gosto mto dele pelo tamanho do bojo que já não se faz mais, qual tinta posso usar? A epoxi a base de solvente resistiria a água de uma roupa de molho por exemplo? Desde já agradeço 😉

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Reginaldo. A tinta epóxi 2 componentes tendo o segundo componente a poliamida, é bastante resistente a água. Obrigado pelo comentário.

    • Paulo Pintor Residencial

      Meus parabéns pelo rico conteúdo falando sobre este tipo de tinta que poucos pintores conhecem. Estou me aprofundando no assunto e sempre entro aqui no sites de vcs como referência.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Paulo. Muito obrigado pelo comentário.

      • josenildo

        bom dia amigo gostaria de saber se posso aplicar tinta epoxi em vidro´pois sempre vejo nas embalagens das tintas em tipos de superficies que pode ser aplicada em vidro.

        • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

          Olá, Josenildo. Desculpe a demora da resposta, mas tive um problema no site na época que você comentou e só vi agora, repassando todos os comentários. Sim a tinta epóxi a base de água costuma ser indicada para pintar vidros. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.