Como Restaurar Móveis de Madeira

Móveis antigos, são feitos em madeira de qualidade, que se bem conservados duram a vida toda. No entanto, mudar a cor de um móvel antigo e deixá-lo com um ar moderno é o sonho de muitas pessoas, pois dá um novo visual para o ambiente. Fato é que a dúvida sempre vem na hora de mudar a pintura, e muitos se perguntam como restaurar móveis de madeira

A maior preocupação é de iniciar a restauração e acabar estragando a peça por falta de conhecimento. Neste artigo vou explicar como restaurar móveis de madeira, manter sua qualidade e deixar a pintura como nova. Acompanhe o passo a passo que vou sugerir; mas antes, tome algumas precauções para a pintura de móveis antigos; a fim de que você não estrague o piso e reforce o móvel onde achar necessário. Irei citar os pontos mais comuns de se encontrar problemas em um móvel antigo.

Verifique a necessidade de trocar parafusos, dobradiças e puxadores.

Em caso positivo, use parafusos e dobradiças novas. Os puxadores, se você fizer questão de mantê-los, faça uma limpeza adequada ao material de que são feitos; caso contrário compre puxadores novos.   As novas peças vão ajudar na mudança do visual do móvel,  tornando-o mais novo e moderno.

Para iniciar o trabalho, coloque o móvel em local arejado e forre o piso com folhas de jornal ou com plástico, para evitar sujeira e respingos de tinta no piso.

Agora vamos iniciar o processo de restauração do móvel antigo.

PASSO 1  – Remoção de cera

Um móvel antigo pode apresentar vários tipos de acabamento; mas a cera é um tipo de acabamento que antigamente se usava bastante e por isso vou tratar esta remoção separadamente porque o procedimento é diferente da retirada de verniz ou tinta.

No móvel antigo encerado você vai ter que retirar muitas camadas de cera que foram aplicadas ao longo de 20, 30, 40 anos ou mais! Haja cera! Este trabalho é árduo e deve ser feito com o auxílio de um removedor de cera. Em lojas de tintas e de materiais de construção é possível encontrar estes removedores. Escolha um tipo e aplique no móvel conforme as recomendações do fabricante. Use os EPIs (equipamentos de proteção individual) também recomendados pelo fabricante. É possível que para a retirada de toda a cera, seja necessário aplicar mais de 1 vez o produto na madeira. Após a retirada de toda a cera, e também de todo o removedor de cera que você usou; passe um pano embebido com um solvente de limpeza em todo o móvel e aguarde a secagem total da madeira. Estando o móvel de madeira totalmente seco, promova um lixamento com lixa fina para madeira. Remova o pó gerado pelo lixamento com um pano seco.

PASSO 2  – Remoção de tinta ou verniz

Como restaurar móveis de madeira

O verniz ou a tinta podem ser totalmente removidos com lixamento manual. Primeiro, retire tinta ou verniz descascando com uma espátula de aço e depois promova um lixamento com lixa para madeira grossa. Remova todo o pó gerado pelo lixamento e lixe novamente toda a peça com lixa fina para madeira. Se o móvel for muito grande, para aumentar a produtividade desta etapa, faça o lixamento usando uma lixadeira elétrica orbital. O aspecto fica muito bom e o tempo de conclusão do trabalho é muito menor se comparado com o tempo despendido com o lixamento manual.

Se você precisar remover quimicamente a tinta ou o verniz; por exemplo devido a geometria da peça que torna o lixamento manual muito lento e trabalhoso e a lixadeira elétrica não acessa vários pontos da peça; use removedor de tinta ou verniz. No mercado há várias opções. Antes de escolher, leia com atenção o rótulo da embalagem de cada produto e aplique exatamente conforme recomendação do fabricante do produto que você escolheu. Após a retirada da tinta ou verniz é sempre recomendado pelo fabricante uma limpeza na madeira para retirada do removedor. Esta limpeza pode ser com água ou com solvente orgânico; dependendo do produto químico de que é feito o removedor. Após esta limpeza e a secagem total da madeira, promova um lixamento usando lixa de madeira fina. Remova todo o pó gerado pelo lixamento com um pano seco.

PASSO 3  – Aplicação de Imunizante

Como restaurar móveis de madeira

Agora que a madeira está crua novamente e totalmente limpa; para preservá-la é aconselhável a aplicação de um produto imunizante. Assim você evita a decepção de perder todo o seu trabalho em breve espaço de tempo. Móvel antigo; mesmo que tenha sido tratado no passado; perde o efeito da imunização devido o tempo do trabalho feito já estar vencido. Existem várias opções no mercado destes produtos. O mais importante é que seja verificado a compatibilidade com a massa, tinta ou verniz que será aplicado após a imunização. Siga as recomendações do fabricante e fique atento ao tempo que deve aguardar para iniciar a próxima etapa.

PASSO 4  – Aplicação de Fundo

Como restaurar móveis de madeira

Aplique um fundo preparador para madeira, se for pintar a
madeira. Aplique selador para madeira de for envernizar a madeira.

Aguarde o tempo de secagem informado pelo fabricante. Lixe levemente com lixa fina para madeira. Remova todo o pó com pano seco.

PASSO 5  – Aplicação de Massa

Se for necessário, corrija fendas rasas e pequenas imperfeições com massa para madeira. Se quiser uma superfície bem lisinha, aplique massa para madeira em todo o móvel, usando uma espátula ou desempenadeira de aço. Aguarde o tempo de secagem da massa e promova um lixamento usando lixa fina para madeira. Remova todo o pó gerado pelo lixamento com um pano seco.

PASSO 6  – Aplicação de Tinta ou Verniz de acabamento

Aplique a tinta ou o verniz de acabamento. Ao escolher este produto, esteja atento se o móvel ficará em ambiente interno ou externo e adquira o produto para o ambiente adequado ao seu móvel. Aplique 2 demãos de tinta ou verniz da seguinte maneira: aplique a primeira demão, aguarde o tempo de repintura informado pelo fabricante (na embalagem da tinta/verniz ou no boletim técnico do produto, em geral encontrado no site do fabricante). Lixe levemente com lixa fina para madeira e remova todo o pó gerado, usando um pano seco. Aplique a segunda demão. Aguarde a secagem total da tinta ou verniz, para usar o novo móvel. Você aprendeu como restaurar móveis de madeira aplicando uma pintura profissional.

Pronto…Como Restaurar Móveis de Madeira

Como restaurar móveis de madeira

Pintar móveis de madeira antigos seguindo os 6 passos acima descritos, que são a retirada do acabamento antigo, imunização da madeira e aplicação de fundo, massa e acabamento; vai ser fácil e você vai conseguir um móvel novo com matéria-prima de qualidade, com baixo custo.

Seu móvel vai ficar novo, bonito e moderno. É só usar a criatividade com relação as cores; se for aplicar tinta; e também com relação a puxadores e outros acessórios que dão vida e realce na peça de madeira.

Para finalizar, vai a dica de escolher as tintas e massas do mesmo fabricante e tenha certeza de que o fabricante recomenda a pintura de um produto sobre outro; para evitar problemas de incompatibilidade de camadas. Vale a dica também se for escolhido verniz para o acabamento.

Não deixe de usar os EPIs (equipamentos de proteção individual) recomendados pelos fabricantes dos produtos que você vai manusear. Estes equipamentos são muito importantes para a sua proteção. Pelo menos luvas de borracha, máscara de pó, máscara para vapores orgânicos e óculos de segurança; serão necessários para que o seu trabalho ocorra sem problemas.

Deixe o seu comentário abaixo me informando se você ainda possui dúvidas ou se tem um problema que não foi comentado neste artigo, pois eu terei muito prazer em te ajudar. Você pode compartilhar este artigo no Facebook com os seus amigos.

Outros Artigos Relacionados

 Como pintar MDF

Como remover pintura de madeira

5 Erros que você NÃO deve cometer ao pintar uma porta de madeira com pintura velha

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.