Dar uma nova cara para uma peça de madeira antiga pode ser a solução para melhorar a aparência do ambiente, para isso basta um pouco de criatividade, disposição e conhecimento de como remover pintura de madeira, o quê nem sempre é uma tarefa fácil. O que vejo são pessoas passando tinta por cima da tinta velha por não saber como remover tinta de madeira. É muito importante ressaltar que existem formas simples para remover tintas de madeira para que possa fazer posteriormente uma repintura e deixar a peça como nova. Para que você aprenda como fazer isto, neste artigo vou falar quais as alternativas que você tem para tirar verniz e tinta da madeira. 

Existem 2 maneiras básicas de como remover tinta de madeira: fisicamente e quimicamente. Vou apresentar o procedimento para cada maneira e desta forma poderá escolher qual a mais adequada para a sua peça de madeira e o seu bolso. Vamos à elas!

Como remover pintura de madeira de forma física

remover tinta de madeira com espátula

Vamos começar com a remoção física da tinta antiga.

Se houver tinta soltando, retire com uma espátula rígida. Se a peça for pequena, é possível a retirada de toda a tinta, usando espátula e lixa grossa. No entanto; esta remoção pode ser feita de maneira muito mais produtiva se você usar uma lixadeira elétrica orbital.

A maneira de remover tinta é a mesma de como tirar verniz da madeira.

Se optar por lixamento manual, após a total retirada da tinta ou verniz antigo, lixe toda a peça novamente com lixa fina.

Seja o lixamento manual ou com o uso de uma lixadeira elétrica, o aspecto visual da madeira após o lixamento deve ser totalmente isento de tinta ou verniz antigo. Além disso, a madeira deve estar também isenta de óleo, graxa e mofo; além de farpas.

Se houver presença de óleo ou graxa, limpe com solvente de limpeza ou com detergente e retire o detergente com água e aguarde a secagem total da peça. Se possível, exponha a peça ao sol.

Se houver presença de mofo, use solução com água sanitária para remoção e depois lave com água e aguarde a secagem total.

Retire qualquer resíduo ou material estranho que seja encontrado.

Limpe todo o pó gerado pelo lixamento com aspirador de pó ou com um pano limpo e seco.

A superfície deve estar firme, limpa, fosca, seca, sem poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo. Desta forma a sua peça de madeira está pronta para começar a ser pintada.

Descubra como pintar profissionalmente uma porta de madeira nova ou já pintada mesmo que você seja iniciante

Seu email está 100% seguro.

 

Como remover pintura de madeira com produto químico

como-remover-tinta-de-madeira-com-produto-quimico

Para fazermos a remoção química; como o próprio nome já diz; é necessário o uso de produtos químicos.

Os produtos químicos usados para este fim são muito tóxicos e perigosos para a saúde humana e também são agressivos para o meio ambiente. Portanto se você optar por este procedimento, é muito importante usar os EPIs (equipamentos de proteção individual) recomendados pelo fabricante do produto.

Outra dica importante é procure no site do fabricante a FISPQ (ficha de informações de segurança de produto químico) do produto que você vai usar. Neste documento se encontra todas as informações necessárias aos primeiros socorros se ocorrer qualquer acidente com o produto como, por exemplo, se este for ingerido, inalado, entrar em contato com os olhos ou pele. Também informa todos os produtos químicos que compõem o produto e as respectivas concentrações; informações estas necessárias ao médico de atendimento de emergência. Além disso, o documento também fornece medidas de combate a incêndio e as precauções necessárias para transporte e manuseio. Seja responsável com você, sua saúde e o meio ambiente, ao lidar com estes produtos.

Hoje em dia, existem produtos químicos de fácil utilização, no caso da necessidade de remoção de tintas e vernizes da madeira a base de resinas alquídica, nitrocelulósica, acrílica, poliuretânica, epoxi. Estes produtos são encontrados em forma líquida e também em gel. Ao serem aplicados na pintura velha durante o tempo recomendado pelo fabricante, com o auxílio de uma espátula ou um raspador de tinta e verniz, a tinta é removida facilmente.

Após a remoção de toda a tinta ou verniz, limpe toda a peça com solvente de limpeza e aguarde a secagem total.

Promova um lixamento leve com lixa fina e depois retire o pó gerado pelo lixamento com pano seco ou aspirador de pó.

A superfície deve estar firme, limpa, fosca, seca, sem poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo. Desta forma a sua peça de madeira está pronta para começar a ser pintada.

Ao usar produtos químicos, mantenha crianças e animais de estimação longe do local.

Para finalizar, vou listar o material necessário para a remoção de tinta antiga, veja nos próximos tópicos.

Remoção física:

  • Lixa grossa
  • Lixa fina
  • Espátula
  • Lixadeira elétrica orbital

 

Remoção química:

  • Espátula
  • Raspador de tinta e verniz
  • Removedor de tinta
  • Lixa fina

E vai a última dica para que seu trabalho fique perfeito: a retirada da tinta deve ser feita com paciência e muita atenção. Procure iluminar bem o local enquanto executa o serviço para que toda a tinta velha seja retirada sem prejudicar ou machucar a peça de madeira. Esta dica é válida tanto para a remoção física como para a química.

 

Descubra como pintar profissionalmente uma porta de madeira nova ou já pintada mesmo que você seja iniciante

Seu email está 100% seguro.


Deixe o seu comentário abaixo me informando se você ainda possui dúvidas ou se tem um problema que não foi comentado neste artigo,  pois eu terei muito prazer em te ajudar. 

Se você quer aprender como pintar madeira como um profissional, mesmo sendo um COMPLETO INICIANTE… APRENDER Como Preparar Perfeitamente Qualquer Tipo de Madeira Para Receber a Pintura Sem Medo de Errar, clique e aqui veja este guia completo!

Outros Artigos Relacionados

Como restaurar móveis de madeira

Como pintar mdf

5 Erros que você NÃO deve cometer ao pintar uma porta de madeira com pintura velha


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    20 replies to "Como Remover Pintura de Madeira"

    • MARCIA SOARES NOGUEIRA

      Olá, estou com um problemão. Tenho uma mesa com cadeiras cowntry que era de cor madeira que a alguns anos pedi p um marceneiro pintar de branco, e pelo que me disse na época, foi tinta automotiva e agora gostaria de tirar e talvez pintar de preto. Tentei pintoff mas não deu certo. Socorro!!!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Márcia. Eu te recomendo a remoção física com lixadeira elétrica. Se você não tiver este equipamento, pode alugar.
        Obrigado pelo comentário.

    • Jose

      Boa tarde..
      Estou a renovar uns moveis de quarto e não sei se preciso retirar toda a tinta… Estou a usar lixadeira electrica mas mesmo assim tá a ser difícil. A tinta que estou a retirar e pr

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Jose. Se for aplicar a mesma tinta na mesma cor, não ha necessidade de retirar a tinta toda; basta lixar levemente e remover o pó. Se for mudar para uma cor muito mais clara do que a atual, aconselho a remover toda a tinta ou aplicar primeiro tinta branco fosco e depois a tinta nova mais clara. Obrigado pelo comentário.

    • Jeferson Darci Habovski

      Boa tarde!
      Tenho duas janelas e uma porta e quero retirar a tinta e passar verniz, as mesmas são de madeira maciça de umbuia, foi passado um fundo e mais duas mão de tina a óleo. pergunto se eu usa o removedor aguardar agir e em estado pastoso passar o lava jato, não sairia mais rápido ou a água em contato com o removedor voltaria a ficar rígido.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Jeferson. Usando o removedor, se prepare para aguardar bastante tempo. Você não falou qual o removedor vai usar, mas estes produtos não ficam rígidos quando em contato com a água. Leia as recomendações na embalagem do produto, atentamente porque estes produtos são muito tóxicos para a saúde. Caso a geometria das janelas e porta seja de áreas planas, eu recomendo retirar a tinta com uma lixadeira elétrica. É mais rápido e menos tóxico. Use sempre EPIs (equipamentos de proteção individual). Obrigado pelo comentário.

    • Sheila Noureddine

      Bom dia Leandro, preciso remover uma tinta de balcões de MDF brancos sem danifica-los. A tinta já está se soltando, porém como são três balcões, então preciso de algo mais eficiente. Pensei em alguma lixa, mas pesquisei e todas danificam e precisa de pintar depois. Enfim, aguardo sua ajuda.
      Obrigada!
      Sheila C Noureddine

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Sheila. Aqui é Rosemary. Penso que se enganou ao escrever Leandro. Você pode usar a lixa para remover a tinta antiga e depois aplicar massa para madeira MDF e após o tempo informado pelo fabricante da massa, lixar com lixa fina. Vai deixar a madeira mdf bem lisinha. Outra sugestão é retirar a tinta quimicamente, adquirindo produto para remover tinta. Nesta última opção, é preciso saber qual o tipo de tinta a remover para adquirir o produto correto e a remoção é lenta além dos produtos para remoção serem tóxicos, use EPIs. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Vivian

      Olá, estou em reforma e gostaria de saber se após usar o removedor de tinta nas portas e janelas de madeira que estão pintadas com tinta branca, posso pintar com verniz. Me disseram que não pois o removedor de tinta queima a madeira, então só daria para usar tinha novamente. Aguardando ansiosa a resposta. Obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa noite, Vivian. Para passar verniz, você tem que chegar na madeira pura e limpa; para ficar bonito o trabalho. Para isso; mesmo que use removedor de tinta, você deve lixar a madeira até chegar ao aspecto que mostra a madeira original. Como você pode retirar a tinta velha com lixamento, eu não vejo necessidade do uso de removedor de tinta. E sugiro que use uma lixadeira elétrica. Vai facilitar muito esta etapa de preparação da madeira para passar o verniz. Obrigado pelo comentário.

    • Alberto Cursino Moreira Filho

      Parabéns pela dica!!!!!!
      Muito importante ainda mais sem egoísm!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Alberto. Muito grata pelo comentário.

    • antonio santos

      oi, trabalho com restauração de esquadrias de prédios antigos ( portas e janelas).
      tenho necessidade de remover camadas e camadas de tintas.
      existe algum método que acelere tremendamente a execução desse trabalho sem afetar a madeira?
      muito obrigado
      toninho urias – marceneiro

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Antonio: O ideal é você adquirir uma lixadeira elétrica. Conforme você for conquistando prática com a lixadeira, mais rápido será o trabalho de remoção. E independente do tipo de tinta que você vai remover, você só vai ter que trocar a lixa. O fato de afetar a madeira, está relacionado com a força que você vai aplicar na lixadeira e somente a prática vai te dizer quando aplicar mais ou menos força. Obrigado por usar o site e pelo comentário.

    • Paulo Mattos

      Boa tarde! Inicialmente, grato pelo site e pela orientação. Fiz tudo de acordo e a retirada da tinta foi tranquila. No entanto, tenho uma dúvida: após retirar a tinta com removedor químico, devo lavar a peça com solvente imediatamente ou devo esperar a secagem dela para então usar o solvente? No meu caso. Esperei a peça secar e vou lavar a peça agora, um dia após a retirada. Mas tenho mais peças para trabalhar e por isso o questionamento. Grato novamente.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Paulo. para te responder com segurança, preciso saber qual o removedor químico que você está usando. Aguardo sua resposta para te responder.
        Obrigado por usar o site e pelo comentário.

    • Leandro

      Boa noite, irei remover o verniz das portas de madeira para posteriormente pinta-las com tinta, estou utilizando a remoção do verniz de maneira quimica, após essa remoção posso estar utilizando a lixadeira orbital?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Leandro. Sim, mas a eficiência do lixamento vai depender do design da porta. Se ela tiver muitas entranhas, você vai precisar usar a lixa manualmente. Bom trabalho.
        Obrigado pelo comentário e pela confiança.

    • JUSSARA EVANGELISTA

      Obrigada pelo artigo. Me ajudou bastante.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Jussara. Muito grata pelo comentário. Acompanhe o site; estou sempre liberando gratuitamente conteúdos úteis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.