Se você não sabe qual a pintura epóxi que deve usar, mas acha que uma tinta epóxi poderia ser a solução para o seu caso, leia este artigo até o final.
Recebo muitos questionamentos no meu site sobre a pintura epóxi e vejo que as dúvidas são muitas. As pessoas me perguntam se a tinta epóxi para banheiro pode ser usada no box de banho. Se com a tinta epóxi base água pode pintar as paredes da cozinha. Se a tinta epóxi para azulejo pode ser usada para pintar o piso. Se a tinta para cerâmica é a tinta epóxi. Se tinta epóxi para piso pode ser aplicada em piso de cimento e muito mais perguntas me chegam todos os dias.
Em primeiro lugar, você precisa saber que existe no mercado 2 tipos distintos de tinta epóxi: a base de água e a base de solvente. Neste artigo “Tudo que você precisa saber sobre Tinta Epóxi a base de água” você vai entender as diferenças básicas entre uma tinta e outra e porque o mesmo nome.
Agora eu vou te informar as características físicas e as resistências de cada tinta; além disso vou dar exemplos de onde cada tinta é aplicada com êxito, para que você possa definir se uma pintura epóxi vai proporcionar o aspecto visual e a durabilidade que você deseja. O importante é que você saiba todas as vantagens e desvantagens de cada tipo de tinta e assim poder definir com sustentação técnica qual tinta deve usar para o seu caso específico.
VANTAGENS DA PINTURA EPÓXI A BASE DE SOLVENTE
A tinta epóxi a base de solvente, possui 2 componentes sendo a resina epóxi, pigmentos e aditivos; e o outro é o endurecedor; também conhecido no mercado como catalizador.
A resina epóxi é considerada nobre, assim como a sua tinta. Isto porque apresenta alta resistência a produtos químicos alcalinos, ácidos, solventes, óleos lubrificantes, detergentes domésticos e sais. Estas resistências torna a tinta epóxi de 2 componentes, ideal para aplicar em locais como fábricas, orla marítima e outros ambientes agressivos. Como a tinta epóxi fornece resistência a umidade muito boa, ela é recomendada para aplicação em box de banheiros, lavanderias e outros locais úmidos. Outra aplicação muito recomendada é em portões e janelas de ferro ou aço porque fornece a este metal, alta proteção contra a corrosão.
E por ter estas resistências, sua recomendação para pintura em residências está sempre muito atrelada a durabilidade da pintura, frente aos produtos químicos de limpeza do mercado; ao aspecto visual brilhante e também pela excelente proteção conta a corrosão do ferro. Veja neste artigo como pintar azulejos com tinta epóxi de 2 componentes.
QUER UM PASSO A PASSO PARA PREPARAR TINTA EPÓXI COM 2 COMPONENTES? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.
Esta tinta pode ser aplicada em concreto, aço e madeira. Além disso, estando o substrato limpo, isento de óleos e graxas, umidade, pó, fiapos, fungos ou bactérias, sal ou qualquer outro contaminante, a sua aderência é excelente.
Sobre a pintura de pisos, a tinta epóxi com 2 componentes tem boa resistência a abrasão; mas é necessário aguardar o tempo de cura total da resina epóxi; que é em torno de 7 dias; para que esta resistência seja máxima. Por isso é recomendado que o local pintado seja liberado para tráfego de pessoas ou veículos, somente após o tempo de cura total.
DESVANTAGENS DA PINTURA EPÓXI A BASE DE SOLVENTE
Uma das desvantagens da tinta epóxi com 2 componentes, é o fato de ser diluída em solvente orgânico derivado de petróleo e por isso, ser muito tóxica para o ser humano e para o meio ambiente; enquanto no estado líquido. Esta desvantagem é contornada com o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) durante o preparo e aplicação da tinta. É também recomendado; sempre que se trabalha com tinta epóxi o uso de calça comprida e blusa de mangas longas, para a proteção da pele; além dos EPIs: máscara de respiração com carvão ativo, óculos de segurança e luvas.
Outra, é que a tinta epóxi com 2 componentes não resiste aos raios ultravioleta do sol e por isso não pode ser usada em locais abertos expostos ao sol. Mas como tem um poder muito grande de proteção do aço contra a corrosão, você pode aplicar sobre ela, uma tinta a base de poliuretano também com 2 componentes, porque ela é resistente aos raios ultravioleta do sol e compatível com a tinta epóxi.
Por fim, o fato de que o preparo da tinta epóxi 2 componentes não ser tão simples quanto o preparo de uma tinta a base de água com apenas um componente; se torna mais uma desvantagem da tinta epóxi. Caso a dosagem dos 2 componentes seja feita de maneira errada, a tinta não cura e você vai perder a tinta, mão de obra e tempo de serviço. Se você quiser um passo a passo para preparar corretamente a tinta epóxi de 2 componentes, veja neste post.
Portanto, se você vai investir em uma tinta mais cara, pense em investir num bom profissional com experiência no preparo de tintas com 2 componentes de cura química.
VANTAGENS DA PINTURA EPÓXI A BASE DE ÁGUA
A tinta epóxi a base de água costuma ser a mais escolhida para a pintura civil, por dois motivos: seu preço é menor e porque é uma tinta mais fácil de trabalhar. Seu preparo é igual ao preparo de uma tinta para aplicar em parede. A única diferença é que a tinta epóxi a base de água é mais viscosa. Para aqueles que não são profissionais da pintura e querem apenas renovar um ambiente e economizar com a mão de obra, esta tinta é o ideal.
Também é muito usada para substituir o quebra – quebra de reformas em cozinhas e banheiros. A renovação das paredes com a aplicação da tinta epóxi a base de água traz uma grande economia com a mão de obra, remoção de entulho e a eliminação da compra de cerâmica; sem computar a tremenda redução do tempo da obra e o irritante ruído durante a retirada dos azulejos e pisos antigos.
Esta tinta tem ótima resistência aos produtos químicos de limpeza neutros usados pelas donas de casa. Além disso, pode ser aplicada sobre azulejos, pastilhas, vidros, madeiras, reboco e concreto novo. Também é recomendada somente para uso interno. Outra vantagem é o fato de se encontrar estas tintas na versão antimofo.
Como a diluição é feita com água potável, seu cheiro é mais fraco e menos agressiva para o ser humano e o meio ambiente.
Há também muita procura por uma tinta epóxi para piso. Você que deseja melhorar o aspecto visual de seu piso com economia e fazer um serviço com boa durabilidade, deve estar atento para o fato da exposição do piso ao sol e quanto a necessidade de piso antiderrapante. Há no mercado tintas específicas para piso que atendem a estas necessidades. Além disso, você evita acidentes causados por pisos escorregadios.
DESVANTAGENS DA PINTURA EPÓXI A BASE DE ÁGUA
A grande desvantagem do uso da tinta epóxi a base de água está no fato de sua resistência a produtos químicos e a umidade serem bastante inferiores quando comparada com uma tinta epóxi a base de solvente. Isto porque na realidade, a tinta epóxi a base de água não é formulada com resina epóxi, mas com resina acrílica. E esta formulação da tinta com resina acrílica possui aspecto bastante semelhante a resina epóxi com relação a viscosidade e brilho e por isso também é apelidada de resina epóxi. No entanto, as características das resinas epóxi e acrílica são distintas e a resina epóxi é mais nobre do que a resina acrílica.
Por isso, em um ambiente muito úmido, a tinta epóxi a base de água terá sua durabilidade comprometida. E mais, para sua pintura com a tinta epóxi a base de água não ser deteriorada rapidamente, você não deve usar para limpeza álcool, solventes, diluentes e outros produtos químicos mais agressivos.
E quando eu falo em ambiente úmido, estou dizendo que a durabilidade da tinta epóxi a base de água está comprometida em regiões cujo o clima é sempre muito úmido, em box de banheiros, em lavanderias, em áreas onde ficam animais de estimação e são lavados todos os dias.
PINTURA EPÓXI: QUANDO APLICAR
Bem, agora que você já conhece um pouco melhor sobre cada tipo de tinta epóxi, deve colocar na balança os prós e contras de cada uma e definir a pintura epóxi que vai trazer o sucesso desejado. Para cada caso específico, tem uma solução ideal.
Para te ajudar a definir, deixo mais algumas dicas sobre as tintas que podem ser encontradas no mercado brasileiro. Os dois tipos de tinta epóxi podem ser aplicados com pincel, rolo ou pistola. E a pistola pode ser a pistola de caneca, convencional ou airless. Se você quiser aprender a técnica correta de aplicar tinta com pistola, leia este artigo.
Os 2 tipos de tinta são encontrados em um leque enorme de cores.
Tenha em mente que a pintura epóxi numa residência onde estão presentes crianças, idosos, pessoas alérgicas ou animais de estimação não deve ser feita com a tinta epóxi de 2 componentes diluída com solvente orgânico. Isto porque elas podem adoecer. Você deve retirar as pessoas de dentro de casa durante a aplicação e cura da tinta. Ou usar a tinta menos agressiva que é a tinta epóxi a base de água.
Por fim, a minha última recomendação é que; antes de comprar uma tinta; busque pelo boletim técnico da tinta que escolheu. Ou entre em contato com a assistência técnica do fabricante. O boletim técnico vai te orientar sobre as condições de aplicação, usabilidade e garantias. Vai dar informações técnicas que vão ajudar você a ter certeza que está escolhendo a tinta mais adequada para o seu propósito.
Se você acha que este artigo pode ser útil para alguém, compartilhe. Até mais!
QUER UM PASSO A PASSO PARA PREPARAR TINTA EPÓXI COM 2 COMPONENTES? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.