Se você é um profissional de pintura e deseja crescer na profissão, o caminho mais indicado é fazer um curso de pintura industrial. Entenda a razão.

Todo mundo quer crescer na profissão e ser bem-sucedido naquilo que faz. Com o profissional da pintura não é diferente.

Mas muitos pintores começam na pintura como ajudantes e são promovidos a pintores através dos ensinamentos de seus superiores.  O profissional evolui; com certeza; mas em muitos casos, o pintor ou encarregado que ensinou também aprendeu com outro! E infelizmente, não houve um aprendizado teórico, ensinado por um especialista da pintura industrial. E o resultado desta circunstância é a formação de profissionais fracos e com vícios errados aplicados no trabalho.

Como os profissionais da pintura; na maioria; não possuem diplomas para comprovarem suas qualificações, eles são remunerados com baixo salário. Outro motivo para o baixo salário é o errado entendimento de que pintar é muito fácil; qualquer um aprende. Só que estes pensamentos vêm de quem não conhece as técnicas e procedimentos corretos de pintura.  E que, se forem obedecidos, vão fornecer um excelente aspecto visual e alta durabilidade do serviço.

Sim, é um salário muito baixo! O pintor é responsável por fazer a obra ser atrativa e em evidenciar a qualidade de todo trabalho executado. É o pintor quem mostra a imagem da empresa que executou a obra. Por isso este profissional é de enorme importância para a empresa construtora. Tanto faz ser um pintor civil ou industrial, o seu trabalho é de grande valor.

A pintura é sempre a última etapa da obra. O que você pensa da empresa construtora ao ver a pintura borrada, escorrida ou manchada? Por mais que a construtora faça o melhor, uma pintura “meia boca” sugere que a obra não tem qualidade.

EMPREGO PARA PINTOR INDUSTRIAL

O mercado de trabalho para o pintor industrial é extenso. Seja para obras novas ou manutenção. Veja alguns exemplos onde o pintor pode buscar emprego:

  • Indústria Aeronáutica

  • Refinarias de Petróleo

  • Obras Públicas: Pontes e Viadutos

  • Construções imobiliárias

  • Mineração

  • Siderúrgicas

  • Estaleiros, indústria naval

  • Portos

  • Termoelétricas

  • Plataformas de Petróleo

  • Usinas Nucleares

  • Indústria Automotiva

  • Fábricas de Eletrodomésticos

  • Indústrias química, de papel, de vidro

  • Empresas de Manutenção e de Pintura Civil e Industrial

As vagas são solicitadas para construção e manutenção porque a pintura necessita de ser reaplicada após alguns anos da construção. Até o momento, não existe avaliação de custo-benefício melhor do que a pintura industrial para proteger o aço da corrosão.

As manutenções precisam ser executadas nos prazos previstos porque muitos problemas podem surgir devido a ocorrência de corrosão. Vou te citar só 3 exemplos entre muitas razões importantes que obrigam a manutenção da pintura:

  • Segurança: corrosão causa fraturas repentinas de partes críticas de equipamentos, aviões, pontes; gerando perdas materiais e de vidas humanas.

  • Interrupção de comunicações: corrosão em cabos telefônicos e em sistemas de telecomunicações.

  • Meio ambiente: a importância da conservação das reservas de minério de ferro no mundo.

A pintura industrial é aplicada extensivamente e no mundo inteiro, principalmente nas superfícies expostas ao meio ambiente. Não só devido ao custo competitivo; mas também porque é de fácil aplicação e eficiente no controle da corrosão.

AS VANTAGENS DE FAZER UM CURSO DE PINTURA INDUSTRIAL

A maior vantagem em estudar é que este é o caminho certo para você se tornar um profissional de excelência. Colocar em prática o seu trabalho; da maneira correta; vai tornar você o profissional que todos querem. Adquirir experiência e produtividade fazendo da maneira certa é o caminho para ser reconhecido. É o caminho do sucesso profissional!

Fazendo um curso de pintura industrial, você vai aprender como identificar um substrato pronto para receber tinta. Vai saber aplicar a técnica correta para pintar com pistola. Vai conhecer o que o pintor industrial precisa saber sobre compressor de ar para pintura. Também vai saber se proteger de doenças causadas pela manipulação de produtos químicos. Além disso, vai conhecer todas as ferramentas que o profissional completo da pintura industrial usa para o pré-tratamento do aço. E muito mais!

Com formação em pintura industrial, você vai aprender temas como mecanismo de cura das tintas. Vai conhecer como se faz controle de qualidade na pintura industrial e outros conhecimentos que só um profissional sabe. São conhecimentos que vão diferenciar o profissional do amador e destacar o verdadeiro pintor industrial. Você vai identificar os vícios que prejudicam a qualidade do seu trabalho e a proteção de sua saúde.  E isso vai te aprimorar como profissional.

Além disso, vale ressaltar que a perspectiva de aumento de salário aumenta consideravelmente. Se o seu chefe não te reconhecer, não é problema. Você tem um novo currículo para divulgar no mercado e ir à luta em busca de novas oportunidades.

CURSO DE PINTURA INDUSTRIAL

Bem, você já conhece as principais vantagens que terá em se especializar na sua profissão. Agora, vou te dar mais uma dica. A necessidade das empresas terem profissionais de pintura industrial de excelência é muito grande. Tão grande que em 2015 foi publicada uma norma de qualificação para pintor industrial. Nesta norma, você encontra os requisitos; ou seja; todo o conhecimento que o pintor industrial precisa, para ser qualificado. O processo de qualificação vai iniciar e quem se qualificar primeiro vai pegar as melhores oportunidades de emprego. Portanto, comece a estudar agora! Não perca mais tempo! Quanto mais você demorar a iniciar os estudos, mais tempo vai levar para alcançar seu objetivo de crescer na profissão.

Outra boa dica para você se informar sobre corrosão é de acompanhar o site da ABRACO (Associação Brasileira de Corrosão). É uma entidade sem fins lucrativos que possui o objetivo de congregar profissionais que estejam voltados para o conhecimento e a solução dos problemas de corrosão. Sua missão é difundir e desenvolver o conhecimento da corrosão e da proteção anticorrosiva, congregando Empresas, Entidades e Especialistas e contribuindo para que a sociedade possa garantir a integridade de ativos, proteger as pessoas e o meio ambiente dos efeitos da corrosão. Acompanhe a ABRACO nas redes sociais:

Site: www.abraco.org.br | LinkedIn: linkedin.com/in/abraco |Facebook: fb.com/abraco.oficial | Instagram: @abraco_br | Youtube: Associação Brasileira de Corrosão | E-mail: marketing@abraco.org.br

E você que é pintor da área civil, também deve entrar neste caminho de estudar. Talvez, se tornar um pintor industrial e ampliar seu mercado de atuação e a perspectiva de aumento de seus rendimentos.

Pintor industrial, se qualifica! Você não vai se arrepender.

Se você acha que este artigo será útil para alguém, compartilhe. Se quiser, deixe um comentário. Até mais.


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    7 replies to "Curso de Pintura Industrial – Por que fazer?"

    • Roberto Viana

      Tenho muito interesse no curso sou pintor civil!como q faz pra tomar esse curso?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Roberto. Eu posso te enviar por e-mail o link de compra do curso de formação de Pintor Industrial. O curso é em vídeo e tem todo o conteúdo que um pintor industrial precisa saber. Você pode tirar dúvidas comigo diretamente até se sentir seguro para fazer a avaliação que é em múltipla escolha e receber o certificado de aprovação. Obrigado pelo comentário.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Roberto. Eu passei um e-mail pra você com o link de compra do curso e te informando como é o curso. Se você tiver alguma dúvida, me responda o e-mail. Obrigado pelo comentário.

    • Gerson Da Silva Santos

      Eu quero fazer esse curso pq eu já sou pintor imobiliário, e era muito ansioso para fazer esse curso d pintor industrial.
      Esse curso ia mudar a vida da minha família.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Gerson. Parabéns por querer mudar a sua vida e a de sua família pelo caminho do estudo adquirindo conhecimentos. Esta é a maneira mais consistente de evoluir profissionalmente. O que você aprender, ninguém pode te roubar. O conhecimento será seu por toda sua vida. O fato de você já ser pintor vai te ajudar muito a absorver o que um pintor industrial precisa aprender. Quando estiver pronto para iniciar os estudos, entre em contato. Forte abraço. Obrigado pelo comentário.

    • Marcio Barboza

      Boa noite,esse curso realmente é de grande valia para nós profissionais da área de pintura. Com certeza irei fazer esse curso para me aprimorar ainda mais,obrigado pela oportunidade!!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Marcio. Estudar é o caminho. Enquanto isso, procure visitar sites relevantes com a pintura industrial. Quanto mais você se aprimorar, maior é a sua chance de ser um profissional de sucesso. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.