Por falta de instrução e um conhecimento mais profundo da profissão, muitos pintores ou até mesmo pessoas leigas no assunto que não atuam como pintores profissionais, mas que querem fazer pinturas de madeira em casa; na hora de reformar porta de madeira, cometem erros e acabam deixando a porta pior do que estava quando iniciaram a pintura. Acredite você não é o único. Por isso, decidi escrever este artigo apontando “5 erros que você NÃO deve cometer ao pintar uma porta de madeira com pintura velha. Acompanhe este artigo e veja se você já fez alguns destes erros. Se você nunca pintou uma porta com pintura velha e não quer errar, siga estas instruções para não dar mancada e deixar sua porta como nova.

ERRO #1: Pular o pré-tratamento: isso vai comprometer a reforma da porta de madeira

Não pinte a porta só como se fosse fazer uma limpeza sem aplicar antes um pré-tratamento adequado, não use a pintura nova para cobrir sujeira e defeitos da pintura antiga, isso não vai dar certo. Mesmo que a intenção da pintura de porta de madeira seja de promover um aspecto de mais limpeza ou até de mais novo; sem o pré-tratamento a pintura se torna uma perda de dinheiro e tempo porque sua durabilidade fica muito comprometida. Se a porta de madeira estiver pintada com tinta, você deve no mínimo lavar toda a porta com água e detergente neutro, secá-la totalmente e aplicar um lixamento com lixa (fina, 360 a 400) até que todo o brilho seja removido. Retirar todo o pó gerado pelo lixamento e aplicar a tinta. Mas se a porta estiver envernizada, retire todo o verniz antigo com lixa grossa, depois proceda outro lixamento em toda a porta agora usando uma lixa mais fina, retire todo o pó e aplique o verniz.

ERRO #2: Aplicar tinta óleo na porta de madeira molhada ou úmida

Se for aplicar tinta a óleo, nunca aplique esta tinta na porta de madeira úmida ou molhada. A tinta a óleo possui uma formulação que é totalmente incompatível com a água; tanto sua resina como o seu solvente. Em geral estas tintas são diluídas em aguarrás e o bom profissional além de aguardar a secagem total da porta, antes de iniciar a pintura ele passa um pano úmido com aguarrás e aguarda novamente a secagem completa; esta última secagem é bem mais rápida.

ERRO#3: Pintar as laterais da porta sem avaliar se vai aumentar sua dimensão e impedi-la de fechar totalmente

Não pinte as laterais da porta sem antes avaliar criteriosamente as dimensões da mesma em relação ao portal. Quando a porta já passou por diversas repinturas, ela apresenta as suas dimensões iniciais alteradas para maior, devido ao acúmulo de tinta. Isto faz com que a porta perca a sua funcionalidade que é de encaixar no portal (batente), promovendo a segurança e a privacidade do ambiente. Quando suas laterais aumentam de tamanho, ela pode não encaixar mais no portal e o resultado final com certeza não vai agradar, pois de que adianta a porta limpa com pintura nova, mas que não fecha?  Então, se você verificar este problema na sua porta, preste atenção em como pintar uma porta de madeira usando o procedimento correto. Retire toda a tinta nos pontos de encaixe, com o auxílio de espátula e fazendo um lixamento manual ou elétrico. Desta maneira você vai poder pintar a porta nestes pontos sem que as dimensões atinjam valores que prejudiquem a sua funcionalidade.

ERRO # 4: Usar produtos vencidos

Nunca use tinta ou verniz vencido. Estes produtos químicos são formulados para resistir a determinadas condições climáticas de temperatura e umidade do ar enquanto aguardam ser utilizados. Após a abertura de suas embalagens, estas condições já se modificam, porém a resina mantém-se íntegra se forem obedecidas às exigências de condições de estocagem e estiver no prazo de validade. O fato é que quando a tinta está vencida, não há mais garantia do fabricante com relação às características da resina e consequentemente da tinta.

Gostaria de esclarecer que os fabricantes de tinta estendem o prazo de validade, quando se trata de um cliente potencial que solicite este serviço para um lote de galões ou baldes. No entanto, para isto acontecer, é enviado um técnico ao lugar onde a tinta vencida ficou estocada, para avaliar as condições climáticas e das embalagens; além de ser retirada uma amostra para ser avaliada em laboratório. De acordo com o resultado destas análises, o fabricante pode vir a estender a validade do lote por mais algum tempo. Como este procedimento é custoso e demanda tempo; não é feito para pequenos clientes. Sabedores deste procedimento dos fabricantes, alguns profissionais da pintura arriscam usar a tinta já vencida sem qualquer avaliação, alegando apenas que já viu em alguma indústria ou obra a tinta ter seu prazo de validade estendido pelo próprio fabricante e passam esta informação sem o conhecimento profundo do processo.

No caso de pequenas quantidades, você deve se concentrar no cálculo correto da quantidade que vai precisar; e em caso de uma eventual sobra sugiro que faça a doação para um vizinho ou uma entidade como uma escola, por exemplo, que venha a usar a sobra de imediato.

ERRO # 5: Não seguir as recomendações do fabricante com relação ao uso do solvente

Nunca dilua a tinta ou verniz com solvente diferente do recomendado pelo fabricante. Muitas vezes, no serviço de pintura o “pintor” verifica a necessidade de diluir a tinta para facilitar a sua aplicação. A função do diluente é exatamente esta: facilitar a aplicação; no entanto esta diluição não pode ser feita com qualquer solvente. O que acontece muitas vezes é que é utilizado um solvente de limpeza qualquer que já se tenha à mão e depois quando surgem os defeitos, o “pintor” procura justificá-los com outras razões quaisquer, por não conhecer o assunto em profundidade. Vou citar alguns defeitos de pintura que podem ocorrer quando a tinta ou o verniz é diluído com solvente inadequado: porosidade, nivelamento deficiente, crateras, brilho deficiente, escorrimento, secagem deficiente dentre outros.

Tome nota

Na realidade, os 5 erros que listei neste artigo, devem ser considerados em qualquer pintura em madeira que você for executar; não só para a pintura de portas com pintura velha. E os erros de número 4 e 5 não são aplicados apenas em tinta para porta de madeira; devem ser levados em conta para qualquer pintura e para todos os tipos de tinta. O fato é que tinta é um produto químico basicamente formulado com resina, solvente, pigmento e aditivo(s). Verniz é formulado igual a uma tinta sem o pigmento. Para atingir os seus propósitos, tanto a tinta como o verniz; quando usados; devem ser processados exatamente como o seu fabricante informa e assim você vai evitar resultados desastrosos. Tenha sempre em mente que se você seguir corretamente as recomendações do fabricante da tinta ou verniz, com certeza vai ter sucesso. 

Conclusão

Neste artigo você aprendeu que não deve pular o pré-tratamento: isso vai comprometer a reforma da porta de madeira, não deve aplicar tinta óleo na porta de madeira molhada ou úmida, não deve pintar as laterais da porta sem avaliar se vai aumentar sua dimensão e impedi-la de fechar totalmente, não pode usar produtos vencidos para realizar a pintura e que deve seguir as recomendações do fabricante com relação ao uso do solvente.

Se você tiver alguma dúvida sobre pintura em madeira, deixe seu comentário abaixo e descreva sua dúvida, faremos o possível para ajudar.     


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    73 replies to "5 Erros Que Você Não Deve Cometer ao Pintar Uma Porta de Madeira Com Pintura Velha"

    • Avatar Marizia

      Boa tarde, Rosemary,

      Adorei seu artigo e gostaria de ver se voce consegue me ajudar. Preciso pintar umas portas de madeiras antigas e com pintura anterior. Uma delas está com tinta de parede, acrilica. Minha dúvida é, se o procedimento é o mesmo descrito na página, se a tinta for aquelas a base de água. E qual tipo voce recomenda, a base de solvente ou água. E ainda se o acabamento acetinado ficaria melhor. Obrigada pela ajuda,

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Marizia. Sim, o procedimento é o mesmo.Para portas de interior, você pode usar tinta diluída em água ou solvente, porque elas não serão expostas ao sol e nem a chuva. Quanto ao acabamento acetinado, é questão de gosto pessoal. Você escolhe o que te agrada. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Lyene

      Boa noite, gostaria de saber se posso usar a mesma tinta na parede e porta, vou fazer uma pintura geométrica que vai pegar parte da porta. Qual tinta posso usar?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Lyene. Entendo que a porta é de madeira. A tinta que conheço, indicada para pintar cimento e madeira é a epóxi diluível em água; as tintas para pintar azulejos. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar clarice

      Olá Rosemary…
      Salve minha pele por favor!
      Fiz caca!
      Tirei uma porta laminada com a coloração “mogno” (aquelas estilo anos 80) encerada e lixei até deixar a cor natural da madeira, retirando a coloração escura.. pintei de branco, mas no meio do caminho, desisti lixei novamente e quero voltar a deixar escura.. O melhor seria encerar ou passar verniz? As demais portas não foram mexidas, e são enceradas.
      obrigada desde já

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Clarice. Como você lixou e deixou na madeira crua novamente, sem tinta ou qualquer outro produto; tanto faz aplicar cera ou verniz. Fica a seu gosto. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Janete de Almeida Pinho

      Bom dia. Na reforma do meu sobrado, troquei as portas antigas ,de madeira maciça, já pintadas várias vezes, por novas , de angelim, para usar o verniz canela. O “pintor ” usou um verniz diferente do cor que escolhi. Usou o mogno, bem vermelho! Ficou muito ruim. O que fazer pra retirar o verniz usado e usar o verniz claro, da cor que escolhi?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Janete. Para a remoção do verniz eu recomendo usar lixadeira elétrica. Alguns pintores autônomos possuem este equipamento. A remoção com produtos químicos, eu não costumo recomendar porque estes produtos são muito tóxicos para o ser humano. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Regina

      Ola Rosemary,
      por favor poderia me ajudar: pintei porta de madeira com Verniz, enrugou o verniz e grudou mosquitos, como faço corrigir e tirar os mosquitos?
      obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Regina. Você deve remover todo o verniz que aplicou. Os mosquitos sairão também. Se o verniz está seco, use de preferência uma lixadeira elétrica. Para lixar na mão, o serviço é mais demorado. Lixe removendo todo o acabamento, digo se houver pintura antiga, remova também. Remova o pó de lixamento e aplique o verniz desejado, conforme instruções do fabricante.
        Você pintou sobre outra pintura antiga? Se positivo, houve incompatibilidade entre o verniz antigo e o novo. Em caso negativo, a aplicação de verniz diretamente sobre a madeira não costuma enrugar, então o motivo pode ser diversos. Procure usar rolo ou pincel limpos e se for diluir o verniz use solvente indicado pelo fabricante do verniz, na quantidade informada. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Daniel Quadros

      Olá!

      Pintei as portas de madeira da minha casa com tinta a base dagua e todas elas estão grudando nas borrachas de vedação.

      Como resolvo esse problema?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Daniel. A tinta deve ser removida nestas partes de vedação. Pinte só as partes de madeira. Esta tinta não é recomendada para pintura de borracha. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Julio

      Boa noite.
      Durante a reforma das postas de madeira, percebemos rachaduras na tinta e/ou na massa dos portais, e manchas na porta. A solução oferecida pelo pintor que executava o serviço foi passar nova camada de massa para madeira para tirar as imperfeições, e lixar essa massa nova para posterior aplicação de nova de tinta (mais 1 ou 2 mãos de tinta).
      Não foi feito novo lixamento antes de aplicar massa da porta ou portal para aplicação das novas camadas de massa (já tinha lixado quando a tinta era de fórmula desconhecida). A tinta usada é a mesma, a base de solvente, com brilho.
      Pergunto se há possibilidade de resultado duradouro ao aplicar massa sobre a tinta recém pintada (não estava molhada) para posteriormente reaplicar a tinta.
      Obrigado e sucesso.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Julio. Se a massa aplicada é compatível com a tinta, sim o resultado é bom e a durabilidade também. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Luana Machado

      Minha porta está com tinta óleo, eu lixei e pintei com tinta normal mas logo depois ficou mostrando as imperfeições da pintura antiga e ficou sem brilho,, alguns depois ficou descascando. Quando descascou notei que a tinta de baixo estava como se eu não tivesse lixado o que eu faço?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Luana. Você deve remover toda a tinta que está descascando. É provável que houve incompatibilidade entre a tinta antiga e a nova. Uma opção é após a remoção da tinta que está descascando, lixar, remover o pó e aplicar tinta a óleo na cor desejada. Se quer usar outro tipo de tinta (você chamou de tinta normal??) você deve remover a tinta antiga com lixamento (é mais rápido e eficaz usar lixadeira elétrica) e depois remover o pó e aplicar a tinta para madeira que deseja. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Regiane Oliveira

      Boa tarde,
      Quero pintar as portas do meu apartamento que estão bem sujas e empoeiradas e arranhadas pelo cachorro.
      Elas são brancas, madeira de pior qualidade, creio que seja MDF. Quero usar uma cor caramelo claro em alguns cômodos e um tom mais escuro na sala. Tenho que levar em consideração que tenho um cachorro.
      Qual o procedimento mais adequado para este caso, que nunca fiz isso?
      Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Regiane. Você deve fazer uma boa limpeza nas portas e depois de limpas e secas, um leve lixamento. Remova o pó e aplique a tinta. Use tinta de mesma base da tinta antiga; na cor desejada. Com relação aos arranhões do cachorro, seria bom usar uma proteção de plástico ou madeira na altura de alcance do cachorro. No mercado não há tinta para pintura de madeira específica para arranhões de cachorro. Teria que fazer experiências. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Vanessa

      Boa noite tudo bem? As portas de madeira foram pintadas com uma tinta azul e por cima passaram uma cinza escuro, a tinta utilizada parece um esmalte brilha, parece tinta a óleo. Eu gostaria de postar todas de branco, como devo proceder?? Em tempo, a tinha que quero utilizar é sem brilho. Muito obrigada!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Vanessa. Você deve remover as tintas antigas. Até porque várias camadas de tinta em portas, aumenta as suas dimensões; quero dizer as medidas; e você pode ter problemas para fechar e abrir estas portas. Eu indico a remoção das tintas com uma lixadeira elétrica. Caso você não tenha uma, verifique a possibilidade de alugar. A porta vai ficar na madeira crua. Aplique a tinta que deseja. Se sua porta for de madeira resinosa, antes de aplicar a tinta, passe um pano com aguarrás e após, produto para bloquear resinas da madeira. Depois aplique a tinta que deseja. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Artemio Barbosa

      Boa noite.
      Por favor gostaria de uma ajuda: Preciso pintar as portas do meu apartamento. A tinta atual é Esmalte sintético semi brilho e gostaria de usar a mesma tinta, está correto lixar com uma lixa 360/400, limpar com um pano úmido deixar secar e pintar novamente.

      Obrigado
      Lima

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Artemio. Como você sabe a base da tinta atual; esmalte sintético; você pode fazer uma boa limpeza usando pano com detergente neutro para remover sujeiras e gorduras. Remover o detergente passando pano com água, secar muito bem e ativar a tinta antiga passando um pano com aguarrás; que é o solvente do esmalte sintético. Sem a necessidade de lixar. Se o objetivo de lixar é outro, além de promover aderência de uma tinta sobre a outra, faça o lixamento. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Marcos

      Olá. Rose.
      Tenho 4 portas de madeira e uma de metal no apartamento, todas foram pintadas com tinta latex e estão manchadas, nesse caso o melhor a fazer realmente é lixar todas elas para pintar novamente? Outra dúvida, posso utilizar a mesma tinta na madeira e no metal?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Marcos. Sim, o correto é que a tinta látex seja removida para aplicar uma tinta adequada a metal e madeira. Sim, você pode adquirir no mercado tinta que é formulada para aplicação em madeira e metal. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Livia

      Olá, minhas portas internas estão grudando nos batentes. Foram pintadas há mais de 1 ano e ainda grudam até hoje. Existe algum produto que eu possa passar para diminuir essa “cola”? Muito obrigada. Livia

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Lívia. É preciso saber qual a tinta que você usou para pintar os batentes. Mas pelo tempo, não vai mais secar e o correto é remover esta pintura e aplicar nova tinta. Procure contratar pintor experiente. Obrigado pelo comentário.

        • Avatar Livia

          Obrigada!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Lívia. É preciso saber qual a tinta que você usou para pintar os batentes. Mas pelo tempo, não vai mais secar e o correto é remover esta pintura e aplicar nova tinta. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Marialice

      Bom dia. Minhas portas são de madeira maciça, com verniz escuro. Para um serviço bem feito é necessário tirá-las para lixar? O pintor me disse que não posso pintar com tinta porque descasca; é fato?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Marialice. Sim, para um serviço bem feito, você deve remover o verniz. Existe sim a possibilidade de descascar ou a pintura apresentar outro defeito, porque não se sabe a base desse verniz e pode ser incompatível com a tinta que você quer usar. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Rosana Ávila Pereira Chollet

      Olá, Rose. Parabéns pelo site! Preciso de dicas para utilizar uma janela antiga como decoração no pátio. Ela está com a tinta soltando, mas gostaria de manter esse visual, pelo menos em parte, pois fica mais provençal. Tem algum jeito de eu retirar um pouco do descascado com espátula e aplicar algo que seja incolor (e sem brilho) pra manter a janela o mais original possível, mas mais protegida da chuva e sol? Obrigada!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Rosana. Eu sugiro o Stain, cujo aspecto visual tem pouco brilho ou menos brilho que o verniz. Temos no mercado alguns fabricantes de stain para madeira próprio para uso interno e externo. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Beatriz Prado

      Boa noite. Estou construindo e gostaria muito de ter as portas internas brancas, mas me falaram que elas amarelam. Isso é verdade? O que tenho que fazer para não amarelar? É melhor laquear ou pintar?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Beatriz. Sim, é verdade e as causas são várias. Vou te citar as 2 mais comuns: a madeira é resinosa. Evite comprar este tipo de madeira. Se já comprou, limpe com aguarrás e aplique isolante para madeira e depois aplique a tinta de acabamento. Outro motivo é aplicar tinta sobre madeira com verniz. Se for este o caso, remova todo o verniz para depois aplicar a tinta. Use tinta branca que garante o não amarelamento, em geral esta informação está na embalagem. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Joelma

      Socorro! O pintor que eu contratei aplicou tinta esmalte a base de água em cima da tinta esmalte a base de solvente nas portas do meu apto, o problema é que ele não lixou antes pra remover o brilho e o excesso de tinta antiga, o resultado foi um desastre, está descascando tudo. Pedi pra ele lixar e passar outra tinta, mas ele não conseguiu lixar, aí resolveu passar uma pasta pra soltar a tinta e piorou o problema. Agora não sei o que fazer…

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Joel. Você deve remover as duas tintas. Aguarde a segunda tinta secar. Remova a tinta que está soltando com espátula e com uma lixadeira elétrica remova o restante que não saiu com a espátula. A remoção da tinta com lixa manual é possível, porém é demorada e em alguns pontos pode ser difícil de fazer a remoção total. Deixe a madeira como nova e inicie a pintura. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar marcia regina de carvalho

      Bom dia Rosemary, estou precisando muito da sua ajuda. Meu marido envernizou umas portas e fez m procedimento assim: Lixou a porta normal e passou verniz com a cor de fundo e depois mais duas camadas de verniz. Tá grudando demais parece que não seca. O que faço???Já tem 15 dias e nada. Agradeço a sua atenção.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Márcia. Qual o verniz que foi aplicado? Por favor me diga o fabricante e a marca. Aguardo seu retorno para poder ajudá-la. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Silvana Barone

      Boa tarde. Por favor poderia me orientar. As portas e janelas de minha residência construida as 16 anos é de madeira e envernizadas. Meu falecido marido fez uma
      manutençao ja ha um bom tempo,atualmente o verniz esta craquelando e em alguns lugares ja nem existe mais o verniz, mas em algumas partes estao perfeitas .Para restaura-las é necessario lixar tudo mesmo as parte aindas perfeitas? Tambem gostaria
      de saber como sozinha posso descobrir qual o verniz correto. Tentei fazer um teste lixei um pedacinho da janela que ja estava até escura e passei uma vez veniz
      maritimo da suvinil e nada aconteceu foi como se tivesse passado agua. Desculpe o tamanho do texto. Desde já obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Silvana. Sim, você deve lixar toda a peça e remover todo o verniz antigo e preparar a madeira como se fosse nova, aplicando imunizante e se for necessário, corrigir imperfeições leves com massa para madeira. Obrigado pelo comentário

        • Avatar Edna aparecida pereira silvSilva

          Oi Rose amei seu artigo … minhas portas sao cruas e ontem dei uma de pintora e passei uma mao de látex mas hoje ela esta com a folha irrugada em alguns pontos o que eu faço pra retirar ..?
          Tentei o secador mas ela rachou o irrugado ..

          • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

            Olá, Edna. Entendo que a tinta já esta seca. Então, você remove toda a tinta com lixamento. O serviço vai ficar mais rápido se usar uma lixadeira elétrica. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Juliana

      Olá Rosemary, parabéns pelo seu site.
      Estou finalizando a pintura do meu apto e não sei o porquê, pois não vi o pintor pintando as outras portas, a porta da entrada ficou manchada do lado de fora. Será que foi por não ter usado um selador Ela foi lixada (sem tirar toda a tinta velha, como as demais, que não ficaram manchadas). Usei um rolinho pequeno, mas tenho também o grande. A porta parece estar chupando mais tinta do lado de fora (corredor do prédio). Do lado de dentro ficou perfeita. Estou usando esmalte branco à base de água. Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Juliana. Eu entendi que na porta que manchou haviam partes da porta onde toda a tinta antiga foi removida e partes desta mesma porta onde a tinta antiga não foi removida totalmente. Muito provável que isto ocasionou a diferença de absorção de tinta causando as manchas. A cor branca também ajudou a revelar mais as manchas. Dependendo da qualidade da tinta que está usando, pode ser que mais uma demão elimine as manchas; mas não é garantido. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar rosaneconrado@terra.com.br

      Boa noite!!!
      Estou querendo pintar minhas portas beges de uma cor tipo mogno, como faço pra deixas perfeita e que tinha posso usar???

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Rosane. Você deve remover toda a tinta antiga. A sua porta é de madeira? ou MDF? Dependendo da madeira, pode ser que a cor original te agrade e neste caso, no lugar da tinta você pode usar verniz. Outra informação importante para definir a tinta ou o verniz; é se as portas ficam em ambiente interno ou externo. Me dê estas informações para eu poder te indicar o tipo de tinta mais adequada. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Denise

      Boa noite!
      As portas do meu ap., estao pintadas de verde escuro fosco, nao sei qual a tinta, estou querendo pintar de branco.
      Por favor, gostaria de saber como Frazer?
      Muito obrigada pela atencao.
      Parabens pelo blog!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Denise. Você deve remover toda a tinta verde para evitar manchas de sombra na nova pintura branca. Se tiver uma lixadeira elétrica, o serviço fica melhor e é mais rápido. Para definir a tinta, é bom saber se a porta é de madeira maciça, MDF ou outro tipo de madeira. Aguardo seu retorno. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Jane Darckê

      Só agradecer as dicas. Renovei uma mesinha de centro, outrora pintada de creme, e agora está zerada, depois que descobri que é de mogno maciço. Que sacrilégio pintar mogno! Mas agora está linda! Obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Jane. Fico feliz com o seu sucesso e em saber que te ajudei. Obrigado pelo retorno e comentário.

    • Avatar ROSENIL SILVA

      boa tarde, a porta de meu banheiro e nova e pintada com verniz. quero pinta-la com tinta branca. como devo proceder e qual tinta usar. muito agradecido.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Rosenil. Como não sabemos qual a base do verniz aplicado na porta, eu te recomendo remover este verniz com lixamento. Se você tiver uma lixadeira elétrica o serviço será muito mais rápido. Depois remova todo o pó do lixamento e aplique 2 demãos de tinta branca para madeira, seguindo as recomendações do fabricante da tinta que você escolher. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Douglas Melchioretto

      Olá Rosimery. Tomei conhecimento do seu blog a pouco tempo e ja virei admirador. Nada de atalhos para se realizar um serviço bem feito ! Mas hoje tenho uma dúvida que me deixa intrigado: estou reformando um armário aéreo, a ser instalado em uma cozinha residencial. O mesmo e de compensado com partes em madeira, mas todo revestido de laminado, na cor cerejeira. Realizei o lixamento prévio com lixa grano 80, e pretendo finalizar com grão 220. No entanto pretendo aplicar epoxi bicomponente, com catalizador amina, mais resistente a agentes quimicos, gorduras e afins (aprendi isso aqui :-)). É possível tem problema na pintura com esse tipo de revestimento, já que aparentemente já existia um revestimento aparentemente envernizado no móvel?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Douglas:Sim, existe a possibilidade de defeitos de pintura devido a incompatibilidade entre tintas; já que você não sabe qual a base do verniz existente. Minha sugestão é que você retire este verniz com lixa antes de aplicar a nova tinta. Muito obrigado pelo comentário e pela admiração pelo site.

    • Avatar thais zanoni

      Olá, por favor, me ajuda. O pedreiro veio e pintou minha porta de rosa, mas ficou mto ruim o acabamento. Depois de um tempo, contratei outro pintor, ele passou uma tinta vermelha que pedi, mas ainda assim mostrou mais imperfeições, ficou feia. Agora pedi pro mesmo, arrumar, ele está passando o branco e a porta está ficando rosa. Se daqui algum tempo, esperando secar, será que ela volta a ficar branca? Outra coisa, a porta já não está mais fechando.

      Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Thais. Sua porta está com excesso de tinta e as suas dimensões já estão ultrapassando o máximo que poderia atingir. Minha sugestão: remova todas as tintas aplicadas com uma lixadeira elétrica, até chegar na madeira. Comece a pintar como se fosse uma porta nova que nunca recebeu tinta. Desta maneira você terá a sua porta nas dimensões corretas permitindo seu fechamento como deve ser; e na cor que escolher, sem interferência de outra cor. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar ´Sandra Soares

      Boa tarde.
      Vou pintar as portas do meu apartamento que estão bem sujas e empoeiradas.
      Elas são brancas mas quero usar uma cor escura, marrom ou preto.
      Qual o procedimento mais adequado para este caso?
      Obrigada

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá Sandra. Você deve fazer uma limpeza. Use detergente neutro. Remova o detergente com pano úmido e seque totalmente. Depois lixe levemente com lixa fina toda a porta, remova o pó de lixamento e aplique 2 demãos da tinta mais escura. A nova tinta deve ser de mesma base que a tinta antiga; só a cor que muda; para que não haja incompatibilidade entre tintas. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Juliana

      Bom dia.
      Minhas portas sao velhas, apartamento alugado. Nao estou querendo gastar muito. Bem… minhas portas estao soltando a tinta velha, posso passar a massa p igualar a tinta e sem lixar, passar a tinta nova? Tenho 1 filho e uma cachorrinha que sao muito alergicos a poeira.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Juliana. Já que você não pode lixar, faça uma limpeza na porta antes de aplicar a massa. Limpe com pano embebido em solução de detergente neutro, depois só com água para retirar o detergente e seque totalmente a porta. Dependendo do estado de sujeira da porta, pode ser que só esta limpeza garanta a aderência da massa na tinta antiga; mas não é garantido. para uma porta velha, o ideal é lixar, retirando toda a tinta antiga, deixando a madeira totalmente limpa sem tinta. Boa sorte e obrigado pelo comentário.

    • Avatar José Mario Nascimento

      Boa tarde! Tenho que pintar duas janelas de madeira, há dois anos foram pintadas com tinta a óleo, onde a tinta está soltando e a madeira está a mostra. Por elas ficarem muito expostas ao sol forte e a chuva de vento, qual o pré-tratamento, massa e tinta devem ser utilizadas para ter um resultado mais duradouro? Obrigado.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá José Mario. Lixe toda a pintura antiga e aplique massa onde necessário. Para aumentar a durabilidade do serviço você deve aplicar a tinta de acabamento resistente aos intempéries; que são os raios do sol e a chuva. Ao adquirir a nova tinta, esta deve ser para exterior. Bom trabalho. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar MARIA

      A porta está com a pintura toda escapelando , quero saber se lixo e depois pinto ?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Maria. Sendo a sua porta de madeira ou de ferro, você deve retirar com espátula toda a tinta solta e depois lixar. Remover todo o pó gerado pelo lixamento e pintar. Só tenho a acrescentar que se a porta for de ferro, você também deve remover toda a ferrugem para depois pintar.
        Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Lucia Kretzmann

      Boa Noite! As portas do meu apartamento são muito antigas e já receberam várias camadas de tinta ao longo do tempo (o apartamento foi construído em 1955). Gostaria de remover todas as camadas antigas com removedor Striptizi ou Pintoff, mas os pintores que chamei para orçamento preferem usar lixa, dizem que esses removedores danificam a madeira. Acha que conseguirei um bom resultado fazendo apenas uso da lixa? O último serviço ficou péssimo, não durou dois anos. A tinta já “rachou” em vários lugares e as molduras estão visivelmente engrossadas pelo excesso de camadas velhas. Obrigada pela ajuda!

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa noite, Lucia. A remoção química de tinta ( usando removedores) é complicada por vários motivos; o principal deles é que os produtos químicos são muito tóxicos e por isso hoje em dia os removedores possuem ação fraca; devido a exigências de órgãos responsáveis por estes produtos. No seu caso, que a madeira possui várias demãos de tinta, torna-se um trabalho difícil, lento e perigoso. Por isso o mais indicado é o lixamento. Mas para ficar bom, o ideal é usar lixadeira elétrica, que vai retirando as camadas de tinta até chegar na madeira. Você vai precisar de um profissional experiente e habilidoso no trabalho com lixadeira elétrica, para retirar toda a tinta sem danificar a madeira. O lixamento manual não é adequado porque vai levar muito tempo para a retirada de várias camadas de tinta envelhecida. Espero ter te ajudado. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar vital de oliveira

      Boa Tarde.
      A pintura de uma porta virgem pode ser pintada com Esmalte Sintético ou Verniz. Em que momento devo aplicar o fundo preparador e ou a seladora. Resimindo:
      posso aplicar o fundo preparador para o verniz e a seladora para oesmalte sintético. Mande os comentarios para o Email.

      • Avatar Lucia

        Gostaria de saber a resposta:
        A pintura de uma porta virgem pode ser pintada com Esmalte Sintético ou Verniz. Em que momento devo aplicar o fundo preparador e ou a seladora. Resimindo:
        posso aplicar o fundo preparador para o verniz e a seladora para o esmalte sintético

        • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

          Olá Lucia. O selador para madeira deve ser aplicado na madeira virgem se você for aplicar como acabamento o verniz. O fundo preparador deve ser aplicado na madeira se você for pintar a porta com esmalte sintético. Sua porta sendo de madeira maciça, o selador ou fundo deve ser aplicado após a aplicação do imunizante. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Maira

      Parabéns pelo e-book, muito bem escrito, claro e objetivo. Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Posso passar óleo de linhaça em uma superfície de madeira pintada com tinta óleo?
      Obrigada.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Bom dia, Mayra: Não. O óleo de linhaça é usado diretamente sobre a madeira, ele não adere sobre a tinta. É importante saber também, que este óleo só deve ser usado se a madeira estiver em ambientes internos. Isto porque se for exposto ao sol, ele pode manchar a madeira. Muito grata pelo comentário.

    • Avatar marilane

      uma porta de madeira pintada com tinta oleo.Que tinta posso usar por cima pra fazer uns desenhos ?

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Boa tarde, Mari. Use tinta a óleo e se você souber qual era o fabricante da tinta usada na porta, use o mesmo. Se não souber, use uma tinta a óleo de boa qualidade.
        Obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.