Laje com Infiltração? Resolva com 5 Passos

Laje com infiltração é o problema que mais encontro na minha vida profissional. Seja em casa, estabelecimento comercial ou de qualquer construção.

Lajes antigas e até mesmo as mais novas apresentam problemas de infiltração. E estes problemas geram consequências muito graves como depreciação do imóvel, do aspecto da laje no interior, ocorrência de mofo; podendo chegar a consequências alarmantes como desestabilizar a estrutura do imóvel.

Por isso providências urgentes devem ser tomadas e nem sempre o responsável pelo imóvel possui disponibilidade financeira imediata para tratar do problema. Diante desta situação e ciente que deve fazer algo para evitar o pior, ele busca soluções em diversas fontes como vizinhos, lojistas, amigos e parentes com o objetivo de encontrar uma solução dentro de suas possibilidades.

Vamos apresentar alguns aspectos para que você possa decidir como tratar esse problema de laje com infiltração, tão trivial quanto complexo.

Complexo porque para cada caso existe um produto específico. Existe impermeabilizante para áreas verticais (paredes) e impermeabilizante para áreas horizontais (lajes, telhados, subsolos), impermeabilizante para reservatórios de água potável, cisternas, caixas d’água, piscinas e muitos outros tipos.

Neste artigo será discutido o caso específico de infiltração na laje.

Mas antes, vou me apresentar. Eu sou Carlos Gabriel, químico, formulador, consultor e treino equipes de aplicação de produtos para construção civil (impermeabilizantes, tintas e seus complementos, aditivos para concreto). Tenho mais de 20 anos de experiência na área impermeabilização. Fiz uma parceria com a Rosemary para fornecer conteúdo para os seus leitores e oferecer meus serviços de consultoria nesta área.

CONSIDERAÇÕES – COMO ESCOLHER UM PRODUTO

Quando se trata de laje com infiltração, primeiramente, nunca se pode colocar nenhum tipo de revestimento cerâmico antes de uma impermeabilização muito bem-feita. A laje, tenha a área que tiver, deve ser impermeabilizada inteira. Não se pode impermeabilizar só a parte que se pensa estar com problema, pois a água pode penetrar em um ponto e, por capilaridade, sair em outro.

A partir daí prosseguimos para a etapa de encontrar no mercado o produto correto para nossa necessidade de impermeabilização. O produto impermeabilizante mais adequado para eliminar vazamento na laje, é o de base acrílica (solúvel em água) e, normalmente, chamado de manta líquida.

O produto deve ser escolhido mediante estas características básicas:

         – Consumo por m2

         – Número de demãos

         – Intervalo entre demãos

         – Se é transitável: resiste à um trânsito leve de pessoas.

CONSUMO DO PRODUTO E NÚMERO DE DEMÃOS

O consumo é muito importante porque quanto menor for o consumo, menor será o seu gasto com o produto. Portanto você deve sempre verificar o rendimento do produto; geralmente informado na embalagem; e comparar este dado entre as diversas marcas.

Quanto menor for o número de demãos, menor será o seu gasto com mão de obra. Mas você deve considerar que quanto menor o número de demãos maior é a concentração de resina no produto e maior é o preço do mesmo.

Na realidade, o consumo, o rendimento e o número de demãos estão interligados e de modo geral, o produto mais caro tem maior rendimento, menor consumo por m² e exige menor número de demãos para produzir uma impermeabilização com garantias, porque ele tem maior teor de resina e por isso custa mais caro. No entanto, o custo por m2, se você calcular, vai ser menor; e é isso que interessa!

INTERVALO ENTRE DEMÃOS

Normalmente, o intervalo entre demãos, comparando vários produtos, é muito próximo. Mas deve ser obedecido para que a interação de uma camada sobre a outra seja perfeita, garantindo a formação de uma película mais resistente.

PRODUTO TRANSITÁVEL

O produto tendo a característica de transitável é muito importante, pois isso vai possibilitar você decidir se vai colocar algo sobre a impermeabilização ou deixá-la exposta.

COMO APLICAR:

PASSO 1

Seguindo com a impermeabilização, o primeiro passo para a execução do trabalho é uma limpeza bem criteriosa da área, onde se retire todo tipo de resíduos e partículas soltas. Isso tratando-se de lajes que vão receber a sua primeira impermeabilização. Normalmente se faz uma lavagem com uma lavadora de alta pressão e se espera secar por 24 horas.

PASSO 2

Laje com Infiltração

Se existir trincas, fissuras ou juntas devem ser preenchidas com um produto chamado de mastique acrílico (esse produto preenche os espaços existentes formando uma borracha flexível e resistente).

PASSO 3

   Laje com Infiltração 

Agora podemos continuar com o impermeabilizante escolhido obedecendo às indicações do fabricante. Normalmente na aplicação se usa os seguintes equipamentos:

         – Rolo de lã de pelos curtos

         – Trincha

         – Pincel     

Se faz a diluição recomendada (com água) para a primeira demão, tendo o cuidado de fazer uma distribuição bem uniforme com o rolo e procurando estabelecer a meta do consumo indicado.

Costuma-se aplicar nas horas mais frias do dia e sem ameaça de chuva. O intervalo mínimo entre demãos é de 4 (quatro) horas. Os cantos e ângulos são feitos com pincel ou trincha. Se a laje tiver um tipo de parapeito ou coisa parecida, a impermeabilização deve subir pelo menos 10cm na área vertical. O intervalo mínimo entre demãos é de 4 (quatro) horas, mas o intervalo máximo é muito variável, por isso as outras demãos podem ou não ser aplicadas no mesmo dia.

OBS: Sempre que terminar uma etapa da aplicação do produto impermeabilizante, tenha o cuidado de lavar imediatamente os equipamentos com água até tirar completamente o produto, para que você possa utilizá-los novamente.

PASSO 4

 

Após o intervalo recomendado, você pode começar a aplicar a segunda demão, também seguindo uma diluição indicada (com água). Essa demão deve ser dada no sentido cruzado ao da primeira demão (primeira horizontal, segunda vertical), para que haja um preenchimento perfeito da área, também mantendo o cuidado de respeitar o consumo. É necessário dar a segunda demão nos cantos e áreas verticais (10 cm) caso haja. Se aguarda o intervalo mínimo de 4 horas para aplicar a terceira demão.

PASSO 5

A terceira demão também é preciso uma diluição (com água) e se aplica a terceira demão no sentido cruzado da segunda demão, e se repete o método da primeira e da segunda demão.

Em todas as demãos, os cantos, ângulos e áreas verticais (10cm) existentes devem ser pintadas com atenção.

AGUARDE O TEMPO DE CURA TOTAL

Hora 2

Considerando um produto impermeabilizante acrílico de boa qualidade estima-se um consumo de 1kg/m2 e indica três demãos. Ao final das três demãos, o tempo de cura da película formada é de 7 dias, contando a partir do término da aplicação da terceira demão. Depois dos 7 dias de cura, você escolhe se quer colocar uma proteção mecânica, um revestimento cerâmico ou deixar a impermeabilização exposta. Para deixar a impermeabilização exposta, o produto usado tem que ter a característica de transitável.

Essa é uma forma mais comum para se impermeabilizar uma laje com infiltração e solucionar o problema de vazamento.

Para finalizar, deixo a última recomendação. Use os equipamentos de proteção individual quando estiver trabalhando com estes produtos. Para a aplicação de impermeabilizantes a base de água, você deve usar óculos de proteção, luvas e máscara. Procure vestir calças compridas, blusa de mangas compridas e um calçado adequado para evitar o contato do produto com a sua pele.

       

Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Faremos o possível para resolver o seu problema.

Carlos Gabriel

Leia Também: 3 Dicas sobre Impermeabilizantes para Paredes Externas

Nosso Curso – A Arte de Pintar Parede

Rosemary Coutinho

Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com. Profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

Comente:

Sobre A Autora

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão…

Posts Recentes

Siga-me

Cadastre-se na minha newsletter

Inscreva-se na minha newsletter e receba conteúdos gratuitos

*Você está seguro, não enviamos spam.