Tinta epoxi a base de água

Você já observou que existem 2 tipos de tinta epoxi? Uma é a tinta epoxi a base de água e a outra tinta epoxi a base de solvente. Será que é a mesma tinta?

E será que a tinta epoxi a base de água fornece as mesmas resistências que a tinta epoxi a base de solvente? E são recomendadas para as mesmas situações? Se você tem estas dúvidas, ou se você nunca se deu conta de que o mercado oferece dois tipos diferentes de tinta epoxi, continue lendo este artigo.

Se você ler o boletim técnico de uma tinta epoxi a base de água, no item composição ou formulação, vai encontrar a seguinte informação: resina acrílica modificada e mais outras matérias-primas como pigmentos, espessantes, etc.

Na verdade, os fabricantes tradicionais de tinta fornecem uma formulação mais elaborada, adicionando na tinta acrílica uma pequena quantidade de resina epoxi; o que torna a nova fórmula, uma tinta com características superiores de aderência e durabilidade; quando comparada com a tinta acrílica padrão. No entanto, a tinta epoxi a base de água não é uma tinta de base epoxi.

Baixe agora o Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

 

E POR QUE ENTÃO ELA É CHAMADA DE TINTA EPOXI?

por_que 3

A verdade é que a tinta epoxi a base de água e a tinta epoxi a base de solvente são produtos diferentes, que não fornecem a mesma qualidade, mas que podem ser aplicadas em mesmas situações. O mesmo nome se deve aos pintores e consumidores que chamavam as tintas para pintar pisos e azulejos, de tinta epoxi; independente da tinta ser a base de água ou de solvente. Os fabricantes decidiram manter a nomenclatura.

E isto ocorreu nos Estados Unidos. A tinta epoxi a base de água era assim chamada pelos consumidores “faça você mesmo”; que não entendem de formulação de tinta. Em geral eles se concentram em aprender como aplicar a tinta e qual a tinta ideal para suas necessidades. E a tinta epoxi a base de água é mais fácil de aplicar do que a tinta epoxi de base solvente, porque a última costuma ser mais viscosa.

O mais importante é que, quando você for comprar tinta epoxi para pintar azulejos, pisos, ferro ou concreto; você saiba exatamente o que quer, para obter o resultado desejado.

O QUE É TINTA EPOXI A BASE DE SOLVENTE?

       TINTA EPOXI

É uma tinta formulada com resina epoxi e sua cura só ocorre com a adição de um endurecedor que também é chamado de catalizador. Este segundo componente da tinta pode ser poliamina ou poliamida. O endurecedor poliamida é preferido em ambientes com muita umidade. Já a poliamina cria um filme de tinta mais resistente a produtos químicos.

A tinta epoxi a base de solvente é usada para proteger o aço da corrosão e em esquemas de pintura para condições bastante severas como por exemplo na orla marítima. É considerada uma tinta nobre.

É fato que a pintura com tinta epoxi a base de solvente cria um filme bastante resistente a abrasão, produtos químicos e ainda proporciona alta durabilidade. A pintura com tinta epoxi a base de solventes, é resistente a manchas, graxa, óleo e a movimentação de veículos; apresentando ótima performance quando aplicada em pisos de garagens; por exemplo.

No entanto, o pintor deve saber preparar tinta de 2 componentes e estar atento ao tempo de vida da mistura dos 2 componentes da tinta; que é limitado. Se você quer conhecer mais sobre o preparo da tinta epoxi, leia o artigo COMO APLICAR TINTA EPOXI EM FERRO, no subtítulo “Como Preparar a Tinta Epoxi” tem as principais dicas para você não errar. Se você tiver necessidade de preparar pequena quantidade de tinta epoxi, leia também o artigo COMO PREPARAR TINTA EPOXI. Este artigo vai mais a fundo neste assunto e responde aos questionamentos de pintores que usam a tinta epoxi e possuem dúvidas.

AS VANTAGENS DA TINTA EPOXI A BASE DE ÁGUA

TINTA EPOXI A BASE DE ÁGUA PARA AZULEJOS

O fato da tinta epoxi a base de solvente ser mais nobre do que a tinta epoxi a base de água, não significa que a última não deve ser usada.

A tinta epoxi a base de água foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o seu preparo e aplicação. Para um pintor civil que não tem experiência em preparar tinta 2 componentes, é muito melhor trabalhar com a tinta epoxi a base de água. E ela também é muito útil para aquela turma do “faça você mesmo”, que não tem experiência com pintura.  

Se você quer renovar a cozinha ou banheiro de sua casa, aplicando uma tinta para piso ou uma tinta para azulejo; e não tem muita experiência em pintura, a tinta epoxi a base de água vai te ajudar muito. O artigo COMO PINTAR COM TINTA EPOXI fornece um passo a passo simples com todas as dicas de limpeza que você precisa para fazer um serviço de profissional. Neste artigo é aplicada a tinta epoxi a base de solvente, mas ela pode ser substituída pela tinta epoxi a base de água e sem tinta de fundo.

Como é uma tinta solúvel em água, não há necessidade de usar solvente orgânico. A natureza agradece. E a sua saúde e a saúde da sua família, também!

Sem contar que a tinta epoxi a base de água é mais barata que a tinta epoxi a base de solvente. Nestes tempos de crise que estamos passando, o preço tem peso forte na hora da decisão.

O mais importante é que você escolha a tinta adequada as suas necessidades, conhecendo a sua qualidade, facilidades e limitações.

Isto vai evitar que você tenha surpresas desagradáveis.

EU QUERO A TINTA MAIS NOBRE!

Mas se você optar pela tinta epoxi a base de solvente, não tem mistério não; é só planejar o trabalho com mais dedicação.

A tinta epoxi a base de solvente cura ou seca através de reação química de polimerização. Portanto o seu preparo é muito importante e se você errar, a tinta pode não secar. Não é como a tinta epoxi a base de água, que para curar basta aguardar a evaporação da água.

Um caminho mais simples para evitar complicações, é contratar um profissional experiente neste tipo de pintura.

Porém, se você quer aprender a preparar esta tinta, já citei o artigo que ensina: COMO PREPARAR TINTA EPOXI.

Optar pela tinta epoxi a base de solvente, pode ser mais caro para o investimento inicial. Porém, sendo esta tinta mais resistente a abrasão, a produtos químicos e a umidade, quando comparada com a tinta epoxi a base de água, ela pode se tornar mais em conta se o local onde ela será aplicada, exigir estes tipos de resistências; devido a maior durabilidade.

Tanto a tinta epoxi a base de solvente como a tinta epoxi a base de água, podem ser aplicadas a pistola. O resultado é muito bom e a produtividade do pintor é muito maior. Isto porque estas tintas são mais viscosas e pesadas do que as tintas tradicionais de parede o que torna o serviço de pintura mais lento.

Se você quiser optar pela aplicação da tinta epoxi com pistola, leia o artigo COMO PINTAR COM PISTOLA e você vai aprender as técnicas corretas para aplicar tinta com pistola.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TINTA EPOXI A BASE DE ÁGUA

Neste artigo foi esclarecido o que é tinta epoxi a base de água e o que é tinta epoxi a base de solvente. Também foram informadas as vantagens e limitações de cada tinta.

Deixo a mensagem de que o importante é você ter o máximo de conhecimento sobre cada tipo de tinta para poder decidir qual a mais adequada para a sua necessidade específica. Mesmo que você não pretenda executar a pintura.

E para concluir, nunca esqueça de que tinta é um produto químico e por isso você precisa usar sempre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) quando estiver preparando e aplicando tanto a tinta epoxi a base de água como a tinta epoxi a base de solvente. Os EPIs que geralmente são usados em serviços de pintura são: máscara de pó, máscara de solventes orgânicos, óculos de segurança e luvas. Durante o serviço, use calças compridas e blusa de mangas longas para proteger sua pele de respingos de tinta.

 

Baixe agora o Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

 

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém, compartilhe. Até mais!

 


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    64 replies to "Tudo que você precisa saber sobre Tinta Epoxi a base de água"

    • Suzana

      Bom dia!
      Quero aplicar a tinta epoxi a base d’água em meu banheiro, porém o piso é antiderrapante. É possível?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Suzana. Se é cerâmica antiderrapante, sim. Mas o efeito antiderrapante será eliminado. Use tinta epóxi a base de água própria para piso interno.

    • Alison

      Olá, e caso eu queira remover a tinta depois? O que devo usar? Danifica a cerâmica?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Alison. Você pode remover aplicando removedores químicos de tintas. A remoção física, usando lixadeira elétrica, por exemplo; também é possível, mas só recomendo se você remover a tinta para aplicar outra tinta, porque a remoção física vai danificar a cerâmica. Se pretende manter a cerâmica sem qualquer cobertura, use removedores químicos. Ao usar removedores químicos, use equipamentos de proteção individual, para proteger sua pele, olhos e pulmões. Estes produtos são muito tóxicos. Obrigado pelo comentário.

    • paulo zancaner castilho

      bom dia Rosemary,
      Obrigado pelo artigo, muito bom.
      tenho um patio externo pintado com epoxi a bae de água sobre piso ceramico. Ficou muito bom, mas após alguns meses as partes que recebem mais insolação começaram a perder o brilho e a cor. Pretendo reaplicar a tinta, mas gostaria de saber se há algum protetor que possa aplicar para aumentar a durabilidade da aplicação.
      obrigado
      Paulo

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Paulo. A tinta epóxi a base de água é recomendada pelos fabricantes para uso interno. Não tem resistência as intempéries. Você deve buscar no mercado tinta para piso externo. Obrigado pelo comentário.

    • CECILIA DE CAMARGO RANGEL PAIVA

      Olá, estou pretendendo renovar meu lavabo, mas não existe reboco, somente uma uma camda de gesso, ao invéz de massa corrida. Atualmente pintado com tinta latex. Posso aplicar a tinta epoxi a base de água diretamente nessa tinta, ou preciso passar algum tipo de impermeabilizante? Depois de pintado consigo aplicar uma barra decorativa de pastilhas, somente com cola de azulejo, sem que essas peças venham a cair mais tarde?
      Obrigada, achei seu site excelente.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Cecilia. Eu entendo que você se refere a parede do lavado; não ao piso. Recomendo o uso de tinta especial para gesso. A tinta epóxi a base de água é recomendada para pintar ferro, aço, madeira e cimento. Obrigado pelo comentário.

        • CECILIA DE CAMARGO RANGEL PAIVA

          OI Rosemary,
          Não me expliquei bem. As paredes do meu lavabo são recobertas com gesso, lixadas e pintadas com tinta latex. Queria saber se posso passar a tinta expoxi a base de água sobre essa pintura de latex, e se ela vai ficar bem aderida. Eu teria que impermeablizar a parede antes de passar a camada de tinta epoxi? Realmente, o piso, acho que terei que fazer um nivelamento dos rejuntes e depois, eventualmente pintar. Você acha que a tinta epoxi não vai dar certo nas paredes?
          Mais uma vez obrigada.

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá Cecilia. A recomendação de aplicar ou não impermeabilizante, só é feita por especialistas neste assunto. Para aplicar a tinta epóxi a base de água na parede e a tinta ficar bem aderida, deve ser feita uma boa limpeza nesta parede e um lixamento com lixa fina. A parede deve estar totalmente seca para aplicar a tinta. A opção da tinta epóxi a base de água, no seu caso é uma questão de gosto pessoal. O aspecto visual é diferente da tinta látex. Para a pintura do interior de um lavabo é possível aplicar tanto a tinta látex como a tinta epóxi a base de água. Obrigado pelo comentário.

    • Fernando

      Boa tarde, Rosemary

      Ótimo artigo. Tenho uma banheira fibra de vidro que estou restaurando. Pesquisando na internet vi que recomendam a tinta epoxi. Lendo seu artigo, creio que a tinta epoxi a base de solvente seria mais indicado. Para a minha finalidade, será que me atenderia?

      Agradeço pela ajuda.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Fernando. Sim, a tinta epóxi 2 componentes diluível em solvente é adequada para pintura de fibra de vidro. Entendo que esta banheira não vai ficar exposta ao tempo. Você deve aplicar lixamento com lixa fina antes de pintar. Recomendo que o segundo componente seja poliamida. Obrigado pelo comentário.

    • Sandra

      Olá, adorei o site! Gostaria da sua opinião: pintei um banheiro há alguns anos, com tinta epóxi à base de água, na região do box começou a descascar e para eu realizar o reparo, descasquei toda a região até à altura de um metro para a repintura. Após a limpeza pretendo aplicar a mesma tinta epóxi no local, mas gostaria de verificar se há algum primer ou mesmo alguma resina que você poderia me indicar para que o local tenha uma maior durabilidade. Obrigada!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Sandra. A resina epóxi a base de água não tem boa durabilidade em locais úmidos. Para uma durabilidade maior, o ideal seria usar tinta epóxi a base de solvente e de 2 componentes, sendo o segundo componente poliamida. No entanto, esta tinta tem cheiro forte e o ideal seria fazer esta pintura em um momento que as pessoas ficassem fora de casa por uns 7 dias pelo menos. Se for aplicar esta tinta, deve remover toda a tinta anterior e usar equipamentos de proteção individual como máscara para solventes orgânicos, luvas e óculos de segurança.
        A tinta epóxi a base de água, embora tenha uma durabilidade inferior, é mais indicada quando a manutenção deve ser feita com a presença de pessoas alérgicas, crianças, idosos, animais domésticos. E mesmo que você não se enquadre em nenhuma destas categorias que citei, se usar tinta epóxi a base de solvente, pode vir a sentir dor de cabeça, mal estar e outros sintomas, devido o cheiro forte da tinta; se permanecer no ambiente durante todo o tempo de cura da tinta. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Fabiana Martins

      Olá Rosemary, boa noite,

      Vou reformar um lavabo e iremos retirar os azulejos e penso em manter a parede com o reboco e massa corrida e aplicar uma tinta própria para este ambiente. Qual tinta é mais recomendada? lembrando que esta área não possuirá chuveiro.
      obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Fabiana. Depende do seu gosto. Como o local não vai ter muita umidade, você pode usar a tinta epóxi a base de água ou uma tinta acrílica também solúvel em água. Obrigado pelo comentário!

    • Everton

      Bom dia Rosemary!

      Por gentileza, gostaria de saber qual a tinta mais indicada para piso (bruto) onde tenho uma grande movimentação de veículos e não gostaria de ver aquelas marcas preta dos pneus no piso que não aderi-se muita sujeira e de fácil limpeza. A tinta ideal seria a epoxi a base de solvente?
      Muito obrigada. Adorei sua postagem ;D

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Everton. Sim a tinta epóxi a base de solvente vai ser ideal pra você se o piso for coberto. Caso contrário, busque tintas para piso exterior. Obrigado pelo comentário.

    • edinho

      ola Rosemary posso aplicar tinta epox na piscina de concreto

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Edinho. Para piscina de concreto eu recomendo tinta a base poliuretano. Vou enviar para o seu e-mail o boletim técnico de uma tinta específica para piscina. Não coloco no site, porque não tenho vínculo com fabricantes de tintas. De posse das características da tinta que precisa, você pode escolher o fabricante e pesquisar preço. Obrigado pelo comentário.

    • Henrique Nobre

      Olá Rosemary! Sou biólogo e adepto da bricolagem. Nos últimos dias tenho pesquisado sobre tintas para um madeirite plastificado que usarei como piso no meu bote inflável de piso também inflável e, por isso, mole. (Sim, o madeirite receberá mais tratamentos e acabamentos além da pintura visando impermeabilização, estética e segurança das pessoas e do bote contra furos ou rasgos pela madeira). Até encontrar seu site, que eu não conhecia e virei fã depois das suas explicações sobre tinta epoxi, encontrei na internet no máximo 15% do que encontrei aqui em termos de informação útil (garanto que fiz uma pesquisa exaustiva!). Parabéns pelo site!!!! Ele já está nos meus favoritos e recomendo a todos que façam o mesmo para não perder o contato com o que você pode e quer nos ensinar. No meio de tanto lixo na internet, é ótimo quando encontramos uma pepita de ouro (seu site). Obrigado e sucesso!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Henrique. Fico feliz porque o site foi útil pra você. Muito obrigado pelo seu comentário.

    • aparecida

      boa tarde !
      estou querendo pintar o banheiro qual tinta posso usar ?
      Qual a durabilidade

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Aparecida. a tinta epóxi de 2 componentes tem maior durabilidade, mas como é diluída em solventes é mais tóxica. A tinta epóxi a base de água pode ser aplicada, porém com durabilidade menor. Você não deve usar a tinta de 2 componentes se for alérgica e tiver crianças, idosos ou animais de estimação em casa; e não tiver onde deixá-los enquanto faz a pintura e durante o tempo da tinta secar. Obrigado pelo comentário.

    • Brian Lopes

      Boa tarde. Preciso pintar um lameirão (saião) de caminhão. Aquela borracha grande que fica atrás dos pneus traseiros. É uma borracha e movimenta bastante. A tinta epóxi tem essa flexibilidade? Pintei com esmalte sintético automotivo mas rachou a pintura e lugares que a borracha dobra.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Brian. A tinta epóxi a base de água tem alguma flexibilidade, mas não há certeza que vai atender as movimentações do caminhão; além disso, os fabricantes não indicam estas tintas para pintura de borracha. Eu te recomendo buscar tintas específicas para borracha. Obrigado pelo comentário.

    • Robsohn Rettic

      Muito boa essa matéria.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Amigo, saudades! Obrigado pelo comentário.

    • Lucia

      Bom dia.
      Posso usar a tinta epoxi para pintar um piso azulejado? A area é coberta .

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Sim. Recomendo usar tinta específica para piso. Obrigado pelo comentário.

    • Lucia

      Bom dia.
      Gostaria de saber se posso usar a tinta epoxi a base de água para pintar madeira.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Sim e você tem opções de fabricantes para esta tinta no mercado. Obrigado pelo comentário.

    • Vania Cristina Chaves De Souza

      Boa tarde Rosemary gostaria de saber se posso aplicar a tinta epóxi direto sobre a ardósia ambiente interno e se preciso me preocupar com cheiro pois tenho minha filha de 09 anos é alergica.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Vânia. Sim, você pode aplicar a tinta epóxi solúvel em água sobre a ardosia, desde que a ardosia não contenha cera ou qualquer outro produto sobre ela.
        Você deve sim se preocupar com o cheiro desta tinta, se a sua filha é alérgica. O ideal é que ela fique fora de casa até quando não houver mais cheiro de tinta. Obrigado pelo comentário.

    • JENIFER INACIO

      Bom dia.
      Posso pintar com tinta epóxi direto na parede sem cerâmica? Somente reboco e massa corrida?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Jenifer. A tinta epóxi solúvel em água é compatível com reboco e massa acrílica. Mas com massa corrida, você vai ter problemas de incompatibilidade entre camadas. Obrigado pelo comentário.

    • Bah

      Olá, o piso da minha casa é o vermelhão, posso limpar-lo e, lixar e aplicar o epoxi?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá. Sim para limpeza e lixamento. Se houver cera, deve ser totalmente removida.
        Obrigado pelo comentário.

    • Marcelo Santa Helena

      Bom dia,

      gostaria de saber se posso pintar uma quadra poliesportiva com tinta epoxi a base d’água. Sei que a durabilidade seria menor comprada com epoxi a base de solvente, mas quanto seria menor?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Marcelo. O tempo de duração de uma pintura vai depender de mais alguns fatores; além do tipo de tinta usada: se a quadra é coberta ou não; se a sua região é muito úmida, seca ou próxima de orla marítima. Vai depender também do estado do piso e da experiência do profissional que você contratar. Por isso fica difícil prever a durabilidade do serviço conhecendo apenas a tinta que será aplicada. Obrigado pelo comentário.

    • Anghel Costa

      Rosemary, posso usar tinta epoxi a base de solvente por cima da tinta epoxi a base de água? pintura é recente?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Anghel. Não. Eu recomendo aplicar outra demão da mesma tinta. Estas tintas não são compatíveis. Obrigado pelo comentário.

    • luzia

      Rosemary posso passar a tinta epóxi sobre uma parede já pintada com tinta acrílica? qual das duas devo usar a base de agua ou solvente.?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Luzia. Sim. Você deve usar a tinta epóxi a base de água. Obrigado pelo comentário.

      • Deraldo oliveira

        Tinta epoxi a base de solvente como devo fazer a pintura em cima da mesma tinta a base de solvente ja velha? Devo lixar ou lavar a epoxi antiga?

        • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

          Olá Deraldo. Você deve executar os 2 procedimentos. Primeiro lavar com detergente neutro, secar e depois lixar. Deste modo sua parede ou peça estará pronta para receber mais uma demão de tinta epóxi solúvel em solvente. Obrigado pelo comentário.

    • George Herickson

      Gostaria de utilizar a tinta pra outra finalidade,em moldes de cimento pra minimizar o máximo possível a aderência e facilitar a desenforma mas não tenho certeza se vai funcionar,a ideia é fazer uma camada sobre a forma q fique como o vidro,pois os moldes q eu tenho em silicone tem a vida útil bem pequena e são bem mais caros pra repor,será que vai dar certo?o material q vou usar é na maioria das vezes gessoquero fazer os moldes em cimento,aplicar o epóxi sobre as formas e colocar o gesso dentro,deppis da cura,desenformar as peças de gesso e repetir o processo,minha dúvida é se a peça de gesso vai sair com facilidade sem grudar na forma

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá George. Não posso te responder porque não conheço como funciona a tinta epóxi para esta finalidade. A única dica que posso te dar é que quando se adiciona o componente B (poliamida ou poliamina) um pouco a mais; a película curada fica mais vitrificada e dura, após os 7 dias de cura total.
        Você pode tentar e verificar se vai conseguir o efeito desejado no molde de cimento. Obrigado pelo comentário.

    • Lays Moreira Gomes

      Gostaria de saber se eu posso adicionar o catalizador na tinta a base de água, pois aqui na minha cidade eu não encontro a base de solvente. Quero uma tinta para dentro do box.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Carlos: Não faça isto. Você vai estragar a tinta e não vai conseguir o resultado desejado. Tenta encontrar a tinta que deseja pelo site de fabricantes de tintas. Eles te darão opções para você conseguir adquirir a tinta deles. Obrigado pelo comentário.

    • Amina

      Oie, bom dia!

      Acabei de saber sobre a tinta epóxi por meio de uma amiga que pintou a área externa da casa dela, gostaria de saber se essas tintas, tanto à base de água, quanto à base de solvente são apropriadas para cobrir piso em cerâmica e qual o tempo de duração delas.
      Agradecida,

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Amina. Sim, os 2 tipos de tinta são adequadas para pintar cerâmica. A duração vai depender basicamente se o piso é interno ou ficará exposto as intempéries e do tráfego que a que ele será exposto. Obrigado pelo comentário.

    • MARCIO COELHO JUNIOR

      porque agumas tintas epoxi bi componentes secam( não curam) sem adição do catalizador e outras mantem sem secar?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Marcio. A cura do filme de tinta tem que acontecer para que o serviço esteja correto. As tintas epóxi 2 componentes que você viu secar sem acrescentar o catalizador e sem curar, pode ter diversas explicações como por exemplo o ambiente estava muito quente e todo o solvente evaporou; no entanto este filme de tinta não apresenta as características de resistência de uma tinta epóxi. Obrigado pelo comentário.

    • Rodnei

      Boa tarde, muito bom o artigo, mas ainda assim estou com uma duvida; preciso pintar uma quadra poliesportiva em concreto polido, posso utilizar a tinta epóxi a base d’água?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Rodnei. Sim, o mercado oferece opções de tintas para piso de cimento a base de água e para exterior. Procure seguir as recomendações do fabricante para conseguir a maior durabilidade possível do serviço. Obrigado pelo comentário.

    • Regina

      Olá, gostei muito da matéria. Não tinha conhecimento sobre a tinta epoxi a base de água, gostaria de saber se posso passar essa tinta dentro do box do banheiro, e também em madeira. Grata

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Regina. Dentro do box do banheiro, devido a alta umidade, a durabilidade da tinta epóxi a base de água fica comprometida. Em madeira, depende do local onde esta madeira ficará exposta. Obrigado pelo comentário.

    • Letícia

      Bom dia Rosemary, estou fazendo uma reforma e meu cliente pedi tinta epóxi bi-componente pois as paredes são lavadas com frequência. Posso usar a tinta bi-componente à base d’água ou devo usar a bi-componente à base de solvente?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Letícia. A tinta epóxi 2 componentes e diluível em solvente seria a mais indicada para uma parede que será lavada com frequência. Eu não tenho conhecimento que o mercado oferece tinta epóxi 2 componentes a base de água. As tintas ditas de base epóxi diluível em água costumam ser de 1 componente. Obrigado pelo comentário.

    • Daniel

      Boa tarde, Rosemary!
      Primeiramente agradeço pelo artigo. Não tenho nenhuma experiência com tinta epóxi, mas tenho por mim que por fim os produtos que menos prejudicam a natureza e a saúde devem acabar prevalecendo sobre os produtos mas agressivos, ainda que estes se mostrem mais eficientes em termos de durabilidade e beleza. Porém, em áreas externas ou sujeitas à umidade não recomendo e não uso tinta esmalte e a base de agua, a não ser por questão do cliente. Outro fator em relação ao artigo é que precisamos parar com todo tipo de engano. Chega de as LETRAS GRANDES dizerem uma coisa e as letras pequenas outra.

      Att

      Daniel

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Daniel. Muito obrigado pelo seu comentário! Você colocou muito bem sobre os enganos que os consumidores são conduzidos a cometer, devido as letras grandes dizerem uma coisa e as pequenas outra.

        • edson

          boa tarde tenho um comercio cuja o qual e alimento precisa retirar os frizer do local para pintar obrigado

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá Edson. Sim, você deve retirar o freezer do local onde estão os alimentos para aplicar a pintura. A tinta; seja qual for a tinta para ferro ou aço que você escolher; é tóxica para os alimentos e vai contaminar seu estoque de alimentos. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.