Este artigo é para você que quer aprender como aplicar tinta epoxi em ferro ou aço. Aqui você aprenderá um passo a passo para preparar e aplicar a tinta epoxi da melhor forma em qualquer peça de ferro ou aço, além de conhecer um pouco sobre o que é tinta epoxi e as vantagens de usar a tinta epoxi para pintar o aço. Acompanhe.

Mas qual a diferença entre ferro e aço? O aço é uma liga de ferro; e liga de ferro é a mistura de ferro e carbono; com mais de 90 por cento de ferro. Esta mistura é feita nas siderúrgicas. Na realidade, peças de aço são chamadas como de ferro no mercado em geral. O ferro puro tem propriedades que dificultam o trabalho dos mecânicos e por este motivo o mais comum é encontrarmos no mercado o aço; tanto na indústria como no comércio.

Portões, grades, armários e outros artefatos de “ferro”, na realidade são de aço. Bem, agora que esta questão está esclarecida, vamos aprender a aplicar tinta epóxi no aço.

São 4 passos para você fazer uma pintura epoxi com resultado muito bom e duradouro:

 

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

PASSO 1 – LIMPEZA

A peça deve ser limpa de maneira que toda gordura, óleo, graxa, limo, sal e ferrugem seja removida. Se a peça for nova e estiver com a carepa de laminação, esta última também deve ser removida. Para esta limpeza, você vai precisar de algumas ferramentas. Baixe o e-book grátis Ferramentas e Acessórios para Tratar Aço.  Ele vai te ajudar muito nesta etapa. Se a peça estiver com pintura antiga, promova uma limpeza na superfície com água e detergente, remova todo o detergente com água potável e seque totalmente a peça.

 

PASSO 2 – PROMOVER ADERÊNCIA

Lixar a peça levemente para ficar fosca. Remover todo o pó e passar um pano embebido com solvente de limpeza.

PASSO 3 – APLICAR TINTA EPÓXI DE FUNDO

Tinta de Fundo

Veja mais abaixo neste texto, todos os detalhes de como preparar a tinta epoxi para aplicar no aço.

PASSO 4 – APLICAR TINTA DE ACABAMENTO

A tinta de acabamento pode ser mais uma demão da primeira aplicada se a peça não ficar exposta no exterior, submetida a sol e chuva.

Se a peça vai ser exposta ao sol e chuva, aplicar 1 a 2 demãos (de acordo com o aspecto visual) de tinta poliuretano resistente as intempéries.

O QUE É TINTA EPOXI

A tinta epoxi é classificada como uma tinta nobre que produz resultados de alta performance quando se fala em proteção a corrosão do aço.

É uma tinta de 2 componentes; e por isso é fornecida em 2 embalagens: uma contendo a resina epoxi e a outra contendo o agente de cura, conhecido no mercado como catalizador ou endurecedor.

O agente de cura pode ser de 2 tipos: poliamina ou poliamida. O primeiro possui alta resistência a produtos químicos. Já as tintas epoxídicas curadas com poliamida apresentam melhor resistência a água e por isso são indicadas para ambientes altamente úmidos ou para imersão constante em água. São mais flexíveis do que as tintas curadas com poliamina e também possuem resistência a produtos químicos; porém inferior às curadas com poliamina.

Ela pode ser aplicada com pincel, rolo específico ou pistola; diretamente no aço limpo e fosco e vai promover uma ótima aderência além de ser uma excelente protetora do aço contra a corrosão ou ferrugem, pelo mecanismo de proteção por barreira.

Vale esclarecer que esta tinta não é adequada como demão de acabamento quando a peça vai ficar exposta as intempéries. Isto porque ela não é resistente aos raios ultravioleta do sol perdendo o brilho e calcinando; o que prejudica muito o aspecto visual da pintura. Então neste caso, deve-se acrescentar sobre a pintura epoxi 2 demãos de acabamento com tinta poliuretano resistente aos raios ultravioleta do sol. Desta maneira você tem a pintura epoxi como tinta de fundo e tinta à base de poliuretano para a demão de acabamento, formando um sistema nobre de proteção a corrosão e as intempéries.

PARA QUE SERVE A TINTA EPOXI?

A pergunta que nos vem é por que usar a tinta epóxi se existem outras no mercado que são mais baratas?  E para que serve esta tinta? O que ela tem de diferente? Então vou te responder para que serve a tinta epóxi.

Quando aplicada no aço, sua principal função é proteger o aço da corrosão, promovendo uma durabilidade muito boa, além do aspecto visual que também é muito bom. Uma pintura com tinta epoxi vai fornecer ao aço além da proteção contra a ferrugem, ótima resistência a produtos químicos sendo também indicada para proteger peças de aço em regiões próximas a orla marítima que é muito agressiva para este material, e em regiões de alta umidade. No aço, seu grande diferencial é a durabilidade que fornece a pintura e por isto é classificada como uma tinta nobre. A tinta epoxi é aplicada nas condições mais rigorosas e nocivas para o aço como em plataformas de petróleo no mar, ambientes contaminados com produtos químicos diversos e em refinarias de petróleo.

O custo maior da tinta epoxi é pago com a durabilidade. E muito bem pago, porque o tempo para a próxima pintura de manutenção é prolongado quando comparado com sistemas menos nobres.

COMO PREPARAR A TINTA EPOXI

É muito importante seguir estes passos no preparo da tinta epoxi porque o seu mecanismo de cura é químico; diferente das tintas de 1 componente cujo mecanismo é por evaporação de solventes. Nas tintas de 1 componente e se você colocar muito solvente vai demorar mais um pouco para secar; mas seca. Na tinta epoxi, se ocorrer erro no preparo antes da aplicação, ela pode não secar.

DICAS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE PREPARAR A TINTA EPOXI:

  • Toda tinta 2 componentes, assim como a tinta epoxi, tem um tempo de vida útil após a mistura da tinta com o endurecedor. Este tempo é calculado em função da formulação da tinta e por isso você pode encontrar tempos diferentes de vida útil da tinta epoxi dos diversos fabricantes que encontrar no mercado. Portanto a primeira dica é consulte o tempo de vida útil da mistura no boletim técnico do fabricante da tinta que você adquiriu.
  • Com a informação deste tempo de vida útil da mistura você decide se prepara todo o galão ou só parte dele. Isto porque passado o tempo informado, a tinta começa a coagular e você perderá a quantidade que ainda não foi aplicada.
  • Não tente diluir com solvente a tinta que está coagulando devido ao tempo de vida útil esgotado porque além da pintura não ficar boa (aspecto visual), as características e resistências da resina se perdem.
  • Após o preparo da tinta, você deve aguardar o tempo de indução para iniciar a pintura. Este tempo também é informado no boletim técnico do fabricante. Há fabricantes que informam o tempo de indução e o de vida útil da mistura na embalagem da tinta, mas nem todos fazem isto. Este tempo costuma ser em torno de 15 minutos.
  • Se for diluir a tinta para facilitar a aplicação, use sempre o diluente indicado pelo fabricante da tinta e não ultrapasse a quantidade máxima que ele permite para diluição.
  • A pintura deve ser feita em dias quentes e sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar não deve exceder 85% e a temperatura não deve ser inferior a 10ºC.

PREPARO DA TINTA:

  • Homogeneização do componente 1

Abra a lata ou galão de resina epoxi líquida e com a ajuda de um misturador ou um pedaço de madeira limpa, misture bem até que você tenha certeza que não tem nada no fundo da lata e que todo o pigmento foi incorporado na tinta e que a cor e o aspecto estão totalmente homogêneos. Esta tinta é muito viscosa e se você a adquiriu em lata de 20L é mais adequado usar um misturador elétrico.

  • Homogeneização do componente 2

Abra a lata de endurecedor e homogeneíze da mesma forma como fez com a primeira lata de tinta.

  • Mistura da tinta com o endurecedor

Misture a tinta com o endurecedor na proporção indicada na embalagem ou no boletim técnico da tinta. Hoje em dia, os fabricantes costumam fornecer os boletins técnicos de suas tintas em suas páginas na internet. Se você for preparar de uma só vez todo o galão, basta misturar todo o conteúdo de tinta com todo o conteúdo de endurecedor. Mas se for preparar uma pequena quantidade, você deve usar um recipiente de metal ou vidro limpo, que possa descartar após o uso ou usá-lo sempre para a mesma finalidade: medida de tinta. Marque uma medida de referência (por exemplo a metade de uma lata de 200g).

Supondo que a tinta que você adquiriu deve ser preparada na proporção de 3:1, 3 partes de tinta epoxi para 1 parte de endurecedor. Em outro recipiente limpo adicione 3 medidas de tinta epoxi e mais 1 medida de endurecedor. Misture bem até que a tinta esteja totalmente homogênea. Se necessário, adicione o diluente sem ultrapassar a quantidade máxima informada pelo fabricante. Aguarde o tempo de indução para iniciar a pintura.

Agora que você já conhece as vantagens da pintura epoxi e o seu grande diferencial que é a durabilidade da pintura, quero esclarecer que o pré-tratamento bem feito vai agregar na qualidade e faz parte de um processo eficiente e eficaz de pintura. Não basta comprar uma tinta nobre e aplicá-la sem o pré-tratamento correto. O resultado será comprometido e muito longe do que você espera, principalmente com relação a durabilidade da pintura.

EPIs

Para finalizar, vai a última recomendação que também é muito importante: use EPIs que são os equipamentos de proteção individual. Os equipamentos que você vai precisar são: máscara par vapores orgânicos, máscara para pó, óculos de segurança e luvas. Procure trabalhar com camisas de mangas compridas e calças compridas. Deste modo você evita o contato dos produtos com o seu corpo.

 

 

 

 

 

Manual Gratuito de Ferramentas e acessórios para tratar aço e ferro antes de pintar

Seu email está 100% seguro.

 

Se você gostou deste artigo ou se tem alguma dúvida, deixe seu comentário que ele será respondido.


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    36 replies to "Tinta Epóxi – Como Aplicar Tinta Epóxi em Ferro"

    • Benedito Jose Nascimento Conceiçao

      oi boa noite….sou pintor imobiliario gostaria de saber como melhorar a pintura em aluminio pois estou tendo problemas com ferrugem…..grato

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Ola, Benedito. Você poderia me explicar melhor a sua dúvida? A ferrugem só ocorre no ferro. O alumínio não enferruja. Mas se você está pintando alumínio, qual o problema que deseja melhorar? Aguardo seu retorno. Forte abraço e obrigado pelo comentário.

    • ROBERTO FERREIRA DE FREITAS

      Gostaria de saber qual seria a melhor tinta a ser aplicada em um display externo de aço exposto a intempéries?
      E que eventualmente pode sofrer algum tipo de abrasão pelo ação de pessoas.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Roberto. A tinta poliuretano de 2 componentes tem boa resistência ao intempéries e própria para uso externo. Ela tem uma resistência a abrasão que atende a linha automotiva; por exemplo. Obrigado pelo comentário.

    • MARCELO CAMARGO GIACOMINI

      Gostei bastante do artigo. Quero sugerir que acrescentem os cuidados com os aplicadores, quais sejam, pistola, rolos e pincéis. Ou mesmo só recomendem que leiam um artigo a respeito. Também é bom informar como deve ser feito o descarte dos refugos envolvendo a aplicação de tintas, primers, solventes e catalizadores. Obrigado!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Marcelo. É preciso um vasto campo de conhecimento e estudo para trabalhar com a tinta epóxi. Eu tenho um curso completo de formação de Pintor Industrial onde suas sugestões e muito mais é ensinado. Vou passando o conhecimento de acordo com os questionamentos que recebo no site, mas passar tudo de uma vez ficaria um livro e não um post. Muito obrigado pelo comentário.

    • Raphael Digoreste

      Muito bom artigo, parabéns pelo trabalho desenvolvido Rosemary Coutinho.

      Estou restaurando uma maquina de serrafita totalmente de aço e tenho algumas duvidas:

      1 – Não quero usar a tinta martelada, porém gostaria de uma outra opção com resistencia igual ou superior à martelada, mas com acabamento fosco. A tinta a base epoxi com agente de cura poliamina seria uma boa alternativa? Deverá resistir a batidas de madeira, talvez graxa ou óleo (proveniente de lubrificação dos rolamentos ou expelida pelo motor).

      2 – Após eu soldar, lixar e limpar a peça, é necessário passar algum agente para proteção contra ferrungem antes de eu passar o fundo?

      3 – Essa Maquina está sem mesa, que fazer uma de aço polido, qual a melhor forma de eu proteger essa área contra ferrugem, com aspecto fosco e sem perder o polimento para que as peças deslizem por elas?

      Desde já agradeço pela ajuda.

      Novamente parabéns pelo site..

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Raphael. Respondendo suas perguntas.
        1- A tinta epóxi forma uma película muito dura e não resiste a pancadas. Com relação a resistência a óleos e graxas, a tinta epóxi curada com poliamina é excelente. Mas não vai atender suas necessidades totalmente.
        2- Não. A tinta de fundo protege muito bem, mas a peça deve estar muito bem limpa e isenta de ferrugem, antes de aplicar a tinta de fundo.
        3 – A pintura em aço polido é difícil porque a aderência é difícil de conseguir pois a superfície é muito lisa. Minha sugestão é passar um óleo na peça polida. Deste modo você consegue manter o deslizamento e proteger contra a ferrugem. Obrigado pelo comentário.

        • Raphael Candido

          Obrigado pela resposta, porém se puder, me de uma alternativa referente a pergunta nº 1, por exemplo: Talvez a tinta epoxi com cura de poliamida?
          o aspecto que eu desejo na peça seria igual a pintura de uma caçamba de caminhão basculante ou cegonha e até mesmo de um container…… pois sao muito resistentes e de aspecto fosco.

          Obrigado

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá Raphael. A tinta epóxi curada com poliamida também tem a película dura tipo vitrificada e não resiste a pancadas. O esmalte sintético na cor fosca pode te dar o resultado esperado. Obrigado pelo comentário.

    • vital de oliveira

      Trabalho com maquinas-Airless,Hvlp e Hopper gun. Vou pintar quatro plataforma(temperatura oscilando entre 10 e 12grs)de uma camara frigorífico com tráfico pesadode(empilhadeira) . Pergunto posso usar Epóxi bicomponete e quanto tempo de espera para reinicar as atividades Por favor responder atraves do ELAIL KALLOS2002@AOL.COM.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        A resposta seguiu para o seu e-mail; como você pediu. Obrigado pelo comentário.

    • Jony

      Olá amigo, ótimo artigo. Gostaria de uma ajuda mais específica… Tenho uma torre de 42 m de altura já montada e que tem 1 ano e meio de idade. Foi pintada com zarcão e já está toda enferrujando. Ela é de cantoneira não galvanizada e moro em um local de umidade maior que 60% e salinidade (litoral). Vc poderia me dar uma ajuda de um passo a passo de como devo fazer desde o processo de remoção da tinta e ferrugem que está lá e tbm referenciando as marcas das tintas que devo comprar? Moro no interior e tudo aqui tem que ser comprado no mínimo a 300km de distância. Me ajude, por favor, pois já começou a dar umas chuvas aqui.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Ola, Jony. Remova toda a ferrugem e tinta, se possível, usando lixadeira elétrica. Se for remover com lixamento manual, o trabalho fica mais demorado e mais pesado para que toda a ferrugem e tinta sejam removidas. Recomendo usar como tinta de fundo, uma demão de tinta epóxi rica em zinco 2 componentes e depois de aguardar o tempo de repintura, aplicar 1 demão de tinta a base de poliuretano 2 componentes; resistentes as intempéries. Como fabricante de tintas pode ser a Renner, Tintas International ou Sumaré da Sherwin Willams. Se tiver mais alguma duvida, entre em contato direto comigo no whatsapp 21988772057. Obrigado pelo comentário.

    • Rosenil

      Bom dia.. estou com um portão para pintar. Ele tem fundo em zarcao, o pintor recomendou a tinta epoxi a base de água para pinta-lo, dizendo que as demais a base de solvente irá “pocar” quando aplicada,pois o zarcao não é o fundo adequado para receber tinta automotiva ou epoxi a base de solvente. Estou na dúvida quanto a pintura com essa epoxi a base de água, de não ficar um acabamento brilhoso, a durabilidade .. visto que o portão ficará exposto ao sol, chuva. Poderia me ajudar? Grata

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Rosenil. Entenda melhor sobre a tinta epóxi a base de água lendo este artigo: https://107.180.27.233/~q4pbl7zhwmpd/saber-sobre-tinta-epoxi-a-base-de-agua/
        É possível que o zarcão aplicado no seu portão seja incompatível com a tinta epóxi 2 componentes a base de solvente. Mas você pode retirar este zarcão passando um pano limpo embebido com solvente, retirar toda ferrugem com lixa e aplicar tinta epóxi a base de solvente direto no aço. Não deixe o portão pintado só com a tinta epóxi. Use a tinta de acabamento. Assim a durabilidade estará garantida. Quanto ao brilho, aplique a tinta de acabamento a base de poliuretano, que pode ser uma automotiva. As tintas automotivas brilhantes possuem uma ótima durabilidade de brilho.Espero ter te ajudado. Muito obrigado pelo comentário.

    • Bruna Romeiro

      Boa tarde! mandei fazer uma grade para o muro… e gostei muito das suas dicas… você poderia me indicar uma marca boa para eu comprar esse fundo epoxi?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Bruna. Vou te responder por e-mail. Obrigado pelo comentário.

    • Edevaldo Azevedo

      Muito apropriadas as informações aqui lançadas e bastante esclarecedoras para quem é especialmente “marinheiro de primeira-viagem”! Valeu, mesmo! abraços

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Edevaldo. Muito obrigado pelo comentário!

    • daniel dos santos

      obrigado pela resposta outra pergunta posso usar epoxy a base de agua em materiais galvanizados posso paecelar seu curso com boleto ou so com cartaoate breve

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Daniel. Os materiais galvanizados são difíceis de aderir à tinta. Por isso eu te recomendo usar tinta específica para galvanizados.
        Sobre o parcelamento do curso, ele só pode ser feito no cartão. Muito obrigado pelo comentário.

    • TYRONE COUTINHO CHAVES

      Gostei da matéria! apesar de eu já ter conhecimento da pintura epóxi, mas, é sempre bom ter mais conhecimento! obrigado.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá! Obrigado pelo comentário!

    • daniel

      OLA TUDO BEM TRABALHO COM SERRALHERIA E COSTUMO USAR ZARCAO OU GALVITE MAS NAO ESTOU SATISFEITO COM ESSES FUNDOS POSSO USAR EPOXY COMO FUNDO OU VC ME INDICA OUTRO MAIS UMA PERGUNTA VC TEM APOSTILHAS SOBRE ESSE MUNDO DE PINTURA OBRIGADO

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Daniel. Sim, você pode usar tinta epóxi como tinta de fundo para aço ou ferro. A tinta epóxi 2 componentes é uma tinta nobre que protege bem o aço, mas ela não resiste aos raios ultravioleta do sol e calcina. Por isso é recomendado aplicar tinta de acabamento sobre o epóxi, se a peça for exposta aos intempéries. No site, ofereço 3 e-books, que são livros digitais sobre pintura em ferro ou aço, pintura em alvenaria (parede) e pintura em madeira. Eles custam R$97,00 cada e pode parcelar.
        Obrigado pelo comentário.

    • Josemar coelho

      Boa , noite Rosemary , adorei o artigo ,vou seguir vc nas redes sociais, eu estou entrando em uma empresa que faz pintura em tubulação industrial e usa fundo epox com acabamento de tinta PU. E gostaria de dicas com VC. Grato desde ja

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Josemar. Continue visitando o site. Tem sempre novidades. Se tiver dúvidas, entre em contato. Obrigado pelo comentário.

    • Paulo Pintor

      Trabalho muito enriquecedor. Gostaria de estar adquirindo os 3 cursos para reciclar os meus Funcionarios e obter um desconto.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Paulo. O preço do curso é o menor que existe no mercado, levando em conta o conteúdo que forneço. Se for para pagamento parcelado não tem como eu te dar desconto. Mas se for a vista, posso negociar um desconto pra você. Muito obrigado pelo comentário.

    • sebastião ferreira

      Muito top essa matéria e rica em conteúdo,um texto bem elaborado e esclarecedor.Aprendi muito e ja estou usando os conhecimentos adquiridos depois q estudei a matéria,meu trabalho ganhou mais credibilidade e confiança.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Sebastião. Muito obrigado pelo comentário.Sucesso pra você no seu trabalho.

    • José Roberto de Assis

      Eu ainda não havia usado tinta epoxi, por isso foi muito interessante e esclarecedor o que é apresentado aqui. Fiquei muito satisfeito e agradecido. Obrigado. José Roberto de Assis

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, José Roberto. Muito obrigado pelo comentário! Bom domingo!

    • Elda

      Muito esclarecedor.
      Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Elda. Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.