Se você quer saber com detalhes o conhecimento que precisa mostrar sobre pintura de parede e como proceder para convencer o seu cliente que você é capaz e sabe o que está fazendo, leia este post até o final.

No artigo anterior “PINTOR, SAIBA COMO VALORIZAR O SERVIÇO DE PINTURA” eu expliquei como um profissional deve se comportar para gerar credibilidade e valor ao seu serviço. As recomendações daquele artigo podem ser aplicadas a diversos tipos de profissionais, mas é muito importante também para o pintor e por isso eu te recomendo a não deixar de ler.

Neste artigo eu forneço detalhes específicos para o profissional da pintura.

O pintor quando vai até um cliente que solicitou uma pintura de casa, deve chegar na hora que marcou ou um pouco antes; mas nunca mais tarde. Isto mostra pontualidade, respeito e compromisso com o cliente. Deve levar uma calculadora, uma trena, um formulário ou bloco de orçamento e uma tabela de preços da sua mão de obra.

COMO DEFINIR UMA PINTURA DE PAREDE

Pintura de Parede

O pintor deve primeiro escutar as necessidades do cliente e prestar atenção no seu desejo. Em seguida deve pedir para ver a condição da parede, para depois fazer sua proposta. E agora é o momento de mostrar todo o seu conhecimento. Por exemplo, sendo uma pintura de parede de sala, apresente um esquema de pintura adequado a parede e ao desejo do cliente. Informar a função de cada tipo de tinta que indicou; ou seja, porque é importante aplicar determinada tinta; se vai usar massa acrílica ou corrida e como vai atender todas as necessidades do cliente.

Se for teto de gesso ou se houver sancas de gesso no teto, ou se for pintar paredes de gesso drywall, deve ser indicado o esquema diferenciado para gesso. Gesso e parede de cimento são 2 materiais diferentes e exigem tratamentos e tintas diferentes. Deixe esta informação clara para o cliente. Explique o que tem de diferente em uma tinta para gesso.

Se for solicitado para pintar portas, janelas ou grades de madeira ou ferro, faça o detalhamento do material para a pintura destas peças em separado porque as tintas e acessórios como lixas são diferentes.

Ao fazer o orçamento, cobre o preço da mão de obra; em geral é dado por metro quadrado; e especifique detalhadamente as tintas que vai precisar, solventes, lixas, fita crepe, rolo, pincel e qualquer outro acessório que você vai precisar para executar o trabalho.  

Nunca se ofereça para comprar tintas e acessórios porque você não fatura com esta venda; você vive da cobrança da sua mão de obra.

NÃO CONSIDERE APENAS A PROPAGANDA DA EMBALAGEM

Pintura em parede

O cliente não entende de pintura e quando vai a uma loja de tinta se depara com diversas opções sem prestar atenção na base da tinta, que é a resina no qual a tinta foi formulada, mas que é quem fornece as características da tinta. Em geral consideram apenas as chamadas da propaganda na embalagem. Estas chamadas só contam as vantagens da tinta. Mas o profissional de excelência vai dizer se existe alguma característica desta tinta que será prejudicial para o cliente.

Caso o pintor se depare com uma situação que não saiba resolver; seja sincero e diga a verdade. As vezes o cliente acha que pode esconder trincas, vedar vazamentos e outros problemas, aplicando tinta. Tinta não veda vazamentos. Massa não elimina trincas; sua função é esconder leves imperfeições. Você pode se propor a fazer um teste para o cliente, mas não garanta que vai dar certo. Peça um tempo para consultar alguém mais experiente. Se verificar que o problema é grave, dê sugestão para ele procurar um profissional especialista e depois chamá-lo para pintar. É melhor perder um serviço naquele momento, mas mostrar sua honestidade; do que pegar o serviço e o resultado final ser de total desagrado do cliente. Neste último caso, pode ter certeza que este cliente nunca mais te chama e ainda vai fazer propaganda negativa sobre o seu trabalho.

Antes de iniciar o trabalho, combine o tempo de entrega do serviço, hora de chegar e de sair, hora e local de almoço e local para colocar seu material. Procure parar o trabalho meia hora antes de ir embora para limpeza e arrumação. Isole tudo que não deve ser pintado.

ISTO É MUITO IMPORTANTE!

Pintura em Parede

E o mais importante de tudo: cumpra o combinado. O serviço de pintura traz incômodos para as pessoas que habitam no local e também para os seus vizinhos. Quando o prazo não é cumprido, o profissional desagrada a muitos. Mas se o prazo for cumprido e o aspecto visual final ficar como o cliente desejava, o pintor já pode ganhar clientes naquela vizinhança. E será elogiado pelo cliente que está muito satisfeito com o seu serviço de pintura.

Outra dica muito importante: use Equipamentos de Proteção Individual; os EPIs; durante a execução dos serviços. A sua vida e sua saúde são muito importantes.

Para você ter conhecimento mais profundo sobre indicação de tintas, como cobrar o valor da sua mão de obra, quais EPIs a usar, sugestões de formulários de orçamento e muito mais; no próximo e último artigo sobre valorização do serviço de pintura, eu te conto com mais detalhes. Se tiver alguma dúvida faça um comentário. Se quiser dar sugestões e acrescentar algum evento que ache importante, escreva no comentário. Até lá!

Nosso Curso – Como Ser Pintor Profissional


Rosemary Coutinho
Rosemary Coutinho

Rosemary coutinho é fundadora do site www.opintorconsultoria.com, é uma profissional formada em Química Industrial com mais de 20 anos de experiência na área de pintura, tintas e corrosão. Fez diversos cursos de aprimoramento nesta área, inclusive o de pintura industrial fornecido pela ABRACO e é também qualificada pela Petrobras como Inspetora de Pintura Industrial. Possui profundo conhecimento na área de qualidade, certificação em ISO 9000; documentação de qualidade, data-book de obras e é auditora interna da ISO 9001.

    6 replies to "COMO VALORIZAR UMA PINTURA DE PAREDE"

    • Avatar JAIRO ANTUNES

      Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvidas, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Jairo. Obrigado pelo comentário

    • Avatar vital de oliveira

      Bon Noite Dedicada Rosemary Coutinho

      Vivi muito tempo fora deste . Passei 12 anos no TEXAS,onde apredndi a pintar.
      Hoje uso máquinas que me ajudam a executar trabalho com rapidez e economia. Na area do emsssamento,é possivel duplicar uma lata de massa corrida sem perder a qualidade do emassamento. Esse processo mecanizado, ajuda consideravelmente o emAssamento do GESSO contribuindo par uniformização das emendas no gesso do teto. A pintura propriamente dita(tinta)utilizo a AIRLESS SPRAY GUN, proporcionando rapidez e ecnomia. Pinturas de madeira e ferro é indispensavel a maquina HVLP.

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Vital. Se você quiser ajudar os seus colegas pintores aqui do Brasil, você pode enviar vídeos ou escrever posts com mais detalhes, falando sobre custos, digo, preço de máquinas que você recomenda e mostrando a economia e a qualidade do trabalho, eu coloco no site. Obrigado pelo comentário.

    • Avatar Salomão

      Olá Rosemary,
      O artigo é de ótimo conteúdo, agradeço as dicas e profundidade sobre como ser um profissional de qualidade…
      Obrigado

      • Rosemary Coutinho Rosemary Coutinho

        Olá, Salomão. Muito obrigado pelo comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.