O que já aconteceu com o Pintor Industrial Profissional? O mundo está mudando. As profissões também. Se você é pintor industrial e não sabe o que está mudando na sua profissão, fica com a gente. Vai ser de grande valia.
Antigamente, quer dizer há alguns anos, para ser um pintor; não só pintor civil, mas também pintor industrial; era preciso apenas ter um amigo ou parente que te indicasse para você começar como ajudante de pintor em qualquer empresa ou construtora. Nesta função, o indicado aprenderia a preparar tinta, usar os equipamentos de aplicação de tinta e pronto. Estava formado um Pintor!
ESTE TEMPO ACABOU!!!
E sabe por quê?
Porque os empresários e os clientes perceberam que o serviço de pintura destes pintores, não possui garantia.
A falta de garantia se deve a uma série de motivos como falta de treinamento do profissional da pintura, as novas tintas do mercado que exigem maior conhecimento para aplicar, o pré-tratamento não é feito a contento, o cliente está mais exigente.
E não estou me referindo a clientes industriais apenas, os clientes das construtoras também estão mais exigentes e infelizmente, formam uma imagem da qualidade da obra observando a pintura.
O QUE MUDOU NA PRÁTICA
Na pintura industrial, as exigências dos clientes implicaram em uma mudança nas exigências dos empregadores de pintor industrial profissional. Alguns estão exigindo pelo menos um treinamento com comprovação. Outros experiência em carteira e treinamento com comprovação. O fato é que não é mais possível contratar qualquer um e mandar espalhar a tinta.
O lado positivo é que o pintor está sendo mais valorizado. Mas para ganhar mais, ele precisa comprovar o conhecimento com certificado e pelo menos mostrar o seu trabalho de qualidade; além de comprovação em carteira.
É preciso saber preparar e aplicar diversos tipos de tintas industriais.
Também é necessário conhecer as boas técnicas de aplicação de tintas.
Enfim, tudo que diz respeito a uma pintura industrial de qualidade, o pintor tem que saber, além de economizar tintas, solventes e acessórios. Tem que saber também como preparar a superfície de acordo com as normas técnicas; antes de aplicar a tinta.
Portanto, está claro que é preciso saber o que se está fazendo e porque está sendo feito desta maneira. Não dá mais para pintar de qualquer maneira.
O QUE É PRECISO PARA SER O PINTOR QUE O MERCADO PRECISA?
Então, é preciso estudar com os especialistas da área. Não cabe mais no mercado um pintor que aprendeu com outro pintor que nunca estudou nada. É preciso escutar os especialistas para saber fazer o serviço correto e garantido.
Mas tem aqueles que gostariam de ser pintores industriais profissionais. Gostariam de estudar para aprender a fazer o certo. Porém em suas cidades não tem curso de pintor industrial. E eles não têm condições financeiras suficiente para fazer um curso de Pintor Industrial em outra cidade.
Mas quem quer faz! Hoje em dia, quem quer aprender tem a internet como facilitador. Além de encontrar material disponível gratuitamente, há cursos a preços acessíveis para fazer a hora que quiser e puder. E em casa, sem gastar com transporte e alimentação. Basta querer. Destinar uma hora do dia e uma pequena parcela mensal. Já é um modo de começar a se tornar um profissional mais qualificado; o pintor industrial profissional que o mercado precisa.
NOVOS TEMPOS PARA O PINTOR INDUSTRIAL PROFISSIONAL